Menu
Categories
Ataque no coração de Londres
Destaques

Homem avança com carro contra pedestres, mata dois, fere dezenas e assassina policial a facadas ao tentar entrar no Parlamento britânico. Incidente é tratado como terrorista por investigadores.

Um ataque nos arredores do Parlamento do Reino Unido paralisou o coração de Londres nesta quarta-feira (22/03).

Um veículo avançou contra pedestres na ponte Westminster, matando pelo menos duas pessoas e deixando vários feridos. Próximo dali, no perímetro do Parlamento, o motorista esfaqueou um policial, que também morreu, antes de ser baleado e morto por policiais.

As autoridades já classificam o ato como terrorista, mas ainda não houve reivindicação de autoria. Segundo Mark Rowley, da Polícia Metropolitana de Londres, o autor do ataque avançou com o carro contra pedestres e, após atingir várias pessoas e colidir com uma mureta, atacou o policial – um dos oficiais que fazem a segurança do Parlamento –  enquanto tentava entrar no prédio.

Policial corre diante dos portões do Parlamento

O autor do ataque não conseguiu cruzar os portões do Parlamento, e os deputados, que realizavam uma sessão na Câmara dos Comuns, ficaram trancados até que a situação fosse controlada.

“Estamos satisfeitos, nesta fase, com a hipótese de apenas um agressor. Mas um excesso de confiança [nessa hipótese] seria inocente num estágio tão inicial”, declarou Rowley em pronunciamento à imprensa.

Segundo as últimas estimativas oficiais, há pelo menos 20 feridos, além dos quatro mortos. Três policiais e três adolescentes franceses estão entre os feridos, informaram autoridades. Uma mulher foi resgatada do rio Tâmisa com ferimentos graves, mas as circunstâncias da queda não foram esclarecidas.

“Havia pessoas no chão ao longo de toda a ponte”, relatou uma testemunha. Um vídeo publicado pelo ex-ministro do Exterior da Polônia, Radoslaw Sikorski, mostra cenas da ponte poucos instantes após o atropelamento. “Um carro em Westminster acabou de ‘moer’ ao menos cinco pessoas.”

A testemunha Rick Longley disse à Press Association que presenciou os ataques nos arredores do Parlamento. “Estávamos apenas caminhando até a estação de metrô e houve um estrondo alto, e alguém bateu um carro e acertou alguns pedestres”, afirmou. “Eles estavam simplesmente deitados ali e então toda a multidão apenas correu virando a esquina pelos portões em frente ao Big Ben.”

A ponte Westminster, onde ocorreu o ataque

“Um cara passou pelo meu ombro direito com uma faca grande e começou a apunhalar um policial. Nunca vi nada assim. Não posso acreditar no que eu acabei de presenciar”, descreveu ele.

A sessão que ocorria no Parlamento nesta quarta-feira precisou ser suspensa em decorrência do incidente. Um porta-voz do gabinete do governo informou que a primeira-ministra britânica, Theresa May, estava em segurança após o ataque, mas não quis confirmar sua localização quando tudo ocorreu. Segundo o jornal The Guardian, a premiê foi retirada do prédio poucos minutos após o ataque por ao menos oito homens armados.

May convocou uma reunião do comitê de emergência do governo para discutir o incidente terrorista, reunindo ministros e oficiais dos serviços de emergência e das agências de segurança e inteligência.

Em pronunciamento à imprensa após a reunião, May condenou o “ataque terrorista doentio e perverso” desta quarta-feira e comunicou que o Reino Unido manterá seu segundo maior nível de alerta, que significa que um ato terrorista é tido como altamente provável. “Nossos pensamentos e orações estão com todos aqueles que foram afetados”, afirmou ela. “Nunca cederemos ao terror.”

O prefeito de Londres, Sadiq Khan, também se pronunciou, informando que o policiamento nas ruas de Londres foi reforçado para garantir a segurança dos residentes e dos visitantes. “Estamos unidos contra aqueles que procuram nos prejudicar e destruir nosso modo de vida. Sempre estivemos e sempre estaremos. Os londrinos nunca serão intimidados pelo terrorismo”, disse o prefeito.

O ataque – que coincidiu com o primeiro aniversário dos atentados de Bruxelas, quando 32 morreram e mais de 300 ficaram feridas – ocorreu num local importante de Londres. A ponte Westminster costuma estar aglomerada de turistas em busca de uma foto da torre do Big Ben, ponto icônico da capital inglesa, ou da famosa roda-gigante London Eye, do lado oposto do rio Tâmisa.

