Como a guerra midiática afeta a imagem dos armamentos russos

A guerra midiática é feita em todas as direções e o setor da indústria militar russa é mais uma delas: certas publicações tentam desacreditar os armamentos russos para minar a imagem de Moscou no palco mundial.

Uma série de países lançou uma guerra informacional contra as armas russas com o objetivo de diminuir a influência russa no mercado internacional de armamentos.

A mídia tenta desacreditar o novo caça MiG-35, declarou na quinta-feira (23) o conselheiro do presidente russo para a cooperação técnico-militar, Vladimir Kozhin.

“Sem dúvida, infelizmente existem exemplos concretos. O nosso MiG-35, um caça único, tinha acabado de sair e já vários artigos afirmavam que era obsoleto. Certamente são elementos da luta de concorrência que existe em todos os domínios”, indicou ele, respondendo à questão dos jornalistas.

O caça multifuncional MiG-35, de geração 4++, foi construído com base nos aviões de combate MiG-29K e Mig-29M.

O avião é dotado de um sistema de pontaria de quinta geração e de um radar com antena ativa AESA. O aparelho pode monitorar e acompanhar cerca de 10 alvos e atacar seis alvos em simultâneo.

Foto: Said Aminov 

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

Novo caça MiG-35 terá arma laser

O novo caça russo MiG-35 obterá uma arma de laser, comunicou a fabricante russa de aeronaves MiG. O especialista em aeronáutica, Dmitry Drozdenko, explicou ao serviço russo da Rádio Sputnik quais tarefas esta arma pode realizar em caças ligeiros.

Anteriormente, o comandante-chefe da Força Aeroespacial da Rússia, coronel-general Viktor Bondarev, falou sobre a possibilidade de uso de armas de laser nas aeronaves MiG-35.

Segundo o diretor da empresa fabricante – MiG, Ilia Tarasenko, pilotos russos passarão por treinamento especial para voar nas aeronaves em questão. Já o avião será testado durante dois anos, acrescentou.

O vice-redator-chefe do jornal Arsenal da Pátria, Dmitry Drozdenko, em entrevista ao serviço russo da Rádio Sputnik, contou que as armas de laser são capazes de desabilitar tecnologia avançada, criando interferências maciças.

“Não se trata de lasers semelhantes aos da ‘Guerra nas Estrelas’ que eliminam naves espaciais, pois [os lasers da saga] destroem naves gigantescas”, disse Dmitry Drozdenko, acrescentando que caças ligeiros com armas de laser podem realmente causar um dano fatal ao equipamento do inimigo.

Segundo o especialista, o avião MiG-35 tem grande potencial de exportações, pois nem todos os países do mundo precisam de bombardeiros pesados como o Su-35. Países como Índia, Cazaquistão e Peru podem comprar muitos desses caças.

Fotos: Said Aminov 

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

72 Comentários

    • mas é isto que eu não entendo…são estas coisas que eu ainda não consigo entender…se é porcaria e o pós venda é péssimo então porque compram e continuam comprando desta gente?!…porque ainda teimam em gastar milhões de dólares com estas tranqueiras feitas na Rússia se são imprestáveis e de qualidade ruim como tanto apregoam ?!.…mas como são troxas os clientes deste pais ..rs…

      • Eu não vi muita gente falando mal do Mig-35, na verdade aalguns falaram bem.

        Até o stratgypage disse o mig com radar AESA do egito era muito superior aos F-16 da região.

