Israel impõe “regime de apartheid” aos palestinos, diz relatório da ONU

Uma agência das Nações Unidas publicou um relatório nesta quarta-feira que acusa Israel de impor um “regime de apartheid”, de discriminação racial contra a população palestina e disse que era a primeira vez que um organismo da ONU fazia claramente a acusação.

Um porta-voz do Ministério do Exterior de Israel comparou o relatório publicado pela Comissão Econômica e Social para a Ásia Ocidental da ONU ao Der Sturmer, uma publicação de propaganda nazista fortemente antissemita.

O relatório concluiu que “Israel estabeleceu um regime de apartheid que domina a população palestina como um todo”. A acusação, geralmente feita a Israel pelos críticos do país, é enfaticamente rejeitada pelos israelenses.

Rima Khalaf, subsecretária-geral da Organização das Nações Unidas (ONU) e secretária-executiva da comissão para a Ásia ocidental, afirmou que o relatório era o “primeiro do tipo” por um organismo da ONU que “claramente e francamente conclui que Israel é um Estado racista que estabeleceu um sistema de apartheid que persegue a população palestina”.

A Comissão Econômica e Social para a Ásia Ocidental reúne 18 Estados árabes do oeste asiático e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento econômico e social dos países integrantes, segundo o seu site. O relatório foi preparado a pedido dos países membros, disse Khalaf.

Stephane Dujarric, porta-voz das Nações Unidas, afirmou à imprensa em Nova York que o relatório foi publicado sem que o secretariado da ONU fosse consultado previamente.

“O relatório como está não reflete as visões do secretário-geral (António Guterres)”, disse, acrescentando que o próprio relatório nota que ele reflete as opiniões dos autores.

Os Estados Unidos, aliados de Israel, disseram que estavam revoltados com o relatório.

“O secretariado das Nações Unidas está certo em se distanciar desse relatório, mas ele deve ir além e retirar o relatório como um todo”, disse a embaixadora dos EUA na ONU, Nikki Haley, em comunicado.

Emmanuel Nahshon, porta-voz do governo de Israel, afirmou via Twitter que o relatório não havia sido endossado pelo secretário-geral da ONU.

“A tentativa de difamar e falsamente rotular a única democracia verdadeira do Oriente Médio ao criar uma analogia falsa é desprezível e constitui uma grande mentira”, afirmou o embaixador de Israel na ONU, Danny Danon, em comunicado.

O relatório disse que havia estabelecido com “base em investigação acadêmica e evidência esmagadora que Israel é culpado do crime de apartheid”.

“Contudo, somente uma decisão por um tribunal internacional nesse sentido daria autoridade verdadeira a essa avaliação”, acrescentou.

O relatório disse que a “a fragmentação estratégica da população palestina” era o principal método pelo qual Israel impunha o apartheid, com os palestinos divididos em quatro grupos reprimidos por “leis, políticas e práticas distintas”.

O documento identificou os quatro grupos de palestinos como palestinos cidadãos de Israel, palestinos do leste de Jerusalém, palestinos da Cisjordânia e da Faixa de Gaza, e palestinos vivendo como refugiados ou exilados.

A comissão esperava que o relatório viesse a influenciar as deliberações sobre as causas do problema, nas Nações Unidas, entre países membros e na sociedade, disse Khalaf num evento para lançar o relatório em Beirute.

O documento foi elaborado por Richard Falk, ex-investigador da ONU para direitos humanos em territórios palestinos, e Virginia Tilley, professora de ciência política na Universidade do Sul de Illinnois.

Antes de em 2014 deixar o cargo de relator especial da ONU sobre direitos humanos em territórios palestinos, Falk afirmara que as políticas israelenses contam com características inaceitáveis de colonialismo, apartheid e limpeza étnica.

Os Estados Unidos o acusaram de preconceito contra Israel.

