Irã apresenta novo MBT ‘Karrar’

O Irã revelou seu primeiro avançado MBT de combate “Karrar”. A linha de produção foi inaugurada em simultâneo com a cerimônia de inauguração na capital Teerã.

 

https://www.youtube.com/watch?v=0QCbiFnzjZM

Fotos: Ministério da Defesa iraniano

Edição: konner@planobrazil.com

39 Comentários

  1. Outra gambiarra da lanternaria dos aiatolás a usar componentes do T-72, do M-60 e talvez dos Chieftains. Logicamente a propaganda do regime irá vender esse frankenstein como “invencível” mas para conseguir enfrentar um Merkava tá complicado. Ademais as bravatas dessa turma são conhecidas. Vide o “istelfi” Qaher 313

  2. Pois é, S-88. Frankstein ou não, é um tanque. E o Hezbollah nem precisou de tudo isso para vencer Israel. Acho que quem faz propaganda não é o Irã. Todo dia agradeço a Deus por me dar a oportunidade de assistir o Império do Mal Anglo-sionista paulatinamente cair, a cada dia um tijolo. E tenho orgasmos imaginando que pessoas como você assistirão de camarote a queda do seu “amado” Império do Mal.

    • Estava sumido heim “Teacher”!? E novamente você vem aqui destilar sua prosa descolada da realidade. Primeiro que se o Hezbollah houvesse vencido Israel teria invadido o Estado Judeu, o que não ocorreu. Como se vê é bravata sua. No mais a classificação de “Evil Empire” cabe melhor a um regime despótico e a uma ditadura totalitária e não a duas democracias como e o caso de EUA e Israel. No mais, quem usa a expressão “império anglo-sionista demonstra duas coisa: Indigência intelectual e também antissemitismo….

      • s-88 pelo menos eles tem o projeto nacional pode ser que ela tenham utilizado como base o T-72 e o T-60 mais uma coisa você tem que aceitar .. pelo menos eles tem cara para projetar um tanque ….e agente que nem se quer passa pelos projetos na criação de um tanque nacional….. Agora se você acha que todos os tanques projetado por países como Irã não vale apena . Só vale apena para você os tanques israelense e Americanos … Você tem que rever seus conceitos…

      • E eu disse por acaso que não vale a pena? Apenas afirmei que o veículo é o que é ou seja, um Frankenstein com peças de outros veículos embora a base seja o T-72, que é produzido sob licença ali. E também afirmei que a propaganda do regime vai apregoar que o mesmo é invencível…

    • “”Hezbollah nem precisou de tudo isso para vencer “”

      Antes do professor dar o seu show de conhecimentos, só lembraria que a guerra entre Israel e Irã seria uma guerra aérea.

      O tanque ( que até pode ser bom) é irrelevante contra israel.

      Lembre-se disso antes de dar suas aulas. Tenho certeza que não se deu conta ainda.

  3. Estava com saudades, né S-88? mas não se preocupe, estou de volta.
    Eu defendo a justiça social, e você me tacha de comunista.
    Eu defendo os valores da família e você me tacha de homofóbico.
    Sou contra os crimes que Israel comete e você me tacha de anti-semita.
    Para sua informações, tenho ascendência judaica e não tenho absolutamente nada contra os judeus ou seu povo. Sou contra o sionismo, não contra o judaísmo ou o seu povo. É muito diferente. Vocês tentam associar uma coisa a outra, mas não totalmente diferentes. Vocês, sempre utilizando a mesma tática, quando perceberão que não cola mais? até o cidadão comum já está percebendo as coisas.

  4. Meu caro “Teacher”quem não engana ninguém é a sua retórica falsa e vazia……..

    Você não defende “Justiça social” mas sim um populismo que distribui migalhas ao povo enquanto saqueia o Estado disfarçado de “projeto nacional desenvolvimentista”……….

    Você não defende os “valores da família” mas sim que pessoas sejam discriminadas e privadas dos seus direitos fundamentais apenas em virtude de sua opção sexual, evidenciando que a esquerda e a extrema-direita são irmãs siamesas…..

