China apresenta primeiro porta-aviões construído inteiramente em seu território

Modelo tem capacidade de carga de 70 mil toneladas e deverá entrar em serviço em 2020. Apresentação marca esforço de Pequim para aumentar presença naval e ocorre em meio a tensão na Península Coreana.

O Shadong é o segundo porta-aviões da frota marítima de Pequim

Em um sinal de que pretende aumentar sua presença naval no mundo e em meio a tensões na Península Coreana, a China inaugurou nesta quarta-feira (26/04) o primeiro porta-aviões construído inteiramente em seu território.

O porta-aviões, que será batizado de Shadong, foi apresentado em cerimônia no estaleiro da empresa China Shipbuilding Industry, em Dalian (noroeste), na presença do número dois da hierarquia militar chinesa – o general Fan Changlong, que está abaixo apenas do presidente Xi Jinping.

Com 315 metros de comprimento, 75 metros de largura, velocidade de cruzeiro de 31 nós e uma capacidade de carga de 70 mil toneladas, o novo porta-aviões chinês é inspirado no modelo soviético Kuznetsov.

Acredita-se que o Shadong seja capaz de transportar cerca de oito aviões a mais do que o antecessor

O porta-aviões deverá entrar em serviço em 2020, depois de instalados os equipamentos eletrônicos de combate e concluída a formação dos pilotos e tripulação.

O Shadong é o segundo porta-aviões da frota marítima de Pequim. O primeiro, batizado de Liaoning, foi construído na antiga União Soviética e posto ao serviço da marinha chinesa em 2012.

Um terceiro porta-aviões está sendo construído em Xangai. Segundo o jornal estatal Global Times, o novo modelo será “muito mais avançado” do que os dois primeiros.

Após cinco anos de construção, o novo porta-aviões conta com novos equipamentos e um conceito de operação mais avançado do que o Liaoning, incluindo um hangar maior para transportar mais aviões J-15 e mais espaço de cobertura, para helicópteros e outras aeronaves.

Acredita-se que o Shadong seja capaz de transportar cerca de oito aviões a mais do que o antecessor. De acordo com o Centro de Estudos Estratégicos e Internacionais, sediado em Washington, o Liaoning pode transportar até 24 caças e 17 helicópteros.

Fonte: DW

 

 

43 Comentários

  1. Nada é para sempre senhores…a era/época do ocidente como poder dominante no mundo esta chegando ao fim para dar lugar ao Oriente…como na Roma antiga ocidental aos poucos o seu império vai entrando em decadência, declínio e se desintegrando…

    impérios vem e vão..os ingleses, espanhóis, franceses e portugueses duraram 300 anos..o dos romanos 500 anos durou…dos grego-macedônicos 300…dos medo-persas 1700 anos… dos otomanos 600… o Império Bizantino 1000 anos durou.. o dos egípcios cerca de 4000 anos… dos Imperadores Chineses 3000 anos…o Napoleônico durou 12 anos…o Terceiro Reich de Hitler 13 anos.. o Soviético 74 anos e o estadunidense cerca de 150 anos….hoje são os chineses desde 2014 desbancaram os eua como maior Potência Econômica….Impérios vem e vão….o problema é que para certas pessoas os eua não são um País são uma RELIGIÃO!…

    Mas chegara o dia em que o mundo entenderá então que os Estados Unidos não eram grandes..Mas somente ricos….E a riqueza é como a onda do mar…..Vai e volta…..

    • Esse é o sonho dos traidores que vivem no ocidente não é mesmo? A economia da China é uma piada, dados maquiados e fabricados através de construções desenfreadas que vai fazer eles cairem feio uma hora que nem os soviéticos, por sinal a índia já cresce mais do que a China.

      Por fim esse porta aviões não é nada perto do USS Gerald R. Ford

    • “…hoje são os chineses desde 2014 desbancaram os eua como maior Potência Econômica…”

      Até onde sei, o “título” da China é o de “maior economia informal” do mundo… Os próprios analistas chineses sabem que os dados acerca de sua economia são frágeis; não são 100% confiáveis…

      Se os chineses se constituem em grande economia hoje, isso é graças a toneladas de investimentos de Wall Street… E mesmo assim, ainda vão ter que comer muito feijão com arroz pra chegar na pujança que existe em solo americano…

      Que impérios…?

      A era dos “impérios” construídos unicamente a ferro e fogo já se foi… Conquistar fisicamente e manter a conquista é praticamente impossível no longo prazo…

      Não há comparação cabível entre o que se podia fazer a 4000 anos atrás e o que se pode fazer hoje ( nem ao que se podia fazer a três década atrás é algo realmente possível )… Não há mais espaço para tanto ‘hard power’ num mundo onde há uma multipolaridade que aumenta e os continentes estão rigorosamente delimitados… Por isso, aliás, pipocam guerras de pequenas proporções de viés assimétrico…

      O poder pertence a quem tem os meios para exerce-lo.

