Catar: Exigências não são “realistas” – disputa “não tem a ver com combate ao terrorismo”

Ministro afirma que documento confirma que vizinhos querem “limitar soberania do país” e que disputa “não tem a ver com combate ao terrorismo”

O ministro Mohammed bin Abdulrahman al-Thani

O ministro das Relações Exteriores do Catar antecipou neste sábado (24/6) qual deve ser reposta oficial do seu país à lista de 13 exigências apresentada por quatro governos árabes que cortaram as relações com o pequeno Estado do Golfo e impuseram uma série de sanções econômicas.

Segundo o ministro, Mohammed bin Abdulrahman al-Thani, a lista não é “razoável” e nem “viável”. “(A lista) confirma aquilo que o Qatar suspeita desde o início. Isto é, que o “bloqueio ilegal nada tem a ver com o combate ao terrorismo, mas apenas com o desejo de limitar a soberania do país e terceirizar a sua política internacional”.

Em 5 de junho, Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Bahrein anunciaram o corte nas relações diplomáticas e econômicas com o Catar, que acusaram de apoiar o terrorismo, na mais grave crise regional desde a Guerra do Golfo, de 1991. Na quinta-feira (22/6), os quatro apresentaram a lista de exigências, que deve ser cumprida pelo Qatar em troca do fim da crise diplomática.

Entre elas estão o fechamento da emissora de televisão Al Jazeera e de uma base militar da Turquia no Catar, além da redução das relações diplomáticas do pequeno país árabe com o Irã.

Os quatro signatários exigem ainda que o Catar corte quaisquer contatos com a Irmandade Muçulmana e outros grupos fundamentalistas islâmicos, como o xiita Hisbolá, a Al Qaeda e o “Estado Islâmico”. Os quatro países deram dez dias para o cumprimento das exigências apresentadas, que incluem ainda uma soma não especificada em compensações.

O ministro Abdulrahman al-Thani ainda disse que a lista de 13 pontos “não obedece aos critérios definidos pelos EUA e pelo Reino Unido”, em referência aos países que apelaram para que eventuais exigências fossem “comedidas” e “realistas”. “A lista não atende a esses critérios” disse.

O documento dos países árabes também estabeleceu que, se o Catar aceitar as exigências, serão também impostas inspeções mensais no primeiro ano e por trimestre no segundo ano. Nos dez anos seguintes, o Catar será monitorado anualmente.

O ministro da defesa da Turquia, Fikri Isik, rejeitou na quinta-feira a exigência pelo fechamento da base militar do país no Catar, afirmando que ela representaria uma interferência nas relações entre Ancara e Doha.

Isik sugeriu ainda que a presença militar turca no país deve ser reforçada, considerando que seria “um avanço positivo em termos da segurança do Golfo”. “A reavaliação do acordo com o Catar sobre a base não está na nossa agenda”, assegurou.

Fonte: DW

 

10 Comentários

  1. O Catar esta sendo acossado e chantageado,isso sim,esta crise é fabricada,até o momento não vi nada que possa de fato provar que o Catar esteja ligado ao terrorismo ! Arábia Saudita, Egito, Emirados Árabes Unidos e Bahrein querem espoliar o Catar tomando de assalto a sua soberania e por extensão as suas riquezas e a ONU como sempre,assiste a tudo sem fazer nada !

