Israel ameaça destruir sistemas de defesa aérea da Síria

O ministro Avigdor Lieberman (Foto: Ariel Schalit/Reuters)

Síria disparou na sexta-feira mísseis terra-ar contra aviões israelenses que realizavam bombardeios em território sírio.

nistro da Defesa de Israel, Avigdor Lieberman, ameaçou neste domingo (19) destruir os sistemas de defesa aérea da Síria, que dispararam na sexta-feira mísseis terra-ar contra aviões israelenses que realizavam bombardeios em território sírio.

“Da próxima vez que os sírios utilizarem seus sistemas de defesa área contra nossos aviões, os destruiremos sem a menor dúvida”, disse Liberman à rádio pública de seu país.

Israel afirmou que sua Força Aérea atacou na Síria um armamento “sofisticado” destinado ao movimento xiita libanês Hezbollah, aliado do governo de Bashar al-Assad.

O ataque ocorreu na sexta-feira antes do amanhecer próximo a Palmira, e provocou uma resposta antiaérea das forças sírias e um disparo de míssil em direção ao território israelense, que foi interceptado.

O Exército sírio afirmou ter derrubado um avião israelense e ter atingido outro, o que Israel negou.

Trata-se do incidente mais grave entre os dois países desde o início do conflito na Síria, em março de 2011.

“Todas as vezes em que constatarmos transferências de armas da Síria para o Líbano, atuaremos para impedir. Sobre este tema não há compromisso”, acrescentou o ministro da Defesa.

“Os sírios devem entender que são responsáveis pelo envio de armas ao Hezbollah, e enquanto continuarem permitindo isso, faremos o que temos que fazer”, advertiu Lieberman.

O Hezbollah é considerado um dos maiores inimigos do Estado de Israel.

“Repito – continuou o ministro israelense – que não queremos nos intrometer na guerra civil na Síria, nem provocar um confronto com os russos [aliados do governo sírio], mas a segurança em Israel é a prioridade”.

Israel está oficialmente em estado de guerra há décadas com a Síria. As relações entre os países são ruins, sobretudo pelo fato de o governo sírio ser apoiado pelo Hezbollah e pelo Irã, inimigos do Estado hebreu, em sua guerra contra os rebeldes.

Fonte: G1

36 Comentários

  1. Israel bombardeou uma área onde atua o exército sírio, onde não havia membros do Hezbollah, no centro da Síria, próximo a Palmira.

    As posições do exército sírio atacadas pelos caças israelenses, tem militares russos atuando, por isto o embaixador de Israel em Moscou foi convocado à prestar esclarecimentos.

    Aliás, os sírios dizem que danificaram um caça e derrubaram outro, que caiu do lado de Israel, sobre o Golã ocupado. Foi utilizado o sistema antiaéreo S-200…

    Como é do seu procedimento padrão, o governo israelense negou o abate, porém vendo a reação destemperada do ministro Avigdor Lieberman, creio ser verdadeiro a derrubada do caça israelense.

    • Sabe de nada inocente……

      O embaixador Israelense em Moscou foi chamado a prestar esclarecimentos mas deixou muito claro que o alvo foi o Hezbollah. E como é sabido por todos eles (os russos) estão pouco se lixando para o Hezbollah. Periga até terem gostado do grupo terrorista ter sido atacado….

      No mais vemos a velha retórica da fanfarronice síria. Sempre que Israel ataca seu território afirmam ter derrubado caças Israelenses. Só que a prova dos fatos cabe a quem alega. Quando derrubaram um F-117 os sérvios provaram o feito e ainda sambaram em cima dos despojos da aeronave. E hoje em dia, com a proliferação de smartphones e internet móvel, ficaria muito mais fácil provar a veracidade do abate. Agora quem vai e abate comprova o feito, como fizeram os israelenses quando derrubaram um Su-24 Sírio em 2014:

      https://l.facebook.com/l.php?u=https%3A%2F%2Ftheaviationist.com%2F2014%2F09%2F24%2Fsu-24-shot-down%2F&h=ATN1VDCWYau6N1wgCwTXJLw4VSDwTzeFihOzmcmiAMX89dp2aQRp0vidcnczkkkFLcklG9SdD9Y-S3bvgVP6FwKLsuoBHFh-Y3yC9MA9ClyMSz2oVLmdQXy7mdjITC0AnYs

      • Não tem como tirar foto, porque o avião foi atingido quando estava voltando, já próximo da fronteira e caiu em território dominado por Israel.

