Segurança Publica: Polícia Civil apreende 60 fuzis de guerra no Aeroporto Internacional do Rio

Polícia encontrou fuzis no Galeão (Foto: Divulgação)

Armas estavam em carga de aquecedores de piscina no Galeão. Em maio, PM apreendeu 32 fuzis e secretário disse que não se lembrava de apreensão maior de armas.

Policiais da Delegacia Especializada em Armas, Munições e Explosivos (DESARME ) e da Delegacia de Roubos e Furtos de Cargas (DRFC), apreenderam, nesta quinta-feira (1), 60 fuzis de guerra, no Terminal de Cargas do Aeroporto Internacional do Rio de Janeiro. A informação é da Polícia Civil do Rio.

Segundo nota da corporação, são fuzis AK 47, G3 e AR 10, vindos de Miami dentro de containers junto com uma carga de aquecedores para piscinas.

Fuzis foram apreendidos no Aeroporto Galeão (Foto: Divulgação)

O chefe de Polícia, Carlos Leba e o secretário de Segurança do Rio, Roberto Sá, darão entrevista coletiva ainda esta tarde sobre a apreensão.

No início de maio, a PM fez uma apreensão de 32 fuzis, após o confronto entre facções pelo controle na venda de drogas da comunidade de Cidade Alta, na Zona Norte. Na ocasião, Sá afirmou que não se lembrava de uma apreensão maior de armas do tipo durante sua carreira. Estima-se que a apreensão representou um prejuízo aos traficantes da ordem de R$ 1,6 milhão.

O número é estimado por investigadores da Polícia Civil do Rio, levando em conta que no mercado clandestino, um fuzil custa, em média, R$ 50 mil. Os cálculos deixam de lado as pistolas, munições e granadas apreendidas na ação.

Fonte: G1

15 Comentários

  1. HOO NOVIDADE ! … todo mundo sabe que muitas armas de grosso calibre vem lá dos EUA assim como as drogas exstasses que inundam as ruas das grandes cidades do braZil .
    .
    Se isso ai foi o que se foi apreendido lá no aeroporto … fico só imaginando a quantidade que vem lá de Miami nos iates dos bacanas que chegam todo santo dia nos cais nos Rio de Janeiro ou de santos e que não foram pegos .
    .
    Só lembrando que bem recentemente … os EUA assinaram um mega acordo de venda de armas para Arábia Saudita … a história decorrente nesses tipos de transação entre estes dois estados párias …. mostra que uma parte dessas armas vai para o Estado Islâmico … e quem não garante termine em algum dia nas mãos dos traficantes no braZil ? .

    • A Policia Civil do Rio já fez este pedido, porem a burocracia jurídica emperra que tal ação tenha agilidade, pois estas armas fazem parta da ação judicial e podem ficar ate anos nos depósitos por conta disto, esperando julgamento afinal nossa justiça funciona a passos de jabuti.
      (Alias a burocracia estatal atrasa o brasil como um todo, malditos batedores de carimbo concursados)

  2. Os AKs são Norinco e o G3 é uma cópia…

    São armas comercializadas normalmente nos EUA.

    Como aqui tudo é proibido, só entram aqui via contrabando e nas mãos de bandidos.

  3. Os EUA são de longe os maiores vendedores de armas do ?. Legais e ilegais. A posse de armas legal não é vedada no Brasil. 75% das ? apreendidas no Brasil são de fabricação nacional. Cocordo que é um tema controverso, más desde o estatuto foi a primeira vez segundo estatística histórica em que se desacelerou o aumento no número de homicídios. Estima-se que que desde 2004 ao menos 160 mil vidas foram poupadas. Dentre paradigmas estatisticamente países armados tem índice de homicídio mais elevado que países desarmados. Más populações armadas ou não tenho convicção que o maior problema é a impunidade no homicídio. Estartisticas entre 92 a 95 porcento dos homicídios não são elucidados. A Polícia brasileira é a que mais mata no mundo. Mais de 70% das vítimas de homicídios são homens negros e pobres. A questão vai muito além de distribuir armamentos a vontade. Pessoalmente gosto de armas de fogo para desporto (abomino caca a animais) fiz cursos de manuseio e disparo para revolver, pistola, metralhadora, espingarda calibre 12 e fuzil. Mas pessoalmente não acredito que a população civil brasileira no geral esta culturalmente preparada para portar armas de maneira irrestrita, o que poderia agravar a situação. Más volto a repetir o grande dicerencial é a impunidade. As Nações mais seguras do mundo para se viver os índices elucidação chegam a patamares próximos a excelência.

    • 1. O número de homicídios, à época do início do desarmamento, passou de cerca de 45.000 a 50.000 para mais de 60.000. Adiantou?

      2. A maior parte dos homicídios não é causado por armas de fogo:
      http://www.ipea.gov.br/desafios/index.php?option=com_content&view=article&id=3026:catid=28&Itemid=23

      3. Os próprios negros e/ou pobres matam outros negros e/ou pobres – matam entre si porque vivem nos mesmos ambientes, querem resolver tudo na bala ou na faca, etc.

