80 Comentários

  1. Se ate os americanos, russos e chineses tem dificuldades pra desenvolver esse tipo de aviso, imagine o Ira, isso ai e uma piada.

    • eu não vou rir pq é uma piada sem graça !

      se o Irã e os socialistas de araque querem apostar suas fichas nisso pra rivalizar com os EUA ou Israel, melhor esperar a próxima reencarnação.

      Sou mais os nossos A-29 do que isso que acabei de ver, pelo simples fato que eles voam !!

      • Se eu fosse vc demorava mais um pouco para rir veja a filmagem tem até um pequeno IRIST em baixo do nariz lembrese que eles começaram a desenvolver isto depois de raquear aquele drone dos EUA e a aerodinamica é bem interessante os motores, entradas e curvas etc se voar e for invisivel ja seria um tremendo desastre para os EUA

      • “Munhoz
        18 de abril de 2017 at 0:50

        Se eu fosse vc demorava mais um pouco para rir veja a filmagem tem até um pequeno IRIST em baixo do nariz lembrese que eles começaram a desenvolver isto depois de raquear aquele drone dos EUA ”

        muito provavelmente em troca de explorar e fazer engenharia reversa deste drone stealth os Russos e Chineses devem ter repassado alguma tecnologia e know how a eles para desenvolverem seus próprios meios…como a China com a Coreia do Norte…devem ter repassado tecnologia e know how mais simples no qual eles devem estar usando para desenvolver o “Low” de seus meios…

        os Chineses também devem estar repassando muito Know How deles pra Coreia do Norte…com toda certeza…a China deve estar ajudando e prestando auxilio a Coreia do Norte na evolução…no aumento de força e capacidade de sua defesa…pois os Norte Coreanos são os mais importantes aliados estratégicos dos Chineses…

  2. KARAKA !… MIL VEZE KARAKA !…. se for verdade …repito.. se for verdade … ai vai ser a maior pauleira na moleira no jacó .. HAHAHAH … vai de banana splite Vs Qaher F-313 … que comédia heim … HAHAHA …olha que nem estamos falando dos famosos S-300 “atualizado” … podendo ser um S-400 .. os valentões de sião achando que os persas são palestino.. pode ?
    .
    Quem diria … logo países que sofrem embargos dos americanos como a Coreia de Norte, Rússia e agora mais essa ai …o IRÃ ! … KARAKA !
    .
    E imaginar que no braZil os incautos andam suspirando de ansiedade contando com o ovo dentro da galinha com a compra da banheira velha inglesa o HMS Ocean (L12) … HAHAHAH… onde o governo golpista & corrupto .. ainda não se manifestou se vai comprar definitivamente ou não… caso seja NÃO …vai deixar muitas “juritis” no cais chorando com lencinho bordado na mão acenando para os marinheiros só vendo o navio passar… como eu já disse antes repito … existe elite e ” elites “. 🙂

    • Ainda nesse chororô de que foi “gópi”? E agora que o Apedeuta está todo enrolado na delação da Odebrecht é bem provável que ele se torne inelegível. Assim é bem provável que a partir de 01/01/2019 vamos todos acelerar…..rs!

      Quanto ao caça “istelfi” dos iranianos com seu rádio roadstar no painel, é tão minúsculo que apenas macacos e o Ahmadinejad pode pilotá-lo, mas não humanos….rs!

      • O Marcelo Odebrecht, em uma dessas “denúncias” disse que deu a Lula, uma “pasta” com R$ 13 milhões em espécie, capiche! Se você sabe fazer contas verifique o volume e o peso da “pasta”. Esse é o tipo de denúncia contra Lula…

    • “””se for verdade …repito.. se for verdade … ai vai ser a maior pauleira na moleira no jacó .. HAHAHAH … vai de banana splite Vs Qaher F-313 …”””

      Bá, essa comparação não faz o menor sentido.