Reações internacionais

Líderes estrangeiros se pronunciaram nesta quarta-feira para prestar condolências a Londres. A chanceler federal alemã, Angela Merkel, afirmou que seus pensamentos estão voltados “aos amigos britânicos e a todo o povo de Londres”, em particular aos feridos. “Estamos firmes ao lado do Reino Unido no combate a todas as formas de terrorismo”, disse em comunicado.

Por sua parte, o presidente francês, François Hollande, declarou a repórteres que a França, “que tem sida atingida tão duramente nos últimos tempos, entende o que povo britânico está sofrendo hoje”. “Todos nós estamos preocupados com o terrorismo”, disse o líder, destacando que os países europeus “precisam reunir todas as condições necessárias para responder a esses ataques”.

O primeiro-ministro espanhol, Mariano Rajoy, também condenou o incidente em telegrama enviado à líder britânica May. “Um ato terrorista execrável como o que aconteceu hoje é um lembrete de que enfrentamos desafios complexos acerca da segurança de nossas sociedades”, escreveu. “Precisamos permanecer unidos contra esse tipo de ameaças que afetam a todos nós igualmente.”

Por meio de rede social, o presidente americano, Donald Trump, disse ter conversado por telefone com May e oferecido condolências ao governo britânico, além do “total apoio e cooperação” dos Estados Unidos nas investigações. Um comunicado da Casa Branca diz ainda que Washington parabeniza “a rápida resposta da polícia britânica e dos primeiros socorristas”.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

Londres em alerta após ataque

As imagens de um dia de pânico em Londres: um ataque nos arredores do Parlamento, descrito como terrorista pela polícia, paralisou o centro da capital britânica em plena tarde. Região foi isolada.

No coração de Londres

O ataque ocorreu num local icônico da cidade de Londres. A ponte Westminster costuma estar aglomerada de turistas em busca de uma foto da torre do Big Ben, um dos principais pontos turísticos da capital inglesa, ou da famosa roda-gigante London Eye, no lado oposto do rio Tâmisa.

Drama na ponte Westminster

Neste local na ponte Westminster, um veículo avançou contra os pedestres, matando duas pessoas e ferindo pelo menos outras 20. Testemunhas relatam que havia pessoas feridas no chão ao longo de toda a ponte. Após os atropelamentos, o carro bateu contra uma mureta próxima à entrada do Parlamento, informou a polícia.

Correria nas ruas

Policial corre diante dos portões do Parlamento: imagens mostraram momentos de pânico após o incidente. Autoridades afirmaram que o autor do ataque, após colidir o veículo, dirigiu-se à entrada do Parlamento e esfaqueou e matou um policial, antes de ser baleado e morto pelas forças de segurança.

Parlamento isolado

Helicóptero-ambulância aterrissa para levar feridos nos arredores do Parlamento britânico. A sessão da Câmara dos Comuns foi suspensa, e os legisladores que estavam no local foram instruídos a permanecer lá.

Segurança máxima

Dezenas de ambulâncias e carros de polícia foram rapidamente mobilizados para o local. Um amplo dispositivo de segurança em torno do perímetro do Parlamento foi estabelecido, com ruas com tráfego bloqueado. O prefeito de Londres, Sadiq Khan, informou que o policiamento nas ruas de toda a capital foi reforçado para garantir a segurança dos residentes e dos visitantes.

Políticos em segurança

A primeira-ministra Theresa May estava em segurança após o incidente, disse um porta-voz do gabinete do governo. Ele não quis dizer onde May estava quando ocorreu o incidente. O agressor não conseguiu entrar na sede do Legislativo.

Grande aparato policial

Um grande número de policiais armados, alguns portando escudos, entraram no prédio do Parlamento para proteger os políticos. Antes do incidente, o Reino Unido estava em seu segundo maior nível de alerta, o que significa que um ataque terrorista era tido como altamente provável.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

 

 

 

 

 

 

 

 

 

"36" Comments
  1. ………………….. é como diz o velho ditado….quem semeia ventos colhe tempestades…..a Inglaterra(assim como os EU e a França) sempre teve uma política suja pra com outros países….agora, o povão é quem paga o pato……..é ruim hein!!………….