      Riqueza, por si só, não é poder. Mas a riqueza é um agente catalisador para obter os meios que te levam ao poder… Quem tem dinheiro e sabe o que fazer com ele, invariavelmente chega ao poder…

      • “_RR_
        26 de abril de 2017 at 16:54”

        E adoraram o dragão que deu à besta o seu poder; e adoraram a besta, dizendo: Quem é semelhante à besta? Quem poderá batalhar contra ela?

        Apocalipse 13 : 4

        através da história sabemos que muitas nações têm procurado sobrepor-se a todas as outras nações…hoje isso é muito evidente nos eua…os estadunidenses consideram que os eua são uma nação especial…a maioria dos estadunidenses reivindica que os eua são a maior nação da história do mundo…muitas nações antes deles cometeram o mesmo pecado mas a poeira de suas ruínas testemunha contra elas…

        2 Tessalonicenses 2.7-11: “Com efeito, o mistério da iniqüidade já opera e aguarda somente que seja afastado aquele que agora o detém; então, será, de fato, revelado o iníquo, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e o destruirá pela manifestação de sua vinda. Ora, o aparecimento do iníquo é segundo a eficácia de Satanás, com todo poder, e sinais, e prodígios da mentira, e com todo engano de injustiça aos que perecem, porque não acolheram o amor da verdade para serem salvos. É por este motivo, pois, que Deus lhes manda a operação do erro, para darem crédito à mentira”…

        Eis que eu farei aos da sinagoga de Satanás, aos que se dizem judeus, e não são, mas mentem: eis que eu farei que venham, e adorem prostrados a teus pés, e saibam que eu te amo.
        Como guardaste a palavra da minha paciência, também eu te guardarei da hora da tentação que há de vir sobre todo o mundo, para tentar os que habitam na terra.
        Eis que venho sem demora; guarda o que tens, para que ninguém tome a tua coroa.
        A quem vencer, eu o farei coluna no templo do meu Deus, e dele nunca sairá; e escreverei sobre ele o nome do meu Deus, e o nome da cidade do meu Deus, a nova Jerusalém, que desce do céu, do meu Deus, e também o meu novo nome.

        Apocalipse 3:9-12

      • “_RR_
        26 de abril de 2017 at 16:54

        Riqueza, por si só, não é poder. Mas a riqueza é um agente catalisador para obter os meios que te levam ao poder

        Charley
        26 de abril de 2017 at 18:14

        Verdade,o problema do brasileiro é a inveja kk”

        Há quem se faça rico não tendo coisa alguma…E quem se faça pobre, tendo grande riqueza….

      • Há alguns que se fazem de ricos, e não têm coisa nenhuma, e outros que se fazem de pobres e têm muitas riquezas.

        Provérbios 13:7

      • Como dizes: Rico sou, e estou enriquecido, e de nada tenho falta; e não sabes que és um desgraçado, e miserável, e pobre, e cego, e nu;

        Apocalipse 3:9-12

      • ( Mateus 7:1-5 )

        1 Não julguem, para que vocês não sejam julgados.

        2 Pois da mesma forma que julgarem, vocês serão julgados; e a medida que usarem, também será usada para medir vocês.

        3 Por que você repara no cisco que está no olho do seu irmão e não se dá conta da viga que está em seu próprio olho?

      • Ninguém de maneira alguma vos engane; porque não será assim sem que antes venha a apostasia, e se manifeste o homem do pecado, o filho da perdição,

        O qual se opõe, e se levanta contra tudo o que se chama Deus, ou se adora; de sorte que se assentará, como Deus, no templo de Deus, querendo parecer Deus.

        2 Tessalonicenses 2:3,4

      • Disseram-lhe, pois; Onde esta teu Pai? Jesus respondeu: Não me conheceis a Mim, Nem a meu Pai; Se vós me conhecêsseis a mim, também conheceríeis a meu Pai…Bem sei que sois descendência de Abraão; contudo, procurais matar-me, porque a minha palavra não entra em vós…Responderam, e disseram-lhe: Nosso pai é Abraão. Jesus disse-lhes; Se fósseis filhos de Abraão, faríeis as obras de Abraão…Mas agora procurais matar-me, a mim, homem que vos tem dito a verdade que de Deus tem ouvido; Abraão não fez isto…Vós tendes por pai ao diabo, e quereis satisfazer os desejos de vosso pai, ele foi homicida desde o principio, e não se firmou na verdade, porque não a verdade nele. Quando ele profere mentira, fala do que lhe é próprio, porque é mentiroso, e pai da mentira..