  1. Não resta duvidas que os armamentos dos eua são de qualidade um pouco superior ao dos concorrentes…MAS SÃO CAROS E PARA POUCOS…a maior parte das nações do mundo não tem condições de bancar…a Luftwafe na segunda guerra mundial tinha o único jato de caça que poderia colocar todo os eua e reino do opio unido de joelhos…colocaram?…Não!..porque não tinham a quantidade suficiente…o Tiger era temido por qualquer um que tivesse em um tanque aliado seja o Sherman ou um T-34 Russo…ganharam a guerra?..Não!…porque não tinham quantidades suficientes…em uma guerra de atrito no final ganha quem tiver mais indústria pra repor as perdas…é impossível para qualquer pais em estado de guerra manter uma linha de produção de armamento que custa centenas de milhões ou até de bilhões de dólares…é como eu sempre digo aqui…Russos fazem armas de guerra de verdade…o que a indústria de armas dos eua fazem são apenas tranqueiras de show de exposição…projetadas não para guerra mas para nada mais que tirar/lucrar o máximo possível dos contribuintes estadunidenses…com o máximo de eficiência…

    • “””eua fazem são apenas tranqueiras de show de exposição””

      Que fundamento você tem para dizer isso?

      Além de ser desonesto, isso só serve para iniciar comparações desfavoráveis aos russos, visto que raramente algum equipamento deles vence os ocidentais quando comparado de perto, mesmo com aliados dos russos como os indianos.

      Comparar segunda guerra, quando um caça ficava pronto em menos de uma semana, com os tempos de hoje não faz sentido nenhum.

      Naquela época não existiam bombardeiros de longo alcance nem mísseis de cruzeiro, por isso as fábricas russas ficavam intocáveis e podiam produzir tanques aos milhares.

      Não tem nada a ver.

      • “JPC3
        24 de março de 2017 at 16:57

        “””eua fazem são apenas tranqueiras de show de exposição””

        Que fundamento você tem para dizer isso?”

        um caça por ex que custa centenas de milhões de dólares a unidade…que tem que ficar armazenado em hangares especiais climatizados…e que não pode pegar chuva, raio ou mal tempo qualquer só serve/presta pra show de exposição mesmo…

      • Ahhhhh ,ta bom , um caça custa milhoes de dolares e bla bla bla ,tem que ficar armazenado dentro de uma bolha e etc…. , qualeh , nem vc acredita nestas besteiras que propaga , vamu ser honestos entao si eh que vc consegue , DIGA AI SUA FORMAÇAO , ai teremos parametros para avaliar sua opiniao , avaliando se ela eh baseada em conhecimento didata , tecnicientifico ou achismo aliado a chuteiporqueouvifalar !

      • “teropode
        24 de março de 2017 at 19:46

        JPC3
        24 de março de 2017 at 20:20”

        mas senhores Deagol e Teropode, essas coisas não são invenção minha…não são coisas da minha cabeça…não sou eu que digo…são as próprias autoridades/militares de lá…eu não tenho culpa…. 😀

      • Você sabe muito que o F-22 já foi usado em combate diversas vezes. E já esteve baseado em diversos locais pelo mundo.

        Raio, Chuva, mal tempo? Tudo besteria de gente tendenciosa que se finge de mal informada.

      • “JPC3
        24 de março de 2017 at 20:20

        Você sabe muito que o F-22 já foi usado em combate diversas vezes”

        só se foi na tua imaginação…rs…só usaram uma ou duas vezes pra fazer publicidade/marketing e ludibriar a todos de que esta em serviço e operacional..pra esconder que esta tranqueira é inviável economicamente e que não passa de um prototipo de varias unidades feitas….

    • Observe o desastre que são as forças armadas sírias com seus equipamentos modernizados.

      Perderam quase 1000 tanques por ano contra os TOW dos rebeldes. Sua foça aérea, seus buk-m2 e pantisir são inúteis contra Israel.

      Observe o Iraque, Libia entre outros.

      Quem é que fabrica equipamentos que vencem as guerras?

      • “JPC3
        24 de março de 2017 at 17:04

        Perderam quase 1000 tanques por ano contra os TOW dos rebeldes. Sua foça aérea, seus buk-m2 e pantisir são inúteis contra Israel.”

        com os eua por trás aparelhando , abastecendo e prestando todo tipo de auxilio não tem como mesmo…precisam dos Russos…

      • “””com os eua por trás aparelhando”””

        Então você mesmo admite que os equipamentos dos EUA vencem guerras.

        Está se contradizendo?

      • “JPC3
        24 de março de 2017 at 20:16

        Então você mesmo admite que os equipamentos dos EUA vencem guerras.

