Brasil: Qual o impacto da denúncia contra o presidente Temer?

Especialistas europeus afirmam que ação contra presidente não tem como abalar ainda mais a já arranhada imagem do país, questionam força das instituições e alertam para risco de episódios graves no Brasil.

Em fevereiro, Michel Temer prometeu afastar ministros que fossem eventualmente denunciados na Lava Jato. Foi uma reposta às acusações de que estaria protegendo figuras investigadas no âmbito da operação. Na última segunda-feira (26/06), o próprio presidente se tornou alvo de uma denúncia criminal, escancarando mais uma vez a que ponto chegaram as suspeitas sobre seu governo e levantando mais uma vez perguntas sobre sua capacidade de sobrevivência.

Desde que o escândalo revelado pela delação da JBS veio à tona, Temer vem afirmando repetidamente que não vai renunciar. “Nada nos destruirá, nem a mim nem a nossos ministros”, disse Temer ontem.

Segundo especialistas europeus ouvidos pela DW Brasil, ainda é cedo para afirmar se Temer será ou não “destruído” pela denúncia formal, que marca o início de um trâmite semelhante ao de um processo de impeachment, em que os votos dos 513 deputados da Câmara terão o poder de decidir pela sobrevivência ou não do presidente.

Segundo o cientista político Kai Michael Kenkel, pesquisador associado do Instituto Alemão de Estudos Globais e Regionais (Giga), em Hamburgo, a apresentação de uma denúncia envolvendo o próprio presidente “é um sinal de que há tempos a corrupção é endêmica na classe política brasileira, do subprefeito ao próprio cargo mais alto da República”.

As chances de sobrevivência

Nas próximas semanas, o governo Temer deve se desdobrar para conseguir na Câmara pelo menos 172 votos para barrar a tramitação da denúncia. Apesar de o documento ser apoiado em provas técnicas, essa análise inicial pela Câmara será puramente política, em que o peso das provas conta menos do que a forma como os deputados encaram o governo. Segundo Kenkel, não seria surpreendente se Temer conseguisse se salvar.

“Até agora o Temer já resistiu a todo tipo de situação que teria há tempos levado um líder político um outro contexto ao impeachment e talvez à prisão. No sistema atual, sua sobrevivência vai depender da articulação política por trás dos panos e não do que prevê a lei. Os altos cargos da política brasileira são ocupados por (quase exclusivamente) homens​ especializados em interpretar e deformar as leis e as instituições em seu favor. Desta forma não me surpreenderia com nada, muito menos com o Temer conseguir sobreviver”, afirmou.

Segundo o cientista político suíço Rolf Rauschenbach, do Centro Latino-Americano da Universidade de St. Gallen, as chances de Temer são fortalecidas pelo fato de que não existe um nome de consenso para substituí-lo. “Não se sabe quem poderá ser colocado no lugar e o que vai acontecer depois”, disse. “É difícil dizer que se com Temer o Brasil chegou ao fundo do poço ou se tudo pode piorar ainda mais.”

O significado para o sistema

Para Rauschenbach, o episódio todo tem pelo menos um ponto positivo: evidencia que existem mecanismos para processar um presidente e que eles podem ser usados. “A apresentação da denúncia contra um presidente é um mecanismo previsto na Constituição. O episódio demonstra que o sistema está funcionando de certa maneira e que Judiciário e o Ministério Público conseguem conservar independência”, afirmou. Ele, no entanto, faz uma ressalva: “Mas como tudo no Brasil é mais complicado, também é sempre preciso ver o que há por trás de cada articulação do Judiciário, que muitas vezes parece movido politicamente, como no caso dos vazamentos.”

Já Kenkel afirmou que não é possível afirmar que o sistema está de certa forma funcionando. “Sob outras circunstâncias, seria até possível dizer que uma denúncia formal é sinal de que há um resquício de instituições e uma imprensa livre funcionando no país. Porém nem isso podemos afirmar […] quando o sistema não consegue sair de situações eticamente questionáveis por causa da ocupação de seus cargos-chave por outros denunciados e suspeitos”, argumentou.

