Por que Rússia abandonou memorando celebrado com EUA sobre voos na Síria?

Em resposta aos ataques dos EUA contra a base das tropas governamentais na Síria, a Rússia suspendeu a aplicação do memorando firmado conjuntamente com Washington. O texto visava manter a segurança de voos dos dois países na Síria e punha o foco nas maneiras de evitar incidentes.

“É uma decisão absolutamente lógica. Muita gente se pergunta agora por que não foram utilizados os mísseis que protegem o espaço aéreo [sírio]. A resposta é essa: a Rússia está atuando de acordo com o memorando”, declarou à Sputnik o vice-presidente do Comitê de Defesa da Duma Estatal, Yuri Shvitkin.

Para além disso, o alto responsável russo sublinhou que esta medida permitirá ao país reagir a tempo a outras ameaças, inclusive àquelas que ponham em perigo os aeródromos e as unidades russas que se encontram na Síria.

“Eu penso que os EUA, tendo constatado a força do Exército de Assad e a da Rússia, tentaram dar uma reviravolta nesta situação e mostrar que se deve também tomar em conta Washington”, resumiu o deputado.

O respectivo memorando, celebrado entre os EUA e a Rússia, tem estado em vigor desde outubro de 2015.

O grupo de trabalho, formado por representantes de ambas as partes, tem convocado regularmente videoconferências para tratar dos problemas relacionados com a observação do documento.

Na noite de 7 de abril, Donald Trump mandou bombardear o aeródromo de Shayrat, na província síria de Homs, a partir do qual, alegadamente, teria sido realizado um ataque químico alguns dias antes.

Segundo comunicou o Pentágono, os EUA lançaram 59 mísseis. O ataque custou a vida a, pelo menos, 7 pessoas (5 militares e 2 civis que moravam na região vizinha da base).

Foto: Ministério da Defesa da Rússia

Fonte: Sputnik News

 

33 Comentários

  1. Resumindo … mais uma vez os americanos rasgam acordos onde eles não são os preferencias beneficiário … lembrando que o acordo de não proliferação de armas atômicas …( Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares, ratificado por 191 Estados, que entrou em vigor em 1970, para evitar a propagação de armas nucleares ) .. os americanos também rasgaram com a distribuição de bombas atômicas (20 ogivas nucleares ) não só lá na Alemanha, mas também na Bélgica, na Holanda, Itália .
    .
    As tropas alemãs, por exemplo .. vão colocar as bombas atômicas norte-americanas no perímetro da fronteira alemã. Especialistas russos argumentam que tais ações da Alemanha e dos EUA violam o Tratado de Não Proliferação de Armas Nucleares.

    • e mais uma vez Neville Chamberlain Putin protesta que isso nao se faz. Uniao Sovietica nao reagiu quando George Bush Senior atacou Iraque em 1990 e essa falta de reacao foi corretamente interpretado pelos neoconservadores que controlam a politica externa norter americana como sinal de fraqueza. O ex comandante da OTAN General Lesley Clark deu uma entrevista que esta no Youtube, como ele foi informado pelo entao Secretario de Estado que a falta de reacao sovietica em nao defender um regime aliado seu no Oriente Medio, Sadan Hussein, significava que havia chegado a hora dos EUA acertar as contas com todos aqueles regimes que se baseavam numa alianca com a entao URSS, para manter uma politica externa independente de Washington. Dai veio o plano de remapeamento do Oriente Medio, Asia Central e Norte de Africa. Estou seguro que Russia em permitindo os EUA atacar seu unico aliado no Oriente Medio mostrou que e um pais em bancarrota, pronto para ser desmembrado, remapeado. e controlado por diferentes potencias imperialistas. Prognosis de Leao Trotsky que esta para ser realizado. Ele disse na decada de 1930 que a burocracia que havia tomado o poder na Uniao Sovietica iria restaurar o sistema capiitalista, que ocorreu em 1990, iria se tornar as novas classes dominantes, o que ocorreu, as Oligarquias, mas que essa Oligarquias nao teria condicoes nem vontade de defender a integridade da URSS, o que ocorreu, e que Russia seria desmembrada em pequenos cantoes, dominados pelos imperialistas, o que agora esta na agenda para ocorrer.