    • Discordo totalmente de vc , se sua linha de raciocinio estivesse correta , Belgica , Suecia , Espanha e ateh mesmo a Indonesia nao seriam vitimadas pelos terroristas , o engodo eh este mas com ou sem intervençoes ,intromissoes internacionais mais cedo ou tarde os malucos irao atacar , nao se esqueça da Russia que vez outra sofre ataques , a imensa diferença eque moscou se adianta a estes ataques , vao lah no berço dos terroristas e queimam os desgraçados dentro de casa , ja os socialistas europeus e seus meios politicamentes corretos de agir , dao mole pra estes doidos ,kkk, a EUROPA ta mesmo eh precisando de um clone do PUTIN , quero ver estes malagradecidos folgarem !

      • Alias qual naçao nao desejaria um lider como ele ?

      • Zé Ninguém

        rsrsrrsrssss… se um Putin pintasse por aqui a primeira coisa que iriam chama-lo é de “nazistóide”… srsrsrsrsrsrssss… e a primeira coisa que ele iria fazer é passar o rodo geral e irrestrito na comunidadi politicamente correta dazisquerdas… ai eu queria ver como se portariam os russófilos de plantão… vamos importar o Putin por seis meses apenas… as transformações que ele iria causar em nosso país iriam refletir por mínimo 3 gerações… VIVA PUTIN !!!… é melhor jair se acostumando com o nosso Putin… 🙂

      • jair bolsonaro soltando bolsomitos
        para uma plateia bolsona-rizada ?
        bolsonaro e um bocal !
        so falta falar em rodrigo costantino em ministro da economia

      • grande putin !
        se governace a republica de bananas (brasil) muitos defensor do liberalismo ia ter que calar a boca ou correria o risco de ser calado

      • Psiuuuuu, fica quietinho ,deixa eles acharem o contrario ,kkkkkk !

  2. Zé Ninguém

    Abu Izzadeen, eis o nome da besta… ou a Europa se levanta contra essa gente e passa o rodo geral e irrestrito ou vai penar por muito tempo… culpa de quem ???… claro… dos socialistas, a serviço dos globalistas que querem por a direita europeia de joelhos… isso foi a muito pensado para acontecer exatamente assim… os europeus, assim como nós, por ignorância, puseram os socialistas no poder, e assim se auto destruíram por dentro… incluso os alemães… a atual presidente alemã é funcionária dos globalistas e está empenhada com os desconstrutivistas na tarefa de miscigenara o máximo a Europa… são os antigos protocolos sendo postos em ação… ACORDA EUROPA… seus heróis estão se revirando no túmulo a essa altura pela covardia de seus compatriotas em defender seu solo pátrio…

    • Warpath

      Tem que ficar de olho é na Turquia. Aquilo lá é cavalo de Troia…

    • Alessandro

      assino embaixo, o socialismo por onde passa mesmo nos países mais preparados faz alguma burrada, ninguém aguenta mais esse sistema ideológico arcaico.

      • assino embaixo, o capitalismo por onde passa mesmo nos países mais preparados faz alguma legião burrados, ninguém aguenta mais esse sistema ideológico arcaico.

      • correção, o capitalismo por onde passa mesmo nos países mais preparados faz alguma legião adoradora de burros, ninguém aguenta mais esse sistema ideológico arcaico.

      • S-88

        Bom mesmo é o socialismo, esse sistema ideológico moderno que promove a distribuição igualitária da miséria não é mesmo?

      • Zé Ninguém

        rsrsrrsssss… o duro é ter que aguentar esses xaropes trollando suas sandices esquizofrenicas por aqui… só no país das jabuticabas ainda tem gente alinhada a esses vitupérios ideológicos…

  3. A Máquina Troll

    vcs já repararam que estes “grupos terroristas” El e Boko Haran nunca realizaram um único ataque contra o estado/povo judeu até hoje?!..qual sempre é o primeiro/principal alvo de qualquer grupo terrorista fundamentalista islâmico?!….a maior parte destes “grupos terroristas” de hoje como o EL e o Boko Haram não passam de mercenários a serviço da cia….não lutam por causa alguma e sim para inflamar e instaurar a instabilidade na região…sabotar governos locais que busquem aproximações/alianças com nações rivais dos EUA hoje como a China e a Rússia…

    o 11 de setembro foi a maior operação de false flag já realizada até hoje…teve como objetivo forjar justificativas para intervenções no oriente médio….então o que esta por trás deste false flag é uma disputa dos eua com outras potencias corsárias pela influencia e exploração dos recursos naturais/mercado consumidor na região do oriente médio…visaram falsear justificativas para promover um conjunto de ações para impedir os Russos e Chineses de expandirem suas influencias por lá…..