        Tem também o fato das sirenes de alarme
        antiaéreo terem sido acionadas na região em que se alega ter sido abatido o caça, no momento em que o míssil antiaéreo sírio se aproximou do espaço aéreo israelense, algo que comprova que o caça estava voltando após o bombardeio em Palmira e já estava
        próximo de Israel, então se foi atingido pode ter realmente caído do lado israelense.

        Claro que. se aconteceu de fato o abate, o governo israelense vai negar. É seu procedimento padrão…

    • “Alvez8O
      20 de março de 2017 at 9:02

      os sírios dizem que danificaram um caça e derrubaram outro, que caiu do lado de Israel, sobre o Golã ocupado. Foi utilizado o sistema antiaéreo S-200…

      Como é do seu procedimento padrão, o governo israelense negou o abate, porém vendo a reação destemperada do ministro Avigdor Lieberman, creio ser verdadeiro a derrubada do caça israelense.”

      Como diz um ditado carioca….Onde há fumaça…Há ônibus……….. 😀

  2. Bem meus caros,

    de acordo com informações o exército sírio derrubou um dos “quatro aviões” militares da Força Aérea Israelense que entrou no espaço aéreo sírio.

    “Nossos sistemas antiaéreos derrubaram um dos aviões nos territórios ocupados, outra aeronave foi atingida e o resto voou”, diz o comunicado do Comando das Forças Armadas da República Árabe Síria (SAR).

    Por sua vez, o serviço de imprensa do exército de Israel declarou que não havia perdas incorridas por parte de Israel.

    Mais cedo, um canal de TV israelense informou que aviões da Força Aérea israelense atingiram alvos na Síria, mas foram atacados por sistemas antiaéreos S-200 sírios…

    Grato

    • Na sequência esse canal de TV informou que os S-200 sírios teriam sido interceptados por mísseis Arrow. Acho pouco provável. Me parece mais crível que os Arrow interceptaram um Scud lançado em represália.

      • Este informe está estranho, porque se não me engano o Arrow foi projetado para interceptar mísseis balísticos, então nem sei se é possível ele derrubar um míssil antiaéreo…Se aconteceu de fato, mais provável ter sido empregado um míssil do Iron Dome.

        Já o Scud é invenção da sua cabeça…

      • Por seria invenção da minha cabeça? Se de fato um Arrow foi disparado não teria sido para interceptar um S-200 mas sim um míssil da categoria do Scud.

    • O que ocorreu meus caros é o seguinte,

      mísseis antiaéreos sírios foram abatidos pelo sistema de defesa anti-míssil Arrow 3 de Israel. Os mísseis sírios eram destinados a abater aviões de guerra israelenses atacando um comboio de caminhões que transportavam armas avançadas do norte da Síria para o Hezbollah no Líbano.

      Os caças de Israel estavam atacando um comboio de caminhões que saíam da base aérea T-4 da Síria, perto de Palmyra, no norte da Síria. Acredita-se que os caminhões transportassem sistemas avançados de armas para serem entregues ao Hezbollah no Líbano para uso em seus ataques contra Israel. Neste comboio de armas avançadas poderiam estar incluído foguetes de precisão, mísseis antiaéreos avançados e mísseis superfície anti-navio.

      Israel já atacou comboios de armas que viajavam da Síria para o Líbano no passado, mas a primeira coisa que não tem precedentes sobre esse ataque é que ela foi confirmada pelos militares de Israel. No passado, Israel se recusou a comentar seus ataques contra comboios de armas. No entanto, em abril de 2016, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, admitiu pela primeira vez que Israel no passado havia atacado dezenas de comboios que transportavam armas na Síria destinadas ao Hezbollah,

      A segunda coisa sem precedentes é que o regime do presidente sírio, Bashar al-Assad, lançou três ou quatro mísseis terra-ar para atacar os aviões de combate israelenses. No caso de ataques anteriores contra comboios de armas, não houve tais ataques de mísseis antiaéreos.