      • É no que acredito… e teve alguns incautos que, quando afirmei que a Rússia atual é controlada por ex comunistas, hoje capitalistas, mais selvagens que os próprios americanos… e a finalidade deles, tanto quanto dos demais globalistas (nesse ponto eles convergem) é que voltemos a ter feudos espalhados no mundo todo (por isso querem acabar com a noção de Estado Nação), controlados pela elite governamental atual, com UM líder supremo e incontestável… os protocolos estão se cumprindo…

  2. Daqui a pouco voltam..

    a visita do secretario de defesa dos EUA à Russia esta mantida ne?

    Putin e Trump devem estar rindo da cara da midia mundial

  3. E é só o que os russos podem fazer por hora, até avaliarem a situação… Acredito que eles realmente não esperavam que os americanos fossem ir tão longe…

    • RR me responde uma coisa curiosidade o que significa ir tao longe
      pois 70 misseis disparados ,em uma base ,mas a pista esta sendo usada hoje
      nao sei quanto custa esse armamanto mas achei muito para pouco resultado pois falavam que o cep dele era de um metro e com uma destruiçao enorme
      mas pelas imagens de drones fotos de satelite e cameras e etc e tal eu achei que o estrago nao foi muito razoavel para o que aconteceu
      veja seis avioes dos antigos apenas , tem boi na linha 10 mortos apenas so quem estava nas guaritas ?

      e o que os estados unidos conseguiram ,vamos começar no seu proprio territorio quem apoiava o trump varios sites de direita vai la nos comentarios eles acham que trump traiu eles
      manifestaçoes em varios estados esses ai promovidos pela oposiçao americana ou trump
      os russos disseram que alem de revogar esses acordos agora vao investir em defesa aerea junto a siria s
      quando voce diz os russos nao esperavam que os gringos fossem tao longe
      eu penso da seguinte forma armar os daesh atacar posiçoes do exercito sirio , invadir territorio sirio ,matar mais de 300 civis admitidos pelo propio exercito americano
      logico que é muito mais mas eles admitiram 300 ja rsrs entao voce acha que os russos nao perceberam que eles foram tao longe a muito tempo

      agora a pergunta final caro RR vc acha mesmo que esse ataque ao aeroporto mudou para MELHOR a situaçao do conflito para o lado dos americanos .
      pois ate os apoiadores do trump estao dizendo que sao agora os estados unidos virou a força aerea do daesh

      • Exatamente, Trump caiu numa baita armadilha, e muito em breve vai ser chutado da casa Branca por quem aplaudiu esse ataque, e não vai ter mais seus antigos aliados que o ajudaram a se eleger!!!

      • Concordo com o _RR_ que os russos não esperavam. Ninguém esperava.

        Os russos tem evitado atacar (apesar da força aérea síria não), as forças mais ligadas aos americanos e turcos na região de Idlib. Isso pode mudar também. Eu aposto nisso. também podem ajudar o gov. sírio a melhorar suas defesas aéreas, um ponto que eles tem relutantemente agido, provavelmente devido a Israel.

        OUtro ponto, já pelo lado sírio, seria mudar o eixo de esforços militares da província de Aleppo, região de Palmira e Deir-er-Zour, onde hoje estão as principais ofensivas para Homs Idlib e Daara, onde estão os rebeldes apoiados pelos americanos.

      • Claudiney,

        Concordo…!

        Os russos podem eventualmente recrudescer sua posição em relação aos grupos pró-EUA. E aí, seriam os americanos a ficarem numa sinuca de bico. Ou não…

        O próprio Trump disse em entrevista a uns meses atrás que os americanos erraram, fornecendo armas que no final eles próprios sabiam ( ou ao menos imaginavam ) onde poderiam parar.

