Trump anuncia retirada dos EUA do Acordo de Paris

Ignorando apelos de ambientalistas, aliados e empresas tradicionais americanas, presidente retira país de tratado climático histórico, assinado por quase 200 países, e enfraquece esforços para frear aquecimento global.

O presidente Donald Trump durante discurso na Casa Branca

O presidente americano, Donald Trump, anunciou nesta quinta-feira (01/06) que decidiu retirar os Estados Unidos do Acordo de Paris. Assinado em 2015 por quase 200 países, o tratado prevê a redução das emissões de gases do efeito estufa, numa tentativa de frear o aquecimento global.

“A partir de hoje, os EUA interromperão todas as implementações do Acordo de Paris e os encargos financeiros e econômicos draconianos que o pacto impõe ao nosso país”, declarou Trump em pronunciamento à imprensa na Casa Branca.

O presidente justificou que o tratado, assinado por seu antecessor, Barack Obama, oferece a outros países uma vantagem injusta sobre a indústria americana e destrói empregos em seu país. “O acordo pune os EUA”, disse. “Fui eleito para representar os cidadãos de Pittsburgh, não de Paris.”

Trump adiantou que tentará firmar um novo acordo sobre mudanças climáticas que seja “melhor” e mais vantajoso aos Estados Unidos. “Estamos saindo, mas começaremos a negociar e veremos se podemos fazer um acordo justo. Se pudermos, será ótimo. Se não, tudo bem também.”

Promessa de campanha, a decisão já havia sido antecipada pela imprensa americana na quarta-feira, citando fontes oficiais com conhecimento direto sobre o assunto.

A saída definitiva do acordo, no entanto, ficará nas mãos dos eleitores americanos. Isso porque o tratado prevê um processo de retirada que pode levar até quatro anos, justamente para evitar que a decisão seja tomada por apenas um presidente. Se Trump não for reeleito, o próximo chefe de governo pode voltar atrás na decisão do republicano.

Ainda assim, o anúncio é um golpe notável para líderes estrangeiros, ativistas do clima, executivos e mesmo membros da equipe do presidente que tentaram aconselhar o mandatário a seguir em outra direção.

Aliados, ambientalistas, empresas tradicionais americanas e setores da população se posicionaram veementemente contra a saída do pacto. Segundo pesquisas, dois terços dos americanos são a favor de que os EUA honrem os compromissos assumidos no Acordo de Paris. Companhias como Coca Cola, Apple, Tesla, e Chevron também defenderam a implementação das medidas de proteção ambiental.

No último fim de semana, enquanto participava da cúpula de líderes do G7 na Sicília, o presidente afirmou em mensagem no Twitter que tomaria a “decisão final” sobre o assunto nesta semana. Segundo a Casa Branca, Trump queria escutar os parceiros do G7, o grupo das sete democracias mais industrializadas do mundo, antes de tomar uma decisão a respeito.

Durante sua campanha eleitoral, Trump criticou duramente o Acordo de Paris e questionou as mudanças climáticas, fenômeno que chegou a qualificar de “invenção” dos chineses. Já como presidente, ele decidiu iniciar um processo para revisar se interessaria aos EUA continuar fazendo parte do pacto.

O tratado assinado na capital francesa estabelece metas para reduzir as emissões globais de gases causadores do efeito estufa, bem como diminuir o uso de combustíveis fósseis, limitando o aquecimento global ao máximo de 2 ºC acima dos níveis pré-industriais.

Em março, em mais um episódio de sua guerra contra o clima, Trump assinou um decreto dando fim ao chamado Clean Power Plan, projeto central da política ambiental de seu antecessor, Barack Obama. Implementado em 2015, o plano fixava limites para as emissões de CO2 por usinas elétricas, obrigando-as a reduzir suas emissões em um terço em comparação com os valores de 2005.

“Meu governo está colocando um fim à guerra contra o carvão. Com esta ordem executiva, tomo um passo histórico para acabar com as restrições à energia americana, reverter a intrusão do governo e cancelar regulamentações que acabam com empregos”, disse o presidente na ocasião.

Fonte: DW

Políticas de Trump aproximam UE e China

Decisão de retirar os EUA do histórico Acordo de Paris e discurso protecionista em Washington levam à busca de um contato mais estreito entre Pequim e Bruxelas. Momento é de instabilidade na relação transatlântica.

