Alunos do curso de Defesa NBQR visitam central nuclear

Alunos em frente às usinas de Angra I e II

No dia 2 de março, os alunos do Curso Especial de Defesa Nuclear Biológica Química e Radiológica (NBQR) realizaram uma visita à Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto, em Angra dos Reis (RJ), com o propósito de conhecer as instalações das usinas nucleares de Angra I e Angra II e a infraestrutura do complexo.

Capaz de construir e operar usinas termonucleares, a empresa Eletrobras Eletronuclear conta com duas unidades em funcionamento (Angra I e Angra II) e outra em construção (Angra III), situadas no município de Angra dos Reis (RJ). Os geradores das usinas Angra I (640 Megawatts) e Angra II (1.350 Megawatts), a partir de seus respectivos reatores nucleares de água pressurizada (PWR), produzem aproximadamente 3% de toda a energia elétrica consumida no Brasil. Este percentual será ainda mais expressivo quando a usina Angra III (1.405 Megawatts) estiver concluída.

Visita ao Simulador da Sala de controle de Angra I

O Curso Especial de Defesa NBQR teve início no dia 23 de janeiro e tem como objetivo preparar oficiais e praças da Marinha do Brasil e de outras Forças Armadas e Auxiliares, bem como de países estrangeiros, para o exercício de funções relacionadas à defesa nuclear, biológica, química e radiológica. A primeira turma, composta por 34 alunos, sendo quatro oficiais (uma oficial do Exército Brasileiro) e 30 praças, realizará o curso até o dia 24 de março. Durante o período, eles participarão de aulas e exercícios práticos.

Visita às instalações da Central Nuclear Almirante Álvaro Alberto

Ao final do curso, os alunos estarão habilitados a organizar e gerenciar uma área na qual tenha ocorrido algum sinistro envolvendo agentes NBQR e realizar tarefas de reconhecimento, detecção e identificação de agentes NBQR. Além disso, eles estarão aptos a realizar coleta de amostras diversas (solo, água, ar) para posterior análise, montar e operar um posto de descontaminação total e, por fim, atuar diretamente em equipes de intervenção, realizando os procedimentos previstos.

Fonte: MB