    • Cesar Pereira, ese ministro fez uma declaracao recentemente dizendo que todos os paises do Golfo e a Arabia Saudista enviam grupos terroristas para Siria e o Iraque. A briga entre esses Emiratos e os Saudistas contra o Qatar tem tudo haver com aproximacao do Qatar com Russia e Iran. Quatro anos atras os EUA.Israel e Arabia Saudistas conseguiram manobrar Catar em apoiar a campanha terroristas contra o Governo Sirio, porque Assad havia recusado abandonar um acordo que ele havia assinado, com Rusia, China, Iraque e Irao.para a construcao do chamado Gasduto Shia para transportar gas do Irao para Europa. Qatar com vasto campo de gaz natural queria construir semelhante gazduto atraves do territorio sirio e Assad disse nao. Dai a Crise na Siria. Com a confusao que impera nos paises do Ocidente, principalmente nos EUA e o sucesso dos russos em destruir o ISIS na Siria, Qatar resolveu abandonar a alianca comos demais paises do Golfo e Arabia Saudista e se reaproximr do Irao, Russia e Assad, Agora um acordo foi firmado entre Siria, Irao. Iraque, Qatar, Russiae China para construcao de um unico Gazduto. Para cimerntar esse acordo, Qatar tornou-se um Acionista maior da Rosneff, Empresade Petroleo Russa, comprando 1/5 de suas acoes. Tem um paisinho ali, que nao gostou muito desse desenvolvimento, porque tambem nas suas costas maritimas form descoberto vasto campo de gaz natural. Refiro-me a Israel. Foi obedecendo ordens de Israel que Trump viajou para ArabiaSaudista e segundo ele mesmo disse manobrou os Saudistas e os Emiratos romper com Qatar, alegando o aoio deste ao terrorismo. Mas isso nao o impediu assim que ele egressou do Orient Medio de vender mais de $20 bilhoes de dolares em avioes F-15s para o Qatar, segundo ele o apoiador de grupos terrorista. E revelando o papel de Israel por detraz dessas manobras foi o fato de que dias atras,quando o Rei Saudista, quebrando com as regras do regime de sucessao nomeou seu filho para sucede-lo,envez de um outro principe que era o suposto futuro rei, houve um comeco de revolta contra o Rei e quem foi socorre-lo? Israel, sim senhor, que me desculpa o S-88, que enviou uma frotilha de avioes militares para Arabia Saudista e fazer os revoltantes se acalmsrem. Ja disse antes,a familia Saudista nao e eticamente de origem arabe, mas Judeus Doneh, que foram forcados se converterem ao mulssumano. Isto e se converteram de boca pra fora para manterem-se vivos e prosperrem economimente e socialmente..

  2. Não vai dar em nada o Catar só perde economicamente para a fajuta arabia saudita, isso que não vende e não explora nem 50% de suas reservas de gás e petróleo…. já disse… faz um acordo com o irão e se tornem o 2º maior vendedor de gás do mundo, nig irá invadir ….economicamente e regionalmente e impossível a turquia e a chave pois e um país da OTAN pelo acordo se esses pés de pano irem para cima automaticamente “todos” tem que ajudar a Turquia …que por sinal tem bilhões de dólares em vontade de ajudar ó Catar kkkkk.

  3. A OTAN não está nem ai para Turquia …nunca esteve, por incrível que possa aparecer… a Turquia ainda sonha em ser aceita pela comunidade europeia , os turcos fariam um grande favor a eles mesmo em se mancarem e sair da OTAN e abrir as portas do inferno para os europeus .

  4. Discordo de vc nessa ai Lucena. Turquia foi importantissima para a OTAN durante a Guerra Fria. La esta uma das maiores bases militar da OTAN, e foi a mais mais importante como linha de frente da Operacao Gladio no Sul da entao Uniao Sovietica, cuja maioria da populaco e mulssumana, mas tambem os armenios que sao cristaos. Mesmo com a dissoluco da Uniao Sovietica, e o abandono da Operacao Gladio fase I que consistia em usar os Servicos de Inteligencias da Turquia, grupos terroristas turcos, os Lobos Cinzentos, os Babas turcos, Chefoes Mafiosos. muitos dos estavam presos quais foram recrutados pelos militares, para penetrarem nesses territorios Sul da URSS/Federacao Russa para executarem servicos de espionagem, subversao, terrorismos, assassinatos, e traficos de heroinas. Esse Gladio I foi abandonadona Turquia em 1996 quando a policia identificou treis pessoas mortas num acidente de carro, um deles sendo o Chefao dos Chefoes da Mafia Turca e o General que era Chefe Supremo dos Servicos de Informacoes turco.. Explodiu-se o escandalo, tudo de sujo veio a tona, os EUA teve de retirar as pressas seu embaixador e adjuntos militares na Turquia. Com Clinton no poder, recomecou a Operacao Gladio fase II na Turquia, agora nao mais servindo-se dos Lobos Cinzentos, e outros grupos terroristas de extrema direita, mas servindo-se do network de Fetullah Gullen,um Clerico mulssumano radical filiado a Irmandade Mulssumana, mas o objetivo continua sendo o mesmo, infiltrar os paises no Sul daRussa, e parte do territorio chines onde a populacao e mulssumana, para fins de espionagem, terrorismo, subversao, assassinato e trafico de heroina. O que ocorreu recentemente foi o surgimento da China como a grande potencia industrial do mundo atual, o Caminho/Estrada da Seda, o desenvolvimento do comercio onde nao se usa o dolar que foi o desenvolvimento do comercio triangular envolvendo India, Iran e Turquia. India para evitar problema com os EUA e Europa Ocidental que haviam impostos sancoes economicas contra o Irao, importava petroleo do Iran,pagava em ouro atraves d Turquia. Turquia e um dos maiores centro de ransacao de ouro do Mundo. Turquia transferia o Ouro para os Bancos privados no Iran. Foi o desenvolvimento desse comercio sem o dolar, e a parte central que Turquia exerce nele, que levou Endorgan ver uma nova possibilidade economica, mas frutifera que continuar sendo apendice de um poder economico em processo de bancarrota. Allemanha que por ora e anti Turquia, logo seguira seus passos. Alemanha e Turquia sempre foram aliados. Alemanha tambem marchapara o Leste, ve seu futurojuntando em parceria com China, Russia, Turquia, Indis, Irao, e eventualmente o proprio Japao.