Premiê chinês, Li Keqiang, ao lado da chanceler federal alemã, Angela Merkel, em Berlim

China e União Europeia (UE) sinalizaram uma aproximação para salvaguardar a implementação do Acordo do Clima de Paris, diante da decisão do presidente americano, Donald Trump, de retirar os Estados Unidos do histórico tratado internacional para a redução das emissões globais dos gases causadores do efeito estufa.

A posição do governo Trump em relação ao meio ambiente, além do protecionismo alardeado por Washington no comércio internacional, levou à busca de um contato mais estreito entre Pequim e Bruxelas.

O premiê chinês, Li Keqiang, chegou a Berlim nesta quarta-feira (31/05) para dois dias de reuniões com a chanceler federal alemã, Angela Merkel. A visita ocorre às vésperas de um encontro com líderes da UE em Bruxelas, onde ele deve reforçar o comprometimento de seu país com o Acordo de Paris.

Em Berlim, Li afirmou que lutar contra as mudanças climáticas é uma “responsabilidade internacional” e um “consenso global”, e não “uma invenção da China”, em referência a acusações feitas por Trump. “A China tem promovido ativamente o Acordo de Paris e fomos uns dos primeiros a ratificá-lo.”

Após afirmar que a Europa deve seguir seu próprio caminho, uma vez que os Estados Unidos e o Reino Unido já não seriam parceiros tão confiáveis, Merkel parece voltar suas atenções à Ásia. Antes das reuniões com o premiê chinês, a chanceler federal alemã recebeu no início da semana o primeiro-ministro da Índia, Narendra Modi.

Em declaração apoiada por todos os 28 países do bloco, a UE e a China devem sair, nesta sexta-feira, em defesa da implementação total do Acordo de Paris, assinado em 2015 por 196 países, anteciparam autoridades europeias e chinesas.

Num inédito comunicado oficial em conjunto, europeus e chineses vão renovar o compromisso de reduzir as emissões de gases do efeito estufa e a diminuir o uso de combustíveis fósseis, limitando o aquecimento global ao máximo de 2 ºC acima dos níveis pré-industriais.

As duas partes se comprometem a incentivar o desenvolvimento de tecnologias verdes e ajudar a arrecadar 100 bilhões de dólares por ano até 2020 para ajudar as economias mais vulneráveis a reduzirem suas emissões de carbono, segundo anteciparam autoridades.

“A UE e a China consideram as ações climáticas e a transição para energias limpas um imperativo mais importante do que nunca”, diz a declaração assinada pelos presidentes da Comissão Europeia, Jean-Claude Juncker, e do Conselho Europeu, Donald Tusk, e pelo premiê chinês. “Os impactos cada vez maiores do aquecimento global exigem uma resposta decisiva”, diz o texto.

A China, que superou os Estados Unidos em 2007 como o maior emissor mundial de gases causadores do efeito estufa, está disposta a apoiar o posicionamento da UE em relação ao meio ambiente, apesar de tensões envolvendo outros temas, como direitos humanos e comércio exterior.

Temas espinhosos

A UE segue observando com cautela algumas das atitudes adotadas pelo seu segundo maior parceiro comercial, como em relação à militarização de ilhas do Mar da China Meridional ou ao que considera tendências autoritárias do governo de Xi.

A aproximação improvável, em grande parte motivada pelas posições adotadas pelo governo Trump, ocorre após desentendimentos de longa data entre Pequim e Bruxelas, também na questão do comércio exterior. A Europa, por exemplo, acusa a China de inundar o mercado europeu com bens de baixo custo.

Bruxelas, porém, almeja chegar a um acordo sobre investimentos para abrir o enorme mercado chinês às empresas europeias e remover as onerosas barreiras que impedem o compartilhamento de know-how em diversas áreas.

Empresários europeus relatam um aumento das dificuldades de realizar negócios na China. Alguns acusam Pequim de limitar o acesso de estrangeiros ao mercado chinês em favor de empresas domésticas.

Fonte: DW

52 Comentários

  1. Como sempre foi e é … os americanos adoram resolver tudo na base de tiro de canhão … provavelmente para o governo dos EUA , fabricar mais armas em larga escala deva ser é a única solução para resolver a questão ambiental e que lá na frente ..com certeza será uma extraordinária crise humanitária global .
    .
    .
    VALEU TRUMP !