BEIRUTE/NAÇÕES UNIDAS

Reportagem adicional de Ari Rabinovitch em Jerusalém e Michelle Nichols nas Nações Unidas

Foto: Roger LeMoyne – Muro de Separação Cisjordânia, Palestina 

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Reuters

 

47 Comentários

  1. “A Comissão Econômica e Social para a Ásia Ocidental reúne 18 Estados árabes do oeste asiático e tem como objetivo apoiar o desenvolvimento econômico e social dos países integrantes, segundo o seu site. O relatório foi preparado a pedido dos países membros, disse Khalaf.”

    “Stephane Dujarric, porta-voz das Nações Unidas, afirmou à imprensa em Nova York que o relatório foi publicado sem que o secretariado da ONU fosse consultado previamente.”

    “O relatório como está não reflete as visões do secretário-geral (António Guterres)”, disse, acrescentando que o próprio relatório nota que ele reflete as opiniões dos autores.”

    Sem mais! As informações contidas no próprio texto tratam de jogar por terra qualquer pretensão de credibilidade do texto que possa ter sido ambicionado por seus autores, que representam regimes que em geral são ditatoriais, corruptos e desonestos visto que eles mesmos praticam contra determinados grupos sociais e políticos de seu território aquilo que acusam o Estado de Israel de praticar contra os palestinos. Felizmente a ONU na figura de seu Secretário-Geral teve o bom senso de deixar claro que se trata de uma aventura de arrivistas e hipócritas.

    • ” eles mesmos praticam contra determinados grupos sociais e políticos de seu território aquilo que acusam o Estado de Israel”

      Sem mais!

      Sds.

      • pufff…. profissional aqui é o sr. que está me perseguindo…. sai do meu pé comunista!
        Vá pra Rússia contemplar a estátua do Stalin que acabaram de erguer para homenageá-lo… vai!

      • Que bom que vc o apoia sr. heitor… e saiba que, este ano, sairá do forno de Brasília, nossa primeira (e genuína) Constituição COMUNISTA.

        A propósito: o que vc está achando da continuidade da agenda comunista perpetuada pelo vice-presidente parceirão da mãezinha do Brasil? Hein? 😀

    • Oh, my God!!!! E agora? A ONU falou!
      ONU é o que? Lixo.
      A ONU foi ìnstrumentalizada, basta ver os tipos de pogramas e a agenda que ele fomenta.
      Pede investigação quando um monte de animais se trucidam em um presidio e se cala quando quase 200 cidadãos de bem são assassinados em menos de duas semanas, em uma única cidade.
      Se tiver apoio da ONU, coisa boa é que não é.

      • Fora que a representante dos Direitos Humanos de lá é uma mulher Árabe (se não me falhe a memória e a confusão)…Daí, dá pra se ter uma ideia….

    • S-88, notícia fresquinha para você: a Síria acabou de derrubar um avião israelense e avariar outro, quando 4 aviões de Israel invadiram o espaço aéreo sírio para atacar o exército sírio em Palmira.

      Israel abusou da sorte. Invadiu o espaço aéreo sírio várias vezes e atacaram o exército sério várias vezes; embora sempre causando danos inócuos à Síria, eles estavam evitando responder para não criar tensões desnecessárias com Israel. Mas Israel abusou da sorte; abusou de novo; e abusou outra vez. Aí não deu jeito: tomou na tarracheta!!!!

      Dorme com essa, S-88.

      • Notícia fresquinha para você também: O suposto “abate” é fake! De fato a Força Aérea de Israel atacou alvos em território sírio, muito provavelmente comboios de armas destinados aos terroristas do Hezbollah. Ocorre que além dos alvos terem sido atingidos TODAS as aeronaves retornaram em segurança para Israel conforme declarado pelo Porta Voz das IDFs.

        Ademais quem derrubou a aeronave precisa provar o feito. E como de costume não vemos fotos dos supostos despojos do avião Israelense que teria sido abatido. E um efeito colateral das ações impunes da aviação Israelense sobre a Síria é que a credibilidade dos sistemas SAM russos empregados por esse país árabe acaba sendo posta em xeque….

        Como se vê, mais uma vez os inimigos de Israel precisam contar falácias para tentar diminuir a humilhação que sofrem…rs!

