EUA enviam mais porta-aviões para as costas sul-coreanas

EUA vão enviar três porta-aviões para as águas da Coreia do Sul na próxima semana, relata na segunda-feira (17) a agência de notícias Yonhap, citando uma fonte do governo sul-coreano.

Segundo a fonte, em primeiro lugar o porta-aviões nuclear Carl Vinson vai entrar no Mar do Japão (também conhecido como o mar do Leste) em 25 abril.

“Os EUA estão discutindo com o nosso governo os exercícios conjuntos que vão envolver o grupo de ataque do porta-aviões”, refere a fonte, citada pela agência. Para além disso, no início da próxima semana os porta-aviões Ronald Reagan (CVN 76) e Nimitz (CVN 68) irão chegar ao Mar do Japão. 

O Carl Vinson, juntamente com um grupo de outros navios, havia sido enviado para a zona por receio de um possível teste de armamentos durante as recentes comemorações, em 15-16 de abril, do 105º aniversário do nascimento do primeiro presidente norte-coreano Kim Il-sung — o avô do atual líder do país, Kim Jong-un.

Recentemente a Coreia do Sul e o Japão revelaram informações sobre um lançamento mal-sucedido de um míssil balístico por parte de Pyongyang. O próximo teste de mísseis da Coreia do Norte poderá ser realizado em 25 de abril, por ocasião do 85º aniversário do Exército Popular da Coreia.

A presença de três porta-aviões, do ponto de vista militar, é uma situação sem precedentes. Os EUA tentam mostrar desta forma o seu potencial de contenção da Coreia do Norte, refere a fonte da agência Yonhap.

“O governo de Donald Trump demonstra o poder de contenção da Coreia do Norte realizando ações concretas e é esperado que no futuro estas ações sejam diferentes das da administração anterior,” disse a fonte à agência.

Hoje (17 de abril) o vice-presidente dos EUA, Mike Pence, está em Seul no âmbito de uma visita oficial, durante a qual planeja negociar com o presidente sul-coreano, entre outros temas, as medidas para conter o programa nuclear e de mísseis da Coreia do Norte.

Os EUA e a Coreia do Norte estão formalmente em estado da guerra desde que o conflito coreano de 1950-1953 terminou com a assinatura de apenas uma trégua entre a Coreia do Norte e os Estados Unidos, que combateram sob a bandeira da ONU.

Pyongyang tem proposto repetidamente assinar um tratado de paz, mas os EUA têm recusado até mesmo discutir esta questão, mantendo mais de 28 mil soldados na Coreia do Sul sob o pretexto de proteção frente à “ameaça do Norte”.

Por sua vez, referindo-se à ameaça dos EUA, a Coreia do Norte está desenvolvendo e testando armas nucleares e mísseis balísticos, apesar da proibição decretada pelo Conselho de Segurança da ONU.

Foto: © REUTERS/ Yonhap

Fonte: Sputnik News

Vice-presidente: Paciência dos EUA em relação à Coreia do Norte acabou

O vice-presidente norte-americano Mike Pence visitou a zona desmilitarizada (ZDM) na segunda-feira (17) e afirmou que a paciência estratégica de Washington acabou, nesta situação quaisquer medidas podem ser tomadas, informa a agência sul-coreana Yonhap.

“A paciência estratégica acabou”, cita a agência as palavras de Pence. O vice-presidente salientou que “todas as opções estão na mesa” e a Coreia do Norte “não deve duvidar da firmeza dos EUA de estarem juntos com os aliados.”

O vice-presidente começou sua visita de três dias à Coreia do Sul com uma deslocação à ZDM.

A ZDM é uma área de 4 quilômetros que marca a fronteira entre as duas Coreias.

Durante a visita de Pence à Coreia do Sul, está agendado um encontro com o presidente interino do país, Hwang Kyo-ahn. Deverá ser discutido o reforço da pressão sobre a Coreia do Norte e a implantação do sistema antimíssil norte-americano THAAD.

