Brasil: Temer é alvo de críticas na Noruega

Premiê norueguesa expressa preocupação com a Lava Jato e o desmatamento no Brasil. “É importante que haja uma limpeza e boas soluções”, afirmou. País reduzirá contribuição a fundo de proteção da Amazônia.

O presidente Michel Temer é recebido pela primeira-ministra Erna Solberg em Oslo

Durante visita do presidente Michel Temer à Noruega, a primeira-ministra do país, Erna Solberg, expressou nesta sexta-feira (23/06) preocupações com a corrupção e com a questão ambiental no Brasil.

“Estamos muito preocupados com a Operação Lava Jato. É importante que haja uma limpeza e boas soluções”, afirmou Solberg ao lado de Temer, em entrevista coletiva.

No âmbito da Lava Jato, o presidente foi acusado pela Polícia Federal (PF) nesta terça-feira de corrupção passiva na investigação envolvendo seu nome e de seu ex-assessor Rodrigo Rocha Loures.

Temer respondeu à premiê defendendo as instituições brasileiras. “O Executivo, o Legislativo e o Judiciário [trabalham] com liberdade extraordinária”, disse.

Outro ponto criticado por Solberg foi a política ambiental do Brasil. O governo norueguês anunciou que, ainda neste ano, deve ser reduzida a contribuição do país ao Fundo Amazônia, que financia combate ao desmatamento no Brasil.

“Se os dados preliminares sobre o desmatamento no Brasil em 2016 se confirmarem, isso acarretará numa redução dos pagamentos de 2017”, afirmou a primeira-ministra, lembrando que o financiamento “se baseia em resultados”. “Esperamos que volte a tendência de preservação, pois o clima é o maior desafio para o mundo.”

“Só Deus pode garantir redução do desmatamento”

A Noruega, de economia robusta em razão da produção de petróleo e gás natural, é o maior doador mundial para a proteção de florestas tropicais, do Brasil à Indonésia.

Desde 2008, o país investiu mais de 1,1 bilhão de dólares para ajudar o Brasil a preservar a Amazônia, que vive constante ameaça de madeireiros e da conversão das florestas em fazendas.

O ministro norueguês do Meio Ambiente, Vidar Hegelsen, disse que os pagamentos serão “reduzidos aproximadamente pela metade, talvez mais”. Segundo o ministro, no ano passado a Noruega pagou 100 milhões de dólares ao Brasil.

Seu homólogo brasileiro, o ministro Sarney Filho, afirmou em Oslo que “só Deus pode garantir” a redução do desmatamento no Brasil. Ele, porém, assegurou que “todas as medidas para diminuir o desmatamento foram tomadas”.

Protesto de ambientalistas

Dados de satélites apontam que o desmatamento no Brasil aumentou de 6,2 mil quilômetros quadrados para 8 mil quilômetros quadrados em 2016, ainda que esteja bem abaixo dos 19 mil quilômetros quadrados registrados em 2005.

Durante o encontro entre Temer e Solberg, ambientalistas realizaram um protesto em frente à residência da primeira-ministra em Oslo. Eles seguravam cartazes pedindo o fim da destruição de florestas e o respeitos aos direitos humanos e indígenas e à democracia.

O protesto contou com a presença de Sônia Guajajara, líder da Articulação dos Povos Indígenas do Brasil (Apib). Ela denunciou o enfraquecimento das políticas ambientais no governo Temer, ressaltando que existem no Congresso “quase 20 medidas que flexibilizam o licenciamento ambiental”, cujo objetivo seria “aumentar a expansão da pecuária e das monoculturas”.

“Pior do que dizer que foi culpa do governo passado é dizer que foi de Deus”, afirmou, mencionando a declaração de Sarney Filho.

Gafes de Temer

Além da repercussão negativa da fala do ministro brasileiro do Meio Ambiente, o presidente também cometeu gafes durante seu pronunciamento na entrevista coletiva ao lado da premiê norueguesa.

Com aparência cansada, Temer chamou o rei norueguês, Harald 5º, de “rei da Suécia”, país vizinho à Noruega, e disse que iria visitar o “Parlamento brasileiro” ao se referir ao órgão legislativo do país escandinavo.

Fonte: DW

32 Comentários

  1. kkkkk
    normal!!!!!!!!!!

    Desta terra, nós trópicos, o que se pode esperar????????

    Já somos humilhados todos os dias pelos nossos governantes!