“O sentido de representatividade e responsabilidade se perdeu já há muito tempo. Desta forma a denúncia de Temer tem mais a ver com a constelação política imediata por trás dos panos do que com algum atributo do próprio sistema.”

O efeito entre a população

Para Rauschenbach, caso a turbulência continue com ou sem Temer no poder, há risco de episódios graves no país. “Por enquanto as pessoas não estão indo à rua, mas isso pode mudar de uma hora para a outra, e dependendo de como isso se desenrolar, há risco de que a insatisfação se torne uma revolta generalizada, trazendo risco de violência”. O professor afirmou que retórica incendiária de Temer sobre não deixar o poder ajuda a piorar a situação. “Ele não pode falar que nada será capaz de derrubá-lo. Existem mecanismos legítimos para tirar um presidente. Não é saudável quando ele usa esse tipo de retórica melodramática e absolutista”, disse.

Kenkel opinou que o episódio da denúncia não deve piorar a avaliação que o brasileiro faz do sistema político porque já não restava muito para perder a confiança. “A confiança do povo brasileiro no sistema político já foi embora há muito tempo, infelizmente. O povo percebe a pilhagem e a desfaçatez da classe política. Mas o povo também sabe que é refém do próprio sistema e que não possui a real possibilidade de tirar a geração atual de políticos, comprometidos até o pescoço, do lugar”, afirmou.

A imagem do Brasil

Ambos os especialistas afirmam que apesar da nova onda de noticiário negativo sobre o sistema político brasileiro que foi inaugurada com a denúncia contra Temer, os danos à imagem do Brasil já estavam firmes antes do novo episódio. Não há como piorar muito o que já era ruim.

“A ficha já caiu no exterior. A imagem positiva produzida no exterior nos anos Lula já se esvaiu há tempos. Será preciso muito tempo para recuperar a forma como o país era visto”, disse Rauschenbach.

Kenkel concorda. “O público internacional já está relativamente bem informado sobre a situação de falta de credibilidade da liderança do país. Esta notícia pode aumentar a notoriedade da classe política, mas o quadro básico já é sabido. Percebo nos interlocutores internacionais uma certa falta de compreensão sobre por que o funcionamento de um sistema democrático representativo não provocou ainda a renovação radical dos mandatários. Será por que a democracia brasileira não se defende contra quem está agindo contra seus interesses, mas sim para defender essas próprias pessoas que agem assim?”

Fonte: DW

Temer diz que denúncia de Janot é “ficção”

Ao lado de aliados, presidente faz primeiro pronunciamento após ser denunciado ao STF por corrupção passiva. Em discurso em sua defesa, chama ação de “ataque infame”, acusa PGR de revanche e diz que provas são ilícitas.

“Criaram uma trama de novela”, alega peemedebista em pronunciamento em Brasília

O presidente Michel Temer fez um pronunciamento em sua defesa nesta terça-feira (27/06), um dia depois de ser denunciado pelo procurador-geral da República, Rodrigo Janot, por corrupção passiva. No discurso, ele chamou a denúncia de “ficção” e afirmou não haver provas concretas contra ele.

“Somos vítimas dessa infâmia de natureza política. Fui denunciado por corrupção passiva sem jamais ter recebido valores. Nunca vi dinheiro e não participei de acertos para cometer ilícitos”, declarou o peemedebista. “Onde estão as provas concretas de recebimento desses valores? Inexistem.”

Temer disse ainda que a denúncia se trata de um “ataque injurioso, indigno e infame” contra sua dignidade. “Criaram uma trama de novela. Digo sem medo de errar que a denúncia é uma ficção. Tentaram imputar a mim um ato criminoso e não conseguiram, porque ele não existe”, afirmou.

O presidente não poupou ataques à Procuradoria-Geral da República (PGR), alegando que o órgão busca “revanche, destruição e vingança” ao denunciá-lo ao Supremo Tribunal Federal (STF). Segundo ele, Janot realizou um “trabalho trôpego” com intenção de fragilizar o governo e “parar o país”.