Foto:© AP Photo/ Dita Alangkara

Fonte: Sputnik News

Coreia do Sul e EUA acordam instalar sistema THAAD antes da data prevista

A Coreia do Sul e os EUA estão decididos a punir a Coreia do Norte no caso de futuras “provocações”, disse na segunda-feira (17) o presidente interino sul-coreano Hwang Kyo-ahn depois das negociações com o vice-presidente norte-americano Mike Pence em Seul.

“A República da Coreia e os EUA vão tomar medidas punitivas no caso de provocações futuras por parte da Coreia do Norte”, cita a agência sul-coreana Yonhap o presidente interino Hwang Kyo-ahn.

Segundo ele, o primeiro-ministro também afirmou que acordou com Pence instalar e pôr em funcionamento o sistema de intercepção de mísseis balísticos THAAD o mais breve possível.

“A aliança coreano-americana é um pilar da paz e prosperidade na Península Coreana e no Noroeste Asiático”, destacou Hwang Kyo-ahn.

Por sua vez, Pence confirmou que os EUA continuarão fiéis ao compromisso com a segurança sul-coreana, independentemente dos resultados das eleições presidenciais de 9 de maio na Coreia do Sul.

Foto: © AFP 2017/ JUNG YEON-JE

Fonte: Sputnik News

 

 

21 Comentários

  1. Os olhos dos EUA é para China a coreia do norte só serve de pretexto , a China sabe muito bem que essa força desproporcional não é só para conter a Coreia do Norte más também um recado para ela.
    .
    Trump desde o inicio da sua campanha para presidente elegeu a China como seu malvado favorito .

    • Os porta-aviões dos EUA é um exemplo da exuberância não só do poder da propaganda do poderio militar americano , como da sua corrupta indústria bélica americana.
      .
      Tem muito americanófilo sionista que falam da corrupção no braZil como se lá nos EUA não tem as Odebrechts de lá também ..rsrs .. que compra políticos e juízes por sinal … o lobby armamentista e petrolífero até influência na escolha de juízes para suprema corte de lá .
      .
      O braZil desse governo golpista corrupto que usurpador que pulou o muro como assaltante para tomar o poder na base das paneladas , é só uma caricatura dos EUA .. srsr… seria como se pegassem o tio Sam e colocasse nele um nariz de palhaço, uma camiseta da CBF e desse a ele uma panela .. pronto ! … está ai a caricatura do tio Sam tupiniquim 🙂
      .
      Para não dizer que o atual governo corrupto do Temer tem algum valor ….. para mim, o único valor que o governo Temer tem … é só para justificar o nariz de palhaço do paneleiros. 😉

      • O que uma Petista está fazendo aqui em, sem moral nenhuma pois aqui é um site de assuntos militares e não político e outra esquece essa narrativa de gorpi pois quem deu gorpi foi todos os partidos,políticos etc envolvidos na lava jato.

      • Enquanto a Dilma era presidente do governo era uma maravilha certo? não existia corrupção e tudo era culpa da CIA e da Globo…. Agora a culpa é do presidento temer… gostaria de entender como vcs chegam a essas conclusões.

      • É bem simples .. rsrsr ..chegamos nessa conclusão depois que o “homi” Aécio Neves perdeu para uma Mulher … mau perdedor … HAHAHAH… o mineirinho deu um tiro nas quatro patas …ai os comedores de alfafa tomaram às dores dele e foram chorar junto com ele e o Cunha, Serra,Bolsonaro,Paulinho da força sindical,Temer,FHC,Doria,Alkmim .. só gente do bem .. rsrsr .. lá na rua da amargura .. aliás .. arrastaram o resto do braZil junto com eles… para essa amargura em que se encontra até hoje .

      • Começando pelo destruição da petrobras sob o comando do PT.

        E nem pode negar porque isso foi provado e assumido pela diretoria da empresa ainda no governo Dilma.

        fora PT!!!

