ESPAÇO: Frota russa de foguetes Proton-M só deverá regressar ao serviço ativo no segundo semestre de 2017

A primeira missão do foguete 8K82KM Proton-M/Briz-M que estava prevista para as primeiras semanas de 2017, não deverá ocorrer antes de Junho ou Julho deste ano após se ter determinado que ocorreram falhas graves no controle de qualidade dos metais utilizados na fabricação de diversos motores.
Segundo os meios de comunicação social Russos, a Corporação Estatal Roscosmos ordenou a recolha de todos os motores do foguete Proton-M quando se determinou que ocorreram sérias violações dos procedimentos de fabricação dos mesmos.
Em consequência, a Rússia vê-se perante a situação de ter quase toda a sua frota de lançadores espaciais impedidos de atuar!
A 24 de Janeiro foi revelado que um teste no solo levado a cabo a um motor havia revelado sérios problemas técnicos com os motores RD-0210 e RD-0212, que são utilizados nos segundo e terceiro estágio dos foguetes 8K82KM Proton-M, respectivamente.

A falha registada no motor ficou aparentemente a dever-se a uma troca ilegal de ligas metálicas resistentes ao calor nos componentes do motor por materiais mais baratos, mas mais expostos a falhas. Segundo o jornal Kommersant, esta situação poderá estar relacionada com o acidente registado a 16 de Maio de 2015 e que levou à perda do satélite de comunicações MexSat-1 durante a operação do terceiro estágio.
O principal responsável da Roscosmos, Igor Komarov, levou a cabo um encontro a 20 de Janeiro com os responsáveis da empresa que fabrica os motores utilizados no terceiro estágio dos foguetes Soyuz e no segundo e terceiro estágio dos foguetes Proton-M. No final desta reunião foi decido proceder à recolha dos motores RD-0110 para a fabrica em Voronezh, após as suspeitas que um destes motores terá sido o responsável pela perda do veículo de carga Progress MS-04 a 1 de Dezembro de 2016.
Na sequência desta reunião, o Director Geral da fabrica VMZ, Ivan Koptev, apresentou a sua demissão devido ao fraco controlo de qualidade na empresa.
Assim, os foguetes Proton-M só deverão voltar ao ativo em Junho ou Julho de 2017.

Fonte: Zenite

6 Comentários

  1. Os Soviéticos conquistaram:

    1 – O primeiro satélite artificial em órbita (outubro de 1957, Sputnik 1).

    2 – O primeiro ser vivo a entrar em órbita, uma cadela de nome Laika (novembro de 1957, no Sputnik 2)

    3 – O primeiro retorno seguro de um ser vivo de órbita, dois cães, Belka e Strelka, 40 camundongos, 2 ratos (agosto de 1960, Korabl-Sputnik 2).

    4 – O primeiro homem no espaço, Yuri Gagarin, também o primeiro homem a orbitar a Terra (abril de 1961, Vostok 1).

    5 – Primeiros a ter duas espaçonaves em órbita ao mesmo tempo (mas não foi um rendezvous espacial, conforme descrito frequentemente) (agosto de 1962, Vostok 3 e Vostok 4).

    6 – Primeira mulher no espaço, Valentina Tereshkova (junho de 1963, Vostok 6, como parte de um segundo voo simultâneo de duas espaçonaves, incluindo a Vostok 5).

    7 – Primeira tripulação de três cosmonautas a bordo de uma espaçonave (outubro de 1964, Voskhod 1).

    8 – Primeira atividade extra-veicular espacial (março de 1965, Voskhod 2).

    1957: Primeira míssil balístico intercontinental e veículo de lançamento orbital, o Semyorka R-7
    1957: Primeiro satélite, o Sputnik 1
    1957: Primeira animal em órbita da Terra, o cão Laika no Sputnik 2
    1959: Primeira ignição do foguete na órbita da Terra, primeiro objeto para escapar da gravidade da Terra pelo homem, Luna 1
    1959: Primeira comunicação de dados, ou telemetria, de e para o espaço exterior, Luna 1.
    1959: Primeiro objeto feito pelo homem a passar perto da Lua, o primeiro objeto feito pelo homem em órbita heliocêntrica, Luna 1
    1959: Primeira sonda a impactar a Lua, Luna 2
    1959: Primeiras imagens da lua de outro lado, Luna 3
    1960: primeiros animais a regressar em segurança a partir da órbita da Terra, os cães Belka e Strelka sobre Sputnik 5.
    1961: Primeira sonda lançada a Vênus, Venera 1
    1961: Primeira pessoa no espaço (definição International) e na órbita da Terra, Yuri Gagarin em Vostok 1, programa Vostok
    1961: Primeira pessoa a gastar mais de 24 horas no espaço Gherman Titov, Vostok 2 (também primeira pessoa a dormir no espaço).
    1962: Primeiro voo espacial tripulado dupla, Vostok 3 e Vostok 4
    1962: Primeira sonda lançada para Marte, Marte 1
    1963: Primeira mulher no espaço, Valentina Tereshkova, Vostok 6
    1964: Primeira tripulação multi-pessoa (3), Voskhod 1
    1965: Primeira atividade extra-veicular (EVA), por Aleksei Leonov, [18] Voskhod 2
    1965: Primeira sonda a atingir outro planeta do sistema solar (Vênus), Venera 3
    1966: Primeira sonda a fazer um pouso suave em e transmitir a partir da superfície da lua, Luna 9
    1966: Primeira sonda em órbita lunar, Luna 10
    1967: Primeiro encontro não tripulado e acoplagem, Cosmos 186 / Cosmos 188.
    1968: Primeira seres vivos para chegar à Lua (vôos circunlunar) e voltar ileso para a Terra, Tartarugas russas sobre Zond 5
    1969: Primeira acoplagem entre dois embarcação tripulada em órbita da Terra e troca de tripulações, Soyuz 4 e Soyuz 5
    1970: Primeira amostras de solo extraído e retornou à Terra a partir de outro corpo celeste, automaticamente Luna 16
    1970: Primeira rover espaço robótico, Lunokhod 1 na Lua.
    1970: Primeiros dados recebidos da superfície de outro planeta do sistema solar (Vênus), Venera 7
    1971: Primeira estação espacial, Salyut 1
    1971: Primeira sonda para impactar a superfície de Marte, Marte 2
    1971: Primeira sonda a pousar em Marte, Marte 3
    1975: Primeira sonda a orbitar Vénus, para fazer pouso suave em Vênus, primeiras fotos da superfície de Vênus, Venera 9
    1980: Primeira pessoa hispânico e negro no espaço, Arnaldo Tamayo Méndez na Soyuz 38
    1984: Primeira mulher a caminhar no espaço, Svetlana Savitskaya (Salyut 7 estação espacial)
    1986: Primeira equipe para visitar duas estações espaciais distintas (Mir e Salyut 7)
    1986: Primeira sondas para implantar balões robóticos em Venus atmosfera e para retornar imagens de um cometa durante voo rasante Vega 1, Vega 2
    1986: Primeira estação tripulada permanentemente espaço, Mir, 1986-2001, com presença permanente a bordo (1989-1999)
    1987: Primeira equipe a passar mais de um ano no espaço, Vladimir Titov e Musa Manarov a bordo da Soyuz TM-4 – Mir

