Japão planeja enviar maior navio de guerra para o Mar da China Meridional

O Japão planeja enviar seu maior navio de guerra em uma viagem de três meses pelo Mar da China Meridional a partir de maio, disseram três fontes, em sua maior demonstração de força naval na região desde a Segunda Guerra Mundial.

A China reivindica quase todas as águas disputadas e sua crescente presença militar tem alimentado preocupação no Japão e no Ocidente, com os Estados Unidos realizando patrulhas aéreas e navais regulares para garantir a liberdade de navegação.

O porta-helicóptero Izumo, comissionado apenas há dois anos, fará paradas em Cingapura, Indonésia, Filipinas e Sri Lanka antes de se juntar ao exercício naval conjunto Malabar com navios navais indianos e americanos no Oceano Índico em julho.

Ele retornará ao Japão em agosto, disseram as fontes.

“O objetivo é testar a capacidade do Izumo enviando-o para fora em uma missão prolongada”, disse uma das fontes que têm conhecimento do plano. “Ele vai treinar com a Marinha dos EUA no Mar da China Meridional”, acrescentou, pedindo para não ser identificado porque ele não está autorizado a falar com a mídia.

Um porta-voz da Força de Defesa Marítima do Japão recusou-se a comentar.

Taiwan, Malásia, Vietnã, Filipinas e Brunei também reivindicam partes do mar que têm pesqueiros, depósitos de petróleo e gás e através dos quais cerca de US $ 5 trilhões de comércio global marítimo passa a cada ano.

O Japão não tem qualquer reivindicação para as águas, mas tem uma disputa marítima separada com a China no Mar da China Oriental.

O Japão quer convidar o presidente das Filipinas, Rodrigo Duterte, que tem pressionado os laços com a China nos últimos meses ao criticar a antiga aliança com os Estados Unidos, para visitar o Izumo quando visitar Subic Bay, a cerca de 100 km a oeste de Manila , Disse outra fonte.

Perguntado durante uma coletiva de imprensa sobre sua visão sobre a visita de navio de guerra, Duterte disse, sem elaborar, “Convidei todos eles”.

Ele acrescentou: “É a passagem internacional, o Mar da China Meridional não é o nosso território, mas é parte do nosso direito.”

Sobre se ele iria visitar o navio de guerra em Subic Bay, Duterte disse: “Se eu tiver tempo.”

A operação de vôo de bandeira do Japão ocorre quando os Estados Unidos sob o presidente Donald Trump parecem estar adotando uma linha mais dura com a China. Washington criticou a construção chinesa de ilhas artificiais e um acúmulo de instalações militares que preocupa poderia ser usado para restringir a livre circulação.

Pequim, em janeiro, disse que tinha uma soberania “irrefutável” sobre as ilhas disputadas depois que a Casa Branca prometeu defender os “territórios internacionais”.

O Izumo de 249 metros de comprimento (816,93 pés) Izumo é tão grande quanto a Segunda Guerra Mundial do Japão e pode operar até nove helicópteros. Assemelha-se aos portadores de assalto anfíbio usados ​​por fuzileiros navais dos EUA, mas não tem o seu deck bem para lançar embarcações de desembarque e outros navios.

O Japão nos últimos anos, particularmente sob o primeiro ministro Shinzo Abe, tem esticado os limites de sua constituição pacifista do após-guerra. Ele designou o Izumo como um destruidor porque a constituição proíbe a aquisição de armas ofensivas. O navio, no entanto, permite ao Japão projetar poder militar muito além de seu território.

Baseado em Yokosuka, perto de Tóquio, que também abriga a transportadora da Sétima Frota dos EUA, o Ronald Reagan, a principal missão do Izumo é a guerra anti-submarina.

Tim Kelly / Nobuhiro Kubo

Reportagem adicional de Martin Petty em Manila, edição de Nick Macfie

Foto: Kim Kyung-Hoon / Reuters / Arquivo – Porta-helicóptero Izumo da Força de Defesa Marítima do Japão visto na base de JMSDF Yokosuka em Yokosuka, sul de Tóquio, Japão em 6 de dezembro de 2016.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Reuters

12 Comentários

  1. Chega a ser deprmente ver um povo guerreiro que jamais tinha conhecido uma unica derrota militar em sua historia milenar depois de tomar duas nucks por dentro dalata se transformar em um lacaio a serviço de quem o humilhou.
    Entrou nesse joguinho provocativo de manobras de afrontamento. É odiado por todo sudeste Asiatico a milenios tendo agora apenas a Coreia do Sul entre aspas como favoral.
    Se não afundarem por um tsunami certamente serão arrazados pela China.

