República Checa oferece L-159 ALCA para a Força Aérea Argentina

Durante a última semana, uma delegação da empresa checa  Aero Vodochody que esta em  Buenos Aires apresentou uma oferta de aeronaves  L159 ALCA (Advanced Light Combat Aircraft ) para as  autoridades argentinas com a finalidade de fornecer aviões de caça para a Força Aérea.

De acordo com informações a oferta feita pela empresa Checa possui uma opção que varia entre 24, 18 ou 12 aeronaves L-159 ALCA. Tal acordo contaria com financiamento fornecido por bancos italianos .

Segundo informações divulgadas pelo o CEO da Aero Vodochody, Giuseppe Giordio,  caso a argentina tenha o interesse em aumentar o numero de encomendas a empresa poderia abrir uma linha de produção em solo argentino através da Fábrica Argentina de Aviones SA (FadeA).

O vice-ministro da República Tcheca, Jiri Havlícek, disse que a Argentina seria uma nova perspectiva para o L-159. “Estamos discutindo com a Argentina a possibilidade de fornecer novos L-159s com sistemas de aviônicos atualizados, versão atualizada do motor Williams FJ-44 e capacidade de novas armas.” Do ponto de vista industrial, precisamos cooperar com a FAdeA [Fabrica Argentina de Aviones].

A Aero Vodochody também está trabalhando em uma versão atualizada do treinador, denominado como o L-159T1 +, com novos sistemas compatíveis com óculos de visão noturna e, mais importante, um radar Grifo. A primeira aeronave estava em exibição também, em primer, com todos os novos sistemas a bordo.

 

Com informações de Jane’s e Aero Vodochody

20 Comentários

  1. – Opção Interessante e inteligente para a Argentina que sofre embargos dos EUA e Grã-Bretanha até os dias de hoje, embora a Guerra das Malvinas tenha ocorrido no início da década de 80, além de uma penúria à brasileira.
    Assim seus aviadores estariam em atividade, e teriam um importante vetor.

      • kkkkkkk até parece, vocês já teriam comprado muitos equipamentos mas como os mesmos tem componentes de origem inglesa, vocês não podem comprar.

      • Julio G estas enganado a Argentina sofre sim embargo dos EUA, e Grã-Bretanha e eu particularmente acredito que a Argentina possui capacidade e tecnologia para desenvolver produto melhor que este oferecido seu único problema esta nos recurços a Argentina e um pais muito importante e um dos mais desenvolvidos da america do sul da mesma forma o meu amado Brasil boa sorte ou buena sorte não sei se escrevi corretamente.

      • Júlio G? Você é aquele ditador que comando o site Aviacion Argentina? Kkkkkk faz me rir, vocês estão falidos, sem forças armadas e sofrem todo tipo de embargo.

      • Pedro, verdade tem um ditador naquele fórum militar argentino, eu falei que a argentina não tinha dinheiro, pois se tivesse teriam equipamentos melhores e fui banido.

  2. Para que mais um subsônico, para se juntar aos A-4 e Pampas?
    Os argentinos precisam é de caça de alto desempenho, supersônico, e com bom alcance, afinal as Malvinas ficam a cerca de 500km. Que compre então os tais Kfir Bolck 60 de Israel.
    Não dá para entender o que esta oferta dos tchecos acrescentaria à FAA.
    A meu ver, nadica de nada de grande coisa.

    • Concordo com você ,esses vetores não irão acrescentar muita coisa a Argentina, podem até atrapalhar causando um gasto sem necessidade !