      Os mísseis eram, aparentemente, antigos mísseis superfície-ar russo S-200 (SA-5). A Síria lançou-os quando os aviões de guerra de Israel estavam no espaço aéreo israelense. De acordo com um relatório, é possível que o ataque com mísseis contra o comboio tenha sido lançado a partir dos aviões enquanto eles ainda estavam no espaço aéreo israelense. Como se sabe a Síria afirma ter derrubado um avião israelense, mas Israel diz que nenhum de seus aviões foi atingido. No entanto, pelo menos um dos mísseis foi para o território israelense.

      A terceira coisa sem precedentes é que Israel lançou um míssil anti-míssil Arrow-3 para interceptar o míssil sírio antes deste chegar ao território israelense. Esta é a primeira vez que o sistema Arrow-3 faz uma interceptação operacional real.

      Com certeza Israel teria gostado de manter o uso do sistema Arrow-3 em sigilo, mas quando ele foi lançado e interceptou o míssil sírio, ele fez um estrondo ensurdecedor que poderia ser ouvido por mais de 150 km. De acordo com informações o míssil sírio foi interceptado sobre o vale do Jordão na Cisjordânia, e partes do míssil cairam na Jordânia, fazendo pouco ou nenhum dano.

      Este embate sem precedentes entre Israel e Síria pode indicar que as regras mudaram. Israel atacou comboios de armas no passado, mas somente quando havia sofisticados sistemas de armas sendo entregues ao Hezbollah, como era aparentemente o caso desta vez. Comboios com armas menores não foram atacados.

      Mas enquanto o regime de Assad tenha ameaçado no passado em retaliar, ele nunca realmente tinha feito isso. Depois de outro ataque aéreo israelense em janeiro, o regime de Assad disse que não toleraria mais nenhuma incursão no espaço aéreo sírio. Esta é a primeira vez que a ameaça foi posta em ação. Isso pode indicar que Assad, está seguro do apoio da Rússia e do Irã, e pode agora tentar mudar a guerra para Israel…

      Vejam bem, na sexta-feira, a Rússia convocou o embaixador de Israel em Moscou Gary Koren e exigiu uma explicação para o ataque. De acordo com uma declaração do Ministério dos Negócios Estrangeiros da Rússia, “desenvolvimentos recentes na Síria” foram discutidos.

      Há informações que ataques de Israel contra comboios de armas no passado só poderiam ter ocorrido com a aprovação da Rússia, embora obviamente não com a aprovação do regime de Assad, do Hezbollah ou do Irã. A Rússia considera-se um aliado da Síria e Israel, e não deseja permitir que uma guerra se desenvolva entre eles, por isso, tolera os ataques israelenses contra comboios de armas indo para o Hezbollah.

      Neste caso, a Rússia pode ter ficado preocupada porque os ataques aéreos ocorreram perto da base aérea T-4, que abriga armas, aviões e helicópteros russos, e é um campo de pouso para aviões de abastecimento iranianos. O que não está claro neste momento é se a Rússia quer mudar as regras do jogo e limitar os ataques de Israel a tais comboios…

      No entanto, depois que Koren se reuniu com autoridades russas, um rebelde primeiro-ministro israelense Benjamin Netanyahu disse que Israel não mudaria sua política:

      “Quando identificamos tentativas de transferir armas avançadas para o Hezbollah, e temos informações de inteligência e temos o plano operacional, agiremos para preveni-lo. Foi assim que foi ontem e é assim que continuaremos a agir. Estamos plenamente determinados e a evidência disso é que estamos agindo. Todo mundo deve levar isso em conta – todos”.

      Por “todos”, podemos supor que ele está se referindo à Rússia, bem como à Síria, ao Hezbollah e ao Irã. Vejamos os próximos lances deste embate…

      Grato

      • Senhores,

        eu estou começando a achar que os sírios podem estar de posse de mísseis Sayyad 3 iranianos que podem ser lançados a partir de Baterias do sistema de defesa aérea S-200.

        Este novo míssil, é uma versão atualizada do Sayyad 2, com maior alcance, maior velocidade e maior poder destrutivo.

        Em dezembro de 2013 os iranianos anunciaram que adaptaram os mísseis Sayyad 2 para serem lançados também de baterias do sistema de defesa aérea S-200.

