30 de abril de 1975: Queda de Saigon

No dia 30 de abril de 1975, sob chuvas torrenciais, helicópteros dos EUA viajavam entre um porta-aviões e Saigon, em dramática operação de evacuação. O pânico reinava na embaixada dos EUA.

Estrangeiros sendo retirados de Saigon em 1975

Enquanto tropas do Vietnã do Norte invadiam Saigon, o pânico reinava na embaixada dos EUA na cidade. Milhares de pessoas desesperadas forçavam a entrada no edifício, sob a mira das armas de marinheiros norte-americanos. Além dos cidadãos dos Estados Unidos, foram poucos os que tiveram acesso ao heliporto sobre o prédio da embaixada, última chance para fugir de Saigon naquele dia 30 de abril.

Segundo o jornalista Dietrich Mummendey, da TV alemã-ocidental, milhares de franceses e vários correspondentes permaneceram no país, e a Cruz Vermelha declarou vários edifícios como “zonas internacionais”.

Nenhum outro acontecimento mobilizou tanto a opinião pública internacional, na década de 70, como a Guerra do Vietnã (1964-1975). O conflito representou a maior derrota militar da história dos EUA.

Pela primeira vez, as crueldades de uma guerra – fuzilamentos ao vivo e cadáveres de crianças nuas, mortas queimadas por bombas de napalm – foram exibidas no horário nobre da programação de TV.

Crônica de uma guerra anunciada

As hostilidades que antecederam o conflito começaram em 1956, quando o Vietnã do Norte decidiu não convocar eleições, em desacordo com o que havia sido decidido pelo Pacto de Genebra, após a derrota militar da França (potência colonial na região na primeira metade do século).

O Vietnã do Norte era dominado pela guerrilha comunista, cuja política pretendia anexar também o Vietnã do Sul. Os EUA passaram a fortificar suas posições no sul, a fim de garantir “a liberdade do país”. A política norte-vietnamita tinha o apoio da União Soviética e da China. Já os EUA lutavam contra a expansão do sistema comunista em outros países.

Em 1964, o suposto bombardeio norte-vietnamita a barcos americanos, no golfo de Tonquin, serviu de pretexto ao presidente Lyndon Johnson para iniciar as ações militares contra o Vietnã do Norte.

Descontentamento nos EUA

Em 1969, no auge dos combates, 543 mil soldados dos EUA estavam nas frentes de batalha. Os norte-vietnamitas, vindos de uma guerra com a França, usaram melhor estratégias de guerrilha e aproveitaram a vantagem geográfica (selva fechada e calor de mais de 40ºC) para derrotar os americanos.

O descontentamento da opinião pública dos EUA com a Guerra no Vietnã forçou a abertura de negociações de paz, em 1971. Dois anos antes da tomada de Saigon, em 1973, os ministros do Exterior do Vietnã do Norte e dos EUA haviam assinado um cessar-fogo, em Paris.

O acordo não foi implementado, mas os Estados Unidos começaram a retirar suas tropas. Em 1975, completada a retirada norte-americana (que incluiu também o corte de ajuda financeira), o regime sul-vietnamita entrou em colapso.

Vitória dos pequenos

A ofensiva norte-vietnamita começara um mês antes da capitulação de Saigon. Os militares norte-americanos foram surpreendidos pelo rápido sucesso dos vietcongues e a fraca resistência do exército sul-vietnamita.

Uma nova intervenção dos EUA foi descartada pelo presidente Gerald Ford, por falta de apoio no congresso. Resultado: os norte-vietnamitas conquistaram o sul, a 30 de abril de 1975, no que ficou conhecido como a “queda de Saigon”.

A evacuação de nove mil norte-americanos foi feita às pressas, na última hora. Mesmo assim, ainda foram resgatados cerca de 150 mil vietnamitas. A guerra deixou um saldo de 58 mil americanos mortos e 153 mil feridos; do lado vietnamita, um milhão de mortos e 900 mil crianças órfãs.