Apesar de lamentar a “repercussão política” causada pela denúncia, o peemedebista se disse tranquilo no ponto de vista jurídico, uma vez que, segundo ele, não há fundamentos para embasar a ação.

“Sei quando uma matéria é substanciosa, quando tem fundamento jurídico e quando não tem. Sob o foco jurídico, minha preocupação é mínima”, observou. Para Temer, seus acusadores “reinventaram o Código Penal e incluíram uma nova categoria: a denúncia por ilação”. “Abriu-se um perigosíssimo precedente em nosso direito.”

O presidente ainda acusou Janot de usar provas “ilícitas” como base da denúncia, referindo-se à gravação de uma conversa entre ele e o empresário Joesley Batista, da JBS, durante um encontro não oficial em março no Palácio do Jaburu.

Segundo a PGR, o presidente deu aval, durante esse diálogo, para o pagamento de propina ao deputado cassado Eduardo Cunha (PMDB-RJ) em troca de seu silêncio na prisão. O áudio, parte do acordo de delação premiada de Joesley, passou por perícia da Polícia Federal (PF), que concluiu na semana passada que não foram feitas edições no arquivo, conforme alegava a defesa de Temer.

Pressionado pela oposição a renunciar, o presidente afirmou que segue disposto a continuar no cargo. “Não fugirei das batalhas e das guerras. São ataques irresponsáveis.”

Temer, que se encontra cada vez mais isolado politicamente, esteve rodeado de ministros e parlamentares da base aliada durante o pronunciamento desta terça-feira, realizado no Salão Leste do Palácio do Planalto. A atitude pode ser vista como uma tentativa de demonstrar força política em meio ao terremoto que assolou seu governo, causado especialmente pelas delações da JBS.

A denúncia

Janot denunciou Temer ao Supremo pelo crime de corrupção passiva nesta segunda-feira (26/06), tornando-o o primeiro presidente da República a ser denunciado à Corte no exercício do mandato. Na ação, a PGR afirma que as provas contra o acusado são “abundantes”.

A acusação tem como base um inquérito contra o peemedebista decorrente da delação de executivos da JBS. Ele é investigado ainda pelos crimes de obstrução de Justiça e participação em organização criminosa, mas, por esses delitos, a PGR ainda não apresentou denúncia.

Segundo Janot, o presidente foi o beneficiário de uma mala contendo 500 mil reais em propina entregue em abril por um diretor da JBS, Ricardo Saud, a Rodrigo Rocha Loures, ex-deputado e ex-assessor especial de Temer. De acordo com a denúncia, a empresa teria prometido um total de 38 milhões de reais, que não chegou a ser entregue.

O procurador-geral da República pede que Temer seja condenado a pagar 10 milhões de reais por reparação de danos morais à coletividade.

Com a entrega da denúncia ao STF, a Corte vai remeter o documento à Câmara dos Deputados, que precisa autorizar o andamento da ação. São necessários os votos de dois terços dos parlamentares da Casa (342 de 513 deputados) para que a denúncia avance. Se for admitida, ela volta ao Supremo para julgamento. Sendo aceita pelo STF, o presidente se torna réu e é afastado do cargo por 180 dias.

Fonte: DW

De volta ao Brasil em que tudo acaba em pizza

Resposta da população à denúncia contra Temer será crucial para chamar o Congresso à responsabilidade de evitar uma erosão ainda maior da confiança na classe política, opina Francis França, editora-chefe da DW Brasil.

Protesto contra a corrupção em frente ao Congresso Nacional, em dezembro de 2016

O Brasil começou a semana com mais um marco negativo em sua história: pela primeira vez um presidente no exercício do mandato foi denunciado no Supremo Tribunal Federal (STF). E as acusações são graves.