    • É Lucena é uma Pena que acreditas em Estórias da Carochinha ,( Aquecimento Global ,Gases Estufa ,Camada de Ozônio ( esta já com mais de 30 anos) ,Elevação do Nível do Mar ,etc ) ,esta última falada e colocada para paisecos acreditarem que suas Ilhas desaparecerão ,etc ,mas não dizem que Medições Oficiais de 160 /200 anos ,mostram que o Mar não se elevou em Um Milimetro ,e aí o que dizes ? Já o Aquecimento ,Cientistas Sérios, não os Comprados afirmam através de Estudos Sérios que estamos nos Aproximando de uma Nova Era Glacial e que tu dizes ? Todos sabem ,inclusive os Mentirosos , que isto é um Truque para Enfiarem as Novas Tecnologias com PATENTES ,eliminando outras em Domínio Público ,Sem Patentes, como por exemplo o CARVÃO, o nosso Carvão não serve para Siderurgia ,mas para Produção de Energia Elétrica ,mas os Mentirosos como a coisinha chamada Miriam Leitão , sempre fala , mas** Carvão Energia Velha **, porém com as Novas Tecnologias de Filtros ,não emitem Gases ou CO2 , de tempos em tempos estes Filtros são trocados e enterrados nas suas Próprias Minas, então somente acredita na Carochinha quem esta a fim ,pois é só procurar informação que logo entenderá o ENGODO !

    • O normal do planeta Terra é ser frio como uma grande pedra de gelo .. a última era glacial durou muito mais que atual era não glacial .. o planeta Terra já houve muitas era glaciais , segundo alguns cientistas foram 6 eras glaciais e a última era glacial, há cerca de 60 milhões de anos, no período conhecido como Terciário Superior da Era Cenozoica, para alguns cientistas provavelmente durou cerda de 20 milhões de anos.
      .
      O que está em debate não é se haverá mais outra era glacial, isso é certo que haverá a questão é quando, e no andar ca carruagem o homem está só antecipando a era glacial, como sempre mudando as regras da natureza, essa natureza que existe antes da era dos dinossauros, as leis delas são as mesmas desde os dinossauros e agora o bicho homem que mudá-la.
      .
      Na bíblia … no tempo de Noé . este fala sobre o advento do dilúvio e muitos o achavam por maluco e/ou charlatão

  2. “Meu governo está colocando um fim à guerra contra o carvão. Com esta ordem executiva, tomo um passo histórico para acabar com as restrições à energia americana, reverter a intrusão do governo e cancelar regulamentações que acabam com empregos” Trump.
    Eis um Presidente empresário, usando de franqueza e bom senso, e não um político escorregadio e cínico tentando enrolar todo mundo.
    Regulamentações absurdas e burocracia são verdadeiros infernos sociais que precisam de freio, sim senhores, e Trump está bem ciente deste mal moderno, que tem derrubado empresas e empregos por toda parte.

    Quanto ao efeito estufa ele não existe, é uma farsa construída por empresários e cientistas corruptos que os ambientalistas esquerdopatas da Europa e da Ásia (China) assimilaram e insistem em agregar na sua safada cantilena do “politicamente correto”.
    Outra coisa, e esta por demais interessante na sua comicidade…
    Os tais recursos monetários recolhidos das nações mais ricas e industrializadas para serem doados a:
    “As duas partes (China e Alemanha – adição minha) se comprometem a incentivar o desenvolvimento de tecnologias verdes e ajudar a arrecadar 100 bilhões de dólares por ano até 2020 para ajudar as economias mais vulneráveis a reduzirem suas emissões de carbono”
    Como assim ajudar as economias mais fracas a reduzirem suas emissões de carbono… Isto é bizarro…
    Se são economias mais fracas sequer tem muito o que emitir em termos de gases na atmosfera. No que esses países merrecas podem fazer de diferença nessa palhaçada? Quase nada. Exemplo: Qual a emissão de carbono de uma Bolívia da vida, de uma Eritreia ? Perante o resto do mundo deve ser zero vírgula zero alguma coisa.
    Percebam que esse Acordo de Paris é simplesmente cheio de furos.

    Meus parabéns a Trump!

    • Até agora o Trump tem acertado em todas as decisões estratégicas!

      Há diversos Nobel Prizes garantindo que esse negócio é balela!

      Também no caso da catapulta magnético do super porta-aviões americano aconteceu o mesmo. Ele deixou claro que não queria pagar mais por aquela bagaça…

      E agora os próprios militares dizem que o navio não surpreende mesmo. Promessas demais, Fatos de menos!

      Por que pagar mais e mais por um equipamento do futuro se o navio presente hoje é apenas “normal”.

      Esse sujeito entende de negócios, e de papo furado na área de negócios e investimentos.

      Se não percebesse isso de longe, nunca teria chegado onde chegou falindo apenas 1 empresa, ao que me consta!