Milhões de hectares de terra, minados ou envenenados, se tornaram incultiváveis. Os EUA gastaram cerca de US$ 200 bilhões com o movimento bélico e lançaram um milhão de toneladas de bombas por ano. Em agosto de 1995, vinte anos após o fim da guerra, os EUA reataram relações comerciais com o Vietnã, ainda hoje um dos países mais pobres do mundo.

Fonte: DW

 

31 Comentários

  1. Vejamos foram 58.765 americanos mortos contra quase 3 milhões de vietnamitas mortos,tem certeza que foi a maior derrota militar da História dos EUA? Não vejo assim,pra mim o que fez os EUA “perder” no Vietnã foi o marxismo cultural que imperava no país desde de John F. Kennedy. Duvido que se fosse um Republicano de fibra governando como Ronald W. Reagan,os EUA teriam “perdido”.

    • Ficaram 11 anos diretamente envolvidos na guerra apesar de ganhar uma ou outra batalha no fim das contas o seu propósito que era evitar a todo custo a anexação do Vietnã do sul sobre a bandeira comunista não conseguiu ser evitado, sendo que os EUA na época tinham o maior e mais bem armado exército do mundo e que na mesma época pensava que era uma questão de tempo até que toda sua toneladas de tecnologia sobrepujasse a determinação do povo vietnamita o que não ocorreu. Perdeu a guerra e sua áurea de invencibilidade, perdeu sua fama de bom moço maculada por escandaloso assassinato de inocentes com Napalm e também pela contra cultura pois o jovem dos anos 1960 e 70 não era mais um que tinha seus gostos e hábitos orientados pelos seus pais ele tinha opinião e fez valer isso. É por essas e outras que o Jovem conservador é um velho de pouca idade e Conservadorismo é vanguarda do atraso. Viva o Vietnã, Viva Ho Chi Mhim, Longa vida ao Vietnã livre, fora colonialistas.

    • “João Bernardes
      30 de abril de 2017 at 18:39”

      Durante a sua história, os eua participaram de muitas campanhas militares. No entanto, há algumas em que as autoridades estadunidenses não deveriam ter se metido. A revista The Nacional Interest elaborou uma lista:

      https://br.sputniknews.com/mundo/201511082688586-as-guerras-em-que-eua-nao-deveriam-ter-se-metido/

      No Vietnã os eua perderam mais de 100.000 soldados segundo diversas organizações de assistência a ex-combatentes fã guerra do Vietnã… embora o governo dos eua sempre omitiram o número real de mortos e mutilados….

    • Seja Dono Do Seu Silêncio Para Não Ser Escravo De Suas Palavras…..Quem conhece a sua ignorância revela a mais profunda sapiência…..Quem ignora a sua ignorância vive na mais profunda ilusão….

    • Vejamos foram 58.765 americanos mortos contra quase 3 milhões de vietnamitas mortos
      .
      Vamos analisar melhor esses números ?
      .
      Será que se essa guerra fosse lá dentro dos EUA seria só 58.765 americanos ? .. lembrando que esses que morreram foram na sua esmagadora maioria de soldados, armados e preparados; é bem diferente de civis .
      .
      O objetivo da ação dos americanos no Vietnã era para barrar o avanço dos comunistas … eles conseguiram ? .. as fotos ,mostram muito bem como foi vexatória a saída dos soldados do Vietnã e dos seus simpatizantes .

    • Oque decide uma guerra não é o número de mortos,mas sim quem alcança seus objetivos finais, os vietcongs tinham como objetivo anexar o sul e expulsar os invasores, assim o fizeram, por isso venceram a guerra !

    • Agora tem gente vindo com essa, de querer negar que os EUA perderam no Vietnã. Cara, quase 3 milhões de vietnamitas mortos, a maioria civis, mulheres e crianças. Esse é o seu conceito de quem vence a guerra? quem mata mais civis?

