Fuzileiros Navais recebem os primeiros CLAnf ( AAV-7A1) configurados no padrão RAM/RS

A Marinha do Brasil (MB) recebeu os dois primeiros, de um total de 23, Carros Lagarta Anfíbios (CLAnf ) configurados ao padrão Reliability, Availability, Maintainability/Rebuild to Standard (RAM/RS). Os blindados, sendo um na configuração Transporte de Pessoal (P) e outro na versão Comando e Controle (C), chegaram na última quarta-feira (31) no porto de Santos (SP). De acordo com a Marinha, os blindados são fruto de um acordo entre a MB e a Marinha dos Estados Unidos. Os CLAnf foram embarcados em Galveston, nos Estados Unidos, e serão levados para o Centro Tecnológico do Corpo de Fuzileiros Navais, no Rio de Janeiro.

Os últimos veículos devem ser chegar ao Brasil até o final do próximo ano. Ainda segundo a Força Naval, com esses 23 blindados, “a Força de Fuzileiros da Esquadra terá em seu acervo operacional 49 unidades de CLAnf,liderando o quantitativo no Hemisfério Sul, auferindo melhores condições de contribuir para a defesa da ‘Amazônia Azul’”.

De acordo com o Comandante do Material de Fuzileiros Navais, Contra-Almirante (FN) Renato Rangel Ferreira, os veículos do padrão RAM/RS trarão mais confiabilidade, disponibilidade e melhor logística de manutenção, proporcionando ao CFN e à MB um considerável incremento na sua anfibiosidade. “O CLAnf padrão RAM/RS supera, em todos os aspectos, as gerações anteriores, possui motor mais potente, nova transmissão e sistema de suspensão atualizado,oferecendo melhor mobilidade, maior velocidade, facilidade de operação e condições de conforto e segurança à tropa embarcada”, avaliou o Almirante.

BLINDADO ANFÍBIO
Os 23 blindados serão modernizados pela empresa inglesa BAE System e apresentarão a confiabilidade, disponibilidade e capacidade de manutenção no padrão RAM/ RS. O contrato prevê ainda peças de reposição, serviço de suporte em campo e treinamento. O contrato, de US$ 82 milhões, da MB com a BAE Systems foi divulgado em dezembro de 2015.

[embedyt] https://www.youtube.com/watch?v=YeBMxhQUKpc[/embedyt]

Fonte: Indústria de Defesa & Segurança

Edição Plano Brasil

15 Comentários

  1. ótima notícia , com o Bahia e quem sabe no futuro o Ocean , adiquirimos uns M109 e alguns MBT ai vamos desembarcar fazendo bonito mundo a fora

      • o que eu acho é que são todas noticias de contratos firmados em anos ANTERIORES a esse governo atual do temer

        pediria ao PLANO BRASIL trazer alguma matéria de qual a compra ou nova aquisição de algo feito nesse governo atual do temer

        pois pelo que percebo o mundo continuou adquirindo meios mesmo tendo outros contratos apenas o brasil parou no tempo

        então se fizer alguma matéria do que esse governo atual estão fazendo sobre novos meios e aquisições

        o sistema de defesa anti aérea por exemplo parou no caminho não se fala mais nada

        a defesa anti aérea de importância singular hoje em dia .

        matéria mostrando esse governo trabalhando tem ????

        DIFICIL RSRSRS

      • Entendi, foi a PeTralhada quem construiu todas as ações junto as FFAA’s…então tem roubalheira por aeh…com certeza…

  2. Ótima notícia mesmo, mais acho que o número ideal de AAV-7 CLAnf para o CFN seria de 100/150 unidades operacionais que poderia incluir uma versão lança morteiro de 120 mm mais teria que ter mais navios anfíbios para isso.

  3. A dúvida que não quer calar, será que veremos os Clanfs modernizados do Brasil armados com a TORC-3Omm, CORCED (versão naval da Remax , lança granadas de 700, UT30BR etc..?
    Pois de nada adianta uma modernização se não modificarem motorização, blindagem, armas, comunicações etc..

  4. E em minha modesta opinião gastamos dinheiro com a Bay Sistens a toa.
    A Argentina está tocando um programa de modernização e atualização de seus Clanfs localmente.
    Poderíamos nos associar aos mesmos e partilhar conhecimentos para modernizar os veículos conjuntamente.
    Assim adiquiriamos conhecimentos para além de modernizar desenvolver novos modelos ,quem sabe uma versão MK2 do Charrúa ou mesmo um Clanfs bi nacional ?
    Mas nossos políticos e militares não podem ver um gringo que já abrem a carteira e lhes dão dinheiro kkk.
    Triste e vergonhoso! !!!!

    • Para de sonhar com acordos com os argentinos ,eles estão se lixando pra nós camarada, não fazem nada pra nos ajudar, só sugam e nos viram as costas. Acredito que por aqui só Chile,Peru e Colombia .

    • É um projeto sério, de uma empresa consolidada, caro,porém sem surpresas no orçamento e que já foi executado em outros veículos mundo afora. Isso por si só já dá toda a solidez necessária à modernização, fora o suporte durante o restante da vida útil dos veículos. Vale muito mais do que qualquer aventura com esses vizinhos que não passam qualquer credibilidade.

  5. …………..aqui no PB de 11 de março passado tem um artigo sobre a modernização dos veículos de assalto anfíbio argentinos….realmente como disse o colega seria bom a MB contatar os hermanos sobre uma possível parceria pra modernização dos carros anfíbios brasileiros….. até porque,com os 82 milhões de DÓLARES a serem pagos à BAE Systems pode-se até comprar mais carros anfíbios ao menos pra totalizar 60 veículos …….82 milhôes?…pra uma modernização que a própria MB pode fazer? …..sinceramente, se for verdade,com todo respeito, é uma tremenda extravagância……lamentável…………………

  6. Com esta compra teremos 49 AVV-7 Clanfb, e os do lote antigo serão modernizados.

    Parabéns ao CFN, que poucos anos atrás também comprou 30 Piranha III e uma bateria com 6 ASTROS 2020

  7. Sinceramente não vejo vantagem em ter projetos com os argentinos já com a bae system que e uma empresa séria e consolidada no mercado acho uma boa .

  8. …………..os Fuzileiros ja dispunham de 30 Clanfs ….virão mais 23 novos comprados aos EU por 117.517.220,00 de dólares que dividido por 2 dá 58.758,610,66 de outros dólares…..dividindo o número de 23 Clanfs por 117.517.220,00 sabe-se então que cada Clanf sai por 3.917.240,66 ….se a MB paga 82 milhões que é uma importância superior a 58.758.610,66 se entende que com esses mesmos 82 milhões se poderia comprar mais Clanfs para totalizar 60 unidades necessários pros mais de 7.000 km de litoral que temos (pois não iremos com esses Clanfs pra praias de outros países,por enquanto) ……..ora,lamentavelmente a MB vai desnecessariamente pagar uma dinheirama à BAE Systems quando poderia comprar mais carros e fazer as devidas modernizações em parceria com os argentinos ou até por si mesma ………………….deplorável……………portal defesa .com/3328-23-novos-blindados-aav-7a1-clanf-para-os-fuzileiros- navais/

Comentários não permitidos.