        Perdeu!

  2. O primeiro a correr para vir comentar esta materia não podia mesmo ser outra pessoa do que o adorador da Rainha careca e parceiro de Salin Soyeu kkkk.
    O trauma nazista foi tão sequelante para Israel que la pratica a segregação racial contra os Palestinos como arma de desimação.
    A covardia é tamanha que jamais apresentou a humanidade prova material alguma contra familias que dezima a foguetes posteriormente acusando da boca pra fora que naquela residencia havia fabrica de coletes explosivos.
    Hoje Israel pratica verdadeiramente o nazismo e usa a humanidade para chorar uma vez por ano o Holocausto.
    Tudo isso com a conivencia Ocidental e por uma ONU fantoche,inoperante e sem moral.
    Veamos efetivamente qual sera o real posicionamento de Donald Trump que conquistou apoio Israelense apos Obama impedir em parte suas pretenções expansionistas e condenar suas covardias.

    • 1maluquinho , Você conhece Israel?? Já visitou Israel ??
      você teve algum parente ou familiar sequestrado e exterminado?
      Sugiro procura cura pra sua com hematoquezia e sair do mundo virtual e viver a realidade

      • Meu caro tenho parentes Judeus todos meus primos e primas ja ficaram em kbutz aprendendo a sobreviver no deserto e a usarem armas.
        Sei tambem de tudo de positivo que se tem por la e não tenha duvida não anti-semita e não odeio o povo Judeu. eu não concordo é com a segregação e as covardias praticadas pelo governo Judeu contra o povo Palestino.
        a cada dia mais meu caro cresce o reconhecimento de Jesus como Messias entre o povo Judeu.
        Todos tem o direito de coexistir e Jerusalem deve mesmo ser internacionalizada por sua importancia as 3 maiores religiões globais.
        Teno uma tia ainda viva sobrevivente de campo de concentração meu caro mas isso não me obriga a segregar outros póvos,outras religiões como fazem os Judeus.
        Espero ter te respondido.

      • a situacao de israel e mais complicada do que parece e a palestina que nao aceita e se aceita e para implodira por dentro com ´´bomba demografica´´como no libano , e a eau,kwait,arabia saudita e que nao aceita palestino (sua etnia) e aceita milhoes de mulsumanos da indonesia,pakistao,india.. as vezes mair que sua propria populacao para costruir hoteis revestido a ouro .
        reconhecer palestia e fazer uma favela gigante e um campo de consentracao pais que a tendencia com tempo e so piorar e cosidera israel uzurpador da sua terra
        israel e um estado nuclear e consideram essa terra um refugio prometido por deus israel so sai dai com o armagedom ( se e que sai)
        israel so vai ter paz quando for um estado judeu sem mulcumano com fronteira bem clara (rio jordao, mar morto) que se pasada e guerra total !

      • Meu caro se vc perdesse suasterras praeles os aceitaria ? Tenho certeza que não ! Nos dois ladosexistem erros e pinimbinhas que deveriam ser superadas para o bem estar de ambos os póvos
        Quem sofre com tudoisso é o povo que so quer trabalhar e viver em paz.
        Israel não reconhece a Palestina e não aceita dividir Jerusalem uma cidade que milinarmente pertenciaa tribos não judias.
        O melhor mesmo é eles se abraçarem e deixarem de frescuras e conviverem em paz em uma cidade internacionalizada. Se não for assim jamais havera paz e muitos mais inocentes perderão suas vidas.

      • Não seja xenofóbico meu caro classificando Palestinos como favelados obrigados a se submeterem a Israel so por ela ser mais moderna e nuclear.
        Toda aquela região é composta de póvos e terras biblicas importantes a humanidade.
        Com exceção de Isreal que surgiu depois ofurduncio começou a ser fpormado ali por Ocidentais apos a primeira guerra que extinguiram nações,criaram nações alocando em mesmos territorios etnias milenarmente rivais.
        Depois com o fim da segunda guerra Ocidentais tiraram territorios de Palestinos e CRIARAM ISRAEL.
        A Europa é a maior culpada em tudo o que ocorre no Oriente Medio e deveria se responsabilizar no minimo para forçar a ONU as internacionalizar Jerusalem para que aja paz.
        Pazessa que não é pretendida por mimmas tantopor Judeus como Palestinos.Muitas familias Judias e `Palestinas convivem harmoniosamente então vemos que o entrave maior é mesmo politico.