      • Preocupe não… # lula # dilma # logo estarão onde merecem… lá onde o cardápio é alfafa no marmitex… 🙂

      • Joãozinho … todo mundo vê nas redes sociais … quem estava e está destruído a PETROBRÀS os mesmos larápios de sempre, que atuam desde o governo do Sarne ( PMDB ), durante o FHC ( PSDB/ DEM ) , do LULA ( PT ) e hoje os golpistas ( PMDB& PSDB ) estão vendendo a empresa a preço de banana,
        .
        Como você é um ex-petista.. rsrs .. assim como é são os golpistas Cristovam Buarque, Marina Silva .. estes citado na VAZA-JATO .. se sentem o maior recalque por si sentirem usados e abusados pelo ParTido como se fossem papel higiênicos … eu entendo, por isso eu compreendo essa sua raiva com o ParTido.. rsrs .. é compreensível .
        .
        Esta comprovado que o Golpe foi motivado mais por vingança e desespero da máfia golpista de perderem a mamata … é com muita suruba que se ganha dinheiro no braZil .. rsrsr

      • Quem levou a petrobras ao fundo do posso foi o seu partido, Pastel.

        Inclusive eles mesmos assumiram.
        E você nem pode negar.

      • “A revolta dos petistas é por terem perdido o monopólio da roubalheira. Para eles, isso é golpe.”
        MEU DEUS !!!… FALOU TUDO !!!… congratulations…

  2. Se essa adição de dois porta-aviões for confirmada temos duas situações que, fatalmente, devem ocorrer:

    a) o Coréia do Norte será, de alguma forma, atingida diretamente pela via militar. Há exercícios aéreos programados entre EUA e Coréia do Sul que cobrem justamente este momento (iniciam em 28/04), o que contribuiria para alocar mais recursos na região além dos já bem conhecidos meios navais. Fica apenas a dúvida de quão longe estaria disposto a ir os EUA no uso desta opção;

    b) os EUA irá passar o maior vexame diplomático daqui a três ou quatro meses por agrupar um enorme volume de recursos militares para criar algum fato diplomático favorável a ele, mas que não estaria produzindo resultado prático nenhum. Se o governo de PyonYang for paciente e tiver alguma astúcia, pode fazer com que a temerária estratégia adotada pelos EUA vire mais um grande problema de política interna com grande possibilidade de transbordar para crise de governabilidade. O que não seria de se admirar pois estão sendo “dirigidos” por um bufão.

    Pessoalmente acredito na segunda opção. Principalmente se forem confirmadas as informações sobre a adição de mais duas forças-tarefa ao grupo já deslocado. É muita gente pra pouco salão.

    • RobertoCR, acredito que você está certíssimo. Acredito que isso não vai acabar bem para Trump. Basta a China não recuar, a CN não recuar e ficar relativamente quieta a estas provocações e teremos um, com se diz no xadrez, ‘zungwang’. Situação na qual o jogador tem que fazer sua jogada e ela piorara sua situação irremediavelmente.

  3. Pois é RobertoCR, mas eu acredito que o titio Sam de agora vai cair pra dentro da CN pois já ficou feio tantas promessas a anos e nenhuma ação com o ——- provocando na boa, pois se o chefe da CN resolve apertar o botão a CS,Japão e tal podem se arrepender amargamente.

    • Olá Tomcat3,7

      O seu entendimento de que “… ficou feio tantas promessas a anos e nenhuma ação…” é o grande problema. Não “seu” particularmente, mas generalizando em como somos levados a pensar e avaliar as coisas sobre este único ponto de vista. Acreditamos muito em falácias atualmente. E este é um problema de percepção. Estamos ficando cegos. Os administradores da Coréia do Norte nos últimos 40 anos (na verdade pai e filho) eram solenemente ignorados quanto a suas ameaças de aniquilação, etc. Pura bravata pois nunca fizeram nada e nem teriam (e não tem) como cumprir o que afirmavam. Antes, como agora, se a China ameaça diminuir o ritmo de fornecimento de alimento ou energia para o país ficam todos mudos e murchos. O problema é que os donos do botão do outro lado são tão bufões quanto a administração norte coreana, só que em queda livre de popularidade e querendo ganhar a briga com o congresso. Se notou, os únicos que se manifestaram contra a ação dos EUA foram seus congressistas e por razões muito boas: este tipo de movimento militar só pode ser produzido com autorização do congresso dos EUA. Trump não pediu porque está fraco e precisava realizar algo que colocasse parte da população e a estrutura de imprensa de seu lado, mesmo que significasse passar por cima do congresso. Até agora conseguiu isso.

