‘Ao apoiarem os curdos, EUA visam realizar o plano de criar um segundo Israel’

O presidente do partido não parlamentar turco Pátria, Dogu Perincek, falou sobre uma série de questões geopolíticas atuais, tais como a importância dos laços turco-russos para a estabilidade na região, a iniciativa dos curdos iraquianos para conduzir um referendo de independência e a crise qatarense.

Ao comentar as relações turco-russas em desenvolvimento, bem como o seu impacto positivo sobre a região em geral, Perincek afirmou: “As relações entre os dois países se ampliaram até uma parceria, tanto a nível regional como global. O caráter da cooperação entre a Turquia e a Rússia adquiriu um caráter estratégico, o que desempenha um papel altamente positivo para ambos os lados”, afirmou o político à Sputnik Turquia.

Falando da crise relacionada com o Qatar, o político sublinhou: “A situação em torno do Qatar reflete a polarização, a confrontação que existe no mundo hoje em dia. Os EUA fizeram a Arábia Saudita e uma série dos países do golfo Pérsico voltarem às costas ao Qatar.”

“Porém, países como a Turquia, a Rússia e o Irã opõem resistência a esta frente. Como contrapeso ao bloco americano, se criou uma frente eurasiática forte, por isso se pode dizer que os EUA já perderam esta batalha”, sublinhou.

Perincek frisou que a iniciativa do Governo Regional do Curdistão iraquiano de realizar um referendo sobre a independência é um fruto dos esforços do “bloco de forças encabeçado pelos EUA e Israel”.

“À medida que os EUA tentam compensar o enfraquecimento das suas posições na região, eles ficam cada vez mais presos em um pântano de contradições. Os EUA visam realizar o plano para criar um segundo Israel ao apoiarem os curdos e sua ideia de um Estado independente. Entretanto, não há hipótese que este plano se concretize, porque os EUA enfrentam resistência de tais forças como a Turquia, o Irã, a Rússia e o Iraque”, explicou o político turco.

Segundo expressou Perincek, a política externa dos EUA na região pode ser chamada de uma “aventura no Oriente Médio” que resultou em perdas no valor de 16 trilhões de dólares para o país e não trouxe nenhuns dividendos, sendo que este fato foi confirmado pelo próprio presidente dos EUA, Donald Trump.

“Já que o ‘Estado profundo’ tomou Trump de refém, este ficou incapaz de realizar seu plano para a política externa. O principal objetivo de Trump era uma política mais passiva no Oriente Médio e, em compensação, um aumento de pressão sobre a Alemanha e a China”, pormenorizou.

Porém, disse o político, as elites americanas não permitiram que Trump o fizesse. Ou seja, dentro dos EUA se trava uma luta política interna feroz, enquanto Washington continua perdendo sua influência na região. “O fato dos EUA terem escolhido o Qatar como alvo não é nada surpreendente. Amanhã, a própria Arábia Saudita se pode tornar esse alvo”, precisou.

“Neste contexto, os passos da Turquia ganham cada vez mais peso. Ancara já estabeleceu uma parceria com a Rússia e agora precisa de estender a mão da amizade à Síria para resistirem juntos às ações dos EUA”, assinalou.

Foto: © AFP 2017/ Safin Hamed

Fonte: Sputnik News

 

20 Comentários

  1. Pois é … o tio S… ajuda o jacozinho a destruir uma nação ( palestina ) más por outro lado … ajuda construir outra nação ;a Curda …. só resta saber se a Turquia vai aceitar essa ideia …. os EUA adora botar bode fedorento bem no centro das salas dos outros .
    .
    E o mais engraçado tem hipócritas que vai apoiar o surgimento dessa nova nação curda … más fica calado com o massacre ( Holocausto ) dos palestinos que aos poucos está perdendo terreno para os valentões do sião através do seu pogrom na Palestina .

    • “” hipócritas “”” tirando o fato que você torce pela destruição de Israel, da Ucrânia e de todos os países ocidentais….

      • (…)
        _____________________________________________________
        S-88 – Há de ter algum blog com o propósito de ajudar no desenvolvimento do idioma português de quem está interessado, contudo, este não é o caso do Plano Brasil.

        Plano Brasil

      • ss88 ou tirelessss pic cobra rsrs

        queria ser o professor pascuali do plano brasil mas tomou um coice rsrs

        o lucena falou em hipócrita e o jp3 antigo deagol colocou a carapuça
        warpart os cristão estão sendo mortos pelo daesch que é financiado pelos estados unidos e arabia saudita

        antes era uma guerra de religião hoje é uma guerra pro procuração

        quem mais sofre hoje além os cristãos são os próprios árabes de qualquer religião
        essas guerras no oriente médio é para matar os próprios árabes de qualquer etnia
        e elas são financiadas desde a época de roma pelos ocidentais .

        a europa destruiu o libia e hoje reclama dos refugiados no mínimo são sonsos e hpocritas ops daqui a pouco vem o deagogó pj3 rsrsrs

    • Vc não fala nada do holocausto cristão promovido pelos muçulmanos bonzinhos não?

