GAFE: Planalto erra ao chamar Rússia de República Socialista Soviética

Agenda sobre destino do presidente registra nome do país da época em que era formado por outras nações sob regime unipartidário comunista.

MOSCOU – O presidente Michel Temer chega nessa terça-feira, 20, a Moscou para sua primeira viagem oficial como chefe de Estado em meio a uma nova etapa da tempestade política em Brasília. Na semana em que se espera que a Procuradoria-Geral da República (PGR) publique uma denúncia formal contra o presidente, Temer terá uma das mais importantes reuniões diplomáticas de sua gestão. Ele será recebido com honras pelo presidente Vladimir Putin no Kremlin, depois de ter sido preterido na última reunião de cúpula dos BRICS – grupo formado por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul -, na Índia.

Do ponto de vista formal, a viagem começou como uma gafe do site do Palácio do Planalto, que chegou a publicar na agenda do presidente a “partida de Brasília para a República Socialista Federativa Soviética da Rússia”, quando o nome oficial do país é Federação da Rússia. A denominação empregada pelo Planalto foi usada durante o regime comunista, entre 1917 e 1991, para designar a Rússia no interior da União das Repúblicas Socialistas Soviéticas (URSS). O erro de informação permaneceu no ar ao longo de 15 minutos e acabou sendo corrigido.

Temer deveria chegar a Moscou pouco depois das 6h desta terça-feira, 20, ou 0h no horário brasileiro, mas a delegação adiou a partida em três horas. Seu primeiro compromisso oficial acontecerá à tarde, às 14h locais, quando o presidente será recebido por Vyacheslav Volodin, presidente da Câmara Baixa do Parlamento da Rússia, a Duma. Os dois principais eventos, entretanto, serão com Putin e seu primeiro-ministro, Dimitri Medvedev.

Trata-se da primeira oportunidade de encontro bilateral entre Putin e Temer desde outubro de 2016, quando o brasileiro foi preterido pelo russo em Goa, na Índia. Então o chefe do Kremlin realizou encontros bilaterais com os demais chefes de Estado e de governo dos BRICS, mas não com Temer.

A frieza diplomática da parte do governo russo parece ter sido superada, a tal ponto que o brasileiro discutirá o reforço da parceria estratégica entre os dois países, firmada em 2002. Também estão na pauta questões como o comércio bilateral – o Brasil é grande exportador de carne e outros gêneros alimentícios para a Rússia – e cooperações em áreas como ciência e tecnologia. Em paralelo à agenda política, Temer também terá um novo encontro com empresários e investidores russos, como foi o caso quando de sua última visita ao país, ainda como vice-presidente, em outubro de 2015.

Apesar da agenda de política externa, uma das expectativas em torno de Temer em Moscou será sua reação caso o procurador-geral da República, Rodrigo Janot, de fato apresente sua primeira denúncia contra o presidente nessa semana.

A PRG deve pedir ao Supremo Tribunal Federal (STF) que abra uma ação penal contra o presidente por crimes de corrupção passiva, formação de organização criminosa e obstrução da Justiça. Uma quarta acusação, por lavagem de dinheiro, ainda estaria em análise. No último final de semana, Joesley Batista, sócio do grupo J&F, concedeu entrevista à revista Época na qual reiterou suas acusações contra o presidente, definindo-o como chefe da “maior organização criminosa do país”. Temer anunciou em nota oficial que abrirá uma ação civil e outra penal contra o empresário.

Apesar da tensão política em Brasília, Temer também confirmou uma segunda viagem em sua turnê pela Europa, incluindo ainda Oslo, na Noruega.

Fonte: Estadão

52 Comentários

  1. Erra por um lado mas acerta por outro… os trejeitos soviéticos de como lidar com o poder continua o mesmo… 🙂

  2. Deveria estagiar com os políticos noruegueses, seria um martírio para eles ver que por lá não tem 1% das regalias para políticos que tem por essas terras.

  3. a materia de hoje tem que ser a do aecio que jogou o brasil nessa guerra politica e vai ser preso

    isso se o stf funcionar ,

    sobre o temer a materia teria que ser que a policia federal primeiro analisando o audio prova nao ter corte
    e a policia federal confirma teve corrupção no caso temer joesley

    como pode um cara desse escolher o proximo PGR

    tem que ser anulado tambem o eleito por ele para o cargo no stf o advogado do pcc filiado ao PSDB

    • Pára com o chorume PeTista da perifa! Temer vai indicar o próximo PGR e o impeachment não será anulado ou seja, a indigente intelectual de burrice estratosférica que saúda a mandioca vai continuar no seu buraco…?