    • Presidente Nixon era do Partido Republicano, mas quem realmente mandava na politica externa dos EUA na epoca era Heinz/Henry Kissinger, o alemao judeu Secretario de Estado, cerebro dos Rockfellers, e Kissinger nao era nenhum bunda mole. Nao usou armas nucleares, porque na epoca Uniao Sovietica nao era a Russia de Putin, estava em condicoes de responder com a mesma moeda. A guerra tinha destruido financeiramente os EUA. Naquela epoca o sistema monetario internacional era baseado no Padrao Ouro. Quando alguns paises euiropeu perceberam que a divida .publica dos EUA era mais alta que o ouro que eles tinham no Fort Knox, paises europeus, liderados pela Franca, comecaram trocar os dolares que eles tinham por ouro. Em 1971 Nixon deu o calote e suspendeu sua obrigacao de trocar dolar por ouro. Sem lastro em ouro, e ainda nao havia sido estabelecido o petrodollar, o dolar ficou como a moeda brasileira. Europeus, comerciantes, donos de hoteis, barbeiros etc, etc estavam rejeitando o dolar. Foi isto que forcou os EUA comecar o processo de abandonar seu sonho de conquistar para si o chamado Triangulo Dourado, Vietnam, Cambodja e Laos,entao o maior centro de producao de heroina que ate 1970 estava sob controle frances. Obviamente, os Vietnamistas percebendo que os EUA estavam perdendo a motivacao, passaram a ofensiva, e em 1975 foi aquele corre corre que a BBC mostrou nos seus noticiarios: O desespero para fugir dos vietkongs.

    • Claro que os EUA ganhou a guerra no Vietnã assim como a URRS ganhou no Afeganistão, basta ver os números de mortos e no Afeganistão foi uma goleada maior que essa americana #SQN

      • mas quem saiu correndo do Vietam foi os EUA.Os EUA foram derrotados E a ORSS tambem foi derrotada no Afeganistam. Foi a derr4ota que levou ao fim da URSS.

  2. Você eh paga pau dos EUA mesmo. E assumido.

    A Alemanha venceu a segunda guerra mundial então.
    Foram cerca de 5 milhões de alemães mortos.
    Os aliados perderam MUITO mais. A União soviética perdeu mais de 20 milhões.

    Bela lógica.

  3. Tinha 6 anos nessa epoca, mas lembro dessa cena nos jornais, lembro de assistir no Fantastico na casa de um vizinho junto com meus pais e outros vizinhos, lembro da tensao entre eles, talvez incredulos, sei que isso ficou marcado na minha mente , existia um medo ou nervosismo que somente vim a entender anos depois o motivo disso. Era a Guerra Fria, e o mundo todo talvez tivesse medo das consequences dessa fato . Somente quem viveu o periodo da Guerra Fria saiba o que realmente era isso.

  4. Pergunta se o povo da Coréia do Sul quer viver sob o jugo da Coréia do Norte! Alguém aqui tem conhecimento de algum alemão ocidental pulando o muro pra o lado da Alemanha Oriental? Pq será q fogem de Cuba, sim tem q fugir, pq não dá pra sair de outra forma. A burrice é algo q não vem dissociado da própria maldade…

  5. Vencer a guerra (eficácia = alcançar o objetivo) não é a mesma coisa do custo a ser pago (eficiência = melhor custo-benefício).

    Os EUA perderam a guerra. Nenhum dos lados foi muito eficiente. O Vietnã foi eficaz.

    A qualidade, a quantidade e a motivação dos guerreiros talvez sejam tão importantes quanto a qualidade tecnológica e a quantidade do material bélico.

    Se quisermos uma força de dissuasão, é preciso investir na qualidade, na quantidade e na motivação dos nossos guerreiros e da população civil disposta a defender a Pátria (reservistas e eventual força de reserva – ainda que use o próprio armamento, ainda que composto de armas mais leves – mais um motivo para armar a população civil de bem) tanto quanto a quantidade e a qualidade do material bélico.

