Indústrias Nucleares do Brasil pretendem produzir urânio metálico para a Argentina

Brasil já exporta urânio enriquecido num contrato de US$ 4,5 milhões com a estatal Combustibles Nucleares Argentinos

Com o intuito de entrar no mercado de urânio metálico, as Indústrias Nucleares do Brasil (INB) estão realizando estudos para fornecer o produto ao Reator de Pesquisa e Produção de Radioisótopos da Argentina, que está em construção.

Além disso, a INB deve levar, neste ano, a segunda carga de urânio enriquecido para abastecer a usina nuclear localizada na cidade de Lima, ao norte da capital Buenos Aires.

O contrato com a estatal Combustibles Nucleares Argentinos é de US$ 4,5 milhões, e a empresa aguarda aprovação da exportação pela Comissão Nacional de Energia Nuclear (Cnen).

Para o presidente da INB, João Carlos Tupinambá, essa exportação é estratégica para o Brasil. Ele também ressalta a importância de entrar no mercado de urânio metálico.

“Nosso interesse começou pela Argentina, mas existem outros reatores no mundo que consomem esse tipo de combustível. Se tivermos sucesso, não teremos só a Argentina como possível cliente, mas outros países também”, afirmou.

O dirigente explica ainda que o enriquecimento do urânio até 20%, necessário para a produção de fármacos, será feito no Centro Tecnológico da Marinha (CTMSP). Depois, o produto será encaminhado ao Instituto de Pesquisas Energéticas e Nucleares (Ipen), para a fabricação do urânio metálico.

Caetité

O presidente da INB disse ainda que será retomada, neste ano, a exploração de urânio na Mina do Engenho, localizada em Caetité (BA). Atualmente, está sendo feito o trabalho de decapeamento, que é a etapa anterior à lavra do minério, prevista para começar até novembro.

” Nesse decapeamento, devemos retirar umas 70 toneladas de urânio. Depois de transformado em yellow cake, o produto é exportado e transformado em UF6 [urânio enriquecido] fora do País. Parte desse UF6 volta para ser enriquecido no Brasil, e outra parte é enriquecida lá fora. Hoje, nossa capacidade de enriquecimento chega a 40% do consumo da usina de Angra 1″, acrescentou.

A INB também busca novos parceiros para investimentos na exploração de urânio nas reservas ainda exploradas de Caetité (BA) e de Rio Cristalino (PA).

Fonte: Portal Brasil, com informações do MCTIC

 

21 Comentários

    • Realmente muito provavel, o judiciario tem se provado tao corrupto e apatria quanto a classe politica. A velha estrategia da guerra hibrida ” o combate a corrupcao como mecanismo promotor do caos e desordem.”

      • Sujeito irritante, vá postar seus próprios comentários e pare de perturbar os outros com suas ofensas. Plano Br, por favor censure esse sujeito, não tem o mínimo de respeito por opiniões diferentes das dele.

      • E vc tem, né ???… eu não pedi sua opinião e mesmo assim vc a deu… isso é liberdade de pensamento, caro totalitarista… em países que vc admira não existe isso… só ditaduras… tá irritadinho ???… não leia… até porque não lhe repliquei…

    • Está ai a resposta para o porque meu país está devastado, destruído, sempre tem os defensores de bandidos, se roubou tem que pagar não importa quem seja, o problema do Brasil é sua forma de punir corrupção, nos Estados Unidos, eles tiram quem por exemplo pagou propina para tal politico, tiram essa pessoa da empresa e julgam-a, e colocam outro no lugar, não como aqui que querem ferrar com a empresa toda por culpa de um ou de uns.

      • Mateus, o judiciario no Brasil é corrompivel, seletivo, tendencioso, moroso e ineficiente. Ao invés de punir imparcialmente a quem quer que seja, pune uns e acoberta outros, destroi uma empresa inteira, ou paralisa um projeto estratégico por causa de um unico individuo. Deixa os casos se arrastarem por anos, sem resolução, explorados pela midia tendenciosa e sensacionalista, degastando o pais, arruinando a economia e afurgentando investidores.

  1. otima noticia para o Brasil., mais um passo adiante, depois do dominio do ciclo de enrriquecimento de uranio, agora a sua comercializacao.

  2. Ze Ninguem, favor nao comenttar meus comentarios, nao estou interessado em suas opinioes, voce deve aprender a postar seus proprios comentarios e parar de parasitar nos posters dos outros, Nao tenho minimo desejo de debater ideias com voce. Faça-me o favor.