    • Realmente, esse bandido golpista não tem nada de bom a oferecer, não me surpreende em nada as suas mediucridades.

  2. Chamou o rei da Noruega de rei da Suécia, chamou o parlamento norueguês de parlamento brasileiro, nossa isso é inadmissível para um homem que se expressa por mesóclise!

    A explicação está no medo de ser preso a qualquer instante, ainda mais com a premier norueguesa tocando no assunto o tempo todo!

    • Isso mesmo, cadeia nesse golpista fantoche e incompetente. O Brasil está cansado de corruptos. Só mesmo gente sem vergonha pra defender este bandido.

    • Ao menos ele não é incompetente administrativamente e politicamente inepto como sua antecessora, que se notabilizou por saudar a mandioca e estocar vento…?

      Chora “mortandelas”!??

      • Acho que pior do que isso, é ser chefe de quadrilha e crime de colarinho branco … rsrsr .. pelo menos a Dilminha quando saiu … devido as rasteiras dos inconformados por não o deixarem roubar a vontade … ela hoje é bem recebido no estrangeiro e pelo povo por onde ela faz palestra .. é bem diferente do teu presidente …e olhe lá se do palácio do jaburu ele vá direto para a papuda . 😉

      • Quer dizer que inépcia política agora é mérito? Ela não tomou rasteira não, apenas mostrou sua proverbial incompetência, e hoje assume a patética rotina de fazer enfadonhas palestras onde repete ad nauseam que foi “gópi” para plateias esquerdopatas amestradas…rs!

        Já Temer eu estou pouco me importando se vai do Jaburu para a Papuda ou outro presídio, o fato é que ele é o presidente constitucional do Brasil posto que estava na linha sucessória! Impichada a estocadora de vento ele assumiu….

        Tá vendo!? É isso que dá vocês “mortandelas” não conhecerem o livrinho…rs!

      • Ele, o Temer, é o presidente mais incompetente que o Brasil já teve.
        Menos de 10% de aprovação. Lixo dos lixos, corrupto, sujo e daninho. E ainda há sujeitos sem vergonha pra apoiar esse estorvo.

    • Para aqueles filhotes do golpe … que adora fazer apologia barata da constituição ( livrinho ) … cheio de presunções sobre as “coisas” .. sabemos quando se coloca a necessidade na frente da interpretações das leitura de alguma coisa, dá muitas margens de erros e que muita das vezes, esses erros são feito por motivos do mau caráter de quem as interpretam … basta verificar isso no golpe de 2016 onde a constituição foi abusada pelos meliantes que tomaram o poder .
      .
      Então, visto posto, para o SPERFXILISTA no “livrinho” faço a seguinte pergunta:
      .
      O que é mais fácil… o Moro e a sua trup de promotores, provar por A + B ( conforme a constituição, quem acusa tem o ônus da prova ) que o LULA é o dono do TRIPLEX … OU … o LULA provar por A + B que o Moro e sua trup de promotores cometeram abuso de autoridade ?

      • Faço uma pergunta melhor:

        O que é mais fácil…. Lula palestrar Brasil afora dizendo que é vítima ‘dazelite branca fascista racista eletricista’
        OU…. o Lula provar por A+B que é I-NO-CEN-TE?

        Chupa 😀

        P.S – Parabéns ao Juiz Sérgio Moro, parabéns à equipe da Lava-jato, parabéns a Deltan Dallagnol.

      • o Lula provar por A+B que é I-NO-CEN-TE ….. más inocente sobre o quê ?
        .
        A coisa é bem simples ..vejamos então .. se os promotores provarem que o cara cometeu um crime, óbvio que ele não seria então inocente .. certo ? … resumindo .. conforme a constituição …se for levada a sério ..; todo mundo é inocente até que se prove o contrário

      • Prove que ele é inocente das acusações e do processo que está recebendo na cabeça! Simples! Se ele fosse DE FATO INOCENTE ele já teria ACABADO com este processo e de quebra, movido ação INDENIZATÓRIA contra o estado brasileiro e contra quem o julgou: Sérgio Moro.

        Portanto meu caro, se ele está se escudando através do “prove que sou bandido” ele já por si mesmo se auto declarou culpado! Já pensou como seria maravilhoso para a imagem dele (e do partidão) poder provar sua inocência ante às acusações? Seria tudo que o PT precisaria para RECUPERAR a sua imagem (podre e fétida) perante à população e, de quebra, ganhar rios de processos contra todos que estão contra o partido. E ainda poder voltar ao poder sem a menor dificuldade… né!!