      • sionista com varios nick name

        não cansa de tomar rabada

        boizinho grileiro da cracolandia

        eleitor do jagunço aecio never vc o tipico esquerdalha do psdb que se julga direitalha rsrs

        ja estão decifrando voce

        eu ja começo a pensar que nem sionista e apenas um paga sapo ? que quer ser sem poder rsrs .

      • Ainda nesse papo de “sionista ” PeTista da perifa? Já olhou debaixo da cama pra ver se não tem nenhum ali escondido?…rs!

      • O analfa aqui é você meu caro integrante da trupe —– amestrada! As reformas levadas a cabo pela Dama de Ferro dinamizaram em muito a economia inglesa, gerando muitos empregos e tirando-a do marasmo (estagflação) em que se encontrava! Durante seu governo muitas familias de baixa renda puderam comprar imóveis, o que aqueceu ainda mais a economia. Quem perdeu o emprego durante o governo dela foram os sindicalistas parasitas que chantageavam o governo e extorquiam o povo por meio de greves.

      • O que jogou o país nessa situação se chama ‘POPULISMO BARATO’ e claro uma pitada de malandragem do PT tentando comprar a base aliada ‘PMDB e OUTROS’ com dindin da tal ‘ZELITE’ que eles(PT) iam combater !!! SQN

  4. O quê esperar da diplomacia dos camundongos ? … que ates tinha um corrupto/golpista como o o José Serra e que foi trocado por outro do mesmo naipe … seis por meia dúzia . 😉
    .
    E por falar em mancada de golpista corrupto e subserviente … tenho uma certa ideia de que lá na Russia o golpista será recebido com muita frieza … muito mais do que a frieza na Sibéria e motivos é que não faltam para que os russos e chineses tenham no que se refere as más intenções do usurpador… ” o chefão da quadrilha ” .
    .
    .
    ******************
    .
    ETCHEGOYEN SE REUNIU COM CHEFE DA CIA E ENTREGOU IDENTIDADE DE AGENTE
    .
    .Governo de Michel Temer comete mais uma lambança: no dia 9 de junho, o ministro Sergio Etchegoyen, chefe do Gabinete da Segurança Institucional, se encontrou com o chefe da CIA no Brasil, Duyane Norman; em sua agenda oficial, a equipe do ministro divulgou a identidade secreta do agente, que nem ele próprio revelava; no entanto, a grande questão é: o que o governo brasileiro, fruto de um golpe parlamentar, discutiu com o chefe da agência de espionagem dos Estados Unidos?
    .
    * brasil 247

    • Ao menos ele não passa vergonha tal como a diplomacia dos atabaques da dupla megalonanico -iluminado de Garanhuns, que foi mediar acordo nuclear fajuto com os fascistas de Teerã apenas para o Conselho de Segurança da ONU jogá-lo na lata do lixo com os votos dos nossos “cúmpanhêros duzbriqui” Rússia e China….?

      • Sem querer entrar na discussão política, o acordo do Brasil e Turquia com o Irã, serviu de ponto de partida para o acordo de Washington com Tehrã. Houve inocência brasileira, mas mostrou que os iranianos estavam dispostos a ceder em alguns pontos.

      • Cara, só negociou porque mudou o governo no Irã. O acordinho furreca da diplomacia dos atabaques era apenas para enganar a ONU e evitar as sanções. Teve de um moderado ser eleito para haver disposição real para negociar.

      • ‘Diálogo Brasil-Rússia deu origem ao grupo BRICS’, diz vice-presidente do NBD
        .
        Nogueira Batista falou sobre a evolução do Novo Banco de Desenvolvimento, desde a sua criação, durante a 6.ª Reunião de Cúpula dos BRICS. De acordo com ele, “foi em Fortaleza em [15 de] julho de 2014 que foi assinado o acordo que criou o Banco e o Fundo Monetário dos BRICS, o Arranjo Contingente de Reservas”.
        .
        * sputinik
        .
        *****
        .
        Que falta nos faz uma diplomacia de vanguarda e profissional e de alto nível como foi a diplomacia do atabaque …. hoje é essa tristeza e pouca vergonha dos camundongos .

      • Aquela diplomacia que passou vergonha na Bolívia, em Honduras e no CS da ONU? Felizmente a diplomacia dos atabaques agora é uma triste lembrança do passado…?

    • Parece qua a CIA não precisa de agência nem agentes no Brasil. Basta solicitar quaisquer informações e elas lhe serão cedidas de bom grado. TEMER, ETCHEGOYEN, Aloísios, Serras e afins. Todos já adaram frequentando embaixadas, escritórios e gabinetes da dita agência. No escrutínio ou não, nos vedem em uma bandeja a preço de bagatela, sem remorço, dor ou recentimento. Não há patrotismo, amor ou compromisso real de tais personagens para com este solo, para com esta gente. Trata-se para os que vestem a carapuça apenas de simples e singelos negócios de interesses pessoais.

