Bolivianos são detidos no Chile

Carabineros de Chile detiveram na madrugada de hoje, 2 militares e 7 funcionários da Aduana Boliviana na região de Cariquima.

Os bolivianos detidos, dentre eles dois militares ( um capitão e um sargento), foram surpreendidos por Carabineros em território chileno, em Panavinto, região norte de Tarapacá, enquanto controlavam veículos de carga.

Informações oficiais dão conta de que policiais da subcomissaría* de Colchane enquanto patrulhavam nas imediações de Cariquima,  reportaram que militares bolivianos estavam controlando o tráfego de veículos de carga em território chileno, na área de Salar de Coipasa, a leste da região conhecida como Panavinto.

No local que fica próximo da fronteira com a Bolívia, os dois militares e sete funcionários da Aduana Boliviana foram flagrados pelos Carabineros no momento em que apreendiam um caminhão. Todos foram presos e encaminhados para a submcomissaría de Colchane.

Pelo menos 5 caminhões com militares bolivianos adentraram em território chileno, provocando uma situação de tensão com a polícia na fronteira.

Segundo autoridades chilenas, ainda não está claro se, se tratava de uma perseguição dos bolivianos por contrabando ao caminhão; ou se o interesse era em apropriar-se da carga transportada. O caminhão apresentava ao menos duas perfurações por tiros.

Com os bolivianos foram apreendidos todo o armamento que portavam e os veículos que utilizavam.

Com informações de: El Deber

5 Comentários

  1. E aqui, o governo boliviano contra outra historinha… http://mindef.gob.bo/mindef/node/2755

    Pra mim, as forças (des)armadas bolivianas (que com mais de 10 anos sob governo Morales não se modernizou) atuam de forma ilícita na fronteira, encobrindo e interagindo com o tráfico que circula pelo território do país. Tomara que o Chile não devolva os cidadãos apreendidos. Se a Bolívia quiser, que vá resgatá-los… vai ser divertido…

  2. ,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,,ontem a Bolivia entregou uma réplica ao Tribunal de Haya no processo contra o Chile para restaurar sua saída soberana ao mar….o Chile sabe que pode perder a parada e daí pirou de vez, invadiu o territorio boliviano e prendeu nove encarregados da repressão ao contrabando…..apelação grosseira de politicos chilenos que pensam que ainda estão no tempo de Pinochet….lamentável…………..

Comentários não permitidos.