      Sabe qual foi um dos maiores Geógrafos/Biogeógrafos que o Brasil teve? Prof.º Aziz Ab’Saber! No programa Projeto Memória Oral, o prof. comentou o que aconteceu com o pai dele lá no Líbano e o que o motivou a migrar para o Brasil! Sim: naquela época, terroristas muçulmanos bonzinhos já matavam os cristãos: “é um cristão que morre?”

      https://www.youtube.com/watch?v=tETZz4kMevQ

  2. Que ridículo!
    Entro nesta coluna de comentários e vejo um doente conversando com ele mesmo: JPC3, S-88 e Warpath é a mesma pessoa! Aliás, o nome do maluco é Leonardo Carvalho.

    • “Acuse-me daquilo que vc faz”, votante da chapa Dilma/Temer (Temer: o vice-presidente dos mortadelas).

      E pra te provocar:

      Parabéns à Lava-jato
      Parabéns ao juiz Sérgio Moro
      Parabéns a Deltan Dallagnol

      😀

    • Obrigado Ilya ,estava desconfiado disso ,deve estar ligado aos Movimentos Sionistas que aqui no BRASIL fazem uma Campanha Mentirosa e Odiosa contra os Povos Muçulmanos, mas estão em uma Guerra Perdida !!

  3. O medo que a corja formada por Irã, Rússia e Turquia têm da independência do Curdistão iraquiano reside no fato de que trata-se de uma região próspera, rica em petróleo, que assimilou muito bem o conceito de democracia ocidental, tem boa liberdade de costumes e possui excelentes relações quer com os EUA, quer com Israel tendo inclusive já exportado petróleo para o Estado Judeu. Assim um curdistão independente não apenas favorecerá a posição dos EUA no Oriente Médio como também coloca pressão nas ditaduras locais, teocráticas ou não.

    • Essa é a ideia… colocar um pé de cada vez no meio da merda… senão é tombo certo… aquela região é instável por natureza… há que ter muita paciência para não causar fogo amigo equivocadamente… se o curdistão vingar serão DOIS pés do ocidente bem fincados no OM… aí a coisa muda para nosotros… o resto é mimimi da esquerdopatia traidora dos próprios valores… em nome de destruir o sacrossanto império conservador cristão e seus valores os esquerdalhas se unem até com belial….

      • Pena que não conheces ou se conheces não aponta os Criadores desta situação da Região ; volte a Cem anos ,ainda com o Império Otomano e sua queda e a Ação do Sionismo . fica claro os atores que ainda hoje promovem ,incentivam e financiam todas as mazelas da região.

  4. eu não consigo entender pq esse ódio que os socialistas de araque tem, com o mundo ocidental judaico-cristão.

    Vivem cuspindo no prato que come, lambe e depois pedem bis.

    Na hora que o bandido usando aquela estrelinha vermelha rouba o NOSSO suado dinheiro aqui dos impostos, ou um estuprador ou assassino de meninas faz mer#$% essa cambada aparece exigindo “direitos humanos”

    Mas quando é um povo que é oprimido há séculos, mas tem o apoio dos EUA de se tornarem uma nação com seus costumes e cultura, ae esses felas da p#$% reclamam no maior cinismo.

    é por causa da região rica em petróleo, é esse o problema ? Os socialistas de araque morrem de medo que caiam nas mãos dos americanos pra abastecer Israel né ? rsrs.. mas se fosse a Rússia aposto que apoiariam a causa

    então a Rússia assim com os EUA são IGUAIS, a diferença é que pelo menos os americanos com o seu capitalismo dá OPORTUNIDADES, já essa nova velha Rússia mantém o povo curdistão na mer#$% oprimido pra ter o mesmo controle que vcs socialistas de araque tanto reclamam dos americanos rsrs..

    é tudo IGUAL, os dois querem controlar, com a diferença sutil de estilos de controle.

    Por isso que eu não entendo, essa fixação em gostar de SOFRER rsrs.. não dá pra entender pq tanto desprezo ao mundo ocidental que lhes proporciona mesmo que em parte de uma liberdade, e tantas oportunidades se vc souber aproveitar.

    mas não, preferem odiar e escolher sempre o lado dos euro-asiáticos totalitários, que são anti cristãos, anti ocidentais, anti democráticos, intolerantes com os nossos costumes.

    • O marxismo é uma RELIGIÃO ANTICRISTÃ em sua essência… é a obra do anticristo que se materializa no esquerdismo atávico… é uma obra demoníaca por excelência… afirma-se até que Marx praticava satanismo… não duvido… entendendo satanismo como a negação do LOGOS como o próprio THEOS… é da natureza dos esquerdistas a negação e a autodestruição pela autoimagem… quem representou bem esse estado subestimal do superego foi o ator Heath Ledger interpretando o Coringa em Batman – O cavaleiro das trevas… é o uso da loucura como racionalização da realidade… o menino do penico sabe do que falo… 🙂

  5. o problema e que para os eua e seus aliados brincarem de criar paises, vao ter que arrancar nacos de outros como siria, iraque e turquia. ae fica dificil de concordarem em cederem territórios, nao que os curdos nao mereçam! mas imagine se isso fosse proposto no brasil usando alguma minoria ? será que alguém ia ser a favor? eis a pergunta.

    • Auto-determinação dos povos é um dos princípios da ONU. Aliás foi o que Putin usou para justificar a anexação da Criméia e é o motivo pelo qual aquelas ilhas no Atlântico Sul se chamam Falklands e não Malvinas.

Comentários não permitidos.