Lançamento do jato C919 : O primeiro avião de passageiros “MADE IN CHINA”

Um marco significante

A Commercial Aircraft Corp. (Comac) apresentou em 2 de novembro sua nova criação para o mundo: o jato C919. A aeronave de corredor central único, que pode acomodar até 168 passageiros e tem um alcance de até 5.555 quilômetros, foi exibida em Xangai. “O lançamento do primeiro C919 é um marco significativo no desenvolvimento do primeiro avião chinês”, disse o chefe da Comac, Jin Zhuanglong.

Cerimônia pomposa

Cerca de 4 mil funcionários do governo e outros convidados estiveram presentes na cerimônia que ocorreu num hangar próximo ao Aeroporto Internacional Pudong, de Xangai. Um pequeno rebocador puxou a aeronave de 39 metros de comprimento, saindo de um espaço decorado com uma enorme bandeira da China.

O primeiro atraso

O desenvolvimento do bimotor C919 começou em 2008. Os planos eram de que o primeiro voo fosse em 2014, e a participação em rotas comercias, em 2016. Mas as metas foram postergadas devido a atrasos na produção. É esperado agora que a aeronave esteja em serviço somente em 2019, no mínimo.

Apoio estrangeiro

Embora o C919 tenha sido produzido na China, muitos dos equipamentos cruciais do avião, como motores e aviônica (parte eletrônica a bordo de aeronaves), estão sendo fornecidos por empresas estrangeiras ou joint ventures entre empresas chinesas e fabricantes ocidentais.

Mercado de 800 bilhões

A China é um dos maiores mercados da aviação do mundo, com a Boeing projetando a demanda total do país por aeronaves civis ao longo das próximas duas décadas a valer mais de 800 bilhões de dólares americanos. Há um bom tempo, Boeing e Airbus vem olhando para o lucrativo mercado e querem se posicionar como os principais fornecedores de aviões para a China.

Reposicionamento no mercado

No entanto, a liderança da China tem se esforçado para fazer o país ser mais conhecido como fabricante de produtos de alta tecnologia do que de itens de baixo custo. O desenvolvimento do C919 é parte desses esforços de reestruturação.

Aumento na concorrência?

O C919 de corredor central único é destinado a competir com o Airbus A320 e o Boeing 737, não só na China, mas também em outros mercados mundiais. A Comac diz que já recebeu 517 encomendas, de 21 clientes diferentes. Enquanto a maioria dos pedidos vem de companhias sediadas na China, há também alguns de estrangeiras.

Grande negócio

O lançamento do C919 ocorreu poucos dias depois de a Airbus ter assinado contratos com parceiros chineses para a entrega de 100 aviões de passageiros A320 e 30 aeronaves A330 no valor de 15,4 bilhões de euros. Os acordos foram assinados durante a recente visita da chanceler federal alemã, Angela Merkel, à China.

Autoria: Srinivas Mazumdaru

Fonte: DW

 

 

 

 

 

 

 

37 Comentários

  1. Quem serão as cobaias para voar em avião Made in China?? Comprei uma bateria para meu carro chinesa e não durou 1 semana.

    • Paulo confessa vai … quando você comprou essa bateria para seu carrinho … você a comprou porque era made China ou porque era barata ? … o barato sai caro .. rsrsr
      .
      A china tem preço para todo tipo de bolço e fregues … tem muita empresa americanas,japonesas e europeias que fabricam lá na China e vende com seu nome dessas empresas .. até a USAF já usou pecinhas made China para seus aviões..rsrs … inclusive para a lendária banana split.

      • Essa duzamericanos usarem pecinhas chinesas em seus caças é a lenda urbana mais velha que temos por aqui… coisa do menino de penico na cabeça… 🙂

    • então aquele F-16 deve ter sido fabricado na China…porque a porcaria vive soltando pecinha, faiando e caindo mundo afora…HôHôHôHôHô… 😀

      A de amor…B de baixinho…C de coraçãããoooo…… 😛

    • rsrsrssrrsss… eu ia postar: quem é que vai voar nessa coisa ???… mas vc foi mais rápido… rsrsrsrsrssss… máquina, te pago uma passagem no primeiro voo com essa “maravilha” rumo a Síria… 🙂

    • F-16 Caixão voador também estou fora….deve ser Made in China pra cair e se acidentar tanto pelo o mundo…só pode ser Made in China também… 😀

  2. Vai ter de encarar 737 e A-320 mundo afora, ambos com gigantesca base de clientes e excelente suporte pós venda. A vida do aviãozinho xing-ling não vai ser fácil fora da terra natal. Talvez empresas de países como Sudão e Zimbábue, notórias prostitutas do regime chinês, comprem….