      Também temos um momento político gerado por conta da forma como as relações internacionais foram esculhambadas depois do 11/09/2001 nos EUA. Tudo é nós contra eles E eles sempre são do mal, então devem ser destruídos.

      O governo japonês, por mais que tenha feito declarações a respeito deste caso nos últimos dias, está cautelosamente soltando estas declarações a conta gotas porque sabe que, como você mesmo afirmou, se alguém aperta o botão do outro lado é bem provável que esteja, mais uma vez, reservada uma ogiva para cair em seu território até por conta das bases dos EUA instaladas no local. E esta não é uma boa hora para criar um plano de emergência que mobilize o país todo contra um agressor externo pois isto custa muito caro. E se a agressão de fato ocorrer sairá infinitamente mais caro reestruturar o que foi perdido.

      Por isso que creio que Trump entrou em uma sinuca (que ele mesmo criou) ao fazer os últimos movimentos tanto na Síria quanto na Coréia. Na Síria já tomou uma sutil enquadrada na forma de (1) suspensão do protocolo acordado com os russos para que não ocorressem incidentes aéreos. Não acredito que os russos saiam atirando contra tudo que voe sobre a Síria, mas o que impressiona é que eles não piscaram ao dizer que o fariam e f… quem chiar pois avisados foram; (2) ao mesmo tempo a Rússia também retorna com um de seus mais novos meios navais para o Mediterrâneo (a fragata Almirante Grigorovich). Esse navio foi acionado, segundo algumas fontes, no mesmo momento em que se processava o ataque dos EUA a Síria e seu objetivo é bem claro: vai colar em qualquer navio da marinha dos EUA (que antes eram jameadas ocasionalmente por aviões russos) que chegue perto da costa síria. Como não dá para endurecer mais do que isso com os russos sem ir à guerra, foram para cima dos bufões coreanos com ajuda anabolizante da mídia local. É a saída do incompetente, do valente falastrão que se sustenta na agressão sobre quem não pode revidar.

      O absurdo da situação é que eu achava que se aquela conversa criada artificialmente nos EUA sobre possível impeachmen de Trump iria nos levar a uma situação de conflito real em algum lugar do mundo se fosse levada adiante. Agora torço para que isto ocorra pois a opção é, como escrevi antes, ou conflito agora ou conflito mais tarde frente a mais uma possível humilhação da estratégia política internacional dos EUA. Agora, se trump for tirado “talvez” apareça um momento de real distensão política que possibilite a volta de ações racionais ao invés do circo atual.

      • Como aponta o artigo que você referiu, a defesa de Obama na intervenção sobre a Líbia em 2011 afirmava que havia ação limitada em apoio a OTAN. A palavra “apoio” define bem o papel dos EUA neste caso: não declarou ou deflagrou a guerra, mas está atuando indiretamente em auxílio a terceiros envolvidos no conflito. No caso coreano não há esta situação de apoio, de ação indireta, muito pelo contrário. Então o presidente deve entrar em contato com o congresso antes.

        De resto, não há possibilidade de estabelecer padrão ao comportamento do grupo que Trump representa pois este tinha como plano, como fica claro agora, a tomada do poder sem estratégia de longo prazo. Então irá se mover de acordo com a conveniência do momento, como é o caso agora. Sem espinha dorsal, rende-se ao menor sinal de contrariedade e gera desconfiança e insegurança nas contra-partes.

        A lógica existe, apenas não gostamos dela.

  4. Havaí, Samoa Americana, Guam, Ilhas Marianas do Norte…a caboclada destes lugares que se preparem/cuidem… 😉

Comentários não permitidos.