Rússia chama de ‘ato de agressão’ derrubada do caça sírio pelos EUA

A Rússia classificou nesta segunda-feira de “ato de agressão” a derrubada de um avião da Força Aérea síria pela aviação dos Estados Unidos neste domingo na província síria de Raqa.

“Devemos considerar este ataque como uma continuação da política americana que procura ignorar as regras do direito internacional”, declarou o ministro russo das Relações Exteriores Vice Serguei Riabkov, citado pela agência oficial de notícias TASS.

“Se não é um ato de agressão, o que é então?”, questionou. “Se querem saber, é uma ajuda aos terroristas contra os quais os Estados Unidos afirmam conduzir uma política antiterrorista”, disse Ryabkov.

Um caça americano derrubou no domingo um avião do exército sírio, que, segundo Washington, bombardeava as forças apoiadas pelos Estados Unidos e que lutam contra o grupo Estado Islâmico (EI) no norte da Síria.

Damasco acusou a coalizão de derrubar o avião ao realizar “uma missão contra o Estado Islâmico”.

Logo após a derrubada do avião do regime irromperam pela primeira vez combates entre tropas leais a Bashar al-Assad e as FDS, a aliança árabe-curda apoiada pelos Estados Unidos na província de Raqa, segundo o Observatório Sírio para os Direitos Humanos (OSDH) .

Foto: Super Hornet F / A-18E – (US Navy / Seaman Weston A. Mohr / Folheto / Arquivo via REUTERS)

Fonte: YAHOO

5 Comentários

  1. “Se alguma coisa pode dar errado, dará. E mais, dará errado da pior
    maneira, no pior momento e de modo que cause o maior dano possível”.

  2. Pergunta: e a anexação da Crimeia, é o que, perante o “direito internacional”?
    E os regulares russos na Ucrânia, nada?
    Esses russos são piadistas, comediantes.
    Os mujahadin afegãos usavam os SU-22 como tiro ao alvo durante a invasão russa na década de 80. Inúmeros foram abatidos com os manpads Stinger americanos. A consequência óbvia será equipar as forças especiais americanas na Síria com essa defesa. O perfil de vôo baixo para ações Coin tornam-os alvos fáceis e, em caso de abate, pode-se alegar falha mecânica do atacante, evitando-se embaraços diplomáticos.
    Rússia continuará com suas bravatas, sem nenhuma ação hostil, pois sabe que seu front aberto na Ucrânia pode mudar com ajuda americana.

    • Já vi que você não manja nada. Em primeiro lugar, a Síria é um pais independente e os americanos não tem permissão nem da Síria nem da ONU para estarem lá. Em segundo lugar, a Síria é aliada da Russia, não dos EUA. É direito e dever da Rússia proteger a Síria, da mesma forma que os EUA defenderiam seus aliados. Da mesma forma, podemos dizer que os EUA não deveriam estar lá. Em terceiro lugar, a Criméia possui população majoritária russa e não ucraniana. Os russos nem precisaram usar força militar para ficar com a Criméia, apenas precisaram defender a Criméia de uma invasão ucraniana. A Rússia possui uma base militar enorme e estratégica na Criméia, da mesma forma que is EUA tem no Japão, Coréia do Sul e tantos outros países, bem mais do que a Rússia possui. E em último lugar, naquela região, os EUA podem perder para a Rússia, e até provocar uma terceira guerra mundial.

1 Trackback / Pingback

  1. Rússia chama de ‘ato de agressão’ derrubada do caça sírio pelos EUA | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.