    Agora você se supera mesmo quando alude a supostos antepassados judeus para estabelecer a “diferença entre judaísmo e sionismo”. Mas eu sinto lhe dizer que com exceção de grupelhos minoritários e caricatos como os Neturei Karta a esmagadora maioria do povo judeu espalhado pelo mundo é sionista. E por uma razão muito simples: foi o movimento sionista que devolveu a dignidade ao povo judeu, até então alvo de perseguições que culminaram no holocausto. Mas especificamente você odeia o sionismo pelo seguinte:

    – Foi o Sionismo que derrotou uma coalizão de países árabes que atacou covardemente o recém criado Estado de Israel no dia seguinte à sua criação……

    – Foi o Sionismo que em apenas seis dias derrotou de forma contundente o tirano populista Gamal Abdel Nasser, um de seus ídolos….

    – Foi o Sionismo que derrubou cinco Migs pilotados por russos sobre o Egito em 1970….

    – Foi igualmente o Sionismo que a despeito de ter sido atacado covardemente durante o Yom Kippur logrou nõ apenas cruzar o canal de Suez e isolar dois exércitos egípcios como também chegou a 100km do Cairo e 40 km de Damasco….

    – Foi igualmente o Sionismo que voou até o meio da África em Entebbe para resgatar os passageiros do vôo AF 139, onde lamentalvelmente perdeu a vida o irmão de Netanyahu…

    – Foi igualmente o Sionismo que destruiu o reator de Osirak sepultando os sonhos atômicos de Saddam Hussein…

    – Foi o Sionismo que sobre o Vale do Bekaa derrubou 85 caças sírios, de fabricação russa, sem perdas……

    Como se vê, não é sem motivos que você é contra o Sionismo….rs!

  5. ” O Irã revelou seu primeiro MBT de combate avançado “Karrar”. Combate avançado? Viajei..alguem pode traduzir?

  6. Interessante que um país que muitos no nosso país criticam como atrasado e ineficaz, construiu um tanque que é melhor que o Osório (que não passou da fase de protótipo) além de ser muito mais moderno que o citado que foi desenvolvido em meados do século passado. Sem alarde e com algum financiamento mesmo que de forma mais lenta eles estão montando sua industria bélica, mesmo com todo o embargo americano à eles por causa de sua pretensa ideia de fabricar a bomba Atômica (sempre negado por eles) conseguiram algum avanço. É de se admirar esse povo valente que não baixa a cabeça para o tio Sam. Aliás eles não gostam do tio Sam desde da década de 1950 quando apoiado pelos EUA e pela Inglaterra deram um golpe de Estado que colocou o Xá Reza no poder um corrupto sanguinário, mas para o Tio Sam e ´para os Colonialistas estava tudo bem…

      • É só lembrar que a gambiarra brasileira esta parada no tempo e espaço e foi fabricado apenas os protótipos que o deixam relegado aos projetos que poderiam dar certo mas que nunca vamos saber pois não houve financiamento para tanto. O Osório está somente quase 30 anos sem ter alguma atualização no projeto o que deixa pior e muito em relação ao modelo iraniano ou qualquer contemporâneo dele que foi atualizado.

      • Mirade1969,

        Da mesma forma, não é possível saber se os iranianos chegaram ao nível tecnológico para concorrer de fato com os MBTs modernos… O Osório, quando surgiu, estava em paridade com tecnológica com praticamente todos os MBTs novos.

        O design do Osório permanece plenamente atual, se se pretende um carro de combate médio. Muitos de seus sistemas ainda podem ser considerados adequados a essa época. Mesmo o atual computador de tiro ainda é utilizável… Creio que as maiores modificações compreenderiam uma nova visão termal e um upgrade no sistema de controle de fogo ( o que não é nada do outro mundo ). O restante ( motor, suspensão, chassi, carroçaria, torre ) pode ser plenamente aproveitado.

  7. o iran e criativo não gosto do Iran acho eles criativo mais do nos Brasileiros que nos últimos tempos não sabemos fabrica nada compramos avião marca sueca componentes proveniente será chinês ainda vão nos vende caças reciclado como fosse novo .Por que ? os Suecos estão desmontando gripe A transforma em F caímos cilada melhor comprado F35 pelo preço pagamos agora digo o Iran nunca vai destruir sionismo pq estamos todos lugares sou Judeu e sou sionista .