        Está se contradizendo?”

        ~~

        “A Máquina Troll
        24 de março de 2017 at 16:30

        Não resta duvidas que os armamentos dos eua são de qualidade um pouco superior ao dos concorrentes”

      • “JPC3
        24 de março de 2017 at 17:04

        Sua foça aérea, seus buk-m2 e pantisir são inúteis contra Israel.”

        não foi o que vimos nas mídias/noticiários recentemente…

      • São inúteis porque não garante proteção e segurança.

        Talvez abatam um avião a cada 2 ou 3 anos, o que não é suficiente.

      • Não é possível que o prezado acredite que 7 ou 8 países vão comprar um avião que não pode voar com raios.

        Sendo que a própria matéria afirmando que dois F-35 de 2014 não podiam voar, também dizia que as unidades em produção para austrália já tinham essa limitação resolvida.

      • “JPC3
        24 de março de 2017 at 20:47

        Não é possível que o prezado acredite que 7 ou 8 países vão comprar um avião que não pode voar com raios.”

        mas isso não sou eu que digo senhor Deagol…são as próprias autoridades de lá… 😀

      • “JPC3
        24 de março de 2017 at 20:47

        Não é possível que o prezado acredite que 7 ou 8 países vão comprar um avião que não pode voar com raios.

        as unidades em produção para austrália já tinham essa limitação resolvida.”

        trata-se de um programa ainda cheio de erros de projetos….mas que esta sendo posto goela abaixo de todo mundo…desde a queda do f-117 até a queda do drone Stealth no Irã e as operações de espionagem/Hackeamento que os Chineses quebram a cabeça …o resultado vemos ai …o J-20 sendo posto em produção e operação antes deste Abacaxi…

      • E qual é o sinal de que o J-20 se compara com F-35.

        Só podia se o bobão do máquina troll para julgar um avião apenas por fotografias!!!!

        Abacaxi maior são seus comentário sem compromisso com a verdade.

      • “JPC3
        25 de março de 2017 at 10:14

        E qual é o sinal de que o J-20 se compara com F-35.”

        tens razão …não pode haver mesmo comparação entre ambos…o J-20 é de uma categoria superior…

  2. Calma,vamos por parte equipamento russo é ruim pra quem quer acreditar que são ruins,o maior problema é que são operados por países que não investem e gastam pra um treinamento de excelência,não sei hj ,mas acredito que nos tempos das guerras árabes-israelenses muitos pensavam que só ter o equipamento jà era o suficiente e vamos vencer a guerra,mas como sabemos não foi isso que aconteceu.
    O maior exemplo tlvz seja mesmo os árabes,e não està restrito só a equipamento russo,os sauditas tem do bom e do melhor dos Eua e da europa e nao boto fe neles numa guerra sem outro pais ou paises ,vide o Iemen.
    Enfim cd um acredita no que quer,iu paga pra ver se equipamento russo é essa porcaria td e sempre vai perder pros ocidentais,sei não viu rs.

  3. A Máquina ( 24 de março de 2017 at 16:30 );

    “…o que a indústria de armas dos eua fazem são apenas tranqueiras de show de exposição…”

    Que o digam os israelenses, com seu 85 X 0 sobre os sírios em 1982 e usando essas “tanqueiras”…

    “…é impossível para qualquer pais em estado de guerra manter uma linha de produção de armamento que custa centenas de milhões ou até de bilhões de dólares…”

    No que tange a aeroanves de combate, isso vale pra todos os países… Não é mais como na SGM, quando saia de uma linha mais de 50 caças por dia… Hoje, a complexidade dos caças faz com que um avião demore meses pra ser entregue. Resumo: quem já não tiver os caças, não vai te-los durante o conflito… E mais: a exigência de sobrevivência e durabilidade é ainda maior. Qualquer caça perdido em combate, ficará sem reposição. E se antes um caça poderia durar umas 100 horas e pouco importava, hoje ele deve durar décadas. Portanto, ele deve ter as melhores características o possível; o que se traduz em algo caro, complexo e demorado de ser construído…

