França e Reino Unido desenvolverão novo míssil

No dia 28 de março a França e o Reino Unido assinaram em Londres um acordo para o lançamento da fase de conceituação do programa do Future Cruise/Anti-ship Weapon (FC/ASW), a ser desenvolvido pela MBDA. Passados três anos, a empresa informará aos dois países sobre a conveniência da continuação do programa, com o lançamento da fase de avaliação e demonstração desse míssil de cruzeiro e antinavio.

A fase de conceituação está avaliada em 100 milhões de Euros, a serem igualmente cobertos pelos dois países. A MBDA amadurecerá os sistemas e tecnologias que permitirão o aumento do alcance, letalidade e capacidade de sobrevivência de mísseis antinavio e de ataque a alvos terrestres lançados a partir de plataformas aéreas e flutuantes.

Fonte: S&D

2 Comentários

  1. Meus caros,

    só para aumentar o conhecimento sobre este sistema de armas, a MBDA descreve este míssil como um “sistema de armas multi-função, e multi-Plataforma único” para ser integrado em todas as principais plataformas de armas, tais como; Navios de guerra, submarinos, aeronaves e plataformas terrestres.

    Este míssil a priori será chamado Perseus e está planejado para ter capacidades semelhantes ao Brahmos da Índia, com um alcance de 300 km atingindo velocidades de Mach 3. Será alimentado por um motor ramjet . O míssil terá 5 metros de comprimento e pesará cerca de 800 kg, com uma ogiva “principal” de 200 kg. Além da ogiva principal, Perseus será equipado com projeteis inertes guiados ( submunições ) de 40-50 kg ejetados das baías pelas laterais que podem ser lançadas antes que o míssil atinja seu alvo.

    Esta característica única permite que Perseus atinja vários alvos na mesma área, ou para atingir um alvo especifico (como um porta-aviões) em várias áreas diferentes de uma só vez com o máximo de destruição. Neste caso, um padrão de ataque linear poderia ser selecionado, com munições golpeando as seções da proa, centro e popa distintamente. Se uma explosão unitária é necessária, então os projeteis permanecem todos a bordo do míssil para aumentar o efeito da explosão da ogiva central.

    Dois tipos de perfis de ataque estão previstos: Uma abordagem de alta altitude, para engajar alvos baseados em terra e uma abordagem de baixa altitude tipo sea-skimming seguido por uma manobra ascendente para engajar ameaças de superfície como navios de guerra inimigos.

    O míssil será lançado por sistemas VLS e será compatível com o sistema de lançamento vertical americano Mark 41 e o sistema de lançamento vertical francês A70 Sylver (atualmente utilizado pelas FREMM da marinha francesa).

    A fase de conceito do programa FC/ASW visa identificar soluções para a substituição dos mísseis de cruzeiro Storm Shadow/SCALP dos dois países, o Exocet da França e os mísseis anti-navio Harpoon do Reino Unido. A fase de conceito baseia-se em uma fase de estudo conjunto anterior iniciada por ambas as nações em 2011.

    Lembrando que, em caso de um ataque com este míssil a um navio, sobraria ao mesmo (obviamente após identifica-lo a uma distância média) apenas uns 3 minutos para resposta e olhe lá…

    Já o Zircon russo com seus Mach 7, não dá nem 5 segundos para o adversário…

    Grato.

Comentários não permitidos.