    a partir deste 11 de setembro os eua colocaram em operação a primavera árabe…conquistaram o pretexto/justificativa para grampear telefones, e-mail’s, fax, celulares fixos, telefones móveis, redes sociais, torturar pessoas, invadir outros países como o Iraque e obter informações privilegiadas….Tudo em nome da “SEGURANÇA NACIONAL”….

    não por acaso descobriram agora no final de 2015 que membros do governo do reino do opio unido estavam criando contas de twitter para recrutamento de extremistas do Daesh…também foi descoberto que o FBI incentivava atos terroristas em operações infiltradas nos eua….o FBI encorajou e até mesmo pagou muçulmanos estadunidenses para incitá-los a cometer atentados durante operações infiltradas segundo um relatório da ONG Human Rights Watch (HRW)….as forças especiais dos eua operam de forma sigilosa e aberta em mais de 130 países semeando perturbações…os eua são hoje os principais fomentadores, financiadores e promotores do terrorismo pelo mundo…são eles que estão por trás das principais ações terroristas da atualidade….

    • Capa Preta

      Israel já tem seus sunitas para encherem o saco, o terrorista queridinho das ixquerdas Hamas, que usa crianças como escudo humano:

      ———-
      O Boko Haran, também sunita tem campo de ação na africa central, onde faz menininhas cristãos de escravas sexuais para alegria dos canhotos anti cristandade.

    • Capa Preta

      E você acredita realmente que alguém que comete um atentado suicida, vou repetir: ATENTADO SUICIDA, e um mercenário sem convicção ideológica alguma? Geralmente mercenários trabalham pelo vil metal, como aquele brasileiro brack block retardado que ta mofando na Ucrânia, terroristas suicidas não vão ganhar nada na ação a não ser a morte.

    • A Máquina Troll

      OIA…oia lobisomi ai…..viram!..eu não disse que ele existe e que aparece por aqui!…. 😀

      a questão é que vc mal intencionadamente tenta incutir aqui que “Infiel” na visão deles é qualquer religião ou cultura diferente da Islâmica ..o que é mais uma de suas falácias islamofóbicas patéticas… Infiel no Corão são nada mais que os iníquos/fariseus……

      • Capa Preta

        “Infiel no Corão são nada mais que os iníquos/fariseus……”
        Não não é! Infiel no Corão e qualquer um que se negue a conversão a Alá e não reconheça Mohamed (Maomè) como seu profeta.
        Caso discorde vá tentar convencer algum membro do EI, O Boko Haran, da Al Quaeda o do Taleban disto.

      • e pros capitalstas europeus os mulcumanos nao sao nada alem de mao de obra barata para enriquecer uma elite de velhos egoistas e vaidosos. o novo proletariado do capitalismo selvaguem consumista que de tao consunista comsome sua propria populaçao.
        tudo pelo sucesso do capitalismo(e sua pequena elite)

      • S-88

        E enquanto isso a esquerda é boazinha? Menos meu caro, bem menos! De suas experiências no poder a esquerda mostrou ser autoritária (Cuba, Coréia do Norte, China), Assassina (Cuba, Coréia do Norte, Camboja), Corrupta (Venezuela, Argentina) e incompetente (Venezuela)

      • A Máquina Troll

        “Capa Preta
        23 de março de 2017 at 4:21

        “Caso discorde vá tentar convencer algum membro do EI, O Boko Haran, da Al Quaeda o do Taleban disto.”

        estes “terroristas fundamentalistas islâmicos” são tão “radicais/fanáticos religiosos” que não vão a Mesquita, não oram, passam o dia jogando vídeo game e fumando maconha , saem pra baladas/bebedeiras e coisas do tipo …rs…. 😉

        http://www.correio24horas.com.br/detalhe/mundo/noticia/primo-diz-que-suspeito-de-atentado-em-nice-nao-era-muculmano-e-usava-drogas/?cHash=56dd3cd1029b1ae7cc3d305a42b1726e

        só vc acredita aqui nas falácias que panfleta…pff…

      • S-88

        “vcs já repararam que estes “grupos terroristas” El e Boko Haran nunca realizaram um único ataque contra o estado/povo judeu até hoje?!..qual sempre é o primeiro/principal alvo de qualquer grupo terrorista fundamentalista islâmico?!….a maior parte destes “grupos terroristas” de hoje como o EL e o Boko Haram não passam de mercenários a serviço da cia….não lutam por causa alguma e sim para inflamar e instaurar a instabilidade na região…sabotar governos locais que busquem aproximações/alianças com nações rivais dos EUA hoje como a China e a Rússia…”

        São arestos como esse que provam que a Extrema direita fascista é irmã gêmea da esquerda…….