Segundo evidências apresentadas pela Polícia Federal, Michel Temer manteve relação escusa com Joesley Batista, dono da empresa JBS, investigada na Operação Lava Jato. Teve encontros ocultos com o empresário, voou em seu jatinho particular, indicou um assessor de sua “mais estrita confiança” para tratar com a JBS – Rodrigo Rocha Loures, mais tarde flagrado com uma mala com R$ 500 mil em notas marcadas pela PF. E silenciou ao saber que Batista agia para corromper membros do Judiciário e do Ministério Público.

Dilma Rousseff foi deposta por muito menos. Mas isso foi numa época em que o Brasil ainda parecia zelar pelo respeito à Constituição e não tolerar manobras com o dinheiro público – ou pelo menos assim justificaram os membros do Congresso o impeachment da ex-presidente. Agora parece que voltamos ao Brasil em que tudo acaba em pizza.

Aliados do governo na Câmara já sinalizaram que vão blindar Temer, não importa quantas provas sejam apresentadas contra ele. Com isso, dão razão ao procurador-geral da República, Rodrigo Janot, ao qualificá-los de “organização criminosa que opera para a prática dos crimes investigados”.

A defesa de Temer, em vez de explicar como o presidente da República pôde manter laços obscuros com um empresário a quem o próprio Temer chama de “bandido notório”, pretende partir para o argumento ad hominem e desqualificar Janot.

A desfaçatez com que o governo menospreza evidências contra si cria uma atmosfera tóxica entre a opinião pública, e a impunidade pode empurrar os brasileiros para um perigoso sentimento de “qualquer coisa é melhor do que o que está aí”. É neste estado de espírito que se exacerbam radicalismos, floresce o populismo e acaba-se enfraquecendo a própria democracia.

Francis França

A resposta da população neste momento será fundamental para chamar o Congresso à responsabilidade de evitar uma erosão ainda maior da confiança na classe política. O Brasil não pode aceitar ser comandado por políticos acusados de corrupção.

  • Francis França é editora-chefe da DW Brasil

 

Fonte: DW

 

44 Comentários

  1. Obviamente este senhor perdeu totalmente a vergonha na cara. Um ordinário!

    E não só ele mas todos aqueles que o rodeiam dando lhe guarida. Se tivesse ainda ao menos um pouco de sensatez renunciaria imediatamente. Poupando-nos de tamanho vexame frente a comunidade internacional.

    • Sr.PRAEFECTUS ,
      .

      Não foi só ele ( Temer, o capo dos coxinhas ) perdeu a vergonha .. tem muita gente que perdeu vergonha e se vendeu por motivos ideológicos ultrapassados para apoiar o golpe de 2016 .
      .
      Está mais do que comprovado que os motivos pelos quais derrubaram o governo democrático ( Dilma ) … foi para colocar no lugar dele um governo da Cleptocracia que com isso pudesse colocar uma reforma que atendesse as demandas de uma parcela bem pequena da sociedade, em especial as da oligarquias conservadoras …, onde se tem notícia …que deputados e senadores receberam boladas de dinheiro para votar em reformas que só atende um lado ( empresários e banqueiros ) muitos dos quais … notórios sonegadores com por exemplo o caso do banco ITAÚ e as organizações GLOBO .
      .
      O Cheiro de pizza está grande ! .. pois tem muita gente com o rabo preso .. se cai um cai todos ! …. os golpistas como todo bando criminoso é .. vai querer que tudo termine em pizza com muita marmelada … como era antes … naquele tempo do saudoso de um certo governo em que se engavetava tudo contra ele … nos ministério públicos quer seja federal ou estadual …como por exemplo em São Paulo … olha que essa prática … não coisa de 13 anos não .. rsrs … é muito mais do que isso .
      .

