Soldados chineses entraram no Afeganistão

Diversas mídias internacionais tem relatado a incursão de tropas chinesas no Afeganistão,  o Military Times chegou a disponibilizar um mapa das operações militares em conjunto nas regiões fronteiriças, que segundo a mídia, fazem parte de um acordo entre os países.

Estas incursões são próximas as regiões onde a OTAN mantém seus efetivos na eterna guerra contra o Talibã em solo Afegão.

Há imagens sobre o s veículos chineses patrulhando a região fronteiriça no lado afegão e inclusive, de tropas e hardware mais pesado como brigadas mecanizadas e veículos blindados que alegadamente compõe a força chinesa naquela área.

Segundo o Polite life site russo de informações, cerca de 4 mil Soldados chineses entraram no Afeganistão e realizaram operações em terreno, a informação foi dada segundo o site pelo próprio Pentágono.
De acordo com os militares dos EUA, o PLA está participando de operações contra os grupos armados ilegais no Afeganistão norte-oriental, juntamente com os soldados do Exército Afegão. As operações são alegadamente efetuadas ao longo do trecho de 60 quilômetros da fronteira comum entre os dois países.

O Polite relata que de acordo com o especialista em estratégias e tecnologias, Vasily Kashin, as forças especiais do PLA começou a conduzir as operações militares limitadas no chamado Corredor Wakhan desde os anos  2012 e 2013. Os chineses estão engajados na localização e destruição de integrantes do Movimento Islâmico do Turquestão Oriental, e outros grupos semelhantes.

Porém, Kashin ressalta que aparentemente em 2017 as operações são destinadas a outros objetivos onde começou-se a fazer patrulhas regulares, como parte de um mecanismo de segurança comum, que eles estabeleceram com o Tajiquistão, Afeganistão e Paquistão.

Fonte: Polite life

10 Comentários

  1. O objetivo chinês é claramente perseguir os terroristas de extrema direita que tentam implantar um estado islamico no noroeste da China. Os islamitas devem estar usando o Afeganistão como um santuário para treinar e doutrinar seus combatentes. Ações militares da China serao inevitaveis em um futuro breve. Eles ja cresceram demais e para expandir e manter o que tem deverao espremer seus vizinhos.

    • É mesmo?

      Extrema direita islâmico combatendo extrema direita da OTAN?

      Pirou?

      E os chineses adquiriram o direito de espremer os vizinhos?

      No seu bairro é assim também?

      Chamem a ambulância do hospício!

      • Extrema direita islâmico sao da Direita , formada pelo EUA OTAN da Direita . os 3 fazem festa , ainda os ad Direita da Grã-Bretanha e da Franca participam na festa da Direita. com ISIS etc….

  2. Já há muito tempo se fala a respeito de uma agenda dos EUA para o Afeganistão que transcende em muito aos interesses de [ combate ao terrorismo / reserva de mercado ] no Afeganistão.
    .
    Uma coisa que não discuto, é a capacidade de planejamento dos governos dos EUA no que diz respeito a seus interesses no mundo, contudo, já foram melhores nisso, mas, continuam acima da media mundial, por enquanto.
    .
    O que se especula já há bastante tempo, é que os EUA, não tem de fato, interesse na estabilização do quadro governamental no Afeganistão.
    .
    O “desgaste” proporcionado por um governo fraco justificaria a manutenção de uma força militar Estrangeira/Ocidental em terras afegãs.
    .
    O objetivo é que, quando houver conveniência, e isso passa por um governo “fechado” e “confiável”, no que tange aos interesses do Ocidente/EUA na região, propor e assinar um contrato que permitiria o estabelecimento em território afegão, de – algumas bases militares – praticamente em caráter “definitivo”, sendo uma destas, se não a maior, uma das maiores bases militares dos EUA em território estrangeiro.
    .
    O alvo estratégico tem por objetivo, proporcionar vigilância/contenção à China antes de tudo, e também, ao Irã e a Rússia.
    .
    A pergunta que me assedia nesse momento é: Este maior envolvimento militar chinês no Afeganistão, seria devido ao fato de que o governo da China entendeu que se não mover-se em direção ao Afeganistão, estará facilitando as coisas para os EUA?
    .
    Para quem gosta de geopolítica, é sempre bastante interessante ter uma “pedra” como a China neste “tabuleiro” chamado Afeganistão.
    .
    Saudações,
    .
    Konner

  3. Este “Corredor Wakhan” é um lugar incrível,
    uma passagem com quase 300 km entre altas cadeias de montanhas, que conecta o Afeganistão com a China, justo em uma região chinesa problemática em relação ao terrorismo islâmico.

    No Afeganistão de hoje, os Talibãs que já foram os “mocinhos”, chamados de “guerreiros da liberdade” durante a presidência de Ronald Reagan, são hoje vistos como inimigos por Washington, já não são uma ferramenta útil…Eles lutam atualmente contra o “Estado Islâmico”, que se infiltrou no Afeganistão.

    Ao contrário do Talibã, o EI está associado com o radicais uigures dentro da China.

    E como os talibãs são inimigos do EI e não promovem terrorismo dentro da China, as autoridades chinesas estabeleceram contatos e conversações, praticamente oficiais, com as lideranças talibãs, com viagens de delegações Talibãs à Pequim.

    Isto faz sentido, porque os Talibãs, após 15 anos de invasão estadunidense, dominam mais da metade do território afegão, um governo de fato…

    • estão recrutando seu grupo de mercenários como os estadunidenses….pois os estadunidenses a todo custo tentam infiltrar seus teleguiados para levar o terrorismo e a desestabilização a seu território… para disseminar o separatismo em determinadas regiões do pais…e o Afeganistão é a porta de entrada/ponte de acesso para estas incursões…..é por onde eles infiltram e aparelham seus “radicais uigures”…é por onde eles tentam plantar a “sementinha do mal” na China…dai o motivo das aproximações com os Talibãs…em breve o Afeganistão será palco de uma guerra entre estas facções….será palco de mais uma guerra por procuração promovida por potencias corsarias…

  4. Ótimas análises, senhores!

    Posso acrescentar o tráfico de ópio das plantações de papoula de lá?

    Não é de hoje que os serviços secretos utilizam tráfico de drogas e de armas como instrumentos de financiamento próprio e de desestablilização de nações.

  5. Minha humilde opinião, a China esta na fronteira do Afeganistão para se fazer presente onde os EUA tem interesses, e mais esta treinando suas tropas que atualmente não tem experiência em combate moderno para futuras disputas com os yankes

  6. Onde falha a falacia Americana a China se estabelece em sua area de atuação.
    Primeiro foi com o Paquistão e agora o Afeganistão.
    Na defesa do interesse a melhor estrategia é mesmo contato com forças locais estabelecendo parcerias.

1 Trackback / Pingback

  1. Soldados chineses entraram no Afeganistão | DFNS.net em Português

Comentários não permitidos.