  3. Totalmente OFF

    Mas uma coisa que eu nunca vi por ai é a opinião do Governo De Israel sobre o Maidan na Ucrânia…. eu digo isso pq a maioria no Maidan é declaradamente Nazista mesmo…. acho q foi u erro histórico de Israel não ter se pronunciado sobre aqueles acontecimentos…..

    No mais, é lamentavel um povo que sofreu o que sofreu na mão dos nazistas imporem esse tipo de coisa a outros povos

    lamento

    • E você acredita em um texto desonesto de lavra de uma comissão aparelhada por países muito piores que Israel (ex: Arábia Saudita) e que sequer teve o aval do Secretário-Geral da ONU? E o que você me diz das constantes ameaças do regime iraniano, abertamente fascista, contra o Estado Judeu, apenas para ficarmos em um exemplo? E como esquecer de outros tiranos e canalha ao longo da história como é o caso do notório Gamal Abdel Nasser que, de tanto ameaçar que iria “jogar os judeus ao mar” terminou humilhantemente derrotado?

      • Desonesto foi a introdução do nazismo naUcrania e mais desonesto ainda a apropriação do ouro Ucraniano.
        Vc não cansa mesmo de defender o indefençavel e vive pedindo para ser devidamente entronchado kkkkkkkk

      • Engraçado….

        tem gente que vive choramingando que a mídia ocidental é isso e mais aquilo outro mas repete alegremente o conteúdo da mídia russa, que além de estatal é corrupta. Aliás, justamente por ser estatal é corrupta. Vide a “ploriferação de nazistas” na Ucrânia…..

        Depois reclamam…rs!

      • “E o que você me diz das constantes ameaças do regime iraniano, abertamente fascista, contra o Estado Judeu, apenas para ficarmos em um exemplo?”

        Me diz uma coisa: Oq vc acha de uma Ucrânia governada por pessoas que fazem a saudação Nazista, carregam fotos de Himler e de Stepan Bandera e usam a suástica?

        Lembrando q a Ucrânia já foi um Estado nuclear…

        Imagina esse povo governando a Ucrania….

        Mas só imagina… só imagina o cenário.

        e me diz: vc acha q na primeira oportunidade que eles tivessem eles não iriam descer o sarrafo em Israel?

        Pq uma coisa é invadir a Palestina
        Outra coisa é querer brigar com a Ucrania às portas da Rússia

        Imagina a m***rda q isso ia dar

      • Se a Ucrânia se autoproclamasse um Estado Nazifascista os russos seriam os primeiros a intervir. Ou você acha que Putin iria admitir um Estado com essa ideologia a lhe fazer fronteira?

      • Pois é isso mesmo q eu to dizendo

        Pra mim o Gov de Israel tinha que ter feito uma declaração de repudio naquela época contra aqueles loucos

        E até hoje eu simplesmente não entendo pq não fizeram

        foi um erro histórico

      • Ai vc esta querendo demais né porque tua corja nazista xenofobica e intolerante racista do PSDB não assume publicamente ser nazo-fascista ?