  8. enquanto em nações como a arábia saudita seus xeques torram toda a riqueza do pais gerada pelo petróleo em Ferraris banhadas a ouro ou em boings 747 para dar de presente a suas filhas nos aniversários de 15 anos delas…o Irã investe no futuro…investe no desenvolvimento e na capacitação de sua nação…enquanto em nações como a arábia saudita seu rei déspota torra toda a riqueza do pais gerada pelo petróleo em armamentos de prateleira dos eua…em clientelismo, submissão, vassalagem, subserviência e entreguismo a estrangeiros…o Irã investe em ciência, tecnologia, industrialização e Know-how…investe na nacionalização de seus meios..e assim de forma gradual e gradativa vão conquistando sua independência e progresso…

    não é a toa que querem de todo o jeito sabotar, combalir, arruinar e destruir esta nação hoje…pois em nações livres, independentes e soberanas não se consegue por correia e explorar…não se consegue colonizar…no caso do Irã não é só por uma questão de ambição mas acima de tudo por uma questão de necessidade…pois o pais guarda uma das maiores jazidas de petróleo do mundo..e por conta disto é alvo continuo e persistente de rondas, sondagens, espreitas e incursões de todo tipo tanto de países vizinhos como de potencias corsárias de lugares distantes…incursões estas que vão desde ações militares a guerra econômica feita/promovida por sanções ou bloqueios econômicos…

    as fortunas que os xeiques e os príncipes da arábia saudita ostentam com carros de luxo banhados em ouro e com palácios de centenas de quartos algum dia vai acabar…pois petróleo não cresce em arvore…é uma fonte de energia assim como uma fonte de renda não renovável…as jazidas de petróleo do pais deles algum dia secarão…e o futuro deles será voltarem a catar conchas pra viver…como faziam antes…

    existe uma grande diferença entre investir e gastar…é um fato observável…quem acompanha este blog se prestar atenção percebera como a maior parte das noticias a respeito do Irã é sobre investimentos em tecnologia, industrialização, capacitação e produção local tanto no campo civil como militar…enquanto que a maior partes das noticias sobre a arábia saudita é só sobre gastanças de prateleira…a arábia saudita é um dos países que mais gastam com defesa no mundo(56,9 bilhões de dólares)…é a quarta no ranking das nações que mais gastam com defesa…mas a maior parte de toda a fortuna torrada é apenas com compras de prateleira…diferente do Irã que se esforça mais em investir em tecnologia nacional e produção local …não investem na auto-suficiência e na tecnologia nacional como o Irã…a maior parte da fortuna ganha com a venda de petróleo é gasta nos eua com compras de prateleira…o que significa no fim das contas que a maior parte do dinheiro gasto pelos eua no petróleo deles volta para os cofres estadunidenses…

    o pais não se compromete para desenvolver e produzir tecnologia nacional como o Irão se esforça…seus investimentos nisso são pífios e sem expressão se comparados com países como o Irão, Turquia ou Paquistão…faz poucas décadas que os Iranianos se libertaram da colonização estadunidense, que se deu através do regime Mohammad Reza Pahlavi….e o pais neste tempo foi mantido no atraso/subdesenvolvimento e no clientelismo/submissão/subserviência aos eua..desta forma o pais tem um longo caminho para se recuperar…tem um longo trabalho para recuperar o tempo perdido…o que explica naturalmente seu progresso a paços engatinhados…

  9. Já aqui no Brasil o Osório da engesa se atreveu a disputar o mercado contra as empresas Américas aí todo mundo já sabe o que aconteceu,foi fechada na velocidade da luz pelo governo da época $$$$……hoje dependemos de decisão política da Alemanha pra saber se podemos comprar tanques para nos defender ….resumindo : e melhor um tanque ruim de fabricação própria do que o 7×1 até em material militar ……a democracia americana instalada aqui em 1964 não foi a toa….tudo e decidido pelas verdinhas $$$ yankes contra o povo brasileiro……….tem uns aqui que adora a coleira americana !!!!
    “Se é a vontade do povo brasileiro eu promoverei a Abertura Política no Brasil. Mas chegará um tempo que o povo sentirá saudade do Regime Militar. Pois muitos desses que lideram o fim do Regime não estão visando o bem do povo, mas sim seus próprios interesses.”
    General Ernesto Geisel

  10. Muitos malham o Irã por pura ignorância, preferem ser caixa de ressonância da grande mídia, a pensar por si mesmos, muitos inclusive nem sabem que existe no país uma grande comunidade judaica com representação no parlamento iraniano.