      Go Trump!

  3. Mataremos este planeta, destruiremos quase tudo que respira, vamos arar cada palmo de solo, explorar todas as florestas e pescar a exaustão cada espécie de ser do rio ou do mar, e vamos expandir o mercado de consumo em uma explosão demográfica sem limites. O ?
    será cada vez mais pobre em biodiversidade de fauna ou flora. Podemos inviabilizar nossa propria existência para uma grande população ou até toda ela a longo prazo. Más precisamos salvar a natureza? A natureza não precisa ser salva, ela nos raspa da superfície do planeta e o rescostroi e continua florecendo sem a humanidade. Apesar de sonhar com as estrelas e desejar colonizar outros mundos como gafanhostos, este é o único mundo que temos. A terra nos proveu e foi viável até o presente, talvez nossos valores não nos permitiram sobreviver a adolescência tecnológica. E assim como grandiosas e fantásticas criaturas que consistiram connosco, e pereceram rapidamente ao encontrarem a nossa espécie, como diria Hobbes “o homem é o lobo do homem”.
    https://youtu.be/PUwmA3Q0_OE

    • PENSAMENTO PERFEITO DE UM COLONIZADO , Mentiras Importadas e conyra os Nossos Interesses FAREMOS TODOS !!

      • O pensamento é livre. Aos seus filhos você pode deixar educação, dinheiro e patrimônio. Mas aos filhos de nossos filhos este nosso ? pequeno e frágil tem que ser viável. Na infância e adolescência frequentava uma Cachoeira que esteve ali por milhares de anos, ao regressar a minha cidade Natal a algum tempo aquele pequeno paraíso foi aniquilado por uma lavra de mineração. Há ouvidos que não querem ouvir pois eles são surdos e olhos que não querem ver pois eles são cegos. Não somos mais ingênuos quanto a iniputabilidade dos nossos atos, sabemos o que fazemos. E não podemos concintemente deixar este legado para as gerações vindouras. Um progresso tóxico, irracional e doente não é progresso de verdade. Más cada um pensa e interpreta os fatos da maneira que lhe convêm. Neste aspecto e pelo caminho que seguimos espero sinceramente que eu esteja errado e que você esteja certo. E que nosso mundo seja mesmo inesgotável.

      • Eu sou anti esquerda ,porém muitas vezes por estar livre dela ,concordo com ela e e outras não ,estarei sempre em Direção aos Interesses Nacionais ,mas se a Esquerda concorda comigo tudo bem !

      • No Natal coloque teu sapatinho na Janela !! Outra coisa eu nunca fui e não sou de Esquerda ,nem a Suporto ,mas ela é que esta Atrelada as Mentiras Globais ,junto com os Cientistas e Jornalistas Vendidos e não gosto do Trumpalhão ,mas desta vez acertou na Mosca ,Coitados dos Mentirosos de Má Fé e dos TOLOS !!!!

  4. “” Sigmar Gabriel””
    “–Qualquer um que acelere as alterações climáticas, enfraquecendo a proteção ambiental, que vende mais armas em zonas de conflito e que não quer resolver politicamente os conflitos religiosos, coloca em risco a paz na Europa e no mundo–“

  5. correto trump isola os estados unidos rsrs
    200 paises apoiaram e ele o bonzao do mundo fala não
    queima mais o filme americano

    ta sertio rsrs

  6. CHORA GLOBALISTAS (CAPITAL STATS QUO) 😀

    Trump meteu o pé no traseiro dos globalistas e dos acordos internacionais que alimentam o bolso das ONGs esquerdosas, das entidades aparelhadas pela ideologia lixo-marxista e claro, dos poderosos grupos que querem manter o domínio sobre o sistema de produção mundial.

    Chora Bilderberg! hehehehe 😀

  7. ViventtBR, rapaz num é que realmente há vários textos explicando sobre a farsa do aquecimento solar e que o CO2 na verdade repele o calor pra fora do planeta. Com base neste fato tbm parabenizo o Trump pela ousadia em prol de seu povo, seus eleitores.

    • Exato.
      E,
      Os ambientalistas gostam de citar a atmosfera grosseira de Vênus como perfeito exemplo de uma verdadeira estufa, porém o calor que ela provoca não é por causa de seus tipos de gases, mas unicamente pela maior pressão de sua enorme massa. PV=NRT.
      No caso da Terra a densidade e massa de nossa atmosfera não permitem certos gradientes rápidos e elevados de temperatura e as eras glaciais e de calor se sucedem sem intervenção humana. Tempos atrás foi um climatologista no Jô e falou de muitas picaretagens de cientistas vendidos. E que o efeito estufa é uma das grandes farsas da atualidade.