    ——————————————–

    ( 24 de março de 2017 at 18:22 );

    “…que não pode pegar chuva, raio ou mal tempo…”

    http://www.planobrazil.com/aim-9x-sidewinder-armando-o-f-22-raptor/

    As limitações se dão com relação ao revestimento RAM, que pode sofrer desgaste, deteriorando marginalmente a capacidade stealth. Isso é referente ao F-22 ( não me consta que o F-35 tenha esse problema ) e não impede o avião de voar e cumprir missões… Ademais, a USAF já está implementando a troca do revestimento na frota.

    O caso do F-35 consiste em problemas com seu sistema de proteção contra raios. Mas isso vem sendo paulatinamente resolvido, com as aeronaves já sendo entregues com as modificações necessárias. É algo bizarro, mas já não é mais um problema…

    ———————————————–

    ( 25 de março de 2017 at 1:20 )

    “…o J-20 sendo posto em produção e operação antes deste Abacaxi…”

    O IOC do F-35B foi no ano retrasado, e a USAF já declarou o F-35A “pronto para combate”… A linha de produção da LM já entregou mais de 150 exemplares…

    Quanto ao J-20, os chineses simplesmente fizeram o mais simples o possível. Sendo simplista, construíram uma fuselagem, botaram um motor russo, aviônica previamente desenvolvida e voilà…! E estão certos… Tivessem os americanos feito o mesmo, e já teriam ao menos o F-35A operacional desde o começo da década…

    Fazendo justiça ao projeto chinês, há muitos traços ali que demonstram uma concepção própria. A própria configuração delta com canard é inusitada nesse sentido. Evidente que os chineses esmiuçaram o design do F-35 e do F-22, mas o J-20 é claramente fruto de trabalho que saiu do zero, e não uma mera cópia de caças ocidentais…

    • “_RR_
      25 de março de 2017 at 9:25

      Que o digam os israelenses, com seu 85 X 0 sobre os sírios em 1982 e usando essas “tanqueiras”…'”

      ~~

      “A Máquina Troll
      24 de março de 2017 at 16:30

      Não resta duvidas que os armamentos dos eua são de qualidade um pouco superior ao dos concorrentes”

      e também não nos esqueçamos que eles recebem dos eua uma mesada de bilhões de dólares permitida para gastar só com suas tranqueiras de guerra….assim deste jeito não tem quem bata os Judeus na região mesmo…rs…é como esta acontecendo na Síria hoje….com os eua por trás aparelhando , abastecendo e prestando todo tipo de auxilio ao Daesh e aos “rebeldes moderados” de lá não tem como mesmo…os Sírios precisam dos Russos…

    • ““_RR_
      25 de março de 2017 at 9:25

      O IOC do F-35B foi no ano retrasado, e a USAF já declarou o F-35A “pronto para combate”… A linha de produção da LM já entregou mais de 150 exemplare”

      o IOC pode ter sido 10 anos atrás…mas o programa ainda apresenta sucessivos erros de projetos…o fato de darem o IOC a ainda estar aparecendo problemas prova/mostra claramente que trata-se de um programa ainda inacabado e cheio de erros de projetos….mas que esta sendo posto goela abaixo de todo mundo..estão tentando empurrar goela abaixo do “clientes” uma tranqueira ainda inacabada e cheio de erros de projetos…

    • “_RR_
      25 de março de 2017 at 9:25

      Quanto ao J-20, os chineses simplesmente fizeram o mais simples o possível. Sendo simplista, construíram uma fuselagem, botaram um motor russo, aviônica previamente desenvolvida e voilàE estão certos… Tivessem os americanos feito o mesmo, e já teriam ao menos o F-35A operacional desde o começo da década…”

      Mais do mesmo…comentário político ideológico travestido de comentário técnico….como é que vc sabe/tem certeza?!…ninguém aqui tem acesso as informações operacionais dos caças e sistemas desenvolvidos por esta gente…nem mesmo eles lá sabem sobre a capacidade real um do outro…rs….o que vc faz aqui é apenas inferir sobre informações genéricas de divulgação publica de folhetos de fabricantes e marqueteiros….não é sensato comentar coisas sem sentido ou apenas para ficar aqui com a ultima palavra… vale mesmo a análise critica dos fatos e gostando ou não a China é um país que domina tecnologia de ponta em diversos setores..