        Então meu caro, avise os seus patrões aí que se ‘a alma mais honesta defpaif’ provar a sua inocência, ele se salvará e salvará todo o PT!!! 😀

        Legal né! Vai lá! 😀

      • Uma vergonha o Aécio jagunço,o Temer fantoche, o Serra motoserra ainda estarem soltos, que eu saiba a tal da lava jato já comprometeu estes e muitos outros com provas cabíveis. O problema é que o STF se tornou também uma quadrilha de bandidos.

      • (…)Prove que ele é inocente das acusações e do processo que está recebendo na cabeça! (…)
        .
        .
        HAHAHAHAHAHAAH…. não é a toa que usa nariz de palhaço …HAHAHAHAHAHAH…coisa igual a isso só pagando para entrar no circo …HAHAHAHAHAH… e aqui não paga ingresso ,é de graça ..HAHAHAHAHAH..o LULA … está muito bem assistido por profissionais competentes … bem diferente da parte de acusação …HAHAHAHAHAH…mas não fique triste .. tudo indica que o Moro irar condená-lo com provas ou sem provas .. e provavelmente em seguida .. rsrsr .. irá para os EUA …rsrsr ..olhe lá se ele não já tenha as malas já prontas e com seu greecard ..HAHAHAHAHHAHAHAHAH……

      • Realmente o nariz de palhaço vai para os “profissionais” que assistem o Lula, pois, os ditos “profissionais” preferem ver:
        – O tão queridinho partidinho do Lula (o PT) ser DESTRUÍDO pelas acusações;
        – Todo o corpo político petista ser desacreditado ante à opinião pública;
        – Ver o PT perder cargos governamentais e perder o poder;
        …….
        Do que simplesmente PROVAR que toda acusação contra a “alma mais honesta defpaif” é CALÚNIA, é difamação, é quinta coluna, é etc, etc, etc….
        Do que simplesmente ver o Lula voltar com as mãos limpas para o meio político e RECUPERAR A CREDIBILIDADE do seu partido e da sua imagem….
        Do que ver o partidão de volta ao poder (e de cabeça erguida e com total APOIO POPULAR)…

        Realmente, o corpo ‘profissional’ da “alma mais honesta defpaif” merece sim, o nariz de PALHAÇO. Eles e seus MAV’s que poluem os espaços de debate….

        😀

        Chora Lula, palhaço! Chora MAV’s palhaços!

  3. para onde deve ir esse dinheiro para o povo amazônica acho que não
    esse terme esta ficando bom em fazer o brasileiro sentir vergonha
    chamou jesus de jenesio , falou que a capital do brasil fica na argentina , disse que a terra era quadrada . rsrs

    presidente coxinha ridículo ,mas um herói deles que caiu feio

    o dinheiro da Noruega deve estar sumindo no ralo desses corruptos além deles roubarem o brasil saem com o pires na mao pedindo dinheiro para outros países

    jurando mil e uma coisas

    o Sarney filho dizendo que so deus pode parar o desmatamento rsrsrs

    so faltou esse governo coxinha pedir intervenção estrangeira na amazonia

    ao invés de conseguir um valor maior perdeu o que tinha ,e mostrou que não tem soberania em seu próprio território

    e tem uns bananas que defendem ele ainda , esses devem ser igual a ele um lixo que pensa que faria falta a sumir da face da terra

    psdb e pmdb administrando o pais é um entreguismo dos mais perigosos para o brasil

  4. Quanto menos dinheiro vier para ser distribuído por ONGs melhor. Com essa atitude de restringir verbas a fundo perdido para o Brasil a Noruega acaba é nos ajudando muito mais.

    Os erros de fala do Temer só podem ter sido por grande exaustão e stress, foram erros por demais básicos para a cultura que ele tem. Mas nem por isso deixam de serem estranhos. Sempre fico com o pé para trás com essa gente do primeiro mundo que se acha melhor que todos os outros no mundo. Vai lá se saber se não pintou um desprezo explicito para nosso atual governante nessa sua visita a Noruega e ele deu o troco intelectual. Espero que tenha sido isto. E não uma simples patetice.
    Agora, quanto ao Ministro do Meio Ambiente, Sarney Filho, é imperdoável sua expressão: “só Deus pode garantir”, coisa de imbecil, de palhaço, de despreparado total para o cargo que ocupa. Deveria levar um bom dum pontapé na busanfa.
    Olho da Rua para esse idiota.