    • base de clientes construida em cima de muitas malas de propina, apoio e financiamento de campanhas políticas…me engana que eu gostho… 😉

      • As malas de propina foram enviadas pelos chineses para sustentar suas prostitutas mundo afora, especialmente no Sudão e no Zimbábue. A base de clientes do 737 e do A-320 é formada em sua maioria por empresas privadas que não precisam dar satisfação a governos na hora de comprar aeronaves….

        Como se vê seu teatro de besteirol, típico dos lulopetistas filhos mal paridos da “pátria-educadora”, não resiste a um traque…rs!

      • “”base de clientes construida em cima de muitas malas de propina”””

        Mentira, nenhum outro país com exceção da União europeia fabrica aviões com o mesmo nível de qualidade e competitividade.

        Pode ver que aviões de outros países nem as próprias empresas querem ( mesmo com pedido pessoal do presidente ).

      • em qualquer lugar do mundo há corrupção!…nos países ricos ela é refinada e nos países pobres grosseira…os países ricos de longe são os mais corruptos que existem…os esquemas de corrupção são muito maiores, mais refinados e difíceis de serem expostos/punidos.…países como Austrália, Canadá e Coreia do sul são exemplos de grandes países corruptos atualmente….onde esquemas de cartas marcadas e reserva de mercado para os eua são uma tradição já….só que estes países nunca sairão na relação dos países mais corruptos do mundo feitos no ocidente…só quem sairão claro, serão as nações que vão de contra a influencia e os interesses dos eua e rivais/ameaças a sua hegemonia como Rússia e China…

      • “…países como Austrália, Canadá e Coreia do sul são exemplos de grandes países corruptos atualmente…”

        Ahã…. Fontes, por gentileza…

        “…nos países ricos ela é refinada e nos países pobres grosseira…os países ricos de longe são os mais corruptos que existem…”

        E onde existem evidências desse raciocínio tão simplório…? Só é possível avaliar corrupção analisando diversos fatores, como a qualidade dos serviços do Estado em relação a riqueza produzida…

        “…onde esquemas de cartas marcadas e reserva de mercado para os eua são uma tradição já….”

        As cartas são tão “marcadas”, que todos esses países adquirem equipamento militar dos mais diversos fornecedores, e ao menos a Coreia do Sul tem uma industria de expressão no exterior…

      • mas é muito cinismo e falta de vergonha na cara deste pessoal viu…esta gente precisa controlar governos para conquistarem o mercado dos países…pois é só assim que “vendem” seus bagulhos superfaturados…..e ainda querem falar de Sudão e Zimbábue….kkkk…

    • Já que você falou em prostituição insinuando em corrupção em países de 3° mundo .. me lembrei de casos de generais americanos corrompidos para passar informações secretas na base de serviços de prostitutas .. e isso foi bem recente viu.

    • Bem o mercado chinês é de somente 800 bilhões de dólares, se eles atenderem somente a demanda do país não precisa nem ir vender para outros países. Mas pelo visto já tem clientes em outros países.

    • É mesmo eles pegaram um pen drive e uma copiadora para fazer ele, logicamente a China é um país que não tem engenharia e nem universidades faz isso, sem contar que eles não tem uma indústria se quer por lá e não são nenhuma potencia mundial e ascensão. Por isso que a China não cresce e sua economia esta há tanto tempo estagnada. Pobre China atrasada.

