Dois navios da Marinha dos EUA chegam a Doha para exercício conjunto

Duas embarcações da Marinha dos Estados Unidos chegaram a Doha para participar de um exercício militar conjunto com a Marinha do Catar nesta quarta-feira, relatou a agência de notícias do Catar QNA.

O Catar, um grande aliado dos EUA e de outros países ocidentais, tem estado nos holofotes desde que quatro grandes potências árabes, incluindo Arábia Saudita e Egito, romperam seus laços com o país e acusaram-no de apoiar o terrorismo e trabalhar secretamente com o Irã, arquirrival dos sauditas.

O Catar é sede da maior base militar dos EUA no Oriente Médio, com 11 mil militares enviados ou atribuídos à Base Aérea Udeid. Mais de 100 aeronaves operam a partir do local.

O Pentágono renovou na semana passada elogio ao Catar por hospedar uma base aérea vital norte-americana e por seu “compromisso duradouro com a segurança regional”, após os quatro países árabes romperem laços com o aliado do Golfo.

A reafirmação do Pentágono divergiu dos comentários do presidente dos EUA, Donald Trump, que aplaudiu a decisão, via Twitter.

É incerto se a chegada dos dois navios de guerra foi planejada antes da ruptura entre os países ou se foi um sinal de apoio do Pentágono.

As tripulações dos dois navios foram recebidas por autoridades da Marinha do Catar, relatou a QNA, citando um comunicado do Ministério da Defesa do país.

A Turquia enviou seu ministro das Relações Exteriores ao Catar como parte de uma tentativa de resolver a crise. O Kuweit, vizinho e membro do Conselho de Cooperação do Golfo, também tem mediado.

Aziz El Yaakoubi

Foto: US Navy USS Truxtun © Stoyan Nenov / Reuters – Meramente ilustrativa

Fonte: Reuters

13 Comentários

  1. Os EUA vendem bilhoes de dolares em armamento a Arabia Saudita vende outros bilhoes em armamento ao EAU apoiados publicamente pelo sr Trump na atual crise diplomatica contra o Qatar e agora vende 36 caças F15 por 12 mil milhoes de dolares ao …Qatar!?? Supreendente? ..atitude incendiaria por parte dos EUA. Agita de um lado apoia do outro com uma mao da com a outra tira.. e assim continua a vender e dar lucro suas industrias militares e elites. É de intrigas e disputas entre nações que eles vivem e vao manipulando o mundo.

  2. É isso ai .. quando as duas elites sacanas se une quem sofre é a população… quando os safados do Ocidente se une com os safados do Oriente Médio .. quem paga a conta é a população.
    .
    A população ( povão ) do Oriente Médio está vivendo em uma tormenta astral … tudo patrocinado por umas elites de gananciosos e corruptos …. ganham dinheiro com a desgraça da população como terrorismo , guerra .. tudo indica que muito lucrativo para essas elites de FDP .

    • realmente eles estao se esquecendo que parte dessa culpa vem também do sionismo .
      de resto eles estao corretos

      • para falar do sionismo e apenas olhar e analisar vc

        simples assim
        a parcela de culpa vc sabe muito bem e esta relacionada a 60 anos n criaçao de um estado fake

      • Eu não! Você que crítica o sionismo tem que dizer o porquê. E outra: como um Estado reconhecido pela ONU pode ser fake?

    • “S-88
      15 de junho de 2017 at 11:22

      Tanto lá quanto aqui a trupe asinina diz que a culpa é “dazelite”…”

      Não …a culpa só pode ter sido dos 13 anos de governo petralha…rs…

  3. os estados unidos divididos fizeram isso com o mundo todo e agora eles mesmos começam a trocar os pés pelas mãos

    uma das maiores bases americanas no catar e o trump faz comentário a favor da arabia saudita
    aproximou o catar da russia china irão etc

      • e qual problema de comprarem dos yankes
        o egito comprou navios francês e helicópteros russos

        a c@g@d@ do governo yanke começou agora
        planos militares sao analizados por anos
        as vezes pode programar hoje e comprar anos depois

        suas analizes são rasas feitas por paixao americanizado

Comentários não permitidos.