“EUA estão se atolando no Oriente Médio”

Os EUA se atolam cada vez mais no conflito sírio, o que terá consequências graves para o país sem quaisquer vantagens, escreve o colunista da The National Interest, Doug Bandow.

Embora Donald Trump nunca tivesse sido grande especialista em relações internacionais, no decurso da sua campanha eleitoral pelo menos um ponto do seu programa de política externa era razoável: os EUA têm que evitar participar das guerras insensatas no Oriente Médio. Apesar disso, a administração norte-americana formada por Trump continua se atolando no conflito sírio, afirma o autor.

De qualquer jeito, a perspectiva de participar de uma guerra civil em que combatem vários agrupamentos armados não tem muito sentido. Além disso, se os EUA começarem a intervir ativamente no conflito, eles arriscarão entrar em confronto com Rússia, Turquia ou Irã.

Washington empreende passos perigosos na ausência de ameaça direta para as forças norte-americanas. Como exemplo, o autor indica o último incidente ocorrido perto de Raqqa. Este envolvimento lento mais constante no conflito é muito perigoso. O Congresso dos EUA não declarou guerra ao Governo sírio e não tem obrigação de proteger os rebeldes sírios, lembra Bandow.

Ele destaca que Washington não tem interesses vitais na Síria e também não pode instaurar algum tipo de estabilidade no país. As ações pouco pensadas dos EUA na região podem fomentar a guerra de uma escala ainda maior em comparação com o atual conflito sírio, opina autor.

A coalizão internacional liderada pelos EUA que luta contra o Daesh (organização terrorista proibida na Rússia) na Síria confirmou ter derrubado um avião sírio Su-22 na província de Raqqa após este ter supostamente lançado bombas próximo das posições da oposição síria (Forças Democráticas Sírias).

Os militares russos responderam com a suspensão da cooperação com o Pentágono que visava evitar incidentes no espaço aéreo sírio. A partir de 19 de junho, a aviação e drones da coalizão internacional serão seguidos e considerados alvos pelas unidades da defesa antiaérea russa, declarou o Ministério da Defesa da Rússia.

Foto: © AFP 2017/ DELIL SOULEIMAN

Fonte: Sputnik News

 

24 Comentários

  1. A Russia assim com o Irã com certeza, fará com que haja mais atoleiros para o tio Sam … e não será só naquela região .. com certeza, haverá outras áreas geopolíticas que os russos e chineses façam que os EUA se atolem e com isso .. fosse os americanos perder energias e reservas para sair delas .. como diz a expressão popular … “matar na unha” o tio Sam”

  2. Acredito que a indústria de armas americana está satisfeita com este atoleiro, nunca se vendeu tanto armamento made in EUA. Os que ganham com isso não querem que acabe, mas, uma ameaça pontual aqui e ali ajuda a manter os negócios.

    • Acertou na mosca meu caro, o atoleiro é proposital, só assim para justificar um orçamento de mais de meio trilhão de dólares. Criam o problema é oferecem a solução. Problema + solução= resolução ou teses + antiteses= sínteses. Esse é o esquema cabalista da matriz de controle. Este esquema vem sendo aplicado na humanidade por séculos. Todas essas guerras modernas tem o dedo da CIA no meio. Só não vê quem não quer.

      • Tente ser ORIGINAL cara , sua tentativa de criar confusao utilizando um “QUASE ” homônimo eh simplismente ridiculo ,tipico de psicopatias alucinogenas , !!!!!

      • Não há nada original nesse mundo tudo já foi dito, a história sempre se repente. Como dizia Platão até a arte é a cópia da cópia. Sinto muito pela confusão, vivemos num mundo muito confuso mesmo.