      ******************
      .
      Inquéritos contra tucanos no STF ficarão com Gilmar
      .
      Com a redistribuição de processos feita nesta terça-feira (27) pela presidente do STF, ministra Cármen Lúcia, cinco inquéritos contra tucanos no STF serão relatados pelo ministro Gilmar Mendes; Gilmar relatará o caso envolvendo o ex-ministro José Serra; já o ministro Alexandre de Moraes irá relatar o caso envolvendo o senador afastado Aécio Neves
      .
      ******************
      .
      Juiz autoriza deputado preso a frequentar Câmara
      .
      O juiz do Distrito Federal Valter Bueno Araújo autorizou que o deputado federal Celso Jacob (PMDB-RJ), preso em Brasília, frequente as sessões da Câmara dos Deputados; o parlamentar, que está em regime semiaberto, foi condenado pelo STF a 7 anos e 2 meses de prisão por falsificação de documento público e dispensa indevida de licitação em 2002 para construção de uma creche, quando era prefeito de Três Rios (RJ)
      .
      **************
      .
      Como sempre digo … ” tá tudo dominado ” … VALEU COXINHAS .

      • warpath temer unio o povo em um trouxa apenas ele é capo dos trouxinhas mas também é o vice dos mortadelas então tudo junto e misturado

        agora o povo mais de 90 por cento quer que ele caia fora

        tanto os mortadelas quanto os coxinhas

        e SURPRESA nenhum dos dos lados serão ouvidos rsrs

        gostou rsrs

        agora que tem mais culpa dessa cleptrocracia os coxinhas ou os mortadelas

        eu acho que como o tmer ele dizia ser um vice decorativo ,e quem saiu nas ruas para dar força para ele ter o poder foi justamente os coxinhas com nariz de palhaço e sentando em cima do pato

        mas para não sacanear os coxinhas , alias os brasileiros que pensavam estar lutando contra a corrupção rsrs

        o temer e esse pmdb estão la muito antes dos termos coxinhas e mortadelas ok

        então resumindo o povo brasileiro foi feito de otario por partidos politicos

      • Pé de Cão

        PMDB sempre comandou o Brasil.
        Quem era o vice do PSDB durante a era do comunista FHC? Quem era o vice do PT na era Lula/Dilma?

        A questão principal que incomoda bastante é essa tal de diretas já!! Isso é embuste!! Vão entubar uma na gente se isso acontecer! Mas vai uma quentinha aí: reza uma lenda que até o final deste ano, Temer renuncia. O bicho vai pegar em agosto e a coisa vai ficar insustentável.
        Aguarde!

  2. Lula lidera intenções de voto em 2018, diz Datafolha; Marina e Bolsonaro empatam em segundo

    Yahoo Notícias seg, 26 de jun 07:41 BRT

    Pesquisa realizada pelo Datafolha sobre intenções de voto para a disputa pela presidência da República no ano que vem mostra que o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva mantém a liderança, com 29% a 30% das intenções de voto, seguido por Marina Silva (Rede) e Jair Bolsonaro (PSC).

    Nos cenários testados pelo Datafolha para um eventual segundo turno, Lula ganharia de Bolsonaro e de Alckmin ou do prefeito de São Paulo João Doria.

    Quando disputa com Alckmin, fica com 30%, e o tucano, com 8%, em terceiro. Embolados em segundo aparecem Bolsonaro, com 16%, e Marina, com 15%.

    O cenário com Doria é similar: Lula tem 30%, Marina e Bolsonaro, 15% cada um, e o prefeito, 10%.

    O ex-ministro do STF Joaquim Barbosa, que não é filiado a nenhum partido, mas tem sido considerado para a disputa em 2018 aparece com 11% das intenções de voto, em quarto lugar.

    Já o juiz Moro aparece em segundo (14%), empatado com Marina (14%) e Bolsonaro (13%). Lula fica com 29%, e Alckmin perde pontuação (6%).

    Acusado pela Lava Jato de crimes que ele nega, Lula vence em todos os cenários de primeiro turno simulados pelo levantamento.

    ~~

    “A partir de agora, se me prenderem, eu viro herói. Se me matarem, viro mártir. E se me deixarem solto, viro presidente de novo.”

    Luiz Inácio Lula da Silva

  3. Temer comanda uma quadrilha, onde ele é o ladrão Mor,são abundantes e inegáveis
    as provas contra ele e seus asseclas,só imbecis e mal intencionados não percebem a pocilga em que estes vermes transformaram o país !
    Sua absolvição sera prova cabal que o povo brasileiro é governado por ladrões !