    • são nestes momentos que a gente tem uma boa noção da dimensão das bandalheiras e maracutaias neste pais aqui…de quanto somos reserva de mercado de indústria de armas estrangeira…só tem verba/recursos quando é pra adquirir refugo de sucatas estrangeiras…enquanto este pais é sabotado e mantido neste estado o Irã avança no progresso, desenvolvimento e independência de sua nação…é uma vergonha que uma nação de economia e PIB inferior a nossa esteja tão a frente de nós…

      • Pois é cara! Esses golpistas conseguiram enganar os militares, com falsas promessas, que NUNCA serão cumpridas! Viram a foto do grão-mestre maçon condecorando o Moro todo sorridente…

      • Os militares estão onde devem estar ou seja, na caserna. Ou você queria que eles dessem um golpe de estado e rasgassem a Constituição Federal para manter a ——– a todo custo na presidência. Aí sim seria um GOLPE e não o “gópi” que vocês juram que houve….

  3. Pode ser até uma piada este avião dos Persas,mas convenhamos nós aqui da Putência chamada Brasil nem de mentirinha desenvolvemos um caça.
    Eu só me vejo feliz o dia em que nosso congresso for morar lá na Papuda,diria uns noventa porcento dos nossos congressista,senadores,boa parte do supremo e todos os ex-presidentes vivos e o Atual do Brasil,e quem quiser me criticar tenho s algo a dizer não tenho bandido preferido e sim fui nas passeatas fora Dilma e de apoio ao Sérgio Moro.

    • A adversidade desperta em nós capacidades que em circunstâncias favoráveis teriam ficado adormecidas………..

    • Infelizmente ao fim dos governos militares a Embraer estava se preparando para desenvolver um caça supersônico e quem entregou a Embraer e a Celma não FORAM os governos trabalhistas que se seguiram. Muito pelo contrário Lula pôs de pé, novamente, a indústria de defesa que estava arrasada. Será que a Rede Golpe afetou de tal forma a memória de muitos por aqui que já se esqueceram disso?

      • Tergiversando na cara dura, meu caro ???… se não fosse a privatização, a EMBRAER hoje estaria falida… e a única coisa que o lula pôs em pé foi o sítio de Atibaia e o “trisplex” do Guarujá… 🙂

      • Nada mais falso! A EMBRAER jamais quis desenvolver um caça supersônico. E ao ser privatizada a empresa se tornou a terceira maior do mundo, estando no seleto grupo de Airbus, Boeing e Bombardier. Se ainda fosse estatal quando os —— assumiram o poder seria aparelhada e certamente objeto dos mesmos esquemas de corrupção que vitimaram a Petrobrás.

        Quanto ao Apedeuta, ao colocar a empreiteira que era sua sócia no assalto ao país no mercado de defesa, terminou por destrui-lo.

  4. O Qaher F-313 só poderá ser uma aeronave após provar que ”sabe” voar, os persas tem mostrado inúmeros avanços tecnológicos no campo militar, isso é verdade, mas essa aeronave tem que voar primeiro para poder se tornar realidade !
    De qualquer jeito estão de parabéns por tentarem !

  5. Como um desenvolvedor de tecnologia ele serve ao proposito , o importante eque estao experimentando e desenvolvendo a engenharia de projetos e de produçao , ha um projeto dos EUA dos anos 80 onde se experimentou este conceito de asa dobrada , se ainda me lembro ela otimizava o controle da aeronave em altas velocidades , acho que vai ficar so neste modelo experimental , ja devem estar trabalhando em um modelo de pre-produçao que devera concerteza ter as dimensoes no minimo uns 60% maior doque este modelo , ehhhh , se pretendo ir ateh Israel ou Arabia saudita , ele terah que ser maior ! Veja o SHIN SHIN Japa , o novo modelo proporcialmente maior , o proprio F 22 teve um aumento de 30% nas suas dimensoes !

    • Ta, sei que vc e inteligente, ja demonstrou anteriormente, mas essa sua mania de desdenhar tudo que e do ocidente e exaltar tudo que seja anti americanos beira o ridiculo meu amigo. Quero ver fazer uma explanacao tecnica do aviao. Design, principalmente essa asa, motor, potencia, avionica, radar, armament e etc.Nao vamos esquecer os “5 S”. SO TERA A ADMIRACAO DE TODOS , SE NAO VIA CONTINUAR NO RIDICULO.