  3. O que alguns ainda não entenderam, ou fingem não entender, é que na Síria os grandes invasores são os Americanos que não deveriam estar lá pois não tem autorização nem do governo local e nem da ONU para sobrevoar o país e muito menos para operar e ou manter suas forças estacionadas em território Sírio. O fato de os Americanos terem atacado por diversas vezes as forças do governo Sírio deveria ser considerado pelo mundo civilizado como uma ação criminosa. Ao invés disso, batemos palmas para mais esta ação de desrespeito à soberania de um país.
    Interessante é que os mesmos que aplaudem a invasão que os EUA promovem em parte do território Sírio, condenam de forma veemente as ações da Rússia na Crimeia.
    O de conhecimento geral que a tal coligação está atuando de forma ilegal na Síria com o único intuito de derrubar o Assad, e que se parassem com suas ações, se parassem de atrapalhar o governo local, se parassem de armar, treinar e financiar forças que lutam contra Assad, a guerra contra o ISIS já teria tomado outro rumo, com a provável derrota deste grupo.

  4. Atolando , como , estao mandando em 45% do territorio Sirio , aonde esta o atolamento , estes especialistas deveriam deixar de lado a mendicancia e serem menos tendenciosos !

      • Mais uma tentativa infrutifera de criar confusao , se nao querem que os caras S.88 ,ZE ninguem e outros sensatos nao façam comentarios aqui bastaria exclui-los , estes quase HOmonimos sao tentativas criminosas de fazer os caras desistir de comentar aqui , como vcs nao possuem argumento para confrontar as observaçoes dos caras vcs partem para a avacalhaçao , acredito que os editores do PB ja sacaram esta tentativa desonrosa !

  5. Mas esse é o jogo: botar todos os árabes em fuga para o ocidente, criar o Curdistão e ampliar Israel até o Rio Eufrates. De quebra, a 3ª Guerra Munidal.

  6. logico que estão atolando
    aos analfabetos em geopolítica estados unidos é um pais e não uma indústria de armas

    a indústria de armas tem poucos proprietários são os chamados de 1 por cento dos ricos rsrs

    mas o pobre metido a direita rsrs acha que faz parte desse 1 por cento vai pensando SQN
    o que aconteceu com a Alemanha ,ela foi dominando rápido e se expandindo ,mas quando foi perceber já estava em varias frentes de batalha com muitos inimigos

    e então quando foi perceber teve que decidir quais eram as frentes que tinha que e então

    os russos foram os primeiros a entrar em BERLIM

    so estudar historia mas a ideologia de alguns atrapalha

  7. Gilmar José vc foi na veia!!!
    Os russos são bons estrategistas, não vão entrar na do titio Sam ,quando e se resolverem retaliar, serão bem pontuais e implacáveis.

    • “É que nem Israel” si você não é brasileiro, vá postar no site compatível com a sua nacionalidade. Ou pior, si for brasileiro e puxa saco dos americanos tá esclerosado. Chega de guerras!

      • A independência do Curdistão iraquiano, região próspera rica em petróleo e com boas relações com os EUA e Israel, é uma questão de tempo. Conforme-se….

      • Veja o caso da Ucrânia, os russos jamais permitirirao uma coisa dessas, a proximidade geográfica e vínculos culturais favorecem aos russos.

    • Vão fazer o quê? invadir? Desde 1991 o Curdistão iraquiano funciona como região autônoma posto ter sido ocupada pelos EUA nos termos do cessar fogo que deu fim a 1ª Guerra do Golfo. Inclusive várias aeronaves militares iraquianas que ali ingressaram foram abatidas por caças da USAF. Nesse tempo o povo curdo pôde organizar os fundamentos de um Estado de modo que não vejo como esses países podem parar o processo.

      • Não será nunca um estado, do contrário os americanos perderiam poder de barganha, e os curdos não teriam mais razão para lutar, perderiam a motivação.

  8. Prestem atençao ai senhores leitores , vejam a maneira sordida e criminosa que os petralhas usam para tentar desconstruir alguns comentaristas , utilizam os quase homonimos ZE alguem e S89 para confundir desavisados e desestimular os titulares , isto eh coisa da mesma cabeça que esta por tras do MAQUINA TOLA , MALUQUETE e LEUCEma , tocam no que ha de mais sagrado na internet , nao respeitam os niknames , isso eh coisa de bandidos !

Comentários não permitidos.