    • O Putim deveria fazer GRANDE favor para o Brasil ..rsrsr ..seria um grande negocio para ambos os países ..mandar para sibéria o rei da corrupção e do golpe, o chefão dos coxinhas .. para Sibéria e deixá-lo por lá ,
      .
      Será ótimo para o meio ambiente .. afinal … é uma grande ajuda para a perpetuação dos urso branco .. aliás .. seria muito bom se alimentarem os urso brancos da sibéria com coxinhas .. eles tem muito ursos por lá e nós coxinhas .. um casamento perfeito entre as duas partes … a natureza agradece e os ursos também . ;).
      .
      .
      #vamos.alimentar/urso_branco/comCOXINHAS .com .br

      • TEMER CHEGA NA RÚSSIA E É RECEBIDO POR SUB DO SUB
        .
        Vídeo mostra que Michel Temer desembarcou em Moscou, onde foi recebido com uma cerimônia oficial, mas sem a presença do presidente russo, Vladimir Putin; em sua viagem de dois dias ao país, Temer será ignorado por autoridades e empresários; dos 180 participantes do fórum empresarial no qual o peemedebista será o protagonista, há apenas um CEO e, ainda assim, o executivo é da filial russa de uma empresa brasileira; no campo diplomático, também não há nenhum acordo relevante previsto; ironicamente, Temer tem como um dos pontos principais da visita a defesa da carne brasileira, principal produto de exportação do Brasil para a Rússia; ou seja: isso implica fazer uma defesa das empresas de Joesley Batista, que no fim de semana o acusou de ser chefe de uma organização criminosa
        .
        * brasil247

    • Deu no “NY Times”: Etchegoyen “entregou” chefe da CIA. PF, também
      .
      Reportagem do The New York Times faz uma gozação com o fato de o ministro-chefe do Gabinete de Segurança Institucional, General Sérgio Etchegoyen, ter revelado, em sua agenda, que o chefe do posto de espionagem da CIA no Brasil é Duyane Norman; os correspondentes do jornal advertem: “Os oficiais de inteligência que gostariam de ser escalados para o Brasil tomem nota: um simples encontro com a hierarquia de espionagem daquele país pode tirar sua cobertura
      .
      *brasil243

  5. Lendo comentários em diversos sites, chega-se a conclusão que é típico dos nazi-facistas esse linguajara chulo e agressivo. A falta de argumentos e provas faz com que apelem para a ignorância e agridam sem nenhum sentido os que tem opinião contrárias as suas.
    Os nazi pararam no tempo e no espaço, continuam com a paranóia anti-comunistas sem saber nem o que é isso. Alias nunca souberam ainda acham que “cumunista” é quem “come criancinhas”.
    É ridículo ver um ‘assalariado” defendendo o capitalismo dos banqueiros. Ignorância? paranóia? ou talvez agente da CIA?

    • Nazistas gostam de Estado, por isso se entendem com os vermelhos.

      Nazistas, fascistas, comunistas e agregados são adoradores do Estado. Farinha do mesmo saco.

      Qual o seu argumento ou prova? Não vi absolutamente nenhum.

    • farias ele não e nazista e apenas um caboclo querendo ser inglês alias querendo ser sionista pois esta na moda rsrs

      na verdade no maximo e um grileiro do rincao do brasileiro

      americanizado e cheio de frustrações

    • Enquanto isso você defende a boa vida dos “cúmpanhêros” que tomaram de assalto o Estado brasileiro e passaram a se servir dele! Defende os carrões importados de Eike Batista, a boa vida de Emílio e Marcelo Odebrecht, o jatinho particular de Joesley Batista afinal esses parasitas do dinheiro público apenas chegaram onde chegaram porque seu estimado líder, o aiatolá de São Bernardo, mudou o estatuto do BNDES para que eles pudessem farrear com o nosso dinheiro. E você o faz levantando acusações falsas e xingando aqueles que discordam de você. Mais fascista que isso impossível ….