      • “Ricardo André
        17 de abril de 2017 at 22:54

        Ta, sei que vc e inteligente, ja demonstrou anteriormente”

        Claro que sou…

        “sua mania de desdenhar tudo que e do ocidente e exaltar tudo que seja anti americanos beira o ridiculo’

        interessante, porque eu penso exatamente o mesmo de quem faz o contrario…rs…

    • “Ele é muito pequeno, terá que carregar cargas externamente, com isso toda a furtividade obtida pelo design facetado se perderá…”
      by ilya 🙂

      • Os russos com toda tecnologia, com toda a tradicao em aviacao tem tido problemas no desenvolvimento do T50, imagine esse aviazinho com essa asa nada aerodinamica e esse “bico” que nem um radar cabe .

  6. Então esse é o caça TODO FODEROSO DO IGUALMENTE FODEROSO irã! Só deviam ter passado no funileiro para desamassar as asinhas, antes de posar para a foto. Mas só tem um probleminha, a criança não AVOA??? Na realidade esse dito caça mais pareceu e cada vez mais parece uma maquete ambulante … que solta um gás morno onde deveria ter o escapamento das turbinas … ou onde deveria ter o escapamento das turbinas, que até estou em dúvidas que tinha alguma turbina naquela maquete … até provem o contrário, AQUILO não passa de uma maquete ambulante.

  7. Claro, a única prova aceitável de que aquilo é de fato um caça de verdade é vê-lo voar! As asas estranhas, tudo bem, o aspecto estranho igualmente está tudo bem, a aparência de maquete (tudo bem), mas até voar e mostrarem ele voando não dá para acreditar na capacidade de engenharia e recursos dos iranianos e menos ainda que aquilo mostrado no vídeo seja de verdade.

  8. Ele é muito pequeno, terá que carregar cargas externamente, com isso toda a furtividade obtida pelo design facetado se perderá…

    • nao creio que isso seja um caça e mais um demostrador de tecnologia que ta evoluindo num ritmo muito rapido!
      se o mundo descamba para uma nova guerra fria contra os brics o iran iria se encher(como todo oriente medio) de j31 ou pak fa ae israel com f35 teria que voltar a acreditar no salvador!

    • ilya, em relação a escala se você observar o demonstrador de tecnologia Mitsubishi X-2 Shinshin japonês vai ter a mesma impressão de completa falta de proporção. Não cabe radar, não cabe combustível, não cabe piloto, imagina o que vai caber nas baias internas.
      Se esta aeronave voar um dia (neste tamanho) a impressão que fica que é foi base de testes, um demonstrador de tecnologia. A aeronave real deve ser bem maior.

  9. Assim como não dá para acreditar em nada do que os norte americanos falam, mesmo que jurassem de pés juntos, igualmente não acredito que esse dito avião seja de verdade (até mostrarem ele voando)assim como não acredito nas outras divulgações de feitos de engenharia feitos pelo Irã …

    • verdade !!

      o negócio é tão bem feito que dá pra ganhar dinheiro com isso, colocar num parque de diversões, para as pessoas ter a sensação de ANDAR (pq não voa) em um caça de guerra em volta do parque.