      4. A polícia brasileira mata porque:

      a) o bandido brasileiro é sádico, violento, fanfarrão e reage violentamente justamente porque

      b) poucos policiais (unidades pequenas de 3 a 4 policiais) abordam os meliantes (2 a 4 animais irracionais e furiosos) e os bandidos acham que há paridade de forças (=acham que se darão bem se reagirem), ao contrário dos cercos policiais americanos ou europeus, quando há uma ampla vantagem numérica dos policiais (de 10 a 40 policiais) em relação aos bandidos (2 a 4).

      Qualquer idiiota sabe que não há chance nem de fugir, muito menos de reagir e escapar num cerco desses. Claro, as ONGs e os inocentes úteis, defensores da bandidagem, não conseguem enxergar isso.

      5. Ninguém propõe porte de arma de forma irrestrita – o porte legal e regulamentado nunca é irrestrito, há parâmetros a serem cumpridos por bons cidadãos.

      O único que porta armas irrestritamente é o bandido.

      Nem todos os policiais ou militares podem portar armas fora de serviço.

      6. Militares e policiais brasileiros normalmente acham que toda pessoa é um bandido a menos que se prove o contrário – raciocínio típico de burocratas prepotentes, arrogantes e estúpidos desde o tempo do ditador calhorda Getúlio Vargas.

      7. Em países civilizados, a população civil é parceira na segurança pública (polciamento comunitário) e na defesa nacional (Suíça, Israel) com alto índice de armamento e treinamento militar.

      Ninguém sai massacrando os vizinhos por isso – a menos que queira ser metralhado em legítima defesa.

      Moral da história: dois bicudos não se bicam (tu sacas uma arma e eu saco outra – e tu podes morrer nessa estupidamente).

      Ao contrário do Brasil, que anda na contramão da civilização, onde quem não tem “carteira” (paisano), para burocrata vigarista, não presta.

      Resultado? Bandidagem confiante de que pode tudo e polícia inoperante, ineficiente, achando que é onipotente, onisciente e onipresente (só que não, claro).

      Queres defender bandido? Leva uma dúzia para tua casa para conviver com teus filhos e tua mulher!

      • O que se pode esperar de uma militância esquerdista desonesta, meu caro M. Silva ???… ainda bem que temos pessoas decentes como vc para elucidar os fatos e trazer a verdade a tona, lutando contra a desinformação covarde dazisquerdas… PARABÉNS pela sua corajosa iniciativa… tens o meu respeito e a minha admiração…

    • E Sr. Silva Obrigado por vossa opinião. É um ponto de vista. Como disse acredito que a população Civil brasileira não está preparada para portar armas de maneira “irrestrita”. E como disse reconheço que é um tema controverso. Veja bem que em momento algum disse ser contra que o cidadão possa ter posse de armas. E a posse não é vedada ela é restrita no Brasil. O senhor pode adquirir sua arma em uma loja especializada e o próprio estabelecimento irá ajuda-lo quanto a burucracia, se o senhor se filiar a clube de tiro poderá ter posse de armas de calibres variados. Nossa lei é muito similar a lei Chilena porem mais branda que lei deles que trata sobre o tema de 1987. Tivemos 42.416 mortes por armas de fogo em 2012 por exemplo acredito que maior partes dos homicídios é sim por arma de fogo. Quanto à comparações entre Brasil e Suíça não acho ser um bom paradigma, a meu ver é importante destacar fatores sociais, econômicos, culturais dentre outros para referência de modelos.
      Se hover curiosidade compare homicídios por armas de fogo com as leis e regras quanto a cada país.

      http://mundoestranho.abril.com.br/historia/existe-algum-pais-onde-e-proibido-arma-de-fogo/

      https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Lista_de_pa%C3%ADses_por_taxa_de_homic%C3%ADdio_intencional

      Num contesto de defesa nacional a população armada utilizando de práticas de insurgência e gerrilha, torna quase impossível que um exército convencional possa subjulgar a médio e longo prazo uma uma nação. Neste contexto hipotético é bem interessante.

  4. …………….as autoridades deveriam levar essas apreensões de armas pros fornos da CSN em Volta Redonda…..não haveriam roubos por parte do narcotráfico nem “apropriações” por possível corrupção….tirando as partes de polímero, madeira ou ou outro metal, o resto é aço de boa qualidade pra derreter…..e se acabariam problemas de estocagem e guarda ….solução rápida e garantida…………mas……………..

  5. Estas estatísticas pró e contra armas são todas furadas e tendenciosas.

    Eu prefiro usar a lógica.

    Poder ter uma arma e usar quando precisar ou não ter nenhuma para usar quando precisar;

    Qual é preferível ?

    Afirmar que a população não tem cultura para algo é conversa de gente que acha que a população precisa ser tutelada em outras palavras, taxar as pessoas de imbecis.

    Sempre existirão aqueles que irão matar desnecessariamente ou por loucura, mas para isto existe a lei.

    Cercear o direito da população defender-se dos dois tipos acima é ser tão assassino quanto eles.

Comentários não permitidos.