        Disse algo assim: “…estamos dando dinheiro e todo esse equipamento a pessoas que não temos ideia de quem são…” Uma referência clara ao ELS, que desmembrou-se em várias facções mais radicais.

        Ou seja, os americanos também podem simplesmente abandonar os grupos rebeldes a própria sorte… E isso não iria arranhar em nada a imagem dos EUA. Muito pelo contrário, poderiam alegar qualquer coisa e simplesmente negar o apoio…

        E é claro que nesse meio tempo em que decidem o que fazem, os russos certamente vão continuar empanturrando Assad de armas.

      • PÉ,

        Que a base pode voltar a receber aeronaves rápido, isso pode realmente ser feito…

        Quanto a operar, depende do que você considera “nível de operacionalidade”… Reparar a pista é só tampar buracos, mas as demais instalações já é outra conversa…

        Aeronaves como o Su-25, por exemplo, podem realmente operar em condições pra lá de insalubres. Helicópteros, idem. É só questão de mover combustível e uma equipe de manutenção, que pode trabalhar com assistência de equipamentos e geradores móveis. Galpões podem ser montados pra receber quem se precisa e boa…

        Logo, podem botar alguma coisa lá, bater umas fotos e filmar uma reportagem pra mostrar pra galera…

        ———————-

        Não entro no mérito de se é pior ou melhor no conflito… Não foi foco do meu comentário. Acredito que não vai mudar significativamente nada por enquanto… Penso que o máximo que pode acontecer de momento, é a coisa recuar ao status anterior ao acordo de cooperação, com russos e americanos vez por outra se estranhando… Seja como for, é cedo para nos desdobrarmos acerca disso. As consequências ainda haverão de levar certo tempo para se desdobrarem… Como disse, os russos ainda estão pensando no que fazer… Mas para Trump especificamente, isso dá sim a ele o ar de carrasco, que deixa os russos e a sua trupe de sobressalto…

        E ao contrário, o Ocidente concordou em peso com o ataque. E internamente, o “up” foi inquestionável… Basta ver os comentários de membros importantes do congresso americano e do governo. Tanto que mesmo as vozes obamistas praticamente se calaram quanto a isso ou mostraram apoio velado. A única ressalva apresentada de fato foi a ausência de uma consulta prévia ao congresso americano antes do ataque, mas isso pode ser contornado… E se estiver falando de eleitores, em um mês isso não vai contar em nada; ou muito pelo contrário, será usado para fortalecer a pose de “durão” que os eleitores “falcões” tanto gostam…

        Acredito que o que vai acontecer com Trump daqui por diante vai depender unica e exclusivamente dele; da maneira como o dito cujo vai conduzir sua política externa daqui por diante…

      • RR desculpa discordar pois se como você mesmo disse que é so colocar mais aeronaves mais helicópteros uma equipe combustível ,radares que como o radar saber cabem em uma caminhonete
        você não acha que aquilo tudo de míssil não foi um gasto muito alto para o pouco de estrago que fez na parte mais importante que são as pistas mesmo onde ficam as aeronaves varias partes ficaram intactas

        sobre os falcoes rsrs que elegeram o trump eu não percebi isso pois fui atrás de sites de apoiadores do fulano trump .

        um tempo atrás um comentarista do plano brazil colocou aqui uma lista
        em que a candidata derrotada Clinton havia pedido para que fosse proibida são vários sites

        esses sites em sua maioria era percebido pela candidata derrotada como apoiadores do trump

        e a list
        http://www.propornot.com/p/the-list.html
        então como sou de saber mais entrei no link e realmente eram vários sites em sua maioria defendia o trump e odiava a Clinton

        no site http://www.dailytomer.com
        que é um dos que estão nessa list
        esse é um dos mais que apoiavam o trump ,eles são nazi e la tem membros da Inglaterra estados unidos frança Alemanha etc ,mais estados unidos

        mas são nazi e eles apoiam o trump mais aguerridos pois para eles salvaria a raça branca do extermínio rsrs

        então vai la e ve o que eles estão falando do trump

        é so traduzir os sites .