    • As duas vezes na nossa história recente que estivemos próximos de uma invasão militar por uma potência Militar com forças assimétricas, foi em dois momentos chave de nossa história. E sempre capitulamos aos interesses de nosso algoz da vez. Coincidentemente nas duas vezes, o algoz da vez fora Washington. Os EUA tem o poder e o utilizam. Não trata-se de ser mau ou bom como diria Nietzsche. Devemos expulsar de nós nosso ranço colonial e deixar de ser conduzidos e conduzir com personalidade propria. E parar de querer ter ereçoes com o órgão genital alheio. A guera fria acabou! Vamos viver o melhor custo benefício do ?! No estado, econômica e governo.

      https://youtu.be/DPCD8FraeiU

      https://youtu.be/Pbnw_2zbDPA

  6. Pessoal…

    Após os acordos de paz de Paris, em 1973, a existência do Vietnam do Sul foi de fato assegurada até que houvessem eleições livres. O objetivo, que era manter o Vietnam do Sul e impedir a unificação por meio da força,havia sido cumprido até então… Foi somente após a retirada americana, sedimentada no referido acordo, que os vietnamitas no norte assumiram a ofensiva novamente e atacaram e derrotaram as combalidas tropas sulistas…

    No mais, nunca houve qualquer vitória em batalhas por parte do Vietnam do Norte ou vietcongs… Todas as vezes nas quais se atreviam a lutar de frente, eram rechaçados…

    A política interna dos EUA sempre foi o problema… Com políticos decidindo até que tipo de espoletas as bombas teriam que usar, não haveria como haver ou tirar proveito de qualquer vantagem que o poderio pudesse oferecer.

    Nunca a liderança americana se decidiu sobre o que de fato iriam fazer para cumprir com seus objetivos… E tomaram todas as decisões erradas… Lançaram operações totalmente infrutíferas, como a ‘Rolling Thunder’, contra um adversário que estava plenamente determinado a suportar toda a espécie de danos materiais em ondas crescentes de ataques…

    E mesmo assim, quando resolveram tomar uma atitude, botaram os vietnamitas na mesa de negociações. Operações como a ‘Linebacker II’ mostraram o que era possível, se a ofensiva americana fosse avassaladora logo no início…

    • Desculpe cidadão … más parece que você esta confundindo as coisas por aqui..você fala que no acordo de Paris estava acertado a divisão do Vietnã .. más não foi bem assim como você pretensamente diz. .
      .
      Durante a Segunda Guerra Mundial (1939-1945), o Japão ocupou o Vietnam, embora mantendo a máquina administrativa colonial francesa durante a ocupação. Após a guerra, a França tentou restabelecer o seu domínio colonial, mas falhou na Primeira Guerra da Indochina (1946-1954). Os Acordos de Genebra dividiram o país em dois (Vietname do Norte e Vietname do Sul), com a promessa de eleições democráticas para reunificar o país.
      .
      Em janeiro de 1973, convictos da impossibilidade de conquistar a vitória no campo de batalha, os americanos firmaram um acordo de cessar-fogo com os vietnamitas para retirada completa das tropas americanas … e Hanói acordou aceitar o regime de Nguyen Van Thieu. Contudo, a despeito dos acordos de Paris e da retirada americana, a guerra continuou e, em 1975, após dois anos de resistência, uma ofensiva dos guerrilheiros sul-vietnamitas e das forças regulares do Vietnam do Norte ocupou Saigón.
      .
      Em abril Saigon assinou a rendição incondicional e um governo provisório comunista se instalou no sul. No ano seguinte instalou-se a República Socialista do Vietnã, com capital em Hanói, e Saigón se chamou Ho Chi Minh. Constituído o Estado reunificado, foi eleito presidente da República Ton Duc Thang
      .
      RR_ quem sabe se você voltasse a aquele tempo … e falasse sobre esse acordo essa foto nunca teria acontecido .. HAHHAHHA .. o que de fato se sabe … que a poucos metros da embaixada dos EUA no dia do bota fora registrado na em muitas fotos como essa ai .. forças vietcongues se aproximava da embaixada americana… conta outra vá … HAHAHAH..
      .
      Os americanos ganhavam uma posição, não podiam mantê-la por muito tempo .. uma verdadeira operação enxuga gelo .. quando eles iam embora no outro dia as forças vietcongues estavam lá nova mente firme e forte … lembrando que os americanos foram lá para também para ajudar os franceses porque era uma antiga possessão deles .. a saída dos americanos não fora a la francesa .. más sim … la americana mesmo ..HAHAHAH..

