Bell Helicopter apresenta propostas de seus helicópteros AH-1Z e UH-1Y Venom para a Austrália

A Bell Helicopter e BAE Systems Australia estão oferecendo a Austrália sua última versão do helicóptero de ataque “Cobra”, o AH-1Z Viper e ainda o helicóptero de transporte UH-1Y Venom, apostando na comunalidade de componentes entre as duas aeronaves e suas capacidades comprovadas em serviço com o US Marine Corps.

A Austrália esta iniciando os estudos em busca de um substituto ou realizar um programa de atualização dos seus Airbus Helicopters  Tiger ARH (Armed Reconnaissance Helicopter) de reconhecimento armado e ataque. Diante desta oportunidade, o vice-presidente de Desenvolvimento de Negócios Militares Globais da Bell, Keith Flail, esteve comentando hoje (2) no Avalon Airshow, que a empresa discutiu com o Departamento Australiano de Defesa sobre a proposta de oferta de suas aeronaves de ataque AH-1Z como potencial substituto para seus “Tiger ARH”, e completa a oferta oferecendo o UH-1Y como uma solução para suas forças de operações especiais.

Tiger ARH (Armed Reconnaissance Helicopter)

Tivemos discussões com o Departamento de Defesa, que afirmou que vai atualizar ou substituir seus” Tiger”. Nós oferecemos o AH-1Z Viper, podendo entregar 22 helicópteros até 2025 se eles optarem pela substituição de seus “Tiger”. Nós também estamos oferecendo o UH-1Y para suas forças especiais, com 15 aeronaves sendo a exigência “.

Steve Drury, da BAE, e Lisa Atherton, da Bell Helicopter, após a assinatura do contrato de cooperação no Singapore Airshow 2016

A Bell apresentou pela primeira vez o seu AH-1Z como um potencial substituto para o Tiger ARH no Avalon Airshow em 2015. Sendo uma aeronave concebida para o emprego naval, o AH-1Z não exigiria mais melhorias para operar a partir dos dois LHDs australianos. A Austrália deve tomar uma decisão durante a 3ª Fase do programa AIR 87 Tiger ARH, que vem analisando as possibilidades sobre a  atualização dos seus Tiger ou optar pela aquisição de uma  nova plataforma para operar a partir dos seus LHDs EMAS “Camberra e EMAS “Adelaide” .

[embedyt] http://www.youtube.com/watch?v=tpIMk2hfkm4[/embedyt]

A Bell Helicopter tem sublinhado o fato do AH-1Z ser projetado desde o início para ser resistente à corrosão, criado exatamente para operar no exigente ambiente naval, contando com os mesmos motores que equipam o MG-60R operados pela Royal Australian Navy, as pás do rotor principal são dobráveis para facilitar sua acomodação a bordo.


Com Informações de IHS Jane’s

16 Comentários

    • Foram oferecidos ao Brasil, estando incluído inclusive no short list. Mais segundo li em vários outros meios, a preferência seria pelo Mangusta italiano, mais na configuração usada pelos turcos. Durante a BIC aqui em Brasília, conversei com o pessoal da AEL e eles afirmaram que o mesmo usado no Gripen, poderia ser usado em um helicóptero de ataque, o que se pode entender que a opção brasileira será um por helicóptero que possa ser montado aqui.

    • O modelo AH 1Z VIPER é somente o último e mais moderno helicóptero da família Cobra é o UH 1Y VERNOM é o mais avançado helicóptero de apoio. NÃO TEM NADA DE LIXO OU SUCATA ALI. Procure se informar mais antes de criticar.

      • Esquece cara, para esse ai se não for Russo não presta, qualquer abertura de concorrência para qualquer produto nas forças armadas brasileiras pode ter certeza que ele vai vim com uma solução russa, parece até que ele trabalha no departamento de marketing da rosoboronexport. Quanto a matéria, acredito que se o exército Australiano resolver trocar mesmo de helicóptero de ataque ao invés de fazer upgrade no tiger, creio que eles irão de apache e não de bell

    • kkkkkkkkkkk. Mandem logo algumas centenas dessas “SUCATAS” para nós, DE GRAÇA, porque nem isso temos. 🙂

      • Concordo plenamente contigo.
        Én uma vergonha o número baixo de helicópteros, e seja usado ou não -verdade precisamos nos armar.
        Não será sempre que conseguiremos comprar helicópteros e aviões de ponta, e falo que as # FFAA necessitam de meios seja de ataque e/ou transporte.

      • Infelizmente, no país das jabuticabas vermelhas, se não rolar um pixuleco pros partidos dos “S” não cola.

    • Ambos os aparelhos (UH-1Y e AH-1Z) são as últimas versões desses aparelhos e enquanto você profere suas asneiras estão operando dos LHD/LHA da US Navy em proveito do US Marines…..

Comentários não permitidos.