EUA dizem ser hora de agir contra Coreia do Norte; China e Rússia pedem prudência

O secretário de Estado norte-americano, Rex Tillerson, disse nesta sexta-feira que não conter o desenvolvimento nuclear e de mísseis da Coreia do Norte pode levar a ‘consequências catastróficas’, enquanto China e Rússia advertiram os Estados Unidos a não ameaçar usar a força militar.

Recentemente Washington cobriu Pequim de elogios por seus esforços para conter sua aliada Pyongyang, mas o ministro das Relações Exteriores chinês, Wang Yi, deixou claro ao Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) que não depende só de seu país resolver o problema norte-coreano.

“A chave para solucionar a questão nuclear na península não está nas mãos do lado chinês”, disse Wang ao organismo de 15 membros em comentários que contradisseram a crença da Casa Branca de que a China exerce uma influência significativa sobre o regime isolado.

A reunião ministerial do conselho, presidida por Tillerson, expôs antigas divisões entre os EUA e a China sobre a maneira de lidar com a Coreia do Norte. A China quer conversar primeiro e agir depois, enquanto os norte-americanos querem que Pyongyang freie seu programa nuclear antes do início de tais conversas.

“É necessário pôr de lado o debate sobre quem deveria dar o primeiro passo e parar de discutir sobre quem está certo e quem está errado”, afirmou Wang ao conselho. “Agora é hora de cogitar seriamente retomar as conversas.”

Tillerson respondeu: “Não iremos negociar nosso retorno à mesa de negociação com a Coreia do Norte, não iremos recompensar as violações de resoluções anteriores, não iremos recompensar seu mau comportamento com conversas”.

A Coreia do Norte não participou da reunião.

Em sua primeira visita à ONU, o secretário dos EUA repreendeu o Conselho de Segurança por não implantar totalmente as sanções contra os norte-coreanos e disse que, se a entidade tivesse agido, as tensões resultantes de seu programa nuclear poderiam não ter se intensificado.

“Deixar de agir agora a respeito do tema de segurança mais premente do mundo pode trazer consequências catastróficas”, afirmou.

Os EUA não estão pressionando por uma mudança de regime e preferem uma solução negociada, mas Pyongyang deveria desmantelar seus programas nuclear e de mísseis por iniciativa própria, disse.

“A ameaça de um ataque nuclear a Seul, ou Tóquio, é real, e é só uma questão de tempo para a Coreia do Norte desenvolver a capacidade de atacar o território continental dos EUA”, argumentou o secretário.

Tillerson repetiu a posição do governo do presidente dos EUA, Donald Trump, de que todas as opções estão na mesa se Pyongyang persistir com seu desenvolvimento nuclear e de mísseis, mas Wang disse que ameaças militares não ajudam, e que o diálogo e as negociações são “a única saída”.

Em entrevista à Reuters na quinta-feira, Trump disse que um “grande, grande conflito” com a Coreia do Norte é possível devido a seus programas nuclear e de mísseis.

O vice-chanceler da Rússia, Gennady Gatilov, alertou nesta sexta-feira que o uso da força seria “completamente inaceitável”.

Michelle Nichols / Lesley Wroughton

Foto: REUTERS/Lucas Jackson – Tillerson fala no Conselho de Segurança da ONU 28/4/2017

Fonte: Reuters

 

17 Comentários

  1. Rapaz a coisa é seria e simples de explicar .. depois que um abestado aperta o botão vermelho em menos de 2 horas a população volta para era da pedra lascada .
    .
    Já vemos o que um abestado faz com um pais inteiro com uma panela nas mãos .. rsrs .. imagine o estrago que um abestado faz com o planeta inteiro só apertando .. “O” ..botão vermelho ?

    • As vezes acho que a tecnologia nuclear é um produto de uma inteligência alienígena mal intencionada para os terráqueos .. sabendo que os cretinos não raciocinam e assim uma vez a terra destruída pelo seus próprios moradores fica mais fácil dos alienígenas tomarem o planeta .. ou melhor .. .. do que sobrou dele .

      • Ta com medo que alguém aperte o seu botão vermelho, kkkkkkkkk? Pare com tanta retórica. Simples, se o KingKong testar novamente uma arma nuclear terá uma resposta americana, pois vc não pode viver ao lado de um cara que ameaça explodir sua casa e de sua família, sem punição.

      • De viver como um homem das cavernas ?…HAHHAH .. você nasceu já como uma mentalidade de um homem das cavernas … HAHHAH … para ser um bicho bruto é só ficar de quatro .. HAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAHAH…

      • Fica tranquilo, Lucena! Rússia e China já bateram o pé e disseram: NÃO. O Trump já afinou. Claro que em se tratando de EUA podemos esperar tudo, então pode ser que os americanos acreditem na própria propaganda enganosa que fazem e vão para cima mesmo assim. Aí, nesse caso, vamos nos livrar definitivamente dessa gente. O preço será alto, mas a decisão foi deles, ninguém pode fazer nada a respeito. Se é assim que vai ser, então que seja!!!!

