Porto Rico vai às urnas e decide ser 51º estado dos EUA

Eleitores de Porto Rico foram às urnas nesse domingo (11) para que a ilha se torne o 51º estado dos Estados Unidos. A abstenção no referendo foi alta, mas mesmo assim 98% dos moradores da ilha disseram sim à união com Washington. Mesmo assim o cenário é indefinido para a ilha caribenha. De um total de 2,2 milhões de eleitores registrados, cerca de meio milhão saiu para votar na consulta.

O referendo foi realizado sem o aval do Departamento de Justiça norte-americano. Até o momento, a Casa Branca não se pronunciou sobre o resultado.

A votação aconteceu no mesmo dia do tradicional desfile anual em Nova York. No segundo domingo de junho, os portorriquenhos residentes na cidade vão ao Central Park (o parque mais visitado da cidade) para celebrar o Dia de Porto Rico, que é um território sem personalidade jurídica, vinculado aos Estados Unidos.

Este ano, além da tradicional festa com música e danças,  os portorriquenhos protestaram por melhores condições de vida e saúde e pediram uma solução para a situação econômica da ilha que acumula uma alta dívida externa.

Porto Rico foi tomada da Espanha pelos Estados Unidos, mas depois recebeu o estatuto de “estado livre associado”, o que significa que os cidadãos também são americanos, mas com algumas ressalvas. A população não pode votar, a menos que resida nos Estados Unidos.

Mesmo com o referendo, a última palavra será de Washington. A atual administração tem apontado para um distanciamento dos latinos, com medidas como a construção de um muro na fronteira com o México e o endurecimento das leis de imigração. O presidente Donald Trump não fez nenhum comentário sobre o referendo até agora.

Mas em abril, antes de enviar a proposta orçamentária ao congresso,  Trump reclamou dos gastos com a ilha, por exemplo, o Obamacare, como ficou conhecido o programa de subsídios do governo para ajudar famílias a pagar um plano de saúde, que atendia 900 mil portorriquenhos.

Foto: Agência Brasil – O governador de Porto Rico, Ricardo Rosselló (ao centro), e a representante sem direito a voto da ilha na Câmara de Representantes em Washington, Jenniffer González (a terceira à esquerda), comemoram o resultado do referendo para que a ilha se torne um estado norte-americano

EBC Agência Brasil

Fonte: Terra

 

28 Comentários

    • Tudo isso só porque a OrCrim, a despeito de ter sido criada em São Bernardo, não se cria no Estado Bandeirante?…rs!

      • e mais facil a gente mandar o pt e o psdb para os estados unidos e voltar a ser a locomotiva do brasil

        nao se esquece o pt e o segundo partido mais votado e que mais elege em sao paulo
        segundo os votos de sao paulo no pt foi maior que todos os estados do nordeste junto que votou na dilma
        entao mesmo o nordeste votando junto a quantidade de votos de sao paulo para ela superou os do nordeste

        e ela ganhou pois o rio de janeiro votou nela e minas gerais que conhecia quem era o aecio votou n dilma também

        então sumariando ninguem se elege sem ajuda se sao paulo

        agora voltando a materia menos de 30 por cento foi votar em porto rico

        mostrando novamente a falacia dessa suposta democrecia

        voltando a falar de eleiçoes que muitos enchem a boca

        na França tambem foi ridiculo o numero de pessoas que foram votar foi menor que 40 por cento

        alias a frança na epoca que era monarquista ela tinha a populaçao 5 vezes maior do que hoje

        hoje alem de diminuir os arabes ja controlam vários bairros
        o ocidente esta doente

        e se essa democrecia que vcs enchem a boca para falar a grecia seria primeiro mundo

        mas o que eu vejo e a grecia pedindo penico e a esquerda e direita obedecendo bancos sionistas

      • e so para completar sobre pt e psdb dois partidos nascidos em sampa

        os dois aqui sao uns amores um com o outro

        na cpi da merenda quem lutou foi as crianças das escolas pois os dois trabalham e silencio um nao mexe com o outro bem esporadicamente em certas circunstâncias

        deve ser porque sao paulo tem dinheiro pra caramba saindo pelos ladrão

    • Eu penso que estes vira latismo com ideias pobres de quem não tem amor próprio e vive defendendo causas da metrópole na colônia … como muitos fazem… realmente é coisa de capachão e temos muitos adjetivos para esse tipo de gente ;

