NAVDEX 2017: Austal revelou um novo conceito de navio HSSV esticado e armado para executar diversos tipos de missão

A Austal, o construtor naval australiano, anunciou no seu portfólio o conceito de um HSSV que inclui uma variante de 113 metros exibido pela primeira vez na NAVDEX 2017.

 A empresa trouxe para a feira um conceito de navio configurável para várias opções de apoio de aviação de forças conjuntas e outras missões, tais como busca e salvamento, ajuda humanitária e socorro em casos de desastre. O modelo exibia configurações de mísseis de ataque naval, sistemas RIM para defesa antiaérea e canhões de defesa de ponto, todos claro, conceitos.

O modelo exposto, projeta um catamarã totalmente de alumínio e de alta velocidade de calado baixo, permite o desdobramento rápido e efetivo de centenas de tropas e equipamentos, além de propiciarem a operação de helicópteros leves, médios e pesados tais como os CH-47 Chinook e V-22 Osprey.

O conceito de arquitetura aberta permitem que a plataforma de projeto eficiente do HSSV ofereça mais flexibilidade e a oportunidade de integrar pacotes multi-missão, como guerra anti minas, levantamento hidrográfico /pesquisa e operações de forças especiais, todos configuráveis ao gosto do cliente.

 Ao anunciar o mais recente e maior modelo do projetista e construtor australiano, David Singleton, CEO da empresa australiana  afirmou que o HSSV é uma solução inovadora e que está redefinindo a capacidade de transporte marítimo e proporcionando oportunidades para uma flexibilidade ainda maior de multi-missões.

Reconhecido como o líder global da indústria em embarcações de apoio de alta velocidade, a Austal entregou sete navios expedicionários de 103 metros para a Marinha dos EUA desde 2008 e vai entregar ainda  mais cinco até 2021. Além disso, a Austal entregou dois navios de 72 metros à Royal Omã Navy, assim como,  projetou, construiu e fretou o WestPac Express, uma embarcação de 101 metros para o Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA nos últimos 15 anos o qual alcançou 99% de disponibilidade ao longo do serviço.

 Atualmente, atuando como a plataforma de transporte rápido expedicionário de 103 metros da Marinha dos Estados Unidos, a embarcação projetada e construída pela Austal já opera com a 5ª frota dos EUA no Oriente Médio.

Desde a sua chegada, estes navios exibem as excepcionais capacidades de transporte marítimo prometidas e suportam uma ampla gama de operações logísticas navais que podem ser personalizadas para aumentar ainda mais a flexibilidade da missão.Com base na entrega no prazo e no orçamento de duas embarcações de apoio de alta velocidade (HSSV) de 72 metros para a Royal Navy of Oman (RNO) em 2016.

contato@planobrazil.com

1 Comentário

  1. -Esse modelo cairia que nem uma luva para MB, ao invés de sonhar com um porta-helicóptero medindo 210metros. Dá quase que praticamente construir ou encomendar 2 destes no lugar daquele.
    Um sonho que seria possível torná-lo real, face a penúria financeira da MB, além do que – cada um seria destinado para uma das esquadra. A 1ª ao Sul-Sudeste, e a 2ª Esquadra Norte-Nordeste .

Comentários não permitidos.