Exército investiga militares suspeitos de cobrar propina no Espírito Santo

Corporação se recusou a divulgar a quantidade de militares investigados. Na nota, Exército diz que “não admite condutas que afrontem seus valores”.

O Exército Brasileiro abriu procedimento administrativo para investigar denúncia de que militares teriam cobrado propina para liberar um motorista que foi abordado em um blitz e estava com documento vencido, no Espírito Santo.

A investigação será feita pelo Comando do 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado. O Exército se recusou a divulgar a quantidade de militares investigados, se eles estão presos e quais as suas patentes.

“Com a finalidade de apurar as circunstâncias em torno dos fatos citados, envolvendo militares da Força-Tarefa Conjunta Capixaba, foi instaurado um procedimento administrativo, pelo Comando do 15º Regimento de Cavalaria Mecanizado, com sede no Rio de Janeiro/RJ, respeitados os princípios do contraditório e da ampla defesa”, informou nota divulgada pela Força-Tarefa.

Na nota, o Exército afirma que “não admite condutas que afrontem seus valores e princípios, sustentáculos da nossa Força. Reafirmamos o compromisso com a sociedade brasileira em atuar com ética, transparência, dentro da legalidade e com tropas sempre preparadas para cumprir as suas missões”.

Operação Capixaba
As Forças Armadas estão no Espírito Santo com 3.454 militares da Marinha, do Exército e da Aeronáutica, além de integrantes da Força Nacional de Segurança Pública (FNSP). Eles ficam no estado até que a Polícia Militar volte ao trabalho definitivamente.

Fonte: G1

16 Comentários

  1. Se, realmente aconteceu uma conduta imoral (corrupção) é um sinal de alerta para o alto comando do exército, eles já deveriam estar preparados para punir exemplarmente esses atos reprováveis dentro da tropa; e também já esta ficando redundante nas mídias o alerta quanto ao uso de tropas militares na segurança pública, não é, e nem deve ser o seu lugar das FFAA. Pessoalmente acho que as FFAA não devem fazer a segurança de fronteiras, pois aproxima, coloca em contato os militares com traficantes, contrabandistas de toda ordem e, portanto pode fragilizar moralmente, através da corrupção a tropa, as FFAA são o último recurso moral, institucional e bélico que o Estado deve usar para defender o País internamente, quando outras instituições falharam.
    Nós necessitamos urgentemente de uma Gendarmeria Nacional ao modelo da existente na Argentina para guarnecer nossas fronteiras terrestres, só para ter uma ideia na Argentina eles tem em torno de 15 mil homens para proteger suas fronteiras terrestres e uma Prefectura Naval com aproximadamente 5 mil homens para guarnecer a faixa litorânea e águas internas (rios, grandes lagos, etc…).

    • Larri Goncalves creio que vc e jovem, pelo menos uma geracao mais jovem do que eu, mas posso lhe garantir que corrupcao entre os milicos nao e novidade, sempre existiu, pelo menos existia na decada de 1960, quando tive oportunidade de presenciar. Na epoca existia no Ministerio do Exercito as Comissoes de Estrada de Rodagem, creio que havia 4 ou 5, se a memoria nao me falha. Eram Unidade Militar de Engenharia, que estava construindo rodovias federais em diversas partes do Brasil. Nem todos os milicos eram corruptos, ponho a mao no fogo, e guardo na memoria o nome de alguns oficiais que morro sentindo respeito por eles pela honestidade, mas outros, oficiais, sargentos, eram realmente corruptos. Para comprar viaturas, caminhoes, exigiam propinas. Fornecedores de outras mercadorias, tinham que pagar propinas. Lembro de um Major, carioca, que foi transferido para essa CER , porque segundo ele mesmo diizia, ele era muito corrupto, que dizia em tom de brincadeira, quando o assunto corrupcao estava sendo comentado, que o lugar mais seguro para vender bebidas, cigarros, roupas fabricadas no exterior e contrabandeada para o Brasil, via Manaus, ou Paraguai. era dentro do predio do Ministerio do Exercito. Propina, suborno, corrupcao sempre existiu, seja entre os militares, os membros do judiciario, da policia, entre os politicos ou entre o funcionario publico.

  2. A corrupção, esse assunto é conversado dentro do quartel. As armadilhas quê vão acontecer antes e durante a operação.Mas tem sempre um, ou outro miolo mole quê cai nesse conto, de aceitar propina.As vezes oferecida, por saber quê o soldado faz parte e vem de uma sociedade, onde os desvios, de conduta acontecem todo dia.Quê sirva de exemplo, para os outros militares.O serviço da força tarefa, é primordial para quê se refaça a ordem.