      • Estais preparado? Vais morar num abrigo nuclear com seu marido americano? mas peraí, o casamento homossexual tem um porém: nao se reproduz, kkkkkkk

  2. “As vezes acho que a tecnologia nuclear é um produto de uma inteligência alienígena mal intencionada para os terráqueos”

    interessante a tese socialista de araque

    primeiro elogiam quem faz, pq julgam que é necessário pra enfrentar os americanos malvados.

    depois quando a coisa aperta, e vê que não conseguiram atingir seus objetivos ideológicos, e o negócio não é bem do jeito que eles pensavam, agora vão começar a culpar os aliens ? rsrs…

    Nunca a culpa é do lazar@#$ que cria a confusão, no socialismo ele nunca deixa o ser (indivíduo) assumir seus erros e voltar atrás.

    A coreia do Norte se quiser pode acabar com essa confusão em 1 minuto, é só voltar atrás do seu programa nuclear, que é bem capaz de lambuja o gordi#$% maluco continuar no poder, e não duvido dos americanos fazer tbm um acordo comercial naquela mer#$ de país, e acabar com a fome e a miséria dos nortes coreanos.

    Mas não, preferem gastar oq não tem nessa idiotice de programa nuclear e pra que ? pra correr o risco de ser riscados do mapa, ae eu pergunto, adiantou alguma coisa essa birrinha com os americanos ? Melhorou em que a vida dos nortes coreanos ?

    Por isso eu prefiro que o Brasil continue sem armas nucleares, prefiro ser zona de retaguarda dos EUA, da China, Rússia até do Paraguai do que ter uma mira em cima de nós, isso não é vida, isso é escravidão, isso sim é entreguismo, se entregaram suas vidas para um sistema arcaico, autoritário, falido que é o comunismo.

    Só quero que o Brasil não chegue nesse ponto, menos Estado e mais mercado, liberdade econômica e direito de escolha. É uma idiotice sem tamanho continuar insistindo nesse modelo socialista falido que algumas pessoas tentam dizer q é bom, só se for bom para os ditadores !

    • O raciocínio acima fica correto se…
      Sim, nós não precisamos de bomba atômica, mas também mais ninguém precisa. E esse tal tirânico e absurdo (anti democrático) CS da ONU.

      Porém, mesmo sem Bomba H, precisamos ter cargas cinéticas em órbita, ICBMs sem ogivas nucleares, SNBr, ou seja, qualquer coisa que possa ser atirado bem no meio do ninho do inimigo, seja lá em que canto do planeta estiver. Só assim para certos predadores ficarem na deles, com um pé para trás.

      O que não precisamos é sermos eternamente quintal dos outros. Isto não. Quem concorda com isto é o supra sumo do capachismo e entreguismo, por incompetência extrema, pois morar num país gigante e dizer que se sente muito bem sendo capacho é o cúmulo dos cúmulos.
      É trairagem e submissão mesmo.

      Acho que é a primeira vez que leio tal proposta absurda, em relação ao Brasil, e o que deve ser seu status quo internacional, aqui no PB.

      • acho que vc não entendeu o meu comentário.

        eu não gosto de ser capacho e quintal de ninguém, mas entre ser capacho do comunismo, ou capacho de americanos DESDE que, tenhamos liberdade de escolha, uma economia livre e uma vida DIGNA prefiro ser.

        o ideal é ser totalmente independente, ser um player global, mas isso requer um povo estudado, uma economia forte, empresas nacionais fortes, um Estado forte com leis rigorosas contra o crime e a corrupção, coisa que NÃO temos no Brasil, pq o brasileiro prefere roubar seu LAR, manter o mais pobre alienado, no cabresto pq dá voto.

        Ae depois culpar terceiros, pelo os crimes que esses bando de safa#$% fazem contra o seu próprio país e seu povo, seja a mando dele próprio, ou seja lá de quem, isso é o pior de TODOS os entreguismos !

        ae vem “neguinho” pedir bomba atômica pq acha que vai resolver alguma coisa, resolver oq ? colocar uma bela de uma mira em nós, já não basta as mer#$ que o brasileiro já faz aki dentro.

        primeiro o brasileiro (toda a sociedade) tem que tomar vergonha na cara, e assumir o seus erros e corrigi-los, ae um dia pode até pensar em tudo isso que vc escreveu.

  3. ……….o Trump tem titica na cabeça…..vai procurar sarna pra se coçar….até que êle tem condições reais de ferrar os nortecoreanos,porém com armamento nuclear seria uma vitória de Pirro …..e os resíduos nucleares de possíveis explosões? e os países vizinhos que não tem nada a ver com a história???? pandemônio geral…..huumm.. é ruim hein?!?………………

  4. A Coréia do Norte sempre é apontada como uma “ameaça”…

    Pois bem…
    Quantas guerras de agressão a Coréia do Norte começou?
    Uma, em 1950, uma guerra de unificação da península.

    Quantas guerras e intervenções patrocinadas os EUA iniciaram?

    Basta responder as perguntas e você terá retirada a venda retórica dos seus olhos.

    😉

  5. Eu fico a ver alguns comentários por aqui, não sei se rio, ou choro…

    O regime norte-coreano é realista e observou com atenção os destinos da Líbia, Iraque, Síria e Irã; Entende, com lógica compreensível, que a sua sobrevivência está atrelada ao poder de dissuasão. O programa nuclear norte-coreano se insere nesta lógica, bem como o programa de vetores, que hoje, parte dos propulsores líquidos, para os sólidos, visto que os segundos permitem melhor estado de prontidão.

    Desenvolver um arsenal nuclear é caro, mas a manutenção dele é mais barata do que manter grandes formações de forças convencionais.

Comentários não permitidos.