      Me poupe cara…vá tergiversar pra cima de outro…rs…

    • ” _RR_
      25 de março de 2017 at 9:25

      o J-20 é claramente fruto de trabalho que saiu do zero”

      Hackers chineses acessaram segredos sobre armas dos EUA, diz jornal

      28 mai 2013 . 09h10 atualizado às 09h36

      Hackers chineses obtiveram acesso a projetos relativos a mais de 20 importantes sistemas bélicos dos EUA, segundo um relatório dos EUA divulgado na segunda-feira. Citando um relatório preparado para o Pentágono pela Comissão de Ciência da Defesa, o jornal The Washington Post informou que os projetos vazados incluem navios e aviões de combate, além de sistemas de mísseis cruciais para a Europa, a Ásia e o Golfo Pérsico. Entre as armas listadas no relatório estão o sistema avançado de mísseis Patriot, os sistemas antimísseis Aegis, da Marinha, o caça F/A-18, o V-22 Osprey, o helicóptero Black Hawk e o caça F-35:

      http://noticias.terra.com.br/mundo/estados-unidos/hackers-chineses-acessaram-segredos-sobre-armas-dos-eua-diz-jornal,05c15fd80b4ee310VgnCLD2000000dc6eb0aRCRD.html

    • não faz sentido hoje os eua continuarem investindo em caças de quinta geração se os rivais como os Russos e Chineses já dominam a tecnologia stealth e a emprega em seus caças…não existe mais nada de “revolucionário” hoje na tecnologia stealth dos caças de quinta geração….na medida que rivais como Russos e Chineses já conhecem e dominam o suficiente desta tecnologia para alcançar paridade com os eua/ocidente…para recuperarem/reconquistarem a superioridade sobre seus rivais terão que entrar numa nova corrida pelo desenvolvimento de caças mais avançados…OBSOLETOS…enquanto os estadunidenses hoje batem com a cabeça na parede com os prejuízos e fracassos ocasionados por seus programas de caças de quinta geração, os Russos e Chineses se lançam na vanguarda da Guerra Espacial…onde é o futuro….

  4. ………. realmente os EU levou ha algum tempo na época da dissolução da URSS uma certa distancia tecnológica frente à Rússia porém hoje tudo está equivalente…..apenas os EU vai botar mais 58 bilhões na Defesa atendendo ao pedido do Trump (o que não é de se estranhar)….em contrapartida o Putin promoveu um grande avanço de inovações no armamento russo com uma verba beeem menor que a americana….ta tudo por igual……………

    • Exato senhor dilson queiroz….enquanto os Russos atualizam seus arsenais nucleares…os estadunidenses ainda operam Tridents 2 da década de 1980 e projetos ainda mais antigos como o Minutemen 3 da década de 1970…..por mais que recebam novas atualizações como propugnador de foguete sólido ou computador de voo mais modernos…tratam-se de projetos obsoletos e defasados….

      Tem se tentado criar uma mentalidade anti Rússia…demonizando atitudes normais como se fossem ameaças…campanhas de desestabilização orquestradas obscuramente pelos os eua na América latina atualmente visam impedir o ingresso dos países da região nos BRICS…

  5. A Máquina ( 25 de março de 2017 at 17:48 );

    “…o fato de darem o IOC a ainda estar aparecendo problemas prova/mostra claramente que trata-se de um programa ainda inacabado…”

    Nunca existiu ao longo da história uma aeronave em IOC que não apresentasse algum problema… E não raro, os problemas podem ser graves. O Mig-31, por exemplo, volta e meia quebrava palheta de motor, um problema que perdurou anos e causou perdas. O mesmo para o F-14…

    ———————————————-

    ( 25 de março de 2017 at 17:59 );

    “…como é que vc sabe/tem certeza?!…”

    Ora… Da mesma forma, como você também pode saber ou ter certeza absoluta do que defende…?