  4. o mais engraçado é ver esquerdista se lambuzar com a corrupção do Temer, e achar que não é com eles, colocaram toda essa turma lá, e agora são obrigados a ver o Lula, Dilma e o Temer serem denunciados rsrs..

    e ainda pedem o Lula de volta rsrs.. os caras não aprendem mesmo, vai ter um dedinho podre assim pra votar lá na casa do capeta rsrs..

    Vou dar uma de mãe dinah, se lula ganhar, vai colocar toda a corja que assaltou o país, e quebrou a petrobras, caixa, banco do brasil e o bndes, vão se aliar com o PMDB novamente, vai inventar um monte de subsídios, roubar mais dinheiro, eae vamos virar a Grécia da américa do sul, e adivinhem quem vão culpar, dou só uma chance ? rsrs..

    Ae veremos os MAVs chorando nos sites, blogs que o país tá uma mer#%, impeachment, (se não der uma de Maduro na próxima ) e começa tudo de novo…

    incrível como o brasileiro não aprende com os seus erros, Einstein não era gênio atoa, nunca uma frase foi tão boa para definir o Brasil

    “Insanidade é continuar fazendo sempre a mesma coisa e esperar resultados diferentes.”

      • sumiu minha resposta, não tem problema eu coloco de novo, pra completar essa gloriosa frase

        rei da CELA !!

        #lulanacadeia2018

    • VACCARI NÃO PENSA EM RESPONSABILIZAR A LAVA JATO, DIZ ADVOGADO
      .
      Advogados de João Vaccari Neto não pensam em responsabilizar a chamada “República de Curitiba” pela pena de 15 anos imposta em setembro de 2016 ao ex-tesoureiro do PT pelo juiz Sérgio Moro; para os advogados, a prioridade é obter um alvará de soltura de modo a obter a liberdade de Vaccari de modo imediato; advogados acreditam que a decisão do TRF-4 vai gerar grande impacto em outros processos da Lava-Jato, pois nenhuma sentença pode ser baseada apenas em depoimentos de delatores
      .
      .
      * http://jornalggn.com.br/noticia/vaccari-nao-pensa-em-responsabilizar-a-lava-jato-diz-durso-ao-ggn
      .
      .
      *************
      .
      Cá entre nós … bem que poderia processá-los por serem ; incompetentes , inconsequentes e displicentes … em especial …os promotores .. todos eles do VAZA-JATO .

  5. ah lembrei

    na pesquisa virtual do Senador Requeijão, perguntou se era justo o Lula ser preso no caso triplex

    68% diz sim !!! rsrs…

    ae na pesquisa da datafalha, o cara tem mais quase 50% de rejeição

    e isso que eu não consigo entender, a MAIORIA quer ver esse senhor junto com o Temer e tanto outros políticos corruptos na cadeia, como é que ele ganha uma eleição ??

    como diria Cid Moreira, MISTÉEEEEEERIooo….

    • Não foi Deus ele é da oposição e quem colocou lá foi o capiroto! Rs. Utilizando um tal de Cunha da bancada “evangélica” (que não são examente represantes de Deus e dos bons costumes, más estes ai, gostam muito é do dízimo para “Deus”).

  6. Este pilantra faz parta da quadrilha que vem corroendo o país desde o acordo entre PT e PMDB ( Duas quadrilhas criminosas) nas eleições de 2005. O PMDB e uma prostituta politica barata, pagou levou, e juntamente com o partidão nestes 12 anos (Que se romperam ano passado) veem criando monstros com dinheiro roubado do BNDES ( família Odebrech, os irmãos JBS, Aike Batista e outros) fora o que foi mandado para paraísos fiscais via ‘investimentos” em paises bibocas como Angola, Cuba, Venezuela, Bolívia, Equador…
    Já passou da hora do expurgo destes ratos e da cassação e inelegibilidade de todos…Porem com um povo bunda que reelege Sarneys Collors, Calheiros, Lulas e outros…fica muito difícil…e melhor morrer e nascer tudo de novo…

  7. Well, parece que o nosso querido presidento está em apuros. Não vai dar em nada, e mesmo que ele renuncie o Beto carneiro vampiro brasileiro (Cesar Maya) está esperando pacientemente. É como a mosca na sopa, você mata uma e vem outra em seu lugar.