      • SOCIAIS DEMOCRATAS NAZO-FACISTAS… RSRSRSSRSRSRSRSSRSRSRSS… viu S-88… e vc defendendo os tucanos… rsrsrssrsrsrsrssss… agora, quem não é monarquista comunista é nazista por consequência… rsrsrsrssrsrsrsrssss… como não rir de uma figura dessas ???… já pensou, o Zé Serra, aquela figura emplumada, sendo chamado de nazista… rsrsrsrssrsrsrssss… mal consegue falar de tão fraquinho… como vai comandar um pelotão de skin heads… rsrsrssrrssrrsss… oh vida… to molhando as calças de tanto rir… sorry… rsrsrsrssrsrsrsrsrsssss…

  4. Tirelless tá brincando com o fogo
    ou então ele não tem a minima noção dos loucos nazistas que estavam por trás do Maidan

    Ou então Tirelles só finge que gosta de Israel.. só pode ser…..Pq apoiar aqueles loucos é simplesmente pedir a volta dos Nazistas ao controle de um país de relevancia mediana na Europa

    É só ir buscar videos no Youtube se duvida de mim

    Os caras são atissemitas ao EXTREMO

    • Cara, tem neonazista em muitos lugares. Até mesmo uma das postulantes ao cargo de presidente da França pode ser enquadrada como tal. O que eu questiono é a informação, amplamente difundida pela mídia russa, é que a Ucrânia virou um antro de neonazistas. Faço esse questionamento porque um jornalista brasileiro da área de defesa, de ascendência judaica, faz frequente viagens a esse país por ser casado com uma ucraniana que também tem ascendência judaica.

      Quanto aos vídeos do Youtube eu os conheço e realmente provocam náuseas. Não estou duvidando de você mas sim da representatividade desses neonazistas ucranianos.

      • Não dê corda pra esquizóides… neonazismo NON ECXISTE… só meia dúzia de ignorantes usam a simbologia nazista pra aparecer… chamar quem não se abaixou para a ideologia esquerdopata de nazista é coisa de gentinha desonesta intelectual… não caia nessa… no fundo, falando como o economista Rodrigo Constantino, eles, os esquerdistas progressistas (que desconhecem o progresso humano, senão na boçalidade deles) são os verdadeiros NAZISTAS, na medida que querem impor a todos o modo curto de ver o mundo que eles tem.

      • Rodrigo Constantino?

        Aquele q foi humilhado pelo Ciro Gomes ?

        Aquele que até hoje está fazendo as contas pra v se acha 1 bilhão?

        “Dá bilhão” ?

      • Ciro Gomes não tem capacidade pra humilhar nem o tiririca… rsrsrsrsrsssss… tinha que ser o positronico pra sair com essa… rsrsrssrsssss… o dia que socialista tiver mais conhecimento que um liberal em questões de economia ele deixa de ser socialista na mesma hora… rsrsrsrssrsrsssss… acordem pra vida… se vcs estiverem postando todas essa bobagens de gratis então tá explicado a condição ideológica de vcs… rsrsrsrssrsrssss… porque receber bolsa pra trollar é uma coisa e até faz sentido, agora falar vitupérios por convicção é prova inconteste de que não possuem nada na caxola… é o mesmo caso daqueles que afirmam que a Ucrania é governada por neonazistas… é claro que ele está usando do subterfúgio da novilingua, coisa que vcs, iniciantes esquerdistas até desconhecem… novatos… 🙂

  5. Pra mim os “Palestinos” deveriam ser acomodados de fato de onde vieram, dos países no entorno de Israel.

    Aquilo tudo ali é de Israel e ponto final. Que a Jordânia o Líbano a Síria o Iraque repatrie essa gente toda, porque é daí que eles saíram…

    Outra coisa, se porventura é cometido crime contra qualquer destes cidadãos, quem cometeu tem de pagar e ponto final.

    Grato.

  6. O engraçado é que Israel não aceita o Estado Palestino, mas os Judeus querem os Palestinos a reconhecem o Estado judeu.

  7. “Ciro Gomes não tem capacidade pra humilhar nem o tiririca…”

    Me poupe, Zé Ninguem
    Me poupe

    Ciro Gomes pode ter muitos defeitos, mas ninguem duvida da capacidade do sujeito…. Constantino até hj sofre bullyng por causa da humilhação a que foi submetido

    é só ve no youtube

    • Tem um ditado na Bahia que diz “Não troco um pelo outro e nem quero troco”….

      Resume muito bem o que acho quer do Constantino, quer do Ciro Gomes…..