    • Que coisa heim JOJO? Desde o anos 30 do século passado que vocês da extrema direita xucra, supremacista e xenófoba cantam a derrocada dos EUA e os valores liberais por eles personificados. Desde os mesmos anos 30 vocês colocam a culpa nos judeus pela própria ignorância e fracasso de vocês. E desde aquela época que a desculpa é a mesma, “os judeus são os donos dos bancos”. E desde essa época, longínquos 80 anos, que vocês afirma que os EUA são a terra do liberalismo por culpa dos judeus…..

      A única diferença é que naquela época o regime adorado era o da Alemanha pós-1933, e o ídolo de vocês era um austríaco de Braunau…..

  5. a Al Jazira é a maior emissora de televisão jornalística do Catar e a mais importante rede de televisão do mundo árabe…. sediada em Doha, transmite em língua árabe e inglês…iniciou suas transmissões em 1º de novembro daquele ano e logo se destacou por alcançar um nível de liberdade de expressão e de oposição raramente visto no mundo árabe, acostumado a uma mídia controlada e dócil, mera porta-voz de comunicados oficiais…..

    a Al Jazira já tinha uma atuação internacional, com sucursais e correspondentes espalhados pelo mundo, mas somente começou a chamar a atenção do Ocidente ao mostrar manifestações populares antiamericanas em seguida aos atentados de 11 de setembro. Sua cobertura das guerras do Afeganistão (2002) e do Iraque (2003) fugiu ao padrão ufanista geralmente adotado pelas grandes redes de TV estadunidenses….

    ao ter suas transmissões em Wall Street suspensas durante a Guerra do Iraque, sob a alegação de que as credenciais para jornalistas fornecidas pela Bolsa de Valores de Nova York se destinavam apenas a redes que oferecessem cobertura “responsável”, o canal árabe se viu na inusitada posição de defender, em manifesto, a liberdade de imprensa nos eua….na mesma ocasião, Al Jazira recebeu um prêmio por sua resistência à censura….a homenagem do grupo britânico Index on Censorship (Índice de Censura) foi concedida em razão da independência da Al Jazira e sua reputação de divulgar notícias confiáveis..o Index é um grupo de personalidades importantes da mídia, escritores e pessoas dedicadas a defender a liberdade de expressão….

    a Al Jazira ganhou atenção de muitos no ocidente durante a caçada à Osama bin Laden e o Talibã no Afeganistão depois do ataques de 11 de Setembro nos eua…ela transmitiu vídeos que recebia do Osama bin laden e do Talibã, considerando novas imagens dos fugitivos mais procurados do mundo como notícias valiosas…alguns criticaram a rede por dar voz à terroristas…o chefe executivo da Al Jazira em Washington, Hafez al-Mirazi, comparou a situação com as mensagens de Ted Kaczynski para o The New York Times…a emissõra disse que foram dadas gravações porque ela tinha uma grande audiência árabe….muitas outras redes de televisão queriam adquirir as mesmas imagens….a proeminência da Al Jazira cresceu durante a guerra do Afeganistão porque ela havia aberto um escritório em Cabul antes da guerra começar…isso deu acesso melhor para gravar eventos do que outras redes, que compravam imagens da Al Jazira por até 250 mil dólares….