        e valeu quem postou essa list

        pois é interessante a variedade de sites e gêneros ideológicos e etc e tal que a derrotada Clinton tentou podar e proibir eles

    • “_RR_
      8 de abril de 2017 at 9:40

      E é só o que os russos podem fazer por hora, até avaliarem a situação… Acredito que eles realmente não esperavam que os americanos fossem ir tão longe…”

      aquela gente da Rússia é tão fria e calculista quanto os estadunidenses…eles a muito tempo observam as intenções daquela gente em conseguir/criar algum pretexto para atacar as forças armadas Síria..por isso permitiram o ataque a base…pois se aproveitaram da situação para também conseguirem pretextos para ações do mesmo tipo…agora eles podem atacar os centros de comando clandestinos desta gente e expor para o mundo todo como eles estão por trás de todos estes “grupos terroristas” e desgraças/caos pelo Oriente Médio… 🙂

      • Quantos russos vc conhece de perto. Eu conheci e conheco alguns,pois trabalho com pessoal do Leste europeu. Pelo que eu vejo, so querem saber de enriquecer, consumir com extravagancia e imitar os ocidentais. Para mim e um povo decadente., mas que possue um territorio rico em minerais. So pode ser balcanizado.

      • “JOJO
        9 de abril de 2017 at 13:41

        so querem saber de enriquecer, consumir com extravagancia e imitar os ocidentais.”

        e em qual lugar do mundo a maioria não é assim hoje?…rs…

      • Com uma pequena diferenca. Nos paises imperialistas, EUA, Inglaterra e Franca, eles defendem os interesses do paises deles com unhas e dentes. Nesse jogo de fazer dinheiro vale tudo para eles,menos a independencia dos paises deles. Ja os russos sao iguais os povos escravos da America Latina, Brasil e Africa. So tem interesse pessoal.

      • “OJO
        9 de abril de 2017 at 22:32

        Com uma pequena diferenca. Nos paises imperialistas, EUA, Inglaterra e Franca, eles defendem os interesses do paises deles com unhas e dentes.”

        os Russos o mesmo… por isso estão lá na Síria …o que vc cha que ele estão fazendo lá?…rs…

      • “JOJO
        9 de abril de 2017 at 22:32

        os russos sao iguais os povos escravos da America Latina, Brasil e Africa. So tem interesse pessoal.”

        Povo Escravo?!….huahuahuahua…se não fosse os eua, o pais que vc vive estaria hoje na correia…invadido e tomado por aquela gente… sem dó e piedade…e vc estaria falando deles bem fininho… 😀

  4. Literalmente, fogos de artifício.

    O playboy demagogo está brincando com coisa perigosa e demonstrando que as armas que usa não são lá essas coisas – ou são menos do que apregoam, ou as usam mal, ou são neutralizadas com facilidade.

    E se a Rússia resolver despejar mais bombas e mísseis em cima dos guerrilheiros?

    (Aliás, terão que ter cuidado para não destruírem armas químicas armazenadas propositalmente em alguns depósitos de munição…)

    E se umas rasantes de aviões russos com pulsos eletrônicos “apagarem” uns navios americanos no Mediterrâneo (como fizeram no Báltico)?

    E se alguns submarinos russos derem um “oi” de surpresa ao passarem bem perto de algum navio americano por lá?

    Os russos agem, eles não vociferam, e são muito mais objetivos e eficientes do que qualquer força ocidental.

    • “”E se umas rasantes de aviões russos com pulsos eletrônicos “apagarem” uns navios americanos no Mediterrâneo (como fizeram no Báltico)?””