  10. Se eu fosse dono de um parque de diversões encomendaria uns 10 desses, to falando sério !! isso ae dá dinheiro

  11. Boa noite para todos. o irã possui inimigos e pelos embargos impostos este país teve que produzir , criar, fabricar, inventar do seu arsenal tudo para poder impedir qualquer investida. Receberam ajuda russa, sim. estão tentando com seus testes de mísseis terem capacidade de investir em caso de ataque contra seus inimigos: Israel, Arábia saudita e EUA e também ter ´poder de dissuasão. Na verdade de negociar. O que todo país deseja. admiro pela sua luta em inventar e produzir do nada algo para se proteger. Israel na sua independência também não possuía lá grande coisa para sua defesa e produziram com o que tinham e produziram submetralhadoras , fuzis e assim foi…Nosso país precisa levar um batismo de fogo para ver se também comece a se preocupar com seus recursos(hídricos, minerais e agricultáveis). tivemos propostas de termos F16, Migs,, Sukoy , armamentos e alguma tecnologia estava sendo desenvolvida, porém a ganância, a corrupção desmedida,( não que não exista em outros países) comprometeram durante décadas( e não me venham falar com o velho jargão que foi desde o descobrimento que somos desprovidos explorados. tivemos nossa independência política em 1822 e no Império, com todos os defeitos tínhamos uma constituição que durou mais tempo do que as oitos da República instalada por um golpe. ainda temos chance de mudar, de acabar com essa bandidagem para isso devemos investir e insistir que outras pessoas conheçam que nós comentaristas estamos no fundo, cada um com suas ideias construir um país com visão nacionalista e mais civilista, sem dar crédito a qualquer nação. Obrigado a todos e desculpem a empolgação.

  12. Ninguém ta vendo que os carnavalesc….ops,engenheiros persas construíram isto em cima da carcaça central de um F5.

    • Não fale isso senão logo aparecerão JÊNIOS querendo rereaproveitar nosso surrados F5 mesmo depois das células deles não servirem nem mais pra reciclar em forma de latinhas de cerveja… 🙂

  13. o galante deve ter socado/enfiado a calcinha no # ao se deparar com uma coisa destas… 😛

    a esposa deve estar até agora atônita atrás de sua calcinha e ele deve ter feito a pobre da empregada de bode expiatório dito que foi ela que deu sumiço… 😀

  14. Mais um objeto oriundo da marcenaria Teerã. Nesse caso uma geringonça alada digna de escola de samba do segundo grupo tão constrangedora que um notório apologista do regime fascista dos aiatolás sentenciou que “Ele é muito pequeno, terá que carregar cargas externamente, com isso toda a furtividade obtida pelo design facetado se perderá…”

    Diga-se de passagem palavras mais do que acertadas

  15. Bem, pelo menos ele está até aqui em pé de igualdade com o Gripen NG, ou seja, consegue taxiar sozinho pela pista. Rsrsrsrs

    • “Wellington Góes
      18 de abril de 2017 at 10:29

      Bem, pelo menos ele está até aqui em pé de igualdade com o Gripen NG, ou seja, consegue taxiar sozinho pela pista”

      hihihihihi….comentário com o selo Maquina Troll de qualidade…ESTE é um dos meus… 😀

  16. Na verdade o Irã esconde o jogo, isso ai é feio, muito feio e uma piada sem graça. Acredito muito mais no projeto que segundo algumas fontes, teve apoio da MIG ou nos anos 90 e que desenvolveria uma aeronave menor que o YAK-130 umahttp://4.bp.blogspot.com/_AxCuBauiBF0/TM64txxoeFI/AAAAAAAAEyY/3QuWij7iYP0/s400/Shafaq.jpg
    Esta aeronave teria algumas capacidades semelhantes ao A1 AMX. Mas ainda sim não seria um caça.
    Onde pese o Eufemismo irianiano, produzir motores, radares sistemas de integração de armas, e ECM , são hoje o coração dos projetos dos caças modernos. Tirando o carro chefe da unidos do Aiatolá Komeine, há algo sim que os iranianos são bons e que não deve passar desapercebido, especialmente pelos seus críticos. São muito bons em sistemas de software e integração em sistemas eletrônicos, escuta e interferência, o Irã tem ótimas escolas dedidicadas a esta tarefa e bons profissionais. porém do resto, o Safad (como deveria se chamar esse arremedo) não passa de uma alegoriasem graça.
    Sds

  17. Em tempo, http://sadkhabar.ir/files/fa/news/1393/8/28/289423_928.jpg

    http://www.airporthaber.com/wk-uploads/news/iran1_12.jpg
    este também atende pelo nome de Borham ou Burhain(acho que é assim que se escreve).
    uma aeronave bem mais interessante que o Playmobil exposto no desfile das campeãs em piada pronta.