    “…não é sensato comentar coisas sem sentido…”

    Olha quem me fala isso…

    ————————————————

    ( 25 de março de 2017 at 18:04 )

    Acredita mesmo que os americanos iriam disponibilizar informações sigilosas em servidores ligados a rede…?

    ————————————————

    ( 25 de março de 2017 at 18:18 )

    “…não faz sentido hoje os eua continuarem investindo em caças de quinta geração…”

    Se não faz sentido pra americanos, então porque chineses, russos e quem mais tem dinheiro investem…? Pelo seu raciocínio, eles também deveriam parar, já que é inútil…

    Ruim com stealth, pior sem ele… Os sistemas de defesa do futuro somente poderão ser transpassados por aqueles que são menos visíveis o possível… Aliás, essa já é uma realidade que está se materializando.

    A guerra aérea do futuro converge para os veículos de combate não tripulados de extra longo alcance e voo sub orbital, e armas hipersônicas de longuíssimo alcance ( algo dentro do que os americanos prevem para a doutrina do Prompt Global Strike )…

    • “_RR_
      25 de março de 2017 at 20:55

      Se não faz sentido pra americanos, então porque chineses, russos e quem mais tem dinheiro investem…?”

      para alcançar paridade com os estadunidenses…agora que conseguiram os estadunidenses terão que correr pra desenvolver algo mais avançado(e já começaram a correr, já estão correndo)…para recuperarem a sua superioridade/hegemonia…

  6. “_RR_
    25 de março de 2017 at 20:55

    Ora… Da mesma forma, como você também pode saber ou ter certeza absoluta do que defende…? ”

    senhor RR eu vou repetir o que eu já disse aqui…essas coisas não são invenção da minha cabeça…não sou eu que digo…são as próprias autoridades/militares de lá…eu não tenho culpa…. 🙂

    “O F-35, mais novo avião de combate dos Estados Unidos, tem se mostrado uma excelente plataforma de combate em exercícios simulados, mas seu programa de desenvolvimento tem enfrentado atrasos, custos elevados e tecnologias pouco maduras

    Embora os Fuzileiros NavaiS dos EUA (USMC) tenham declarado que a versão F-35B tenha atingido sua capacidade inicial de operação (IOC) em 2015, o avião ainda precisa de muitos ajustes até alcançar a plenitude. Em outras palavras, o programa se aproxima de uma década de atraso.”

    http://www.aereo.jor.br/2017/02/21/f-35-sucesso-e-fracasso/

      • a gente falando com caça chinês??..não senhor RR ..eu não falei com caça algum não…isso ai é delírio seu viu..rs.. 😀

        outra vez tentando apelar pra mudar o foco da discussão né…. 😉

  7. ““_RR_
    25 de março de 2017 at 20:55

    ( 25 de março de 2017 at 18:04 )

    Acredita mesmo que os americanos iriam disponibilizar informações sigilosas em servidores ligados a rede…?

    Ora… Da mesma forma, como você também pode saber ou ter certeza absoluta do que defende…? ”

    vou repetir mais uma vez…foram eles mesmos que declararam/admitiram publica e oficialmente …não foi eu que inventei…..eu apenas estou postando aqui o que eles mesmo declararam/admitiram… 🙂

  8. ““_RR_
    25 de março de 2017 at 20:55

    ( 25 de março de 2017 at 18:04 )

    Acredita mesmo que os americanos iriam disponibilizar informações sigilosas em servidores ligados a rede…?”

    então vá discutir isso com a Comissão de Ciência da Defesa dos eua…pois foram eles que fizeram/redigiram o relatório….foram eles que declararam/admitiram publica e oficialmente…Oras…rs…

  9. Vetores americanos são de excelente qualidade e desempenho, más há de se reconhecer que arte de máquinas de guerra o russos também são mestres.