    • ogiva1000suigenerisraro

      Correto troll…iluminatis, maçonaria, oligarcas, detentores dos meios de produção (dentre eles o bélico)…e o jogo de cartas marcadas continua…

      • 1maluquinho
        1maluquinho

        Hummm……o poder globalista do Establishment Tio Trump prometeu acabar com ele se a esquizofrenia protestante radical não estraga-lo de vez.

      • A Máquina Troll

        “ogiva1000suigenerisraro
        23 de março de 2017 at 15:31

        Correto troll”

        Obrigado amigo ogiva1000suigenerisraro…

    • Vc cansa minha beleza com estes bla ,bla bla , sempre a mesma coisa , parece as preces em ladainhas dos catolicos , ——– acho que vou dormir e aconselho ao capa preta ,S88 , Ze niinguem ,Alexandro ,JCP3 e demais a fazerem o mesmo , a maquina troll hoje ta daquele jeito ,falando tudo que aparece nos momentos delirantes , FUI , vou tomar meu rifotril made in china

      • A Máquina Troll

        o nosso “Tamagotchi” ficou chateado/dodoi pessoal…eu acabei ferindo sem querer os sentimentos de nosso bichinho virtual….hooooo….fica assim não…não vá embora…não fique sem falar com a gente teropode……. 😀

  4. Capa Preta

    Nossa uma ataque terrorista em Londres? Será que foi um esquimó? Um esquimó “compartilhando cultura”?

  5. Quatzy

    Esse ataque de falsa bandeira não engana mais ninguém.

    • Zé Ninguém

      Tão falsa que o cara vai puxar uma cana federal…

  6. Gripenbr

    A Duas semanas um maluco da Hungria esfaqueou a golpes de facão 7 pessoas em Dusseldorf. Fanáticos, fundamentalistas estão a serviço dos extremos. Extremos de direita ou esquerda são muito parecidos e utópicos. O país mais fechado nacionalista do mundo é primariamente confucionista embalado por um plastico socialista, é muito parecido com extrema direta. O extremo do liberalismo onde todos fazem o que quer o estado não está parece funcionar muito bem na Somália más tenho minhas duvidas se é bom aguardar que apareça um senhor feudal um pouco mais forte para se impor sobre outros e começar tudo de novo.

    • Zé Ninguém

      Vc está confundindo (de forma proposital, é lógico…) liberalismo com anarquismo, filho… vai estudar o tema

  7. JOJO

    Ja corre o boato que isso pode ter sido bandeira falsa para desviar atencao do publico desse assunto controvertido que a midia evita comentar muito, mas o assunto continua se arrastando. Obamas teria pedido ao Servicos de Inteligencia Britanico para espionar Donald Trump e sua equipe e divulgar as informacoes ou desinformacoes atraves da Midia, e dessa maneira proteger a CIA e os outros Servicos de Inteligencia dos EUA. Inicialmente o Governo Britanico negou enfaticamente que isso teria ocorrido, mas parece-me que muita gente bem informada, gente do estabelecimento, estao afirmando que tal fato realmente ocorreu. Eu nao posso dizer sim nem nao sobre esse assunto, mas considerando a historia da Operacao Gladio, e as informacoes que pode ser lida ou ouvida no site de Sibel Edmonds, sobre a Operaco Gladio II nada me surpreende nesse assunto.

  8. 1maluquinho
    1maluquinho

    Enquanto isso em banania care a midia mascara o terrorismo,o exterminio e as violações de direitos cotidianamente e nenhum veiculo de comunicação solta unica notinha pois tudo faz parte do bolinho.

  9. E o ocidente bambi quer isso pra Polonia ,Hungria e para a UCRANIA , serah que a juventude UCRANIANA tem tanto asco assim por Moscou que prefere o diabo aos Russos?

Comments are closed
*