      Por fim, o que mais impressiona meu caro Ilya-relojoeiro-professor-Farias-Xarliane é que você faz todo esse serviço sujo aceitando como remuneração um mísero sanduíche de “mortandela “…

      • vai chorar agora ,o suposto sionista grileiro rsrs

        bla bla bla parece ate que é alguém falando

        mas nao passa de um fingido defensor do temer e de politicos corruptos de estimação

        já esta ate mudando os nick name de novo pois ja queimou o filme da maioria deles

        o chico anisio show dos nick names sionista

        pior nem sionista consegue ser rsrs

        frustrante to debatendo com um mutante metarmofose ambulante de nick names

        a unica coisa certa e

        quer ser sionista quando crescer
        eleitor do aecio
        psdbesta de carteirinha rs
        mas se sente direitalha , e nao se mistura com a esquerdalha
        grileiro
        rincão
        o errado passa por certo e o certo pelo errado

        cara de boa tu e todo torto

      • Outro integrante da trupe ——- amestrada que vende a sua indigência intelectual por pão com “mortandela” para defender a rapinagem alheia. Enquanto você se esgoela aqui o Eike Batista, os Odebrecht e o Joesley riem da sua cara pois sabem que os trouxas estão aqui para defender a boa vida deles..rs!

  6. Temer via pedir conselhos ao Putin , conselhos de como fazer para pilhar sem risco de ser dedurado , alias o pt deve terfeito esta consulta aos cubanos !

  7. Nosso amigo Tirelles foi muito castigado, viu

    O cara todo dia bradava contra a corrupção petista e hoje em dia se vê nessa situação: tem que defender o Temer (a lingua é mesmo o chicote da alma)

    Defender o Temer é só por uma questão de orgulho mesmo… pq na cabeça de algumas pessoas, admitir o ERRO MONUMENTAL do impeachment é uma desonra (e faz cair a piroquinha)

    Dia desses eu tava lendo os diálogos de Sócrates sobre justiça e me convenci de uma vez por todas que HUMILDADE é só pro sábios mesmo

    Ignorantes e arrogantes sempre acharão que possuem o monopólio da verdade e da razão (mesmo que isso signifique ir contra os fatos)

    Só lamento

    • Até que você começou bem ao admitir a corrupção petista e teve outro bom momento quando admitiu que foi impeachment e não “gópi” como uma certa trupe adora apregoar. Contudo infelizmente você se perdeu meu caro Rafa! E piorou muito quando aludiu à uma erudição que não lhe pertence. Impeachment “erro monumental”? Por que? O país está muito ruim? Sem dúvida! Mas estaria muitíssimo pior se ainda estivesse no Planalto a indigente intelectual de burrice estratosférica que se notabilizou por “pérolas” como a saudação à mandioca e estocar vento……

      Ps: Onde eu estou defendendo Temer afinal? Ocorre que ele era o Vice-Presidente! Ou seja, apenas e tão somente se obedeceu à linha sucessória prevista no “livrinho” que tantos por aqui ignoram…

      • “O país está muito ruim? Sem dúvida! Mas estaria muitíssimo pior se ainda estivesse no Planalto a indigente intelectual de burrice”

        Bom.. ai eu não tenho bola de cristal pra saber

        Mas o que é fato e que todo mundo vai ter que admitir é que a Dilma foi sabotada de todo jeito pelo Eduardo Cunha e pelo Aécio Neves

      • Rafa, entende de uma vez! A Dilma além da proverbial incompetência administrativa é politicamente inepta. Em 6 anos de governo conta-se nos dedos quantas vezes ela recebeu em seu gabinete deputados e Senadores. Todos os presidentes recebiam e recebem deputados. Lula e FHC fizeram muito isso e terminaram por conseguir as maiorias que precisavam para aprovar os projetos de seu interesse. Até mesmo alguns presidentes militares durante a ditadura recebiam parlamentares do oposicionista MDB. E aí eu te pergunto: como ela queria exercer um cargo político sem fazer política?

      • (…) A Dilma além da proverbial incompetência administrativa é politicamente inepta (…)
        .
        .
        Até aqui o Doriana frufru … em pouco tempo mostrou a “grande” capacidade de administrador e de político lá em São Paulo não é mesmo … HAHAHAH…

  8. Há uma lambança melhor ainda, merece um post.

    Banana Republic: deu no New York Times o caso do espião da CIA cuja identidade foi revelada em Brasília

    Matéria original: https://www.nytimes.com/2017/06/20/world/americas/cia-officer-exposed-brazil-.html?_r=0

    Tradução: Oficiais de inteligência que gostariam de ser transferidos para o Brasil, tomem nota: uma simples reunião pode tirar sua cobertura.

    O establishment político do Brasil foi surpreendido na segunda com a revelação aparentemente casual da identidade de um funcionário da CIA na capital, Brasília, pelo gabinete do general Sérgio Westphalen Etchegoyen, o principal funcionário de inteligência do país.

