Iraque compra 115 veículos International MaxxPro MRAP 4×4

O Exército dos EUA concedeu recentemente a Navistar Defense LLC um contrato de venda avaliado em 18,8 milhões de dólares para o fornecimento de 115 veículos  International MaxxPro MRAP 4×4 para o Iraque.

Os  International MaxxPro MRAP utilizam o chassi do caminhão  International 7000 series 4×4 sendo capaz de operar tanto para operações off-road quanto para a estradas. O MaxxPro utiliza uma cabine de tripulação blindada com um casco em forma de “V” o que oferece uma melhor proteção contra minas e explosivos improvisados. Os veículos serão construídos nas instalações da Navistar em West Point, Mississippi . A entrega de todos os veículos está prevista para ser concluída em janeiro de 2018.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=fEZXJT5OhDE[/embedyt]

Com Informações de Navistar Defense

8 Comentários

  1. 18.8 milhões por 115 veículos achei barato, o Brasil bem que podia pensar em comprar uns 200 desses ou outro modelo igual só que de outra nacionalidade.
    Acho que seria ótimo e sua capacidade de carga e maior e mais protegido que os lavs…seria um complemento nas fileiras.

    • Rodrigo,

      O MRAP MaxxPro é uma viatura blindada para conduzir patrulhas em cenários não convencionais. É um excelente substituto para ‘Humvee’, que vinha fazendo isso; muito embora seja consideravelmente mais pesado, extrapolando o que seriam as exigências para substitui-lo…

      Um LAV, por outro lado, é um veículo destinado ao combate convencional, e pode receber proteção contra projéteis de até 14.5mm.

      Um não substitui o outro… Mas é inegável que o MRAP é mais adequado ao tipo de combate que se desenrola no Iraque atualmente…
      ___

      Quanto a Brasil, seria o veículo ideal para a MINUSTAH, ou situações similares… Penso em ao menos uma companhia dos fuzileiros mobiliada com ele, justamente para ser empregada em cenários como esse, que é a perspectiva de tipos de operações no exterior nas quais o Brasil tenderá a envolver-se daqui por diante…

  2. ……..uma delegação do Iraque chefiada pelo seu Ministro das Relações Exteriores Ibrahim al Jaafari esteve aqui no Brasil em 2015 com interesse em retomar compra de armas….o então ministro da Defesa era o Jaques Wagner que o recebeu bem falou uma porção de coisas boas e votos de paz porém não vendeu nada….ao que parece ou foi por medo que a corja do tal estado islamico viesse pra cá de mala e cuia durante a Olimpíada ou pelo pendura da dívida não paga deixada pelo Sadam Hussein com o Brasil………….

  3. Cada unidade saiu por menos de 180 mil doletas o que daria perto de 600 mil reais. Valor bem convidativo, mas já que estamos indo de Iveco LMV(os quais estão congelada a compra por enquanto por falta de $$$ ) que venham logo nossos Lince’s.

  4. To doido pra ver estes LMV’s rodando aqui em BH, pois trabalho entre dois batalhões do EB(sendo um deles o 12ºBI ).

  5. Es o tipo de ”excedente ” dos EUA q o EB/CFN deveria buscar … se n me engano o Egito tb arrematou pouco mais de 750 unidade do tipo .. sobras … mt mais útil q velhos M-113 .. ate mesmo pra policia pelo Brasil (RJ q o diga ) …mesmo no RJ e dever a PM adotar alguns veículos Lince LMV …usados da Italia ou aproveitar q ele vai ser nacionalizado e comprar ( duvido q o EB barraria .. e ainda a industria agradeceria ) ..fabricado em MG … mas .. isso e Brasil ne .. o simples vira impossível

  6. Desculpem galera! Mas o Brasil não participa de nenhum tipo de palco de guerra que exija tal viatura.
    Isso penso eu, é só mais uma forma que que USA inventou para continuar pilhando o Iraque. Os veículos logo ficarão parados, o conserto será multimilionário aos cofres furados do Iraque. As areias do deserto só não destrói pata de camelo, o resto tudo é rapidamente esmerilhado.
    Se o Brasil fosse mais audaz, teria vendido sim equipamentos aos iraquianos agora.

Comentários não permitidos.