Fusão empresarial: Empresas russas MiG e Sukhoi podem se juntar

A Corporação Aeronáutica Unida da Rússia (OAK) avança na sua reorganização estrutural. No contexto deste processo, está sendo estudado criar uma unidade dedicada aos aviões de combate, integrada pelas famosas empresas MiG e Sukhoi, entre outras, afirmou o presidente da entidade, Yuri Sliusar.

“[A OAK] está passando por uma etapa de reorganização. Estamos criando quatro unidades especializadas, entre elas, a unidade de aviação de combate. Esta será integrada pela MiG, Sukhoi e outras empresas ligadas à engenharia, produção e manutenção de aviões militares”, comentou Sliusar citado pelo serviço de notícias russo RNS.

Ao mesmo tempo, o gerente sublinhou que não se trata da fusão das empresas, mas da sua aproximação dentro de um grupo de empresas pertencentes à mesma indústria

“Valorizamos enormemente a MiG e sua competência na engenharia e na produção, e nada vai privar esta empresa do seu nome”, precisou Sliusar ao responder à pergunta sobre a possível fusão das duas empresas.

O comentário do presidente da OAK coincide com as declarações do ministro do Comércio e Indústria russo, Denis Manturov, que assegurou anteriormente que, em qualquer caso, “a marca e a escala dos consórcios aeronáuticos MiG e Sukhoi se conservará”, haja ou não uma integração econômica.

As empresas MiG e Sukhoi são duas empresas aeronáuticas russas, provavelmente mais conhecidas por seus produtos de marca: o caça ligeiro MiG-29 e o caça pesado Su-27. No período após do colapso da União Soviética ambas as empresas viveram tempos turbulentos.

A Sukhoi gozou de maior atenção da Defesa russa com seus caças modernos Su-30 e Su-35, assim como com o caça-bombardeiro Su-34.

Ademais, a empresa é o principal contratante para a criação do caça furtivo russo da 5ª geração, T-50.

Seu rival, a MiG, permaneceu em uma relativa sombra até recentemente, quando voltou a estar na mira dos militares russos e estrangeiros com seu projeto MiG-35 — uma versão profundamente modernizada do seu emblemático antecessor, o MiG-29.

Fonte: sputniknews

6 Comentários

  1. Quanto tempo será que vai demorar para aparecer algum gênio e falar que isso é por causa das sanções americanas e que a Rússia está falida?

    • não é a Rússia que esta falindo mas a MiG sim que esta a beira …a realidade dos fatos é que fundirão para evitar isso…pois não consegue empacar nada que preste ou que tenha futuro…não desenvolve nada que vingue ou que venda…qualquer analfabeto consegue constatar isso….

  2. Realmente faz sentido, no setor de defesa, é vantajoso a fusão de empresas domésticas em função das variáveis do mercado e da demanda. No Brasil vimos a Bernadine e Engesa entrarem em falência por não suportar as incertezas do mercado e o descaso político. Fossem essas e empresas parte de um conglomerado talvez tivessem sobrevivido. Outro fator que contribui para estabilidade e sobrevivência no mercado de defesa é a diversificação do portifólio, ver o caso da Avibras. Apesar dos pesares ainda não caiu nas mãos dos gringos.

  3. Aparentemente a Mikoyan esta com seu caixa mais enfraquecido… são poucos contratos em andamento e o seu MiG-35 ainda não conseguiu nenhum contrato de venda… já a Sukhoi está com uma carteira de pedidos firmes e vendas concretas bastante razoável o que leva a crer que essa “fusão” está mais com cara de aquisicção da Milkoyan pela Sukhoi

  4. Com o anunciado fracasso do Pak-fa a SU tambem nao vai durar mais 20 anos , acredito que os chinas ja devem estar assediando as cabeças da SU , a Russia caminha a passos largos para se transformar novamente em um pais agricula , anotem ! A Yak tambem esta com as carças na mao !

    • A China outrora um dos maiores consumidores de maquinas russas ,so compram no presente momento motores e alguns caças , apenas para clona-los , o futuro vai ser frio e sombrio para os russos , a sombra chinesa ja cobre boa parte da Russia , eh por isso que eles se apegam as suas nucles , sem elas o dragao expande as fronteiras para o norte ! SORRY .

Comentários não permitidos.