      • Só pra ilustrar, meu caro, nos mostre alguma invenção chinesa de vulto patenteada nos últimos 100 anos que não seja cópia descarada de produtos ocidentais… 🙂

      • Americanos nada mais são que chineses com mais de um século se “engenharia reversa” e apropriação de capital intelectual. A exemplo o verdadeiro inventor do ☎ é Antonio Santi Giuseppe Meucci, houve aumenos 5 inventores da lâmpada antes de Thomas Edison, o mais pesado que o ar o avião voando pelos seus próprios meios foi Santos Dumont ou então foram os Gregos, pois catapultando até uma ? voa (a verdadeira revolução foi o Demoiselle, seus princípios aerodinâmicos se aplicam a qualquer avião até hoje). A Internet foi um britânico, o revolucionário da eletricidade com sua corrente alternada foi o Checos Tesla. O pendrive foi um Israelense… Etc. Eu gostaria mesmo e de saber qual invenção de vulto foi mesmo feita pelos americanos fora a manteiga de amendoim?

      • 80% das patentes mundias são registradas nos EUA….

        O que o antiamericanismo burro não faz com as pessoas não é!?

      • FATO… o antiamericanismo fútil é como Gardenal… os tolos tem que toma-lo sob pena de surtarem em suas convicções ideológicas ultrapassadas… A CULPA É DUZAMERICANOS… 🙂

      • A grande invenção americana ganhar muito dinheiro com a idéia dos outros. Orkut -> facebook, Mercedes-Benz -> Fordismo, OCTÓGONO -> MMA, Hambúrguer-> Mac Donald etc … Há! São ótimos em imprimir dólares e trocalos por valiosos bens. Alaska da Rússia, Louisiana da França, Petrobrás do Brasil (Só uns pedaços “por enquanto”). E eles tem também “democracia tipo exportação”. É ótima, vide Iraque, Síria, Líbia, Afeganistão, Iêmen, Rep. Dominicana e seu mais novo projeto Brasil.

      • S-88 ou HMS engodo… Sei lá. Não foi isso que eu perguntei. Isso é desonestidade intelectual! Não me venha vom este mimimi de esquerda, comunista, antiamericanismo cococo… Só me responda qual invenção de vulto é de fato capital intelectual genuinamente americano nos últimos 100 anos? Acredite, já fiz essa pesquisa com “honestidade” e não encontrei nada que vá muito além da manteiga de amendoim.

      • Então vc que é o tal ET bilú ???… porque, se vc vive neste planeta e não reconhece que a quase totalidade das invenções foram criadas pelos americanos, então vc é um extraterrestre… e um não evoluído… 🙂

        Membros do National Inventors Hall of Fame

        A

        Edward Goodrich Acheson
        Robert Adler
        Herman Affel
        Samuel W. Alderson
        Ernst Alexanderson
        Andrew Alford
        Samuel Leeds Allen
        Luis Walter Alvarez
        Mary Anderson (inventora)
        Edwin Armstrong
        Arthur Ashkin
        Martin Atalla

        B

        Alpheus Babcock
        George Herman Babcock
        Leo Baekeland
        Rodney Bagley
        Matthias William Baldwin
        Robert Banks
        Frederick Banting
        Paul Baran
        John Bardeen
        Charles Donald Bateman
        Andrew Jackson Beard
        Arnold Orville Beckman
        Semi Joseph Begun
        Alexander Graham Bell
        Ruth Rogan Benerito
        Willard Harrison Bennett
        Emil Berliner
        Henry Bessemer
        Erastus Brigham Bigelow
        Gerd Binnig
        Forrest Bird
        Clarence Birdseye
        László Bíró
        Harold Stephen Black
        Eli Whitney Blake
        Helen Blanchard
        Thomas Blanchard
        Katharine Burr Blodgett
        Samuel Emil Blum
        Baruch Blumberg
        James Bogardus
        Nils Bohlin
        Gail Borden
        Carl Bosch
        Amar Bose
        Robert W. Bower
        Seth Boyden
        Herbert Boyer
        Willard Boyle
        Milton Bradley
        Jacques Edwin Brandenberger
        Charles Brannock
        Walter Houser Brattain
        Rachel Fuller Brown
        John Browning
        Charles Francis Brush
        Luther Burbank
        Joseph H. Burckhalter
        William Seward Burroughs I
        William Merriam Burton