      Safado
      vIgarista
      alOprado
      carNiça
      golpIsta
      hiperSacana
      superoTario
      baixariA

      • Será mesmo? Duvido que tenha raça pior que essa:

        Mentecpto
        incOmpetente
        otáRio
        reTardado
        Anta
        Demente
        Energúmeno
        Leso
        Anormal

    • Luceninha, concordo contigo… aliás, o Brasil todo… quem sabe assim deixássemos de ser um país de índole latrina como a sua e passássemos a ser uma nação de verdade como o Japão, a Alemanha, a Coreia do sul e outros que tiveram a sorte de ter a América como padrinho… Parabéns aos porto-riquenhos… não são bobos não… serão o ÚNICO país rico de fato do Caribe… sorry para los otros… 🙂

      • japao alemanha nem se reproduzem mais e as bases americanas estrupam as japonesas e o governo nipon nao faz nada
        coreia um boi de piranha americano

        mas vindo de voce um puxa saco americanofilo ja era de esperar

        vai para Miami .

      • Já conheço Miami… assim como Estocolmo, Bruxelas, Moscou, Caracas, La Paz, Pequim entre outras paragens… mas vc, que nunca saiu da periferia brasileira, deve ser difícil saber como é conhecer o mundo para constatar o quanto é ridículo de fato esse seu pensamento esquerdista caipira sobre a vida, informado somente através de cartilhas e panfletos emitidos pelo partidão… sorry… 🙂

      • vai morar la , cai fora !!

        não vem pagar de cidadão do mundo você não passa de um turista boçal

        ele diz conheço etc e tal , vai morar la , quero ver quem te quer .

        ninguém quer entreguista apenas um gastador deixando suas moedas por onde passa

        você diz conhecer o mundo,
        você não conhece nem o seu pais quanto mais o mundo

        você ze povinho não passa de um visitante que vai pagar caro em tudo que vai fazer no pais da visita , e ainda vem pagar de fodastico rsrs

        americanofilo so você para achar melhor que os outros por ser um turista

        por isso ficou com raivinha do pt pois o pobre americanizado igual a você vai estudar no ciência sem fronteiras com tudo pago na europa estados unidos etc ??

        rsrs turistinha apátrida mais um apenas

        resumindo vai visitar os outros países em lugares já demarcados para turistas poodles igual a você que paga caro ate para tomar um café e se acha o ultima bolacha do pacote rsrs a coca cola do deserto .

        vai catar coquinho .em MIAMI

      • Não se preocupe pé de alface… tanto lá como cá tem pobre de grana e espírito como vc esparramados por toda a face da terra… só tenho que tomar cuidado pra não pisar em cima de vcs e sujar a sola do meu sapato italiano novinho… e tento manter distância porque burrice esquerdista pega como gripe aviária… o que tem de socialista de boutique na Europa não tá no gibi… por isso estão caminhando a passos largos para a merda… 🙂

    • O Marighella e o Lamarca bem tentaram anexar SP a Cuba, mas não deu certo…

      Depois, tentaram anexar o Araguaia à China ou à URSS, mas falhou também…

      A Dilma e o Lula conseguiram fazer do Brasil um Estado vassalo de Cuba, mas ainda bem que estamos conseguindo nos livrar disso…

  1. Esses resultados eram previsíveis, considerado o boicote dos partidos Independentista Porto-riquenho (PIP) e Popular Democrático (PPD), que consideraram a consulta “uma farsa”, pois o referendo não é vinculante para os EUA.

    Porto Rico é uma ilha do Caribe que os Estados Unidos tomaram da Espanha em 1898. Em 1952, Washington lhe conferiu o status de “Estado livre associado”, o que dá alguns direitos para seus habitantes, como a cidadania americana e a liberdade de movimento no território norte-americano, além de alguma autonomia, mas não podem votar em eleições presidenciais, a menos que residam no continente.

    Os porto-riquenhos são representados no Congresso por apenas um comissário consultiva, sem voto. E Washington tem a última palavra em assuntos de seus territórios.