    Confiram os números da 1ª Guerra do Golfo, A que se levar em conta que guerra em questão tem forças assimétricas. Compreenderam que mesmo com uma diferença colossal de forças, suporte de inteligência, engôdos e interferência eletrônica, muitos vetores iraquianos de origem russa tiveram sim um desempenho considerável. A exemplo o MiG-25PD e MiG-25PDS com 4 abates no total (F/A-18C / F-15C / F-15E e RQ-1A Predator) e 3 perdas respectivamente para as aeronaves (F-14A e F-15C)

    http://www.aereo.jor.br/2009/02/14/vitorias-aereas-americanas-na-guerra-do-golfo-de-1991/

    “As negações fazem parte do protocolo padrão americano pois aeronaves americanas nunca são abatidas” (Rs)

    (EUA e pelas forças da Coalizão, que alegam que as aeronaves foram abatidas por fogo antiaéreo e ou por fogo amigo.)

    • O F-15E nem conta como abatido na sua lista.

      O F-18 foi reconhecido, e o F-15C não existe prova nem indício.

      RQ-1 indefeso conta como abate?

      Se você não sabe, é comum afirmarem coisas que não são verdade para elevar o moral das tropas, então a palavra dos iraquinos vale tanto quanto a dos EUA.

      • Meu amigo há a completa identificação das aeronaves abatidas e só conferir, o “troféus” foram incontestáveis. O seu argumento e mera torcida de futebol, só vale se for para o lado americano? Ufanismo alienado não é argumento! Esses que ai estão são os de fato confirmados, os números alegados pelos dois lados são mais surpreendentes e talvez exagerados. O EUA não admitem uma unica perda de seus vetores por abate. Nunca! O protocolo é sempre negar, se não for possível negar é “falha mecânica”, se for possível “falha mecânica” é antiaéreo ou fratricídio.

      • Me desculpe mas o iraque também pode ter inventado os abates, ou não saber se foi abatido?

        Que história é essa de protocolo?

        No vietnam não assumiram as aeronaves batidas?

        Também assumiram que o hornet foi abatido.

        Que protocolo é esse?Ou é só uma cosa que você acha?

      • Ao contrário do que você está dizendo não existe nenhuma identificação dos F-15 abatidos por migs.

        A única coisa que você tem são alegações sem evidência nenhuma.

        Você é quem tem que ter certeza antes de afirmar.

        Como o F-15E não consta como abatido, é uma alegação de um possível F15C sem identificação nenhuma.

        Só isso.
        ou por acaso você procurou outras fontes para verificar??

      • A despeito da vantagem americana satélites,awacs e outros conseguiram de fato uma vantagem na proporção de abates de 5 para um 1. Claro que para os aliados essa perdas perante suas forças foram insignificantes. Já as do Iraque foram mortais.

      • Qual é confirmação dos abates de F-15?
        Existe fotos?

        Algum texto na internet falando sobre o assunto?

        Na tabela o F-15E não consta como abatido. é só ler direito.

        Protocolo???

        Eles assumiram o hornet abatido, essa conversa de que eles mentem sempre é engano seu.

      • Não da para discutir com fundamentalista, acredite no que quiser essa liberdade a sua! “Intercepted” é relativo a arma não ao abate. Linquei o site para facilitar a compreensão, mas o senhor mesmo pode buscar fartamente mais fontes, há bons livros e idiomas variados de Aviação e História Militar, com pesquisas robustas. O F-18 somente se assumiu a perda do mesmo por este fato https://noticias.terra.com.br/mundo/estados-unidos/eua-localizam-corpo-de-piloto-desaparecido-na-guerra-do-golfo,ab0bfa2aa9aea310VgnCLD200000bbcceb0aRCRD.html

      • Onde posso ler sobre os F-15 abatidos?

        Qual é sua fonte?

        Onde está literatura sobre o assunto?

        Só uma alegação.

        Intercepted significa que não foi confirmada a queda.

        Me diga os livros relacionados ao abate dos F-15…

        Me mostre algo mais do que alegação dessa tabela.