    • Esto es solo un ofrecimiento, pero no existe ninguna intención de comprar L159 ALCA ya que FAdeA tiene su propio proyecto de entrenador de ataque ligero que es el IA.63 Pampa GT

  3. Como disse o Jorge Knoll em seu comentário acima, a Argentina vem sofrendo embargos por parte da Inglaterra e dos EUA em suas aquisição na área de defesa, e dificilmente algum país alinhado aos EUA venderiam algum avião realmente efetivo par os Hermanos.
    O L-159 ALCA não atende as reais necessidades dos nossos vizinhos.
    Acho que já é hora de os Argentinos caírem na real. Ou eles desistem de vez das Malvinas ou passam a buscar equipamentos de defesa em países não alinhados como Rússia e China.
    Aviões como MIg-29 e Mig-35 seriam boas aquisições, resta saber também se eles possuem dinheiro ou crédito para comprar estas máquinas.

    • Errado, os EUA ofereceram F-16 para Argentina eles que não quiseram porque não teriam dinheiro e ainda atacaram o Chile falando que não teria como o Chile manter seus F-16, deu até uma briguinha entre os dois kkkkk

  4. Essa compra seria totalmente fora de propósito…

    Dar prosseguimento ao ‘Pampa III’ seria muito mais interessante. Impossível que não possam ao menos produzir alguma coisa em baixa cadência ( algo como um exemplar a cada dois meses, pelo menos )… Bota a FAdeA pra rodar, nem que seja aos trancos e barrancos…

    E mais preocupante que uma nova aeronave, é a miscelânea caótica que operam, que só faz drenar recursos… Creio que antes de pensar em novas aquisições, faz mais sentido arrumar a casa primeiro e tampar os ralos. Que comecem por dispensar os ´Pucará’ de uma vez por todas, além dos EMB-312, posto estes serem redundantes diante dos novos T-6 C+ ‘Texan II’… As asas rotativas também poderiam passar por uma severa revista. É coisa demais. Os SA315 já deram o que tinham que dar, e os ‘Cayuse’ são por demais antiquados. Um novo tipo que substitua esses dois modelos, centrado na função de treinador, é o caminho lógico. O mais, é Bell 412 e paciência…

  5. argentina tem 22 Pampa 2 ainda tem 12 pronto fabrica para se armado e motorizado coloca radar pequeno básico e suficiente para mante céu pra que compra copia pampa.

    • No momento qualquer caça supersônico, F5 etc, em bom estado, é bom para a FAA e principalmente para seus pilotos manterem um mínimo de horas voadas. Mesmo que sejam aparelhos antiquados, o importante é que estejam em condições de voo. E, ainda, que algum país praticamente os doe. Os EUA, o Brasil, a China etc fariam essa boa ação?
      Até da dó dos pilotos de alta performance argentinos, que ainda existem, tendo que voar apenas subsônicos ou pucarás.

      Depois dos calotes seguidos dos hermanos está difícil deles conseguirem financiamento internacional. E de bancos internos, nem pensar, não ai plata.
      Até aviões indianos, paquistaneses ou chineses, baratos, está difícil de emplacar uma venda para eles.

      Desgovernos irresponsáveis e incompetentes resultam nisso, em países desacreditados, e relegados ao ostracismo.

      Contabilizando desde o tempo da Ditadura argentina, eles nunca construíram nenhum projeto de Estado, foram décadas uma após outra apenas de oba oba…
      …Veja a diferença com o Brasil, nosso regime militar, deixou uma baita divida, verdade, mas de uma série de obras de infraestrutura e industrialização acelerada que eles aproveitaram para realizar, não é por nada que essa época foi chamada de milagre econômico brasileiro pela imprensa internacional, e se não fosse o salto elevado dado no preço do petróleo, que não extraíamos quase nada então, estaríamos bem melhor hoje.
      Lá qual a herança de seus militares que possa ser considerada positiva? Infelizmente eles andaram plantando só erva daninha por décadas. Vai demorar um bom tempo para eles se reinventarem.

  6. Uma coisa me preocupa… Se eles não tem dinheiro para nada como entraram no projeto do kc-390? Vou comprar aviões com que dinheiro? Se eles tem lá os pampas e precisam ser armados porquê não compram o radar dá mectron? E por que não compram os nossos mísseis? Por que buscam fora ?

Comentários não permitidos.