    “When americans reach the moon. They would have to pass at the russian imigration. Quando os americanos chegarem na lua. Eles terão que passar pela imigração russa.”

    Werner Von Braun(Diretor do programa Apollo, antes de conseguir o primeiro vôo)

    Só MENTIRAS….os estadunidenses NUNCA puseram ninguém na Lua…tudo filmado e montado no deserto de Sonora…o primeiro satélite posto em órbita foi o Sputinik da antiga União Soviética e em menos de 6 meses os MENTIROSOS disseram que colocaram o homem na Lua e falavam ao vivo e a cores em tempo real com transmissão ao vivo para o Mundo….KKKKkkkkkk!!!!!…

    https://www.youtube.com/watch?v=L-IgoKuAdOE

    • há a alegação de que as amostras americanas foram colhidas da mesma forma que as amostras soviéticas, usando sondas autônomas, mas este argumento apresenta algumas falhas graves:

      A tecnologia atual de coleta de amostras é capaz de recuperar no máximo 150 g de cada vez. Admitindo uma média de 100 g por coleta, seriam necessárias 3.820 missões para a Lua para conseguir coletar 382 kg de amostras, e mesmo assim algumas amostras de rochas pesam vários kg, que não poderiam ser recuperadas com a tecnologia atual;

      Os soviéticos desenvolveram tecnologia para coletar amostras de solo na Lua, e retornar para a Terra com elas. Os americanos tinham a tecnologia de coleta e análises de amostras, que foi usada na Lua pelas sondas Surveyor, e em Marte, mais recentemente pela sonda Phoenix, mas nunca desenvolveram tecnologia para enviar estas amostras de volta à Terra. Até hoje a Nasa não desenvolveu esta tecnologia.

    • Os projetos e desenhos das máquinas envolvidas desapareceram. As fitas da Apolo 11 contendo telemetria e o vídeo de alta qualidade (antes da conversão de scan) do primeiro pouso lunar desapareceram. o Dr. David Williams (arquivista da Nasa no Goddard Space Flight Center) e o diretor de voo da Apollo 11 Eugene F. Kranz reconheceram que as fitas de telemetria da Apollo 11 estão desaparecidos. os projetos do Módulo Lunar Apollo, rover, e equipamentos associados estão tdos “desaparecidos”…. 😀

    • “Só MENTIRAS….os estadunidenses NUNCA puseram ninguém na Lua…tudo filmado e montado no deserto de Sonora…” Máquina Troll…

      “A Terra é plana. Acredite ou não, essa é “A” teoria de conspiração do ano”… 164 Do UOL, em São Paulo 03/02/2016…

    • ttps://phys.org/news/2009-09-indian-satellite-moon-scientist.html
      ttp://hypescience.com/18818-detonando-as-teorias-da-conspiracao-do-homem-na-lua/

      Os próprios soviéticos foram testemunhas… Quando lançaram sua sonda Luna 16, tiveram que manter contato com a NASA para evitar uma colisão com a Apollo 11. Ouviram a conversa da nave americana com a Terra o tempo todo…

      Como “cortesia”, os americanos permitiram aos russos testar os pedregulhos que eles trouxeram… Os russos testaram e retestaram. E adivinha: é igual as amostras que eles mesmos trouxeram…

      ——————————————-

      O próprio programa espacial soviético quase não aconteceu… Foi fruto da iniciativa de praticamente um homem: o ucraniano Serguei Korolev. Visionário, via no espaço o futuro, enquanto a liderança soviética via no ‘Sputnik’ um “brinquedo”. Só depois de ver a impressão que isso causou nos EUA foi que decidiram investir em um programa espacial…

      ——————————————–

      “…mas nunca desenvolveram tecnologia para enviar estas amostras de volta à Terra…”

      ttp://www.apolo11.com/spacenews.php?posic=dat_20060116-063855.inc

Comentários não permitidos.