      • Qual a fonte de pesquisa robusta sobre os F-15?

        Sem ofensa, mas é preciso mais que isso para sair repetindo informação.

        Não se ofenda, mas é uma alegação até agora.

  10. ““_RR_
    25 de março de 2017 at 20:55

    A guerra aérea do futuro converge para os veículos de combate não tripulados de extra longo alcance e voo sub orbital, e armas hipersônicas de longuíssimo alcance ( algo dentro do que os americanos prevem para a doutrina do Prompt Global Strike )”

    A China também realizou com sucesso um ensaio em voo de um veículo hipersônico lançador de mísseis capaz de penetrar qualquer sistema de defesa com ogivas nucleares de acordo com o Pentágono…. um veículo planador hipersônico(HGV/hypersonic glide vehicle) apelidado de “Wu-14″ pelos estadunidenses foi detectado voando a 10 vezes a velocidade do som durante um voo de teste sobre a China…. segundo relato de um funcionário do Pentágono ao jornal online Washington Free Beacon(WFB)….um porta voz do Pentágono confirmou posteriormente a informação mas não quis dar mais detalhes….“Nós monitoramos rotineiramente as atividades de defesa estrangeiras e estamos cientes do teste”, disse o porta-voz do Corpo de Fuzileiros Navais dos eua….o tenente-coronel Jeffery Pool ao WFB…peritos militares chineses comemoraram o teste pois a China agora é o segundo país depois dos eua a testar com sucesso um veículo lançador hipersônico capaz de transportar ogivas nucleares a uma velocidade acima de Mach 10….e uma arma como essa é vista há tempos por especialistas como um divisor de águas em segurança porque pode atingir um alvo antes que qualquer dos atuais sistemas de defesa antimísseis possa reagir….

    http://www.planobrazil.com/russia-entra-na-corrida-das-armas-hipersonicas/

    • Você acabou de confirmar o que eu disse, caso não tenha reparado…

      Armas de elevada energia cinética são a tendência. Não se pode chamar isso necessariamente de “guerra a partir do espaço”, já que as armas ofensivas ainda estarão baseadas em terra.

      Desenvolver uma guerra total a partir do espaço custaria centenas de bilhões de dólares, o que é fora de qualquer realidade orçamentária atual. Logo, a partir do espaço haveriam somente complementos da capacidade de inteligência/vigilância num futuro previsível.

      Até é plausível plataformas de lançamento orbitais ou coisa que o valha. Mas isso tem consideráveis riscos… Mesmo os americanos, quando idealizaram o programa ‘Star Wars’, focaram numa capacidade de defesa contra mísseis, e não numa capacidade de ataque.

  11. “_RR_
    25 de março de 2017 at 9:25

    Quanto ao J-20, os chineses simplesmente fizeram o mais simples o possível. Sendo simplista, construíram uma fuselagem, botaram um motor russo, aviônica previamente desenvolvida e voilàE estão certos… Tivessem os americanos feito o mesmo, e já teriam ao menos o F-35A operacional desde o começo da década…”

    e o J-20 é de uma categoria superior ao do f-35…pois trata-se de uma caça pesado bimotor que carrega mais armas e tem mais desempenho…não pode haver comparação entre ambos…

      • E qual é o alcance máquina troll?

        O que você sabe?
        Nada?

        Não existe isso de categoria superior, são aviões de tamanho diferente com funções diferentes.

        Tem que comparar com o F-22, que até agora o J-20 não se mostrou superior em nada. A única coisa que sabemos são os motores conhecidamente inferiores.

        Você é quem tem que provar que os chineses alcançaram os EUA.

        Já basta a idiotice de afirmar que o F-35 está o mesmo nível de furtividade que o Su-35.

        Você é único no mundo, contrariando todos os especialista sérios, querendo determinar as capacidades desconhecidas do J-20.

      • “JPC3
        26 de março de 2017 at 10:11

        E qual é o alcance máquina troll?”

        eu não tenho certeza…mas deve ser maior que o da Varejeira… com certeza….. 😀

Comentários não permitidos.