      • Honestamente não faz diferença, ruim com o mordomo, ruim com com o Beto Carneiro ( Rodrigo Maia). Relembra mesmo uma velha canção que é mais ou menos assim; “Oh… baby, there is no way out”.

  8. essa manifestaçoes de rua vai entrar para a historia como uma festa a favor da corrupçao e a lava-jato e seus protegidos como uma das maior se nao a maior farsa para lavagem de dinheiro e patrimonio e tecnologia nacional do mundo! e o que deu ser anti bolivarianista e sua politica anti-colonialismo ! e querer trocar presal pela proroça !

  9. so sei que o carinha vem falar de pt o assunto e o pmdb e psdb rsrd

    vc acham que ele e eleitor de quem e ainda vem pagar de direita
    engana ninguem esta apenas desviando o foco

    com temer no poder cada dia vamos ficar igual a venezuela dividida e pronta para a guerra civil

    os estados unidos acabaram de promover as farcs a partido politico pois agora eles farão outra guerra civil eclodir na Venezuela e brasil

    as forças armadas tem condiçoes de tomar o poder e ou decretar novas eleiçoes ou esperar ate 2018

    o congresso tem 90 por cento de investigados

    o senado uns 60

    as forças armadas podem livrar o brasil desse traste tremer

    tem forças ocultas yankes atras desse judiciario

    ele temer vai sangrar o brasileiros junto com ele

  10. que a derrocada desse país chamado brasil sirva pelo menos de exemplo para todas as naçoes civilizadas do planeta terra, de como um país que era chamado como ” país do futuro” se transformou numa terra de ninguém.levado pela falsidade da republica maçonica,e a democracia mal usada para dar imunidade para mafiosos.

  11. warpath , você esta achando que o golpe na monarquia ou os embargos que sofremos dos estados unidos ou o golpe militar , ou esse golpe de agora com ajuda do facebook e redes sociais

    foi dado pelos estados unidos para ajudar o brasil ?

    LOGICO QUE NAO

    o judiciário esta corrompido e leva processos de nossas empresas para serem cobrados por países terceiros
    atacaram o programa nuclear brasileiro que não é de direita nem de esquerda

    e etc etc etal

    então resumindo o estados unidos querem o quanto pior melhor

    quando a lava jato chegou no temer AGORA e por que não antes , no aecio por que não antes
    o juiz que você louva ele era o juiz do Banestado cheio de tucanos gordos e apenas o YOUSSEF sim ele foi processado no Banestado , mas não teve tucanao nenhum ok

    então quanto pior para o brasil melhor para os estados unidos

    o temer chegou a vez dele pois esta ocupando a presidência além de ser corrupto é logico

    mas ele é corrupto a DECADAS ok

    o cunha era o tesoureiro do Collor e so agora chegaram neles ,

    foi por que o brasil começou a crescer e ser coadjuvante mundial ok

    mas não esquenta a hipócrita a jato vai cair gradativamente

    pois os gringos não querem igual fizeram comsadam husseim que era da cia e depois eles destruíram

    não querem umbin ladem que era da cia e eles depois os destruíram ok

    aguarde e confira .