  3. No México o narcotráfico arrastou até as forças armadas para dentro do fosso negro que se tornou o Pais. Quando você tem que usar as FA para fazer trabalho de policia é porque a barca já esta virando, e o pior é que alguns imbecis aplaudem esse tipo de ação achando que tudo vai se resolver sendo que as coisas tendem a piorar com o passar do tempo. O fato é que nossas policias são muito mal preparadas, mal remuneradas e mal gerenciadas.
    Alguém lembra do caso da Caso Eloá em Santo André, em que a policia fez o favor de devolver Nayara Rodrigues para o sequestrador ? Ou do policial Rambo ? E tem gente que ainda enaltece essa estrutura policial nossa, é policia de quarto mundo.

    Sds

    • Meu caro Muttley, sua arenga ideológica muito mal disfarçada não vai, como de costume, a lugar nenhum. Você cita duas ocorrências havidas no Estado de São Paulo mas quanto à primeira é razoável supor que a Polícia Militar do Estado tenha aprendido bastante com os erros cometidos. E quanto ao Policial Rambo, esse tipo de conduta ocorre em todos os Estados, inclusive aqueles (des)governandos pelo ParTido como é o caso de Ceará ( 2º Estado mais violento do país) e Bahia ( 9º Estado mais violento do Brasil).

      Ps: Como vai o seu tio imaginário?

      • Sr S-88 grato pelo comentário
        .
        São os mais sinceros votos que Ela (PM) tenha aprendido algo com o evento citado, e convenhamos que era a elite da policia no local. Imagino que devem ter experimentado um aprendizado extremo já que nem a altura correta de uma escada conseguiram mensurar. E como disse não faltam pessoas para enaltecer a tal estrutura (que é a mesma no Brasil inteiro), inclusive o Pai da menina falecida no evento, um ex policial lá de Alagoas. Graças a TV Ele foi reconhecido, já que estava foragido por praticar as mesma atividades que Rambo.
        Quanto ao meu tio “imaginário” não vai muito bem, esta passando por exames no coração essa semana (o cigarro cobra seu preço), mas fico agradecido por perguntar por Ele. Por sinal sempre que vejo um comentário seu, me vem a frase dita “infelizmente Cláudio Lembo tem razão”.
        * O Sr apareceu de volta apenas para responder meu comentário que lhe causou algum desconforto? Ou foi o resultado das ultimas (nunca confiáveis) pesquisas eleitorais.
        ** “sua arenga ideológica muito mal disfarçada”. Se defender uma reestruturação na policia para que Ela fique nos moldes de algo como existe no Canada ou até nos EUA tem que ser taxado de comuna, então Eu sou comunista sim.

        Sds.

      • Meu caro Muttley o resultado das últimas pesquisas eleitorais não me preocupa afinal o analfabetismo político do brasileiro é previsível.

        Agora, o que me alegra mesmo é saber que não existe nada além do Apedeuta no ParTido. Passaram 13 longos anos no poder e foram incapazes de formar novas lideranças. As lideranças tradicionais salvo o caudilho populista estão presas ou tiveram de afastar da política. E as promessas de novas lideranças se afundaram na própria incompetência como é o caso do ex-prefeito de SP, destroçado que foi nas últimas eleições. E cabe lembrar que o atual prefeito da cidade goza de 75% de aprovação.

        Da mesma forma o panorama no restante da esquerda é desanimador! Ciro Gomes é apenas um histriônico protótipo mal acabado de tiranete bolivariano e Roberto Requião apenas um fanfarrão nepotista motivo de piada (como esquecer da sua tropa de “30 senadores pela legalidade”?..rs!). A única liderança que as esquerdas estão construindo hoje em dia é Flávio Dino, que vem fazendo um excelente governo no Maranhão.

        Por fim, quanto à frase do seu tio imaginário, daqui a pouco será a única coisa que restará a você. Quem sabe você não pega ela e faz companhia para algum vidente que diz que “O fim está próximo”..rs!

      • “S-88
        21 de fevereiro de 2017 at 15:13”

        Lula foi um grande filho do Brasil…erradicou a pobreza extrema e tirou da lama as forças armadas que se encontrava no fundo do poço …completamente sabotada e desmantelada pelo governo do maconheiro vagabundo fhc…seu único objetivo nas forças armadas foi instaurar o clientelismo e manter propositadamente a nossa defesa em estado de sucatiamento e abandono em cumplicidade com interesses estrangeiros…que é manter nossas instituições e defesas fracas mas trazendo bons lucros a sua indústria de armas e corporações …. é exatamente o que está sendo reinstaurado hoje de forma cínica, cara de pau e escrachada por este atual governo golpista…o governo Lula foi o governo presidencialista que mais investiu e deu atenção a defesa e as forças armadas até hoje…tirou do papel programas estratégicos como o Prosub..que se dependesse dos governos anteriores jamais
        teria sido iniciado…pois foram governos corruptos que em troca milhões de dólares em propinas e doações para suas campanhas entregaram a soberania e a correia do pais para alienígenas…que em troca de malas de propina transformaram o pais em reserva de mercado de estrangeiros…se tivessem provas ja tinham prendido o Rei Lula..mas os golpistas não tem…não encontram…melhor presidente da história do Brasil..que tirou o Brasil e os Brasileiros do buraco e da miséria depois de 17 anos de desgoverno do PMDB, PSDB E DEM JUNTOS…essas mesmas quadrilhas golpistas que desgovernam o Brasil agora..esses mesmos três partidos que tem o ranking dos partidos mais corruptos…o Lula passou o pib de 600 bilhôes por ano do governo dessas 3 quadrilhas para 2,480 trilhôes por ano…não é atoa que o Fhc teve 27% de aprovação e o Lula 87,3% de aprovação..falar mal do Lula e facil o dificio e mostrar que existiu presidente melhor que o Lula ….VIVA
        AO FILHO DO BRASIL…