    o escritório em Cabul foi destruído pelos Estados Unidos em 2001…esperando ficar à frente de outros conflitos futuros, a Al Jazira então abriu escritórios em outras regiões de conflito….a Al Jazira mudou sua cobertura de esportes para um canal novo e separado em 1° de Novembro de 2003, permitindo mais notícias e programação de relações públicas no canal original….um website em inglês foi lançado no começo de Março de 2003….o canal tinha entre 1300 e 1400 empregados, dito pelo editor da redação para o The New York Times….haviam 23 escritórios ao redor do mundo e 70 correspondentes estrangeiros, com 450 jornalistas ao todo….

    em 1° de Abril de 2003 um A-10 estadunidense atirou no escritório da Al Jazira em Bagda, matando o reporter Tareq Ayyoub…..o ataque foi considerado um engano no entanto o Catar tinha dado aos eua um mapa preciso da localização do escritório para poupá-lo do ataque…

    cada vez mais as entrevistas da Al Jazira e outras imagens são retransmitidas em canais estadunidenses, britânicos e em outros canais ocidentais tais como cnn e a bbc….em janeiro de 2003 a bbc anunciou que assinaria um acordo com a Al Jazira para compartilhar instalações e informações, incluindo gravações de notícias….

    a disponibilidade da Al Jazira através do Oriente Médio mudou o cenário televisivo da região….anterior à chegada da Al Jazira, muitos cidadãos do Oriente Médio eram incapazes de assistir canais de TV que não fossem controlados pela estações televisivas nacionais….Al Jazira introduziu um nível de liberdade de expressão na televisão que era previamente desconhecido em muitos desses países….a Al Jazira apresentou opiniões controversas em relação a governos de muitos estados árabes no Golfo Persa, incluindo Arábia Saudita, Kuwait, Bahrein, e Catar…ela também apresentou opiniões controversas sobre a relação da Síria com o Líbano, e com o judiciário Egípcio….

    com o aumento do alcance e da influência da Al Jazira, alguns estudiosos incluindo Adel Iskandar descrevem a estação como uma transformação da definição de “mídia alternativa”….a Al Jazira apresenta uma nova direção no discurso de fluxo de notícias internacionais e mostras vozes sub representadas pela mídia popular tradicional independentemente de desequilíbrios globais no fluxo de informação….

    em 15 de novembro de 2006, Al Jazira lançou mundialmente seu canal de notícias em inglês, com o objetivo de enfocar os acontecimentos do Oriente Médio sob uma visão árabe, para um público acostumado a versões ditadas pelos interesses políticos de Washington e Londres….

    a Al Jazira não atrai o ódio só do Ocidente…o regime islâmico radical da Arábia Saudita só a tolera porque sabe que tomar medidas mais drásticas contra ela só fará aumentar a impopularidade da monarquia…

    a audiência da emissora está em constante crescimento e é formada principalmente por telespectadores residentes em países do mundo árabe e imigrantes na Europa, principalmente na França, onde vivem 4,5 milhões de árabes ou descendentes, e na Alemanha…. 😉

  6. Qatar não é inocente nessa história de terrorismo, pois Qatar, Arábia Saudita e outros países do Golfo são eles que financiam a guerra da Síria, juntos com os EUA. São eles que financiam vários grupos terroristas na Síria para combater o governo Sírio. Querem passar gasoduto do golfo para Europa, que passa pelo território Sírio, só que Assad não aceitou e os terroristas do Golfo começaram a financiar o terror para derrubar o Assad.

    O problema é que Qatar quis cair fora dessa aliança de terror, querendo aproximar do Irã e da Rússia. Isso enfureceu a Arábia Saudita e os EUA, que ameaçara o Qatar, colocando o bloqueio contra o país.

  7. São os patrocinadores do terrorismo e membros do Império se dividindo.

    Vejam: o Império, especialista em dividir para conquistar, ele mesmo está se dividindo.

1 Trackback / Pingback

  1. Catar: Exigências não são “realistas” – disputa “não tem a ver com combate ao terrorismo” | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.