LAAD 2017: RUBIN apresenta o Amur 1650 AIP

No estande da OSC (United Shipbilding Corporation) é possível ver vários modelos de navios de produção russa.  Porém nesta edição da LAAD 2017 a  Rubin Admiral Shipyard trouxe para o público um  do seu submarino Armour 1650 AIP (Air-Independent Propulsion)

O submarino de classe Amur é um dos mais recentes projetos de submarinos russos. Ele é anunciado como uma versão de exportação da classe Lada, uma versão modernizada do submarino da classe Kilo com diversos avanços em itens de furtividade, magnética, acústica e novos sistemas de combate.

Para LAAD a Rubin demonstrou o seu modelo AIP cuja versão acrescenta ao casco do Submarino convencional, mais um módulo, estendendo assim o comprimento do navio.

Os Amur 1650 são destinados as missões de longo raio, porém a novidade apresentada pela Rubin é que o módulo AIP pode ser acrescentado ao navio, aumentando ainda mais o seu alcance de combate e o mais importante, pode ser introduzido em quaisquer navios da classe que tenham sido produzidos, bastando para isso a ampliação do casco com a introdução do módulo AIP.

Com estas modificações os navios ganham um significativo acréscimo de capacidades como pode ser visto na tabela que segue.

No evento também foi exibida a variante de menor dimensão Amur 950 que é armado com um sistema de mísseis VLS capaz de lançar múltiplas armas como mísseis de cruzeiro entre outras.

Ambos os projetos estão equipados com armamento de guerra eletrônica da geração mais recente. Ambos projetos podem ser equipados com células de combustível AIP, melhorando consideravelmente a resistência e alcance quando submersos.

Comparação entre as versões Amur 1650 com e sem AIP

Amur 1650

Amur 1650 AIP

Deslocamento / ton

1765

2450-2650

Comprimento/m

66,8

83,3

Máxima profundidade/m

300

300-400

Velocidade máxima submerso / kn

~21

19

Autonomia/ Dias

45

60

Tripulação

35

38

 

6 Comentários

  1. Uma arma formidavel, gosto do design dos SUBS Russos , infelizmente ja optamos pelo modelo Frances, tambem fantastico, mas esse Amur certamente e o sonho de muitos submarinistas…

  2. Um submarino maravilhoso, seria uma ótima aquisição de prateleira para complementar os scorpenes, os sub russos são mais baratos, eficientes, e os russos não tem restrições em vender armas.

  3. Todos nós sabemos disso ,mas como exemplo; se a Rússia nos quisesse presentear com um ou mais unidades destas ,de forma alguma seria aceita ,criariam um punhado de desculpas ,para para recusarem ,mas somos dos BRICS,vivemos de frente para os BRICS e de costas e debruço para os EUA . Esqueceram o caso dos SUKHOI no FX ,o melhor avião foi desclassificado de saída ,porque adiante seria impossível descarta-lo,procurem as desculpas do grande ministro da **DEFESA**,JOBIM, não somente para o caso do FX ,mas para criar e ENTREGAR a internacionalização do Estado de Roraima ,por acaso desconhecem que no Estado de Roraima a nossa soberania ficou apenas Relativa ,onde estão os Postos Militares que este Jobim disse que criaríamos em toda a fronteira brasileira dentro de Roraima,Alguém sabe quando serão instalados ?sempre na TV é mostrado os problemas enfrentados pelos refugiados da Venezuela ,mais o contrabando e as Drogas ,mas alguém vê nestes noticiários presença militar brasileira ?

    • “”desclassificado de saída ,porque adiante seria impossível descarta-lo”

      Bobagem, a FAB não tem condições de operar um avião do tamanho do flanker devido aos custos e estrutura. Também os ocidentais dificultariam a introdução de novas armas por motivos técnicos, pois teriam que compartilhar informações com os russos.

      Outra, aviões russos, mesmo sendo bons, são pouco comprovados em combate e não tem a disposição armamentos ocidentais que em geral são melhores.

    • Mas eu concordo com você, deviam dar maior participação para os russos. Poderiam começar com mísseis Kornet e equipamentos de inteligência eletrônica para vigiar as fronteiras. Depois comprar mísseis anti aéreos.

Comentários não permitidos.