    A primeira-ministra, Erna Solberg declarou: “Esperamos que volte a tendência de preservação, pois o clima é o maior desafio para o mundo.”
    Baboseirada!
    O clima do planeta vai muito além do que nós, simples formiguinhas na escala planetária, podemos achar que alteramos.
    Com muita infrequência, às vezes, numa cidade gigante podemos por alguns dias fazer uma alteração bem local, e a pouca altura. E só isso.
    O clima do planeta é regido permanentemente pelo Sol. E, uma vez que outra, por alguma atividade telúrica mais intensa – a explosão de um grande vulcão, e ainda assim essa alteração é passageira, interferindo no clima por alguns meses apenas.
    Há uma confusão científica envolvendo solo e clima… o homem pode alterar o solo e até as águas, mas não o clima. Sendo que essas alterações na superfície podem ser rapidamente reversíveis se vontade houver.
    Mas como sempre o que impera é o clima de apocalipse pois através dele os fortes manipularem os mais frágeis. Até em família é isso que os pais fazem com as crianças para que elas sejam mais obedientes. É a didática simples do medo como fator de disciplina e ordem (por isso que eu bato sempre na tecla de um código penal novo e duríssimo para nossos marginais na ativa e os em potencial).

    Enfim essas viagens do Temer à Rússia e Noruega, não precisavam ter acontecido. Momento inapropriado, o país cheio de problemas e o Presidente fora dele.
    Coisa de político cretino e idiota que despreza o povo.
    Realmente Brasília está cheia de políticos incompetentes.
    Precisamos varrer todos os atuais políticos de lá.

    • Perfeito a tua Exposição acima Viventt, é o que a anos comento , agora um Presidente em visita a uma outro e ouvir de uma Ministra Broaca que nem é Chefe de Estado o que ouviu em Público , é Vergonhoso . Ali imediatamente ele deveria ter respondido a altura ,mas não, tentou dar uma resposta explicativa ridícula . O Brasil deve parar de receber Trocados de alguns países os dando direito de nos apontarem o Dedo , agora até paisecos nos fazem isto ,ainda mais quando temos governos completamente desorientados e sem rumo, mas para que todos saibam ,esta situação vem se agravando ano a ano a décadas até mesmo a 127 anos , a que ponto a Republiqueta chegou !!!!

  5. Ooobaaa, que noticia boa !!!

    menos dinheiro para esses ONGs de esquerda que tentam sabotar o Brasil, com a desculpa esfarrapada de “direitos dos índios, e proteger o meio ambiente” rsrs..

    • “noruega…. ONGs de esquerda”…. tá serto, tá sabendo legal filhinho de “embaixatriz da CHINA”

      • Estas ONGs , não são de esquerda , mas patrocinam a Esquerda para que atuem em seus Benefícios , vejam se na Rússia estas Desgraças têm abrigo ou na China ,eles fazem seus destinos e não permitem que Vagabundos Internacionais patrocinados pelo Tio Satã ,coloquem cascas de Bananas em seus Caminhos . Aqui uma ONG ACWA diariamente a anos fecha a BR Manaus /Boa Vista /Sata Helena de Uiaren as 18 horas e somente a reabrindo as 6 horas , mas o ESTADO brasileiro , Governo , Judiciário e FFAA portam-se com total passividade ,como se fosse a situação normal !!

    • Alessandro, as piores ONGs não tem partido político, são estrangeiras. Essas é que realmente ferem a soberania nacional. As ONGs domésticas, muitas vezes são usadas para lavagem de dinheiro. Mesmo assim, servem a todos os corruptos, corrupção não tem lado ou ideologia. Na minha opinião a direita é ainda mais corrupta que a esquerda, a diferença é que escondem melhor a sujeira embaixo do tapete.

  6. Mendes relata inquérito de Aécio. Precisa explicar?

    Só falta caber a Gilmar Mendes analisar se são válidas as gravações em que ele foi flagrado combinando com Aécio fazer pressão sobre parlamentares pela lei de abuso de autoridade.

  7. é que nem na época da despoluiçao do rio tietê nos anos 80…diziam para todo mundo que com o investimento dos gringos o rio estaria limpo em 15 anos.

1 Trackback / Pingback

  1. Brasil: Temer é alvo de críticas na Noruega | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.