  12. Nem mesmo os habituais baba ovos defendem o Temer ?? deculpe galera faz tempo que não acompanho o blog… mas me lembro que nego saía no tapa a defesa do PSDB, cade os caras agora, sumiram rapaz, que severgonhisse. kkkk

    Também o cara ta mais sujo que pau de galinheiro! da uma olhada na cara de homem. Isso é mais liso que o Cunha e o Dirceu juntos

  13. Queremos moralização,vamos bater panelas kkkkkkk
    A vergonha é tanta que os manipulados e nem os oportunistas batem mais panelas.
    Ou estão satisfeitos com a quadrilha ou não possuem mesmo vergonha na cara.
    O PMDB sempre foi situação em todos os governos anteriores,um covil de prostitutas.
    Acusaram os ratos do PT de serem os causadores de todos os males.
    O pior de tudo são os traidores entreguistas do PSDB um covil de bandidos a trair o Brasil e o povo Brasileiro.
    O sugeneris da trajedia é vermos nossas forças armadas refem de toda essa imundice. Ou respeitosa a constituição e as leis,ou zelosa pela LSM,mas como força policial garantidora de bandidos no poder envergonha a todos os Brasileiros.
    Acabem de uma vez por todas com todo esse puteiro,estas ratazanas pouco se importam com a nação e o povo e sim somente em garantirem a quadrilha ideologica.
    Prendam todos,fechem tudo,sejam Brasileiros. Voces tem as armas e o apoio do povo. Façam logo isso antes que manipulem o povo contra voces.

    • E aí isentão (da esquerda)… fazendo revezamento de nick? Dando um tempo para os outros personagens?

      Isentão… da esquerda… 😀

  14. “Parabéns Lava Jato! Governo do PSDB corta 44% da verba da Polícia Federal”

    Muito bem apontado, sr. Nascimento!

    Isso comprova que a teoria defendida ´sobre a Lava-jato ser um instrumento PSDBista cai no esgoto!! Muito obrigado! 😀

    E não me surpreende que o governo fabiano-comunista do PSDB (que o PT adora rotular como ‘direita’) esteja fazendo de tudo (assim como o próprio governo Temer/PMDB) para prejudicar a PF e claro, dificultar e até inviabilizar a operação Lava-jato.

    Mas fique tranquilo, sr. Nascimento: caso o governo PSDBista/PMDBista não consiga atingir seus objetivos, o STF e os TRF’s darão um jeito de reverter a decisão do sr. Juiz Sérgio Moro (como aconteceu com o Vacari e com o Dirceu)…

    E mais uma vez: todo apoio à Lava-jato e ao Juiz Sérgio Moro e sua equipe.

    Chora canalhada!

    • warpart
      o pai do juiz da lava jato alias hipocrita a jato foi fundador do psdb de sua cidade

      essa hipocrita a jato teve a finalidade apenas de atacar o partido pt pois esse se mostrou forte em ganhar eleiçoes

      de resto se vc lembrar da policia federal na epoca do psdb essa policia recebia ate dos estados unidos verba para algumas operaçoes pois o psdb apenas aparelha e nao fortifica instituiçao nenhuma

      entao para completar a lava hipocrita a jato e apenas peça da safadeza que fizeram com o brasil
      antes somos todos cunha caiu
      depois somos todos temer caiu

      a vez do juiz vai chegar a do danagollll ja esta chegando
      resumo executivo judiciario e legislativo sao horriveis cheio de corruptos

      a lei para meus inimigos fo assim a hipocrita a jato

      e assim sera , mas serviu para atrasar o pais

      o psdb nunca que investe em policia investigativa exemplo a policia civil de sao paulo

      seu ultimo heroi vai cair

      • Safadeza é a roubalheira que fizeram no país, Pé de Cão (E isso inclui 99% dos políticos dos 99% dos partidos). Bem ou mal a Lava-jato está fazendo o possível para resgatar alguma dignidade a esta nação.

        E no mais, eu quero que PSDB se EXPLODA. Meu apoio é para a Lava-jato (a qual eu não acredito q tenha vínculo com partido x ou y ou com político z ou d) e não para um partido republicano fabiano globalista…

        P.S – Ah, e por favor: se vier com fotinha do juiz Sérgio Moro com algum imbecil do PSDB, eu vou postar a foto do juiz com o Leandro Karnal (hehehehehe 😀 )

Comentários não permitidos.