    • O Império Japonês colheu o que plantou…

      O que fizeram na Ásia ( China em particular ) foi simplesmente aterrador… Devem dar graças pela conjuntura política pós Segunda Guerra favorecer-lhes em muito.

      Seja como for, o Japão de hoje é “dono” de uma boa parte da economia chinesa, sendo um investidor pesado nesse país. Não dá pra simplesmente “se livrar” deles…

      • Concordo Sr.Otan mas doi o coração ver um povo de sabedoria milenar em pósição vexatoria a tornar-se um verdadeiro capacho com pretenções expansionistas de medo.

      • _RR_ hoje em geopolitica e geoestrategia se não criar confiabilidade entre nações o desfexo é uma inevitavel guerra mundial sem a minima previsão de resultado.
        Manter nações,póvos cativoseternamente por tributo de guerra ira gerar o mesmo que aconteceu com Hitler que conquistou grande iumperio e passou a ter problemas logisticos culminando com a união de todos contra ele.
        A inevitavel terceira guerra mundial sera mesmo o mundo contra os EUA e não uma nova cruzada contra a China que é pretendida unicamente por pura nveja do Irmão Caim do Norte.

  2. “…enviar maior navio de guerra para o Mar da China Meridional”???
    —————

    Está muito mais para:

    “Passar pelo Mar da China Meridional”

    Inclusive os exercícios, serão realizados no Oceano Indico…

  3. Aliás,
    o Japão, que já conhece bem o monstro fabricante de guerras…

    Recentemente, em meio as iniciais declarações intempestivas sobre o Mar da China, do novo governo em Washington, recusou-se a participar de exercícios navais com o EUA no Mar da China Meridional, para os quais tinha sido convocado/convidado…

  4. Coitado do Japão ,isso aí contra a China vai virar coral fácil fácil ,a China com o segundo maior orçamento militar do mundo 250 bi dólares + 150 bi dólares maquiado em outras rubricas virou um monstro incontrolavel e o pior esta acontecendo agora os chinas não esta cabendo mais dentro da casinha, o orçamento chinês já e para atuar em Alerta de guerra em escala mundial durante 24 horas por dia ,a Rússia já faz isso com muito menos $$…..

    • É só uma questão de tempo até os chineses começarem uma imigração em massa para regiões fora do território chinês. A medida em que a poluição cresce, esgotam se os recursos e o ambiente torna se inadequado, não fosse o o controle imposto pelo regime comunista a evasão dos gafanhotos já teria começado há muito tempo atrás. O mundo ainda verá o dragão cuspir fogo…

      • Sabe qual maior deficiencia da China,a sanitaria.
        Sabe qual o ponto fraco da China,o estomago.
        Subjuga-los é mais facil doque se pensa. Se envolverem-se num conflito de larga escala contra uma super potencia suas linhas de abastecimento ficam distantes e satura-las é o xeque mate.

      • ai e que ta ! querra nao acontese por so pura sede de poder mais acontese mais quando o mundo entra em encruzilhada a alemanha tambem tinha uma situacao parecida na 2ww lebensraum ! so deixa a china consegir a independencia tecnologica para apavorar o mundo com a producao em massa comunista do maior exercito da terra acresenta os mulcumanos em guerra santa contra os ocidentais(hoje adoradores do dinheiro<poder e luxuria) e os eua tendo que atravesar um oceano , um ´´problema´´ de abastecimento seria o estopim para o nascimento do 3 anticristo(negador de cristo) e a aniquilacao das grandes cidades capitalistas do mundo(e as da china) reze pela russia porque so ela poderia salvar o mundo (cristao) pela 3 vez!
        ________________________________________
        Plano Brasil
        A moderação solicita que os usuários que forem atacados outros usuários entrem em contato no e-mail: moderacaoplanobrasil@gmail.com mencionando o post (link) onde ocorreu o ataque e explicando o caso, reforçamos que ataques não devem ser respondidos, cabendo a moderação tomar as providências devidas sobre o caso.

      • Não diga ???… é a mesma fala do Blue Eyes… imitador barato é assim mesmo… fala mal do cara mas copia as mesmas falas como se fosse sua…

  5. Muito em breve esse navio passará por um retrofit para que seja adicionado a ele uma rampa Ski Jump e outras modificações necessárias à operação do F-35B. E vislumbro que o Dokdo Sul-coreano e os navios da Classe Camberra australiana passarão pode modificações semelhantes. Isso criará séria dificuldades à expansão marítima chinesa, que ficará limitada ao alcance dos DF-21

1 Trackback / Pingback

  1. Japão planeja enviar maior navio de guerra para o Mar da China Meridional | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.