      Constantino é aquilo que o Reinaldo Azevedo cunhou muito bem como “Direita Xucra” ou “Direita Rombuda”. É um dos seus porta-vozes junto com a “loura do banheiro” Joice Hasselmann e representam uma direita que para atingir os seus fins se propõe até a atropelar o Estado Democrático de Direito.

      Por seu turno Ciro Gomes é alguém que apesar de político é pouco talhado para o ofício. E digo isso porque o cerne da política é construir consensos e não provocar conflitos tal como ele faz. Isso sem falar nas suas bravatas, tal como a última onde afirmou que Bolsonaro é mil vezes melhor que o João Dória

      • Cara, a cabeça do Ciro Gomes é uma máquina… e eu NÃO GOSTO DELE.. mas eu vou negar que o sujeito é inteligente? Claro que não

        _____________________________________________________
        [ Este comentário foi editado ]
        Plano Brasil
        * Normas para participação e postagem de comentários.
        *Serão consideradas transgressões graves e passíveis de punições:
        * Propaganda política para candidatos, partidos ou coligações, bem como propaganda a respeito de seus órgãos ou representantes.
        Mais detalhes aqui: http://www.planobrazil.com/normas-do-pb/
        _____________________________________________________

        ………………………………………………………

        Agora… com relação ao Reinaldo Azevedo, pra mim ele engoliu mosca… como é q o Cara chama a Joice Hasselman de “Direita Xucra” e elogia o MBL?

        Porra…

        Qual a grande contribuição literária dos lideres do MBL?
        Qual livro os caras escreveram que é referencia em qualquer área do Conhecimento?

        Zero

        Reinaldo Azevedo podia dizer que não concorda com o extremismo direitista…. ponto…. precisava de mais nada…. só ai ele estaria certo

        mas ele perdeu a linha na resposta…

        E foi até machista e mal educado…

      • Rafa, a Joice abusou! Ficou questionando com aquele tom de voz estridente dela, o que a faz uma versão piorada e histérica da Sheherazade, onde estaria o Reinaldo que não apoia esse direita xucra que está a vituperar nas redes sociais. Ele respondeu de forma desproporcional? Sem dúvida! Mas é fato que ela perdeu uma grande chance de ficar calada…

      • Ciro é o unico politico em todo continente Americano que jamais respondeuou foi citado em nada ate o Bolsolixo tem processos.

      • S-88, LEMBRE-SE… foi por causa de VCS, SOCIAIS DEMOCRATAS, que essa corja maldita que nos governou nos últimos tempos, tomou conta do país… VCS, com essa COVARDIA típica de nem ser quente ou frio, asfaltaram o caminho pra essa OrCrim roubar o país… vc devia refletir sobre isso… senão tornarão a entregar o país a bandidos e viciados ideológicos… o R. Azevedo não passa de um jornalista que se amolda conforme seus interesses… não tem bandeira… então, assim, não serve pra nada ao país… Estado Democrático de Direito quando estamos enfrentando BANDIDOS não cabe exercitá-lo… é o caso da questão do desarmamento… ficam fazendo passeatazinhas pela paz enquanto somos diariamente ANIQUILADOS… esse tipo de conduta COVARDE não nos interessa… temos e iremos tomar as rédeas da situação e realinha o país rumo a verdadeira ORDEM e PROGRESSO… quem conosco não ajuntar irá espalhar… capiche ???…

  8. O pior que o maior problema pra Israel são os judeus ultraortodoxos,odeiam o país,queimam a bandeira,usam a da Palestina nos muros,impoem suas regras e costumes contra os outros israelenses ou não,ao qual chamam de laicos.

    • O problema é sempre o extremismo religioso tanto de um lado quanto de outro. Quem adora um Deus Onipotente jamais pode ter comportamento extremista. Tanto o Judaismo,Islamismo e cristianismo condenam isso.

1 Trackback / Pingback

  1. Israel impõe “regime de apartheid” aos palestinos, diz relatório da ONU | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.