Índia testa sistema de mísseis Barak no porta-aviões INS Vikramaditya

A Marinha da Índia realizou os primeiros testes bem-sucedidos do sistema de mísseis Barak instalado ao bordo do porta-aviões Vikramaditya, comunica a Hindu citando fontes da Marinha.

“Durante os testes, realizados no mar Arábico, foi lançado um míssil contra um alvo real voando a alta velocidade e a baixa altitude. O alvo foi sucessivamente interceptado e eliminado”, informou um oficial da Marinha citado pela Hindu. 

A Marinha planejava instalar os sistemas Barak no porta-aviões desde que este entrou ao serviço, mas, devido a atraso na produção dos mísseis, isso aconteceu só agora. Nos últimos três anos, o porta-aviões navegava acompanhado por navios com sistemas de mísseis antiaéreos.

Os testes foram realizados no âmbito da verificação regular de alerta máximo do Comando ocidental da Marinha.

O porta-aviões Vikramaditya (antigo Admiral Gorshkov) foi entregue à Índia em novembro de 2013 após a reconstrução nos estaleiros russos Sevmash. A Índia rebatizou o porta-aviões, cujo novo nome significa “todo-poderoso”.

Foto: © AFP 2017/ STR

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News 

12 Comentários

  1. …………Rússia , Ìndia e China tem portaviões…..o Brasil tinha ainda aproveitável mas jogou fora….quando quiser comprar um novo (se os EU permitirem) terá que pagar de dois a 3 bilhões de dólares……..Brasil, quando serás um país sério???………lastimável,,,,,,,

      • Mas ao menos o deles é mais novo,se não estiver enganado,84…

        E tem dinheiro para construir outro,com tecnologia nacional.

      • O dá Rússia pode não está lá essas coisas,mas esta operacional e isso ficou provado na campanha da Síria, alguns se assustaram com a fumaça negra que ele expeliu durante uma parte do seu deslocamento mas isso não quer dizer nada, pode ser apenas a mistura do combustível !

    • Não que o Brasil não seja sério quando abdica do seu porta aviões, pelo menos não por esse motivo. O porta-aviões é uma arma ofensiva que serve como um aeroporto móvel, sem precisar tomar um território e montar ali uma base improvisada. Então me diga: quem é que vamos invadir? Temos pendencias com que?
      Mesmo que você me diga: ele pode ser usado para defesa. Seria ilógico, sabendo que as melhores embarcações de defesa são submarinos e não temos como garantir uma defesa do São Paulo, já que ele é extremamente vunerável.
      Tire essa coisa de que todos os exércitos precisam ter um padrão, tá?

      • Sou favorável que a MB adquirisse um navio para o CFN,quem sabe um navio de assalto anfíbio como o HMS Ocean que será descomissionado em 2018 com apenas 20 anos de uso…

  2. O navio passou por um refit de £65 milhões de libras em 2012,oque lhe deu uma sobrevida de mais 20 anos,e agora será descomissionado,sendo vendido para alguma marinha interessada,e se não houver virará lâmina de barbear ou clip de papel.

  3. Negocio de Porta Avioes.Fora de Realidade.
    O Negocio mesmo Submarinos + Navios + Rede de Sensores + Rede de Misseis espalhados pela Costa
    Se for para gastar grana….faz como a China.Ja temos fernando de Noronha.construa um bela pista ao lado Ilha ,monta de fato e de Direito a Segunda [ Opsss] Uma Esquadra
    Compra de Oportunidade ???? para logo com estas Besteiras.temos tecnologia + Interese em novas Tecnologias, Conhecimento para nossas faculdades e novos e Modernos Parque Industrais.o que ja esta alem do atrazado. para uma nova e de fato Investimentos Industrial.no Brasil. e Varios paises loucos para investir aqui.Diversidade faz bem para todos.
    Mania de Comparar negativamente o Brasil.
    porisso que certas mentalidade consegue dar continuidade Obsoletas em certos comandos.Civil e Militar.
    ESTUDA BRASIL…..
    BRASIL ACIMA DE TUDO.

  4. Crises acontecem do dia para noite. Lembrem da guerra da Lagosta. Qual era a situação da armada? E pra aqueles que falam de armas a navegando sob o chapéu da aviação baseada em terra lembrem de como o Bismarck foi afundado e de onde veio os aviões que fizeram isto. Ah sim ainda tem o.exemplo da força z e seu triste destino de belo aves navegando em águas inimigas sem proteção aérea. Bom a história está recheada de exemplos de como é importante ter uma aviação embarcada. É cara tela mas é mais cara tela e perde la por motivos econômicos e não estratégicos. E lembrem que quase todas as nações Que tiveram relevância no mundo dominaram. Os mares. E a receita para isso é esquadra composta de porta aviões. Escoltas e submarinos. E acho ainda que devemos parar com esse complexo de vira-lata e passarmos a fazer valer nossos interesses com as chamadas toneladas de diplomacia. Como faz falta termos um adversário internacional que nos fizessem realmente levar a sério a área de defesa.

Comentários não permitidos.