      Isso é uma piada de internet.
      Nem foi báltico, foi no Mar Negro.

      Por que não apagaram os tomahawks então?
      Dizer que fazem é fácil.

      A base que estava sob proteção deles levou 23 mísseis, fica parecendo que eles até permitiram o ataque.

      • 23 de 59? não acha que o desempenho dos Tomahaws foi meio pífio não?

        Deixa eu fazer as contas aqui: 23/59 = 0,3898….

        ou seja, menos de 40% de acertos? e nem sequer destruiu a pista? destruíram aviões que já estavam quebrados, em manutenção?

      • “”Tomahaws foi meio pífio não? “”

        Quem disse isso foram os russos, que não mostraram nenhum tomahawk perdido ou abatido.

        “”e nem sequer destruiu a pista?””

        Por que não quiseram?
        Tinha equipamento russo lá.

        De qualquer forma, não protegeram nada ao contrário do que se esperava.

        Se 36 tomahawks caíram muitos devem aparecer.

      • mas os russos mostraram as pistas e hoje já decolou aviões
        por que tantos misseis e eles perdoam as pistas
        pista algo vital para decolagem de avião
        sera que o serviço foi mal feito ?
        sera que trump é russo ?
        sera que esses misseis falharam ?
        sera que os alienígenas ajudaram os sírios
        vamos ver se os americanos se saem melhor atacando a coreia do norte
        mas pelo andar da carruagem vao precisar usar a mesma quantidade de bombas que usaram na Alemanha para se obter um resultado satisfatório

        tem boi na linha

        e não vamos nos esquecer o obvio que os estados unidos devem trilhões de dólares de divida

        achei um desperdício na hora tvs americanas falaram que foram mais de 70 misseis ai foi diminuindo diminuindo mesmo assim pensei que ficou apenas os buracão na pista igual a FAB faz

        mas depois que decepção

        faz o seguinte manda os estados unidos contratar o serviço da FAB com o A29 mostrar como se coloca uma pista em desuso.

      • Não acertaram a pista porque não quiseram, assim como não acertaram a parte onde havia equipamento russo.

        Não atacaram a torre controle também.

        E ninguém alegou ter derrubado nenhum tomahawk, mesmo com uma hora de aviso prévio.

        Se eles erraram aos poucos vão aparecendo os destroços. Não tem como desaparecer 36 mísseis.

        Tem muitas coisas que não se explicam e estão mal contadas.

      • Não destruíram a pista possivelmente para não prejudicar as operações russas. O mesmo vale para torre de controle.

      • Caro JPC3 , tudo leva crer que foi um ataque teatral , foi mostrado em algumas fotos manchinhas escuras no piso das pistas , parecia feito por foguetes de SAO JOAO , os caças (velhos diga-se ) foram destruidos sem almenos mostrar estragos reais nos abrigos, serio , as imagens daquelas crianças agonizando forçou esta açao americana , derao apenas uma satisfaçao aos eleitores interno ,ao estabelecimento e somente , tem russofilos falando em retaliaçao e bla bla bla , mas vai ficar so nisso ai , cabe aos russos fazerem pose de contrariados , mas fica so nisso !

      • Quem disse que lançou 59 mísseis foram os americanos, não os russos. Mas eles contaram 23 que atingiram o alvo. Onde foram parar os outros? nao sei, vai ver que é a tecnologia stealth dos EUA, os mísseis estão invisíveis, para ninguém fazer engenharia reversa. kkkk

        Agora, imagina se o navio americano estivesse sob fogo cruzado? a Rússia não é o Iraque, eles tem kalibr…desempenho pífio, para dizer o mínimo.

      • Os russos dizem que foi 23, ninguém sabe se é verdade.

        “”Rússia não é o Iraque””

        E diz isso depois deles deixarem passar 59 mísseis?

Comentários não permitidos.