      Além disso ninguém aqui é contra a preservação da natureza, plantas e animais (por exemplo o bonito trabalho de preservação das baleias, ursos bandas etc). Somos a favor é de bom senso e ciência séria e honesta, pois mesmo na ciência existem muitos picaretas a serviço de malas de dinheiro. Só para citar, temos inúmeros químicos a trabalho do narcotráfico.
      Sds!

  8. Isso foi um tiro no pé dado por Trump, pelo simples fato que serão mantidos empregos, e não será gerado grandes quantidades de cagas no mercado interno norte americano, assim, ele só ganha algum tempo para cumprir suas promessas de aumento da oferta de empregos no mercado interno, mas conseguiu afastar aliados e se inclinar ao protecionismo que poderá gerar em aproximação dos aliados de países famintos por maior participação em tais mercados, como a China, que tende a ser o novo bastião deste acordo, podendo ganhar grande e avultado galardão na UE por este desacordo.
    Os EUA iniciaram de forma acentuada seu declínio como maior potencia econômica global, está cada vez mais sólido a imagem da China como maior potencia global daqui a poucas décadas.

      • O pessoal dos protocolos está doido pra que isso aconteça, meu caro… ele os está atrasando e muito… talvez uma geração inteira… isso é péssimo para os negócios, brimo… 🙂

    • tirar as fabricas dos eua a carvao e botar em paises de energia mais limpa ia provocar o declineo dos eua de uma forma mais coerente e real. Os eua sao um gigante se bastam por si como a russia (como o brasil dos vira-lata devia ser) mesmo que “quiserem” se isolar do mundo.
      A china com seu estado maximo vem com passos firmes para se tornar a maior potencia economica e militar do mundo porque nao deixa se criar os pregadores do estado minimo dos oligarcas e aquecimento global e conto preservaçao da biodiversidade,menos agrotoxicos,trangenicos,contaminacao do solo e rios isso sim e de extrema e urgente importacia

      • aumento das areas florestais e o mais urgente o controle populacional porque ja ta passando do limite o aumento populacional e a coisa ja ta ficando desesperada e feia ! e amenizar e conter o auto exterminio etnico politicamente correto dos civilizados do 1 mundo !

    • Meu amigo acabar com esta FARSA foi a melhor coisa que aconteceu para o mundo , esta coisa de Ambientalismo é de quem nao tem o que fazer , e querem aparecer com bonzinhos ,, intelectuazinhos , tudo zinho. , mas BOBOES., este no aumentativo .

  9. Trump defendendo os empregos de seu país, e os globalistas juntamente com suas biscates canhotas eurobambis patrocinando o chilique.

  10. O globalismo sem participação das massas, apenas de uma elite, é o maior golpe contra os povos da Terra. Nesse sistema extremamente elitista, ninguém nunca é o pai da criança em relação aos problemas vindo de cima, ficam os verdadeiros cabeças escondidos por trás da cortina midiática do politicamente correto, que nada mais é do que promover a desestruturação da bases tradicionais da sociedade em várias partes do mundo.
    Quanto pior ficar melhor para eles, que surgem então como única alternativa estável para por ordem na casa de todos.

    Só que eles deixaram um furo que mostra a picaretagem…
    Ninguém menciona como o povo participaria das decisões do sistema globalista, como em qualquer democracia.
    Justamente porque é um plano de domínio de todos os países por um pequeno grupo de riquíssimos empresários. Com o povo sendo massa de completa enganação.

    Reparem se Putim, Angela Merkel ou o tal de líder chinês Li Keqiang, em algum momento mencionam que vão fazer algo por seu povo. Ora o povo que se dane, mesmo que sejam os seus.

      • Vc sonhou com um governo dazisquerdas via pt com participação de todos… rsrssrsrrsssss… a participação na locupetragem ficou só entre eles, os petralhas e a transparência ficou somente na cueca cheia de dólares do assessor de um dos participantes “democráticos”… 🙂

      • La esta a velha estrupada a espera do heroi cowboy fortāo lhe salvar enquanto espera fica de mimimi mimimi com conversa doentia daszisquerda. Ze vc alem de ze ninguem ė doente sabe disso nāo?