        Faz todo sentido os iranianos fornecerem tal equipamento aos sírios, afinal é uma boa oportunidade para testarem essa tecnologia em situação real de combate e aperfeiçoa-la…

        Grato.

      • Também é uma oportunidade dos israelenses desenvolverem contramedidas contras os mesmos lembrando que esses mísseis aparentam ser produto de engenharia reversa de mísseis RIM-66 Standard fornecidos ao Irã antes da derrubada do Xá

  3. Israel vai msm fazer isso?

    Oq eles ganham com esse fato?
    Vão se indispor com a Rússia e por tabela ajudar o ISIS

    É melhor pensar bem… pq isso não gera dividendos pra ninguem

    • A defesa anti-aérea Síria da cobertura para os suprimentos que o hezbollah recebe.

      Os russos entendem o que Israel está querendo, sabem que não será um ataque contra os interesses da Rússia.

  4. Pode até ser que o avião foi abatido e israel negue por politica interna com a população,
    Negociações em off para liberta sobrevivente e sucata, não duvido de nada.

  5. pela caras da foto parece que alguém soltou um PUM sionista ! , esta historia esta fedendo , e para quem diz atacar as defesas anti aéreas foi o que sobrou pois se entrar la sem atacar as defesas vai tomar mais míssil no meio dos rabo .

  6. Os iranianos estão aprontando silenciosamente,para esses velhos S 200 “enxergar” o alvo pode ter dedo dos persas,atualizando o sistema.
    O IRGC já está na Siria so aguarda o comando do Khamenei.
    Bom é só meu ponto de vista.

  7. O tempo dirá se o caça foi derrubado ou não.

    Se foi, Israel não vai mais se atrever a atacar a Síria.

    Se não foi, Israel ataca de novo.

    O tempo tem a verdade.

    Não é, S-88?

  8. Dá próxima vez, as defesas anti-aéreas da Síria não irão atacar os aviões israelenses somente no momento em que estiverem voltando; atacarão assim que estes adentrarem o espaço aéreo sírio.

    Lembrando que os S-400 tem capacidade para derrubar os caças israelenses que estejam DENTRO DO TERRITÓRIO DE ISRAEL.

    Foi só um aviso.

    • Não, isso acontece sempre. Várias vezes por ano.

      Normalmente a Siria atira e erra, enquanto Israel destrói seus alvos sem maiores problemas.

      O “aviso” como texto diz claramente é por parte das forças de Israel.

    • O S-400 está lá para proteger as forças russas e Sírias de ataques da OTAN.

      Será que os russos vão atirar contra força aérea de Israel?
      Nos outros bombardeios não atiraram.
      Estamos para ver.

      Israel tem 300 caças ali do lado, vária vezes o poder que os russos tem na Síria.

      A Rússia não precisa de ninguém para fazer ameaças e dar avisos por ela.

  9. Como disseram Russia não vai se envolver em “picuinhas” religiosas,missão foi cumprida deu um paulada fatal no Gasoduto Nabuco.
    A coleira do gas europeu ainda continua no dominio russo.

  10. como tem antissemita disfarçado nos comentários, agora vai fazer uma piada sobre os gays, tem gente ae q jura q é hétero mas desce do tamanco e arma o maior barraco.

    Israel apenas está se defendendo dos terroristas q usam a Síria, assim como o Libano e demais países da região como base para provocar Israel. A síria é desgovernada por um ditador q oprime seu próprio povo, mas explicar isso para um socialista é complicado, pq pra eles isso é “democracia”

  11. E teve mais incursoes ,kkkk, o ministro sirio disse que israel pensaria mil vezes antes de entrar novamente , pelo jeito os sionistas pensam rapido porque estes miul pensares se passou em apenas 19 horas e novamente eles passearam na siria , mais alvos ,sem perdas , NORMAL .

  12. Os comentários parece mais com as discussões de torcida de futebol (o meu time é melhor, o teu é pior…). Aqui ninguém sabe o que acontece lá, são só especulações e torcida por um lado. Nada mais.

    • Isso é fato… alguns como o S88 são muito bem informados sobre o OM… confesso que eu não muito… mas tem comentários que estão fora da realidade de modo gritante…

Comentários não permitidos.