    Porém… Quanto ao Qaher, há quem afirme que se trate d eum conceito e que vai evoluir para um modelo maior e que o irã segue a estratégia do japão em desenvolver um 5G tal como o s nipônicos ofazem com o ATDX cuja aeronave que voou é apenas um conceito e que o modelo final será até bem maior.
    mas isto tudo é elocubração, o fato é que no quesito Hardware, o Irã está longe de fazer voar um 5G, mas não tão longe de desenvolver um AMX.
    sds

  18. O etnocentrismo presente em alguns comentários chega a me assustar, tamanha o pensamento de soberba ocidental. Acreditamos que vivemos em um país iluminado, para denegrir tanto um exemplo de tecnologia iraniana. Nós, Brasil, não conseguimos nem fazer algo semelhante, e sem sofrer nenhum tipo de embargo econômico, portanto igual ao post de ontem denegrindo a Marinha Boliviana, hoje denegrindo a tecnologia iraniana, queria saber como o Irã, iria ver as nossas forças armadas no momento atual, que além de sucateada, o ultimo conflito bélico que participamos irá fazer 80 anos, e apenas entregamos recursos humanos, que o resto foi tudo “doado” por outros países, ao contrario desse país que depois do sangrento conflito com o Iraque nos anos 80, sempre se envolveu em escaramuças com Israel e EUA, além de participar ativamente da guerra da Siria.

    • Um comentário com o selo “Foro de SP” de qualidade……

      Meu caro, sua retórica (vazia diga-se de passagem) sobre o tal “etnocentrismo” e a “soberba ocidental” não encontra nenhum amparo nos fatos. Não vivemos em um país iluminado (muito pelo contrário. Vide as delações da Odebrecht) mas ao menos aqui nossas escolas de samba e os artistas dos bois de Parintins se mostram bem mais competentes que a marcenaria Teerã na hora de criar uma alegoria. E para seu profundo desgosto o nosso futuro Gripen NG será melhor que essa geringonça.

      • Por favor, menos.

        Para países de origem anglo-saxônica nem somos ocidentais, visto que esse termo não se refere exclusivamente a questões geográficas. O que me refiro, que existe países pequenos, com limitações, que conseguem desenvolver uma capacidade maior que a nossa de sua industria bélica e garantir assim seus interesses nacionais.

        Fico contente com o Gripen, mas ele não é nosso, ele é Sueco, e desenvolvido para tal realidade, com a versão para o Brasil apenas adaptada. E sim, será um vetor de grande importância para a nossa Força Aérea, se ele for melhor que a nova plataforma iraniana, eu não posso saber.

        O que me refiro, é falta de humildade de presenciar que a nossa capacidade bélica é inferior a de muitos países que aqui são colocados como “escolas de samba”.

        Ou você acredita que, com todo respeito possível (e impossível), que alguma unidade do exército brasileiro, possuem a experiencia de combate que o Hezbollah possui? Portanto, fazer acusações levianas que a marcenaria de Teerã é incapaz de algo (não pela capacidade técnica em si, mas sim pela situação jocosa colocada), é no minimo subestimar o potencial do “inimigo”, já que parece que Irã é tratado como tal por aqui, e tal situação é uma receita para o fracasso.

        Poderíamos olhar para eles, e verificar que o Brasil pode mais, apesar de todos os problemas, sejam eles vermelhos ou azuis, porque minha bandeira é verde amarela, sem nenhum “Foro SP”.

        E posso saber a origem do “88” no seu pseudônimo?

  19. Aviao urubu vai fazer sucesso agora fico pesando pq gripe estoque sueco estao sendo desmontado para fazer gripe ng vamos compra aviao ja usado ate osso dizendo que novo .

  20. vcs devem discutir o grau de furtividade, agora que ele voa e obvio afinal os iranianos
    já fabricaram aviões e é publico e notório que grande parte deles decolaram.

Comentários não permitidos.