    A equipe do general Etchegoyen mencionou o agente pelo nome e descreveu seu posto como “chefe” da CIA. em Brasília em uma agenda publicamente disponível das reuniões do espião no dia 9 de junho.

    A revelação de um agente da CIA dessa maneira é altamente incomum, dado o segredo com o qual os espiões devem operar.

    Mas o gabinete do general Etchegoyen disse em um comunicado que os funcionários são obrigados a divulgar sua agenda de acordo com a lei de liberdade de informação do Brasil, promulgada em 2011.

    Os nomes e funções são registrados para observar o “princípio da publicidade” consagrado na Constituição brasileira, afirmou em comunicado.

    Na mesma declaração, o estafe do general descreveu a reunião como uma “visita de cortesia” porque o funcionário da CIA estava encerrando suas atividades no Brasil.

    Em Washington, o porta voz da CIA se recusou a comentar o assunto.

    “Nós vimos os relatórios”, disse uma porta-voz da Embaixada dos Estados Unidos em Brasília, explicando que a embaixada não pôde confirmar ou negar.

    A lei dos Estados Unidos trata como crime federal revelar a identidade de agentes secretos de inteligência, e o governo Obama combateu tais vazamentos.

    Ainda assim, o episódio em Brasília ofereceu um lembrete de que as agências de inteligência em outros países podem ter que adaptar-se a regras diferentes.

    A Agência Brasileira de Inteligência, ou Abin, foi criticada por divulgar a identidade das pessoas que tentam tornar-se agentes, enquanto os chefes de espiões brasileiros se queixaram da facilidade com que os agentes da inteligência são convocados a aparecer em audiências do Congresso que são televisionadas.

    “O Brasil não é talhado para grandes maquinações do poder”, disse João Augusto de Castro Neves, analista político que encontrou a informação sobre a agenda do General Etchegoyen em um boletim informativo e enviou uma mensagem no Twitter sobre sua descoberta.

    “Eu decidi realmente ler a coisa e notei [o nome do agente]”, disse Castro Neves, diretor para a América Latina do Eurasia Group, uma consultoria de risco político.

    A revelação ofereceu uma distração de outros problemas enfrentados pelo governo do presidente Michel Temer, que tentava reestruturar o serviço de inteligência do Brasil desde que subiu ao poder no ano passado após a saída de sua antecessora, Dilma Rousseff.

    O Sr. Temer, um líder profundamente impopular, está resistindo aos apelos para renunciar depois que foi gravado parecendo endossar a obstrução de investigações anticorrupção.

    Curiosamente, essa pode não ser a primeira vez em que a identidade de um agente da CIA foi revelada no Brasil de forma tão casual.

    O estafe do diretor da Polícia Federal divulgou o nome de pessoas que se diziam dois funcionários da CIA, incluindo o mesmo espião que está no centro da revelação deste mês, em uma publicação da agenda de 11 de julho de 2016.

    Enquanto isso, Michel Temer passa vergonha na Rússia Soviética, onde foi vender as carnes de Joesley Batista. Putin já o esnobou no aeroporto.

    A agenda do General:

    http://www.gsi.gov.br/agendas/agenda-do-ministro-chefe-do-gabinete-de-seguranca-institucional/2017-06-09?month:int=6&year:int=2017

    • Outro integrante da trupe ——amestrada! Pelo visto o ParTido resolveu regularizar a ração de pão com “mortandela” dos militontos jihadistas. A propósito, quando a estocadora de vento foi à Rússia em 2015, também tomou uma esnobada do Putin

  9. Os russos se acham superiores perante outros povos.
    Consideram o Brasil um país buraco, coisa demonstrada por um de seus principais atuais intelectuais, que inclusive é amiguinho e assessor cultural de Putin. Veio nos visitar e ficou admiradíssimo: Eles tem filosofia. Seus afrodescendentes se interessam por cultura. Tem vida acadêmica. Etc. Ou seja, esse russo que é cientista político, intelectual, filósofo pensava que nós eramos um buraco. https://www.youtube.com/watch?v=c4_3H8VVdkc
    Só quem não sabe do que se trata essa laia de alcoólatras, os compram.

    Um chefe de Estado não ser recebido por outro chefe de Estado é o cúmulo. É uma questão de simples educação e cavalheirismo entre nações.

    Veio bem a calhar essa tal gafe. Nos menosprezam mesmo, que então recebam o troco.

  10. O melhor retrato deste governo é o Min da Educação reunido com Alexandre Frota

    pronto

    resume a situação!

    • Eu diria sem medo de errar que o Alexandre Frota tiraria mais pontos no ENEM que a dilma e o molusco somados… ele pelo menos não se propõe a estocar vento… 🙂

Comentários não permitidos.