    O Irã possui um programa espacial promissor e autossuficiente, além de modestos sucessos na indústria de defesa como muitos aqui já falaram, mas o mais importante é que seus projetos se concretizam não são mero devaneios megalomaníacos como os que ocorrem no BRASIL !

    • “César Pereira
      14 de março de 2017 at 19:11”

      o voto em países como o Iran é facultativo …Qualquer cidadão com mais de 18 anos pode votar se quiser…Isso é ainda um tabu para as nossas mesas de votação regidas por políticos que se utilizam do velho voto de cabresto…Lá…Não há voto para colégios eleitorais que elegem delegados que votam por nós como há nos Estados Unidos….a “Democracia de 2 partidos”…os eua são pura e simplesmente uma Corporocracia…uma Plutocracia para ser mais exato…

      quem da as cartas lá são as grandes multinacionais/corporações do pais que patrocinam “republicanos e democratas”…são eles que estão por trás dos mais sangrentos e atrozes conflitos/distúrbios da atualidade…vide o caso da inteligência dos eua em esquema com o dono do eBay que financiaram a “oposição ucraniana”….aqui foram os irmãos Kochs através do movimento “Vem Pra Rua”…

      movimentos como este “Vem Pra Rua” organizados por organizações de fachada estrangeiras são nada mais do que novas Marchas Da Família Com Deus Pela Liberdade postas em ação….é assim que a inteligência dos eua atuam “nas sombras” para sabotar e derrubar governos indesejados…através de grupos/organizações de fachada criam Ongs e Movimentos subversivos para incitar e causar desestabilização…e assim criar um ambiente favorável a derrubado do governo alvo…

      Ou você tem uma estratégia própria ou então é parte da estratégia de alguém……..

  11. Acredito que antes de criticar de forma gratuita, devemos buscar informações e não apenas tecer críticas pelo simples fato do veiculo em questão ser produto Made in Iran.

    Desta forma, fresta evidente que o Karrar em momento algum pode ser comparado ao Armata, ou aos novos Abrahms, ou mesmo as versões mais modernas do Leopard, mas sem dúvida alguma implica num grande avanço da industria b´pelica iraniana, a qual esta sob embargo ocidental a mais de 20 anos.

    Pelo pouco que li o Karrar pode tanto ser uma cópia do T-90 russo, com modificações impostas pelo Irã, bem como pode ser uma produção conjunta russo iraniana, ja que o Irã esta sob embargos de armas.

    Os pontos fortes do Karrar e a incorporação de eletrônica avançada, uma torre remotamente controlada, blindagem reativa, estabilização do canhão de forma poder atirar em movimento, o ponto fraco segundo alguns analista e que o Karrar usa o mesmo conjunto motor do T-72 Shilden, o que importa em perda de mobilidade e autonomia, já que o Karrar e mais pesado que o T72 Shilden.

    Mas independente disso resta certo que o Irã vai fazendo a sua lição de casa, enquanto outros países descem ladeira abaixo.

  12. Não sei se é vero, más dizem que além deste blindado,
    o Iran está produzindo outro tipo de blindagem, fabricas de armamentos “blindadas”, no Líbano:
    _________

    “O Irã abriu fábricas de armas no Líbano para produzir armas para o Hezbollah, informou o jornal kuwaitiano Al Jarida, citando um comandante da Guarda Revolucionária do Irã. De acordo com o jornal, a decisão foi tomada após alegados ataques da Força Aérea Israelense sobre entregas de armas iranianas no Sudão, que se destinavam aos combatentes do Hamas e do Hezbollah.

    Como o comandante disse ao Al Jarida, um departamento especial foi criado em uma das universidades iranianas para treinar talentosos “especialistas” libaneses no campo da fabricação de mísseis e outras armas. Isso foi feito para permitir que produzissem armas na pátria libanesa, sem temer que os ataques aéreos israelenses possam destruir armas antes de serem entregues ao Hezbollah.

    Ao mesmo tempo, o canal Sky News, de língua árabe, também informou que o Corpo de Guardas Revolucionários Islâmicos do Irã (IRGC) criou fábricas de armas para o Hezbollah no Líbano.

