IDEX-2017: China Shipbuilding Trading Corporation revela um novo conceito de fragata trimarã

Durante a IDEX-2017  que se realiza em Abu Dhabi, a China Shipbuilding Trading Corporation (CSSC) revelou um novo conceito de fragata casco trimarã e afirmou que um modelo está em construção para a Marinha do Exército Popular de Libertação da China (PLAN).

As especificações fornecidas pela CSSC para o de navio de combate de litoral, é que seu deslocamento é de   2450 toneladas, tem um comprimento de 142 m, boca de 32,6 m, uma velocidade de cruzeiro de 25 nós podendo atingir  35 nós em regimes especiais e ainda, possui  autonomia de 30 dias. O navio foi desenvolvido para operar uma tripulação de cerca de 100 pessoas.

Funcionários do CSSC disseram que o navio usa motores diesel que alimentam um “sistema de propulsão elétrica” que, por sua vez, aciona três waterjets e que o navio não tem um sistema de propulsão secundário à hélice.

Embora seja mais leve do que a fragata chinesa Tipo 054A, o trimarã carrega um armamento similar, um canhão de   76 mm, tubos de lançamento vertical para 16 ou 32 mísseis, oito lançadores de mísseis anti-navio, dois sistemas de armas para defesa de ponto e ainda possui espaço de hangar para dois helicópteros do modelo Z9EC .

A CSSC também revelou um conceito para um derivado do navio que ainda não tem clientes mas que é igualmente trimarã só que  mais encurtado e de 700 toneladas o qual teria a função de  embarcação de ataque rápida.  O navio teria como armamento o mesmo canhão  76 mm e quatro lançadores de mísseis anti-navio.

 

6 Comentários

  1. No texto, onde se cita “resistência de 30 dias”, vamos entender que é um problema de tradução, na verdade está se referindo a autonomia do navio, de 30 dias, que é o espaço de tempo que um navio de guerra pode permanecer no mar sem se reabastecer, termo em inglês é “endurance”.
    Onde se cita ” aciona tres jatos de bomba”, vamos entender que o navio tem propulsão a hidrojato, e que o termo original do texto em ingles se refere a “3 pump jets” , e que o navio não terá sistema de propulsão secundária a hélice.

      • Jakson,

        Digo que é similar por conta de certas diferenças que parecem existir.

        Se esse design da maquete é definitivo, então claramente esse navio chinês não tem hangar, o que denota objetivos algo diferentes do navio americano ( que tem o propósito de mostrar bandeira longe de casa ).

        O LSC americano tem sob seu deck de voo uma baia de carga que pode comportar até um pequeno grupo de assalto, dotado de Humvee ou mesmo veículos Stryker…

        Já o chinês, por outro lado, parece destinado a missões em águas próximas, muito mais similar as corvetas Type 56.

Comentários não permitidos.