        E vc mostre respeito e compostura ….é senhor Lula…ENTENDEU!

      • “Nereu
        21 de fevereiro de 2017 at 23:37

        Flávio Dino é muito bom mesmo tirolesa Juiz de primeira linha , já o moreco talvez de sétima categoria, não é mesmo??”

        Moro tem que fazer jus ao seu pequeno salário de 77 mil Reais (150% irregularmente acima do teto)…

      • Meu caro Nereu você como de costume mostra incrível desconhecimento do “Livrinho”, o que é de costume de vocês vide até agora ficarem choramingando que houve “gópi”. Flavio Dino FOI juiz federal! Não é mais pois a CF/88 proíbe os juízes de exercerem atividade político partidária. Quando optou por seguir a carreira política ele se afastou do cargo de juiz federal, provavelmente requerendo e obtendo aposentadoria proporcional.

        Quanto à Sérgio Moro, a birra de vocês é que o magistrado paranaense não apenas desnudou para toda a sociedade brasileira o projeto criminoso de perpetuação no poder do híbrido de seita fundamentalista e Organização Criminosa a qual você defende.E de ter tratado como pessoa comum o Apedeuta, que para você é uma divindade na Terra.

      • Meu caro “Máquina Troll”você é como de costume risívelmente caricato. E a sua caricatura torna ainda mais gritante a sua ignorância. Ditas essas verdade acerca da sua triste figura vamos aos fatos:

        – Respeito e compostura são devidos a quem merece. Sendo o Apedeuta um canalha e um caudilho populista,não merece respeito…..

        – O Apedeuta não erradicou miséria extrema alguma “nestepaiz”. Essa já estava sendo paulatinamente sendo erradicada pelos governos que se seguiram à redemocratização em 1985. Aliás, nem em seus programa sociais o Aiatolá de São Bernardo foi original visto que o mais visível deles, o Bolsa Família, na verdade é um amálgama de programa sociais criados por FHC, aquele que você chama de “Maconheiro e vagabundo”. A verdade é que Lula apenas distribuiu migalhas aos pobres ao passo que o verdadeiro repasto ficou para os seus asseclas no assalto ao país;

        O suposto “fortalecimento” das forças armadas é outra farsa. O “PROSUB” e outros programas foram apenas extensões ao setor de defesa da mesma engrenagem criminosa que já saqueava a PETROBRAS. Quem saiu perdendo como de costume foram as forças armadas. Já os espertalhões….

        Então minha cara “Máquina Troll” profeta da boçalidade, antes de responder qualquer post meu pense duas vezes. Eu não pertenço à manada de indigentes intelectuais que como você são adePTos da seita.

  4. Vixe maior treta entre o muttley e o S-88, ou é paixão ou ódio mesmo. Gente coloquem amor nesses corações e vamos juntos melhorar o Brasil.

    No final todos nós brasileiros, independentes de partidos políticos ou classe social, estamos pagando um alto preço pela corrupção e por sermos governados por bandidos em todas as esferas.

    Também penso que a polícia é muito mal treinada e remunerada, tem que ser muito cego pra não ver isso.

  5. Fui militar no final do Regime militar de 79 a 84, entre os militares de alta patente e subalternos não me lembro de presenciar algum ato de corrupção, sou formado em história e sou funcionário público já quase me aposentando, e a despeito da má vontade que alguns tem com a categoria também encontrei e encontro pessoas abnegadas, a despeito dos baixos salários e sucateamento provocado pelos políticos safados desse país, estes sim responsáveis pelo descalabro geral do Brasil, sejam eles de que partido forem não se salva nenhum. Ainda acredito que a única maneira de salvar o país nesse momento seriam os militares, mas não acredito que essa geração de oficiais de alta patente conduzam uma intervenção militar, portanto vamos aguardar o caos e que cada um salve sua pele.

    • Uma dica pesquisa sobre o Abi Ackel que vc vai ver contrabando e tráfico de drogas desde, os tempos que o Mutley citou no altíssimo comando militar

Comentários não permitidos.