    De acordo com o canal de TV, as fábricas foram colocadas a uma profundidade de 50 metros sob o solo para torná-las invulneráveis aos bombardeios.”

    “Como relataram os meios de comunicação, mísseis terra-terra com um alcance de até 500 quilômetros, mísseis anti-navio e torpedos para pequenas lanchas velozes, bem como outras armas são produzidas nessas empresas. Segundo se informa, os mísseis não são produzidos do início ao fim em uma única fábrica. Em vez disso, diferentes fábricas produzem várias partes dos mísseis e, em seguida, são colocadas juntas.”

    • Os Libaneses vão ter de arcar com o preço de permitir a presença do Hezbollah em seu território pois é inevitável não apenas que essas fábricas serão atacadas pela força aérea israelense como também esses “especialistas” serão caçados e mortos como ratos pelo Mossad.

    • Essas noticias devem ser falsas a começar pela fonte, o jornal kuwaitiano, Israel iria destruir o Líbano se isso fosse verdade. Essa dos mísseis terra-terra com um alcance de até 500 quilômetros então nem se fala !

      • Também tenho muitas dúvidas sobre a veracidade da noticia, porém se assim fosse, o certo e natural é que o Líbano tem o direito de desenvolver suas armas.

        O absurdo seria ter de enterrar as tais supostas fabricas a 50 m de profundidade, por causa de um vizinho armado, violento e fora da lei, que ambiciona as terras e águas meridionais do Líbano…

      • “O absurdo seria ter de enterrar as tais supostas fabricas a 50 m de profundidade, por causa de um vizinho armado, violento e fora da lei, que ambiciona as terras e águas meridionais do Líbano…”

        Antes de mais nada essas fábricas não pertencem ao Estado Libanês mas sim ao Hezbollah, que é um grupo terrorista ARMADO E FINANCIADO por um Estado claramente fascista e sim, fora da lei já que ameaça diuturnamente de aniquilação um país soberano…

        Dito isso, resta claro que as armas ali produzidas não se destinam a defesa territorial do Estado Libanês mas sim para que o aludido grupo terrorista trave uma guerra de procuração contra o Estado Judeu a mando dos seus patrões iranianos, disparando foguetes contra cidades e vilas situadas no Norte de Israel. E isso, aliada a incapacidade do governo libanês e da Nações Unidas em coibir as atividades desse grupo terrorista, é Casus belli a autoriza o Estado de Israel a tomar as medidas necessárias, em especial militares, necessárias a defender o seu território e o seu povo.

      • Falei alguma mentira? Mas há quem use determinadas falácias adjetivas a querer retirar do Estado de Israel o direito de se defender de grupos terroristas e Estados Fascistas…rs!

      • “Designa-se por falácia um raciocínio errado com aparência de verdadeiro”

        No seu caso, nem ‘aparência de verdadeiro’ tem…rsrs

      • Argumentar que é bom nada….

        Então o negócio é reproduzir falácias ” um raciocínio errado com aparência de verdadeiro” oriundos ora da esquerda ressentida, ora da extrema-direita furiosa, que em comum têm o antissemitismo..

  13. O problema é que pessoal de origem Israelenses adora menosprezar o Irã e fazer piada sobre armamento deles.Porém, Israel ameaço,ameaço atacar o Irã e não teve coragem para tal, pois Israel sabe que mexer com Irã é diferente mexer com países indefesos perante Israel.

    • BobSap,

      O Iraque de 1981 não devia nada ao Irã contemporâneo, sendo uma ameaça até maior em certos aspectos. E mesmo assim os israelenses não hesitaram em atacar Osirak…

      No que dependesse dos israelenses, já teriam levado a efeito ações para a paralisação dos programas iranianos… Ocorre que não são os únicos “jogadores” naquele complexo cenário…

      A política obamista de reaproximação com o Irã certamente jogou água fria em muitas das pretensões de Israel.

  14. “O Iraque de 1981 não devia nada ao Irã contemporâneo, sendo uma ameaça até maior em certos aspectos”

    _RR_,
    você se ilude, em muitos aspectos…

1 Trackback / Pingback

  1. Irã apresenta novo MBT ‘Karrar’ | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.