“A CIA perdeu o controle do seu arsenal de armas cibernéticas” – Assange

Primeiro vaza, depois bate. O fundador do Wikileaks, Julian Assange, aproveitou o sucesso alcançado pela publicação dos supostos métodos de hacking da CIA para atacar o serviço de inteligência norte-americano e zombar de sua “incompetência devastadora e histórica”.

Assange, em entrevista pela Internet na Embaixada do Equador em Londres, onde vive refugiado desde 2012, atacou a agência por ter criado ferramentas para controlar telefones, computadores e televisores conectados à Internet e depois ter deixado que fossem roubadas. “A CIA perdeu o controle do seu arsenal de armas cibernéticas, que agora pode estar nas mãos de qualquer um”, disse.

O programa vazado, sempre de acordo com a versão de Assange, contém dados de 2013 a 2016 e inclui a artilharia tecnologia desenvolvida pelos serviços secretos para se infiltrar através da Internet em todo tipo de aparelhos domésticos, transformando-os em servidores, inclusive com escutas. Os pontos vulneráveis do iPhone da Apple, do Android do Google, do Windows da Microsoft e dos televisores da Samsung foram detectados e aproveitados com essa finalidade.

Num gesto estranho para um hacker que nunca hesitou em tornar pública uma informação secreta, Assange explicou que em sua organização foram discutidas as implicações de vazar essa tecnologia e que finalmente decidiram fazê-lo apenas parcialmente, evitando divulgar algumas das armas cibernéticas mais perigosas e se oferecendo para ajudar as grandes empresas afetadas, entre elas Google, Microsoft e Apple.

“É o maior arsenal de vírus cavalo de Tróia do mundo. Pode atacar quase todos os sistemas. Eles não o protegeram, o perderam e tentaram esconder isso. Por que a CIA não agiu mais rapidamente com a Apple e a Microsoft? Por que não ofereceu as ferramentas para que pudéssemos nos proteger?”, denunciou Assange.

Os especialistas que examinaram o vazamento há poucos dias indicaram que, além do palavreado do Wikileaks, seu conteúdo corresponde a dados de segunda ordem, alguns muito antigos e outros relacionados com conhecidas fragilidades dos sistemas e até mesmo já solucionadas. Não seriam, de acordo com o The New York Times, documentos classificados como ultrassecretos, ou de nova tecnologia, mas de um arsenal conhecido entre acadêmicos e especialistas em segurança.

Em todo caso, os 8.761 arquivos divulgados pelo Wikileaks (7.818 páginas web e 943 documentos anexos) atingiram fortemente a CIA. Num momento de enorme tensão pelo escândalo da espionagem russa, foi exposta uma falha preocupante num dos centros mais sensíveis da segurança norte-americana.

Embora a agência tenha se recusado a confirmar ou desmentir a origem do material, o vazamento é atribuído, segundo fontes próximas da investigação, a pessoas próximas à CIA. Não seria uma potência estrangeira, mas um empreiteiro ou um especialista externo. “O arquivo parece ter circulado de forma não autorizada entre ex-hackers e fornecedores do Governo, um dos quais forneceu fragmentos ao Wikileaks”, disse a organização de Assange. Na busca de um suspeito, o FBI abriu uma investigação na qual se espera que centenas de possíveis envolvidos prestem depoimento.

Ao ser interrogado pelas críticas de Assange, o porta-voz da Casa Branca, Sean Spicer, fez questão de dizer que o fundador de Wikileaks “minou a segurança nacional” e lembrou que os sistemas da CIA “estão obsoletos e devem ser atualizados”.

JAN MARTÍNEZ AHRENS

Foto: AP – Julian Assange

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: El País

12 Comentários

  1. Exagerando um pouco, se o The New York Times disse que não é assim tão importante, é porque deve ter importância, sim.
    O governo do Obama é responsável pelo maior caso de espionagem da história, em volume the dados e pessoas atingidas, portanto, isso não deve ser tratado assim como se não fosse importante.

  2. Duas coisas que Assenge conseguiu até agora.
    1-Implementar o plano da primavera árabe alegadamente criado pela CIA para “dominar” o “mundo árabe”,
    2- Se Refugiar em Londres no principal aliado americano e coautor da primavera Árabe…

    • rsrsrsrsrsssss. E tem gente que acha ele um heroi; entre informados e desinformações, a verdade é inquietante. 🙂

  3. Bom senhor E.M.Pinto não sei como o senhor tem está informação , ? sobre Assange criar a primavera Árabe , mas ate onde li quem criou a primavera árabe e o movimento daqueles países foi a CIA com apoio do governo americano .

    Para quem tiver interesse obtive a informação por este livro

    A SEGUNDA GUERRA FRIA

    GEOPOLÍTICA E DIMENSÃO ESTRATÉGICA DOS ESTADOS UNIDOS

    Das rebeliões na Eurásia a Africa do Norte e ao Oriente Médio

    Ano – 2013 1- edição

    Editora – Civilização Brasileira

    Autor Luiz Alberto Moniz Bandeira

    A intenção aqui não é competir com sua opinião , apenas uma indicação de livro

    • A CIA usando redes sociais foi quem criou a primavera Arabe Usando a internet como plataforma de sabotar interesses.

  4. Mais caro Assangetudo não passa de desesperada esquizofrenia depois de por decadas desde o fim dos anos 90 ficarem sistematicamente tendo redes e satelites invadidos e jameados como se fosse um brincadeira e so apartir de 2013 começarem oficialmente a acusarem diretamente a China.
    Lembram quando fizeram então um recallna net onde diversos servidores ficaram fora do ar !
    Chegaram ate ao cumulo de informar ao governo Brasileiro de que um ET estava vivendo disfarçado no Brasil como Brasileiro kkkk vai ver sou eu kkkk porque ja cansaram de invadir meus e-mails e chegaram ate a destruir duas maquinas minhas pra me tirar do ar ate que o FX2 fosse decidido.
    Meu caro Assange eles mesmos acabaram me ensinando a me defender por tudo o que me introduziram.
    Renha uma certeza,tudo vai muito mais alem do que voce imagina.
    Putin ao acolher Snowden certamente teve acesso aos segredos cibernéticos em poder dele que declarou que nem tudo pode ser de conhecimento publico. Capiche !

    • Quer dizer que a CIA estava preocupada com suas sandices? tinha que ser num governo democrata mesmo pra isso acontecer. rsrsrsrsrsrssssss. que vc é um et eu não tenho dúvidas, agora, que tenha alguma relevancia além de marmitar, essa eu duvido. é, a CIA não é mais a mesma dos anos 60. devem estar fazendo programas sociais agora. pra nós vermos como a influencia progressista já se instalou na America pra valer. rsrsrsrsrrrsssss. uma dica: pare de frequentar sites pornograficos que suas máquinas param de entupir de virus. 🙂

  5. Todo grandão fortão acaba se transformando em cagão por tudo criado e causado.
    Nem todo arsenal,tecnologias e avanços é capaz de dar-lhe a sensação de segurança necessaria.
    Fica esquizofrenico e morre me medo de um cartucho de 22 azinabrado e envelhecido.
    Sindrome do covarde e oprimir a tudo e a todos é a unica saida covarde.

1 Trackback / Pingback

  1. “A CIA perdeu o controle do seu arsenal de armas cibernéticas” – Assange | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.