      • Um encendiario entreguista que vive disso confusāo agitaçāo com conversa doentia daszisquerda em td que ve so assim pode justificar as comodidades usufruidas da corrupçāo ..a unica diferenrença entre vc e o lula è que lula roubava o bolo td e vc ficavam com as migalhas.

      • CHORA NA CAMA QUE É LUGAR QUENTE, caro esquerdopata… o mundo agora tá acordando pra suas mentiras… OS GESTORES ESTÃO CHEGANDO… ESTÃO CHEGANDO OS GESTORES… pro mimimi da esquerdopatia… 🙂

      • Mais um a Acreditar que em GOVERNO MUNDIAL todos terão Voz ! Será que és mais uma a Colocar os Sapatinhos na Janela no Natal !

      • Prezado, há muito ainda em sistema governamental e político para evoluirmos. Num futuro distante muito do que temos hoje considerado a palavra final em sociologia e política será considerado primitivo.

        No futuro,
        Teremos uma bandeira planetária, um idioma planetário, transportes planetários ultra rápidos, energia abundante, tudo isso fruto das novas tecnologias, hoje apenas no papel, que naturalmente unirão os povos, tornando o mundo de diferenças atual, numa sociedade de mesmos valores por toda parte. E, de forma consequente, não forçada, teremos um governo mundial sim. Governo este porém com muito mais participação popular do que todos os que já tivemos até agora no mundo… É um governo mundial exercido pelo mundo… difícil talvez de entender mas é isso. Diretamente ligado ao povo, por inúmeras vias tecnológicas de contato, e com um sistema eleitoral que será bem diferente do que temos hoje etc.
        Governo mundial será consequência de nossa própria evolução e progresso.
        Queiram ou não é o futuro.

        E justamente por essas características do governo mundial futuro estar atrelado ao progresso tecnológico que encurta distâncias, desfaz fronteiras, e dá voz a todos num único idioma, que o modelo atual proposto de governo mundial é anacrônico pois está fora de tempo, ainda não é necessário, e também está mal formulado, pois se baseia e objetiva apenas tomada de Poder absoluto nas mãos de um pequeno grupo permanente, que no fim leva a todos a uma involução.

  11. esta é a mesma gente que constantemente nos ameaçam e nos cooptam por não zelar pela Amazônia e oprimir os povos nativos dela….vai vendo…. 😉

    • Eu até queria ver com que tecnologia alienígena usamericanus malvados fariam pra levar a Amazônia toda nas costas pro país deles… 🙂

    • Tudo que se refere a Amazônia hoje e contra os Interesses Nacionais ,tem um Culpado ou Culpados ,os nossos Militares ,quando no Poder não zelaram por Nossa Soberania na Amazonia ,desenvolvendo Armas Nucleares , começaram a Conta Gotas e ao final entregaram aos Civis para a Conclusão ,para no fim dar no que deu ,uma Série de Vagabundos e Apátridas Vendidos ,ainda Botarem a Boca no Mundo ,contando que estávamos a Desenvolver Bombas Nucleares ! Como tudo no BRASIL é feito desta forma ,enquanto em outros países este assuntos são vem a tona depois de concluídos e com rapidez incrível , aqui a coisa demora anos a fim ; hoje as FFAA pensam que defenderão a Amazônia com Papo e Guerrilhas !

  12. O Alexandre Garcia disse que TRUMP acertou em deixar o acordo de Paris e logo após os militantes verdes se rasgaram todinhas… ele simplesmente afirmou que não adianta um acordo com os países do mundo todo se primeiramente não chamarem o SOL para esse acordo dazisquerdas… rsrsrssrrssss… se é ele que a BILHÕES DE ANOS vem regulando o clima do planeta terra… sem a presença do SOL fica difícil que algum acordo terráqueo tenha sucesso… 🙂

  13. Se ele acha que criar empregos basta ter vontade então que a demonstre.
    Para criar empregos tem que produzir e para produzir tem que vender e se ele acha que se isolando e adquirindo anti-patia sera possivel fazer milagre então mostre !
    O mal do bufão é pensar que toda corte achara graça !
    Retire tudo o que for Americano da China,endureça com ma China na area economica e de mercado. Vamos la Tio Trump KD sua coragem !
    Ele vai é rosnar e rosnar e no final ou dialoga ou sofre as dores de parto.
    Estou esperando,endureça com a China mas antes destribua supusitorio de maracujina para seu povo que esta se borrando de medo do medieval Kin Jung.

  14. Ate no Colorado onde existe a maior base do Exercito Americano e totalmente fora do alcance de um possivel ataque Norte Coreano a população esta com medo.

Comentários não permitidos.