      • As pessoas direitas são guiadas pela honestidade…..A maldade dos falsos é a sua própria desgraça……

        O falso é tão vizinho do verdadeiro que o sábio não deve aventurar-se num desfiladeiro tão perigoso…..Os hipócritas são komo as tâmaras…O doce está fora…..O mel nas palavras e o duro lá dentro……Na alma…..

        A justiça do sincero endireitará o seu caminho….Mas o perverso pela sua falsidade cairá….

    • serio, por que colocaram no mar um porta aviões com capacidade duvidosa, sendo que os EUA tem 11 porta aviões, e mais 1 em construção, outro em faze inicial de construção, e um terceiro em projeto, e os sem conhecimento algum, achando que esse navio é um supra sumo, os caras mal tão conseguindo fazer funcionar seus equipamentos falsificado dos russos, para com isso vai

  2. Parabéns ao chinas.Pena não ser o Brasil,lugar onde o cidadão tem muitos direitos e poucas obrigações e é saqueado pelo governo.

  3. Os chineses estão de parabéns, pois estão conseguindo seguir un cronograma apertado, complexo, e tudo isso com eficiência. O segundo de quatro porta aviões que serão construídos até 2030.

  4. Olha …mais uma grande demostração de vontade, de engenharia, de seriedade, de mais um grande empreendimento, de organização, de valor agregado, de domínio da técnica, poém é chig ling, solta pecinhas, é de um sistema comunista mongoloide rs

      • Hã rã
        Super rapido!!!!

        Falou o cara que não sabe usar um furadeira pra colocar um parafuso na parede

        Abraço, meu filho

      • rsrsrsrssssss… bem, vamos colocar as cartas na mesa, rafinha positronico ???… te faço algumas perguntinhas sobre o tema e tu me responde… dai saberemos que é o bobão por aqui… se bem que a galera já sabe em quem apostar as fichas… e em tu é que não é… 🙂

      • Acho que vc tem razão, positronico… talvez estivesse se referindo a estaleiros nacionais… se fosse num estaleiro coreano estaria pronto em oito semanas… mas se for no BR, acredito que em VINTE ANOS seja o tempo estimado… então vc tem razão em dizer que não é rápido mesmo… 🙂

  5. Parabéns aos chineses, podem falar o que quiserem, mas conseguem se superar. Não falo em ideologias e sim em povo que busca melhorar e uma delas refere-se à Educação. Da mesma forma que os chamados “tigres asiáticos se dispuseram em investir em Educação. Japão, Educação e assim estão caminhando. Aqui só há Esculhambação….

  6. Fazer é uma coisa, outra é operá-lo, o que leva vários anos.Os americanos tem Know How para construir diversos ao mesmo tempo, a China pode tentar, mas tecnologia de ponta demora anos para ser desenvolvida, não é copiando de tudo e de todos que chegará lá, o caminho é longo.

  7. aprende Brasil !!

    o que mais me chateia é que temos dinheiro e capacidade pra fazer igual, não hoje é claro, levaríamos algum tempo, mas temos boa vontade política nesse país, então só podemos ver e sonhar.

      • Temos capacidade: SIM
        A questão não é vontade política e sim corrupção incrustada em cada órgão ou instituição pública/política que desvia montanhas de recursos para benesse de alguns.
        Dinheiro não falta nesse país e sim honestidade e competência pública.
        Abraço,

  8. Bom, vamos aos fatos, gostem ou não, apesar de tentarem ao longo do tempo
    minar os esforços chineses , eles conseguiram adquirir conhecimento e capa-
    cidade prática de executá-los. Isso demonstra para contragosto de alguns
    que os chineses tem capacidade tecnológica para rivalizar com as potências
    europeias. Realmente para quem deseja reter o domínio mundial essa notícia
    incomoda bastante.Na minha opinião (não sou especialista) ninguém produz
    uma máquina de guerra dessa para colocar armamento de 2ª categoria.

  9. Alguém ainda duvida da capacidade da China?
    Economia maquiada ou não os caras investem na parte educacional e tecnológica como nenhum outro país… enquanto aqui não conseguimos sequer reparar um “Opalão” convencional sem ar, direção ou câmbio automático…
    Ao contrário do que muitos pensam, a China não vai cair fácil pois tem o mundo todo atrelado à sua economia, investimentos e mercado …. os caras não fazem firula e seguem o plano de dominância à risca…. doutrina.
    Aos que pensam que o grande inimigo é outro…. fiquem atentos.

Comentários não permitidos.