        C

        Donald Lewis Campbell
        Marvin Camras
        Chester Carlson
        Wallace Carothers
        Willis Carrier
        George Robert Carruthers
        George Washington Carver
        Frank Cepollina
        Vint Cerf
        Emmett Chappelle
        John Charnley
        Alfred Yi Cho
        Georges Claude
        Josephine Cochrane
        Stanley Norman Cohen
        James Collip
        Frank Benjamin Colton
        Lloyd Conover
        William David Coolidge
        Peter Cooper
        Harry Coover
        Frederick Gardner Cottrell
        Seymour Cray
        Glenn Hammond Curtiss
        David Cushman

        D

        Gottlieb Daimler
        Raymond Vahan Damadian
        Donald Davies
        Mark Dean
        John Deere
        Robert Heath Dennard
        Rudolf Diesel
        Carl Djerassi
        Ray Dolby
        John Boyd Dunlop

        E

        George Eastman
        John Presper Eckert
        Alfred Einhorn
        Willem Einthoven
        Gertrude Elion
        Douglas Engelbart
        John Ericsson
        Lloyd Espenschied
        Ole Evinrude

        F

        Maxime Faget
        Federico Faggin
        Moses Gerrish Farmer
        Philo Farnsworth
        James Fergason
        Enrico Fermi
        Reginald Fessenden
        Harvey Firestone
        John Fitch
        Edith Marie Flanigen
        Judah Folkman
        Lee De Forest
        Jay Wright Forrester
        John E. Franz
        Ross Freeman
        Dov Frohman
        Calvin Souther Fuller
        Robert Fulton

        G

        Robert Gallo
        Charon Robin Ganellin
        Edmund Germer
        Ivan Getting
        John Heysham Gibbon
        King Camp Gillette
        Charles Ginsburg
        Joseph Glidden
        Robert Goddard
        William Goddard
        Leopold Godowsky Júnior
        Charles Goodyear
        Robert Gore
        Gordon Gould
        Zénobe Gramme
        Robert Gundlach

        H

        Fritz Haber
        Charles Martin Hall
        William Edward Hanford
        George Heilmeier
        Richard March Hoe
        Marcian Hoff
        Felix Hoffmann
        John Paul Hogan
        John Philip Holland
        Herman Hollerith
        Alexander Lyman Holley
        Birdsill Holly
        Nick Holonyak
        Benjamin Holt
        Godfrey Hounsfield
        Elias Howe
        John Wesley Hyatt

        J

        Ali Javan
        Alec Jeffreys
        Amos Edward Joel

        K

        Robert Kahn
        Charles Kaman
        Dean Kamen
        Theodore von Kármán
        Donald Keck
        John Harvey Kellogg
        Charles Kelman
        Charles Kettering
        Jack Kilby
        Willem Johan Kolff
        Paul Kollsman
        William Justin Kroll
        Stephanie Kwolek

        L

        Irwin Lachman
        Edwin Land
        Alois Langer
        Robert Langer
        Irving Langmuir
        Lorenzo Langstroth
        Paul Christian Lauterbur
        Ernest Lawrence
        Oliver Lodge

        M

        Theodore Harold Maiman
        Leopold Mannes
        Guglielmo Marconi
        John Mauchly
        Robert Maurer
        Hiram Maxim
        Wilhelm Maybach
        Stanley Mazor
        Carver Mead
        Ottmar Mergenthaler
        Georges de Mestral
        Robert Metcalfe
        Luc Montagnier
        Gordon Moore
        Samuel Morse
        Louis Moyroud
        Kary Mullis

      • O Sr.Niguem ou John doe. Lá vem esse mimimi, cococo de novo. Só me responda qual invenção de vulto é de fato capital intelectual genuinamente americano nos últimos 100 anos? Tá difícil?

      • Se for só uma, que tal MICROCIRCUITOS, também conhecidos como chip… só pra não humilhar muito: “O circuito integrado pode ser considerado como sendo inventado por Jack Kilby de Texas Instruments e Robert Noyce, da Fairchild Semiconductor, trabalhando independentemente um do outro. Kilby registrou suas ideias iniciais sobre o circuito integrado em julho de 1958 e demonstrou com sucesso o primeiro circuito integrado em função em 12 de setembro de 1958[2] Em seu pedido de patente de 6 de fevereiro de 1959, Kilby descreveu o seu novo dispositivo como “a body of semiconductor material … wherein all the components of the electronic circuit are completely integrated.”… serve ???… 🙂

      • O engodo aqui é você! Inventor é aquele que registra a Patente. Apenas Thomas Edison tem 10 invenções que até hoje utilizamos:

        https://www.tecmundo.com.br/invencao/46323-10-invencoes-de-thomas-edison-que-ainda-utilizamos-hoje.htm

        Não custa lembrar também da linha de montagem, inventada por um Norte-americano, Henry Ford. Ou então do Teflon, inventado pela NASA durante o projeto Apollo, e muitas outras tantas….