    • De acordo com o seu comentário os vietcongs trapacearam rompendo um acordo,mas o próprio texto diz:

      ”Em 1964, o suposto bombardeio norte-vietnamita a barcos americanos, no golfo de Tonquin, serviu de pretexto ao presidente Lyndon Johnson para iniciar as ações militares contra o Vietnã do Norte.”

      Como podemos ver a entrada dos EUA no conflito também é muito controversa,não podemos dizer se esse fato episódio é real ou se foi algo arquitetado pelos EUA !

    • Tecnicamente, não se diz que os Estados Unidos de fato perderam a Guerra do Vietnã, mas, que, na verdade, eles falharam ao vencê-la. Eles não conseguiram conter o avanço do comunismo, que foi apresentado ao público como o objetivo principal de toda a campanha, portanto, não atingindo esse objetivo significou a derrota. As razões específicas de como os Estados Unidos perderam a guerra, podem ser divididas em algumas categorias distintas: táticas de guerrilha do exército vietcongue, o terreno e a inesperada força do norte.

      Os vietcongues lutaram uma guerra de guerrilha, na qual atacavam em grupos pequenos de três a dez tropas, emboscando veículos e pelotões americanos desguarnecidos, e muitas vezes perdidos na selva. Os vietcongues também sabiam com maestria como se retirarem de um local por meio da selva, atraindo as tropas americanas para diversas armadilhas deixadas na selva. Esse terreno desconhecido, e tropas inexperientes, com uma faixa etária de 19 anos (na Segunda Guerra Mundial, a média era de 27 anos, por exemplo). O clima severo também contribuiu para a derrota americana.

      As táticas americanas eram claramente inadequadas para esse conflito. De fato, durante toda a guerra, eles tentaram usar a sua superioridade de fogo e de mobilidade, usando bombardeiros B-52, que despejaram mais de 8 milhões de toneladas de explosivo, como o napalm. Mas o que aconteceu na realidade, é que isso só serviu para provocar atrocidades contra os civis vietnamitas, inocentes, tendo pouquíssimo impacto em destruir alvos militares ou bases da infraestrutura do Vietnã do Norte. Como apenas 12% daquele país era industrializado até então, muitas escolas e hospitais foram usados como alvos, sendo destruídos no processo. Muitas patrulhas partiram para procurar vietcongues aos arredores da cidades, porém essas patrulhas era muito visíveis, se tornando alvos fáceis para uma emboscada, provocando uma intensa desmoralização nas tropas, que sentiam estar sendo usadas como isca. Essa tática levou a catástrofes, como o massacre do pacífico vilarejo de My Lai, em 1968, quando centenas de civis, na maioria mulheres e crianças, foram executados por soldados americanos. Antes de serem mortas, algumas das vítimas foram estupradas e molestadas sexualmente, torturadas.

      O fato de quê os EUA não estavam acostumados às táticas de guerrilha empregadas pelos vietcongues, e a estratégia equivocada de usar seu poder de fogo superior, também desempenharam um papel importante na retirada das tropas americanas do Vietnã.Após a retirada americana, o Vietnã logo caiu no comunismo, e os vietnamitas tiveram que lutar contra o Camboja e a China antes de conseguirem declarar independência, restando um Vietnã destruído pelo conflito, com toda a infraestrutura do país destruída, milhões de vidas perdidas e as áreas agrícolas intoxicadas pela poluição causada pelos agentes químicos usados pelos americanos. Os Estados Unidos perderam seu status de protetor da liberdade com tantas notícias de atrocidades causadas aos civis do Vietnã. Além disso, as forças armadas registraram mais de 700.000 soldados com problemas psicológicos e traumas que se mostrariam irreversíveis.