      • esta esperando muito de um zé ninguém rsrs !

        a lei para meus inimigos já dizia o velho ditado e tem gente que acredita no hipócrita a jato

        do atrasa a jato , do apátrida a jato , do partidário a jato

        procurem saber quem era o juiz do caso Banestado e como foi conduzido , nenhum politico do psdb foi responsabilizado e o alberto Yussef era o cabeça e foi solto rapidinho , e dessa forma rapidinho voltou a cometer os mesmos crimes , agora no mensalão e petróleo ,com o caso na mao do mesmo sujeito que julgou o Banestado

        acho que existe delator de estimação também !

        sobre o judiciário nunca botei fé ,é a ultima caixa preta que existe no brasil

        vejam a lista do janot com o fachin não tem o temer nem ninguém do judiciário brasileiro

        por que , porque serve aos interesses estrangeiros ,que é quebrar o brasil e se possível uma guerra civil igual a síria e libia , iraque etc e tal

        fiquem ai sentados esperando o brasil melhorar com essa operação HIPOCRITA A JATO

      • Sem falar, é claro, nos “furtinhos” cotidianos: 4.564 bens vinculados a presidência da república SUMIRAM nos últimos 13 anos de governo petista; 716 bens recebidos como presentes por lula e dilma NÃO FORAM incorporados ao patrimônio público COMO MANDA A LEI… conclusão do TCU… isso que é ORGANIZAÇÃO… criminosa, é claro…

      • “””não tem o temer nem ninguém do judiciário brasileiro””

        Deve ser porque os juízes não são políticos e não recebem doações para fazer campanha.
        Também não podem fraudar contratos.

        Não tem como ter alguém do judiciário.

        “”HIPOCRITA A JATO””

        Importante é que eles estão confessando e a verdade aparecendo.

  3. Infelizmente a incompetência grassa em todas as áreas do país, inclusive no judiciário e com bastante força até. Resultado puro e simples da fraca cultura e ensino que nosso país vem cultivando desde o famigerado Paulo Freire. E do jeito que nosso MEC vem procedendo não há solução a vista.
    A condução dos processos e investigações anti corrupção estão cheias de furos, inclusive legais, e não tem com discordar deste fato.

    Mas senhores, apesar de todo o redemoinho destruidor da Lava Jato, ele ainda é necessário. Mesmo que nosso país precise de vários anos para se reacomodar e se reestruturar empresarialmente. Por quê?
    Porque a classe politica (todos os partidos) simplesmente havia tomado de assalto a nação. Fosse vc um empresário, mesmo sem renome nacional, o achaque dos políticos por verbas de campanha (roubos na mão grande) já estava ficando num nível insustentável. Fosse vc querer investir num grande empreendimento, precisar de um grande financiamento, lá estava o achaque. No país todo. Como se regra estivesse ficando as empresas, pequenas, médias e grandes, ajudarem partidos e políticos.

    A função da LAVA JATO é lavar essa imensa sujeirada de ladroagens dentro da economia brasileira, muito mais até do que limpar os partidos, já que isso cabe mais aos eleitores.
    Infelizmente, quanto mais entranhada a sujeira, mais fundo a limpeza precisa ir. Se grandes empresas nacionais sumirem nesse processo assim deverá ser. Outras e muito melhores surgirão, acreditem nisso, pois o Brasil é maior do que muitos pensam.
    A Lava jato não pode parar, doa a quem doer. O brasil não iria muito longe do jeito que estava.

  4. “Ze Ninguem, favor nao comenttar meus comentarios”… analfabetismo paulofreiriano não tem preço… rsrsrsrsrsrsrsssss… é piada na certa… acho que ele quis dizer para eu não REPLICAR os coments dele… rsrsrssrsrsrssss…

    • Analfabetismo é a sua insistência em incomodar os internautas aqui com as suas sandices e desrespeito, deveria ser proibido de postar porque não tem comentários próprios, vive como um verdugo a aborrecer quem pensa, e expressa se originalmente.

      • Respeite a democracia, meu caro desconhecido… assim como vc critica, vc faz… tá reclamando de que ???… tá incomodado, não leia… até pra não atrapalhar seu ato hercúleo de transcendência ao pensar… 🙂

  5. Li uma notícia no “Poder Naval coxinha” que a tal da lava jato chegou no Prosub, creio que com isso os sabotadores do Brasil vão usar a denuncia para paralisar o projeto estratégico do país ao invés de punir os envolvidos. Mais uma operação bem bem sucedida da CIA em parceria com PF e judiciário contra a nação.

Comentários não permitidos.