        Já você é mais uma invenção da “Pátria-educadora”: Não sabe compreender e interpretar textos, escreve mal, não sabe utilizar informação e é seletivo. Mas é “politicamente conscientizado”…rs!

      • POLITICAMENTE CONSTIENTIZADOS é exatamente o que eles são… só que consciência neste caso não se trata de sentimento ou conhecimento que permite ao ser humano vivenciar, experimentar ou compreender aspectos ou a totalidade de seu mundo interior, bem como sentido ou percepção que o ser humano possui do que é moralmente certo ou errado em atos e motivos individuais. No caso deles é pura e simples COLEIRA IDEOLÓGICA/NORMATIVA com vistas ao cumprimento do manual esquerdista… 🙂

      • Acho que inventor é quem criou. Santos Dumont não patenteou suas invenções sobretudo o demoiselle. Apesar do estrago histórico isso não muda a real paternidade das invenções. Vou facilitar para os senhores (https://pt.m.wikipedia.org/wiki/Categoria:Inven%C3%A7%C3%B5es_dos_Estados_Unidos) Eu ficaria com GPS é menos controverso. HMS opa! digo Mister S-88 e John Doe eu sinto muito ofender a Pátria america dos senhores. Más Só me responda qual invenção de vulto é de fato capital intelectual genuinamente americano nos últimos 100 anos? Me esqueci da Barbie o qual culturalmente revolucionaria e impactante ela o é. Sério! Fútil, Consumista e Narcisista! E um legado genuinamente american way of life.

      • Teee! Errou de novo. MICROCIRCUITOS e só a miniaturização do circuito integrado. O circuito integrado nasceu na Alemanha. Então os Japoneses são sem sobra de dúvida os maiores inventores da história, pois estes sim são bons em diminuir qualquer coisa emç 30 vezes. Sem dúvida é uma inovação. Não despreso de forma alguma a capacidade industrial e empreendedora americana. Más Só me responda qual invenção de vulto é de fato capital intelectual genuinamente americano nos últimos 100 anos? Sr. John Doe.

      • Hot Dog, Coca Cola e Calça Jeans, vale?
        System Windons, System Apple, vale?
        Revólver, metralhadora Gatling, vale?
        Ou também nada disso é invenção 100% americana?

        Fiquei curioso, será mesmo que os americanos não possuem nada de sua própria lavra?

      • O problema é que pra ele, coisa vultosa é que muda a vida de um esquerdista completamente… e nisso ninguém ganha do barbudo alemão… ele muda a vida do sujeito leso completamente… ainda que seja pro inferno… 🙂

      • Vivent o Jeans remonta ao século 16 em Gênova passando pela França (não é genuíno nem dos últimos 100 anos), o cacharro quente se popularizou nos EUA más e de Frankfurt Alemanha, a coca cola e americana porem do seculo 19 com mais de 100 anos e não é examente uma revolução de vulto para humanidade, a não ser como grande marca que é e para o diabetes. O revólver e autêntico americano mas tem mais de 100 anos a invenção da metralhadora no entanto e atribuída ao sueco Helge Palmcrantz sendo o modelo gatling um conceito ainda assim com variações similares anteriores e é do século 19 também com mais de 100 anos. Agora o conceito Windons é americano revolucionário para humanidade, autêntico e vultuoso. Sr. Vivent finalmente! Obrigado.

  3. A engenharia reversa Chinesa funcionando mais uma vez; copiaram os jatos Embraer que eram fabricados lá, meteram o pé na Bunda da empresa e agora vão fabricar seus modelos.
    Se ao menos por aqui aprendêssemos a lição, já teríamos de tudo e nacional ; mas a propina impera em sua heterossexuais pax pelas bandas de cá

Comentários não permitidos.