      Fontes:

      http://www.thirdworldtraveler.com/Asia/Vietnam_War_US_Lost.html

    • RR
      Bla bla bla…
      Eu digo E eu digo U(balança os pompom azul e vermelho) eu digo A! os americanos mesmo que perder sempre vao ganhar !
      Eu digo E eu digo U….

    • kkkkkk… comentário com o selo Máquina Troll de qualidade….um verdadeiro TAPA na cara da sociedade…hihihihi…. 😀

  7. Toda guerra do Vietnã matou quase 60.000 norte-americanos em quase 15 anos de guerra, no Brasil morrem 50.000 pessoas/ano assassinadas e 60.000 pessoas/ano em acidentes de carro.

  8. As pressões políticas não permitiram seguir adiante, caríssimos… Elas que tiveram muito mais efeito nas decisões em Washington do que qualquer posição vietnamita… Mesmo porque, não eram os vietnamitas que elegiam os congressistas americanos…

    La Drang, Hamburger Hill, TET… Todas as vezes que os vietnamitas tentaram passar a ofensiva ou tentavam estabelecer uma posição fixa, foram pesadamente barrados. Por isso dedicaram-se tanto a guerrilha. A única coisa que poderiam fazer era justamente prolongar o conflito até um ponto de saturação… Mas aí vem a questâo: e se os americanos não estivessem passando por tantas pressões internas…? Por quanto tempo iriam manter isso…? E se o conflito avançasse para além da década de 70…? E se os americanos fizessem uma Linebacker II logo no início, em 1965…?

    Um exemplo a ser estudado é o conflito na Colômbia, onde as guerrilhas, apesar de ocupar territórios importantes, nunca conseguiram de fato consolidar poder… Um governo determinado e um suporte claro e inequívoco, fez pender a balança a favor dos legalistas… Mas enfim, aqui já estamos fugindo do escopo ( embora nem tanto )…

    • Os Estados Unidos nunca perdem guerras. Apenas se retiram dela por motivos políticos. KKKKKKK

      E se retiram vencedores, claro!!!!

      • esse cara ou é um daqueles estadunidenses bem escrotos e alienados do tea party ou é algum Think Tank profissional a serviço/recrutado de alguma filial de empresa estrangeira made in usa instalada por aqui…rs…

    • (…) Um governo determinado e um suporte claro e inequívoco, fez pender a balança a favor dos legalistas… Mas enfim, aqui já estamos fugindo do escopo ( embora nem tanto )…(…)
      .
      .
      Será que nisso ai que você fala … podemos encontra no conflito atual da Síria … onde os americanos financiam os terroristas do Estado Islâmico e os russos apoiam um governo legalista da Síria … como exemplo ?
      .
      E tem a questão do Iêmen … que até o momento os insurgentes que combatem contra o governo alinhado dos sauditas estão dando um show em cima dos sauditas .. até os americanos tiveram que entrar no conflito para ajudar os seus cupinchas .

  9. Entao os EUA não perderam porque morreram mais Viet kongs , mas como os americanofilos defendem mais eles que o proprio Brasil.Eu agora pergunto , onde os EUA ganharam guerras , a II GUERRA não vale pois quem realmente ganhou foi a URSS , desde entao se metem onde não são chamados , geralmente para amralharem riquexas dos outros , não ganham nada , apenas desgraçam onde se metem , mas os americanofilos os acham o maximo , quando conseguem ir ao exterior , nao vão conhecer a terra dos seus antepassados , vão a ORLANDO,voltam mais colonizados !!

  10. Não adianta tentar relativizar eventos históricos, pois a dureza dos fatos é incontestável. Os EUA perderam no Vietnã (feio), por inabilidade política e bélica (o mesmo dos soviéticos no Afeganistão). Mas, desde então, os EUA tratoraram o que veio pela frente (Líbia, Iraque, Afeganistão, etc). Não pensaram nem um pouco no pós guerra, é verdade, mas as vitórias bélicas são notórias.
    Agora parece que desaprenderam, e patinam novamente na Síria. O Iêmen é disputa regional Saudita/Iraniana, onde os EUA não gostariam de problemas no momento (pois já tem muitos).

Comentários não permitidos.