    No último referendo em 2012, a maioria dos eleitores disse estar descontente com o status atual. Mas desde então nada mudou e Rosselló quer tentar novamente uma mudança.

    Previsível!!

    Olha, só faltava o Uruguai e o Paraguai se associarem ao Brasil como “Estado Livre Associado”!!

    Não, não, melhor não, senão o povinho de Brasília vai estragar estes países também.

  2. Reclamando dos gastos Trump?.Pega a história e vê quê soldados porto riquenhos lutaram pelos EUA na 1 e 2 guerra mundiais,Coréia,Vietnã,invasão da República Dominicana e do Golfo em 1991.Mais de 200 mil porto riquenhos lutaram fazendo parte,do exército dos EUA.Alguém tem de pagar a conta Trump e é você.

    • o primeiro soldado americano a morrer no iraque era de decendencia latina

      quem se alistar ganha o green card

      • É o mínimo que se espera de quem quer ser um cidadão, falastrão… os antepassados dos naturais dos EUA deram seu sangue pela pátria deles… e os seus ???… não deram nem suor se acaso pensaram como vc, escorão socialista frouxo…

      • Então em algum momento na história, os EUA tomaram Porto Rico da Espanha.agora se virem,para sustenta-los pois na hora de ser bucha de canhão se lembra,agora depois tem de ter uma contrapartida.

      • De fato… duro é ficar nas mãos de ditadores como Cuba está até hoje, comendo o pão que nem o diabo quis amassar… zé povinho é zé povinho em qualquer lugar do mundo… quando escolhem mal não há como voltar atrás, senão sob a perda de muito sangue inocente… feliz o povo porto-riquenho que soube escolher bem…

      • Eu conheço uma pessoa,quê perdeu o pai lutando na Coréia pelos EUA.Por isso meus comentários.

      • renato de mello

        o , ze povinho ai é um puxa saco de gringo que não sabe nada além de ficar PERUANDO no site defendendo o indefensável

        ele fala em lutar mas ele nem sabe o que é isso .

        falador turistinha da classe poodle .

      • Esquerdista é tudo invejoso… não podem ter um Mercedes mas compram um fusca pra atrapalhar o trânsito e poluir o ambiente… não podem ter um Churchill mas arrumam um luladrão pra idolatrar… 🙂

  3. Pobre porto riquenhos, se mostraram ser um povo FRACO, como todo latino americano é !

    Eu até entendo que eles devem estar descontentes com seus políticos, seu modelo de vida, e invejam os americanos, quem não queria ser um EUA ? Está mentindo quem negar, mas se entregar assim para uma outra nação, com todo o respeito aos porto riquenhos mas isso é a prova cabal que eles são INCOMPETENTES !!

    Isso retrata bem a nossa classe política e a elite brasileira, aliás toda a américa latina, ROUBAM seus respectivos países por pura ganância e mau-caratismo, eae na ânsia ter o gostinho de sentir como é morar num país de 1º mundo, levam o nosso dinheiro roubado pra fora e enfiam no c# dos gringos, em vez de investir aqui, e melhorar o nosso país, para que se sintam orgulhosos do trabalho que fizeram.

    Mas a elite latino americana não passam de um bando de bocós caipiras, que em seus países são os bam, bam, bam, contam com seus amigos do crime para a impunidade, mas lá fora nos países sérios, é isso que eu citei acima, um bando de bocós caipiras que são feitos de IDIOTAS (como eles fazem aki com o nosso povo).

  4. Os latrinos xingam, esperneiam contra usamericanus feios bobos e maus mas não largam de consumir maclanchefeliz, comprar carros Ford e GM, de comprar celulares e computadores Apple, de aplicar em dólares, de usar remédios americanos, de consumir armas automáticas como AR15s e por ai vai… pra virar mais um estado americano só falta deixar de serem burros e puxa sacos de políticos esquerdistas ladrões que dão uma de “patriotas” pra consumo interno que mantém os militontos úteis na linha… mas Deus parece querer que continuemos sendo sugados até que entendamos que o problema somos nós mesmos e nossa mentalidade atrasada e burra… vamos sofrer até sangrar por pura burrice e covardia… é o destino dos latrinos que nunca serão algo mais que massa de manobra de populistas vermelhinhos…

Comentários não permitidos.