Indonésia assinará nos próximos meses o contrato para aquisição de aviões de combate Sukhoi Su-35

 

Segundo informações da agência Russa TASS, a Indonésia assinará nos próximos meses o contrato para aquisição de aviões de combate Sukhoi Su-35. A notícia foi confirmada pelo Diretor de Cooperação Internacional e Política Regional da corporação russa de tecnologia Rostec Viktor Kladov.

Segundo nota, a Rússia planejava assinar um contrato com a Indonésia que prevê manutenção armamento e a entrega de dez caças multifunções Su-35. Os armamentos russos são amplamente utilizados pelo Exército indonésio. Especificamente, a Força Aérea Indonésia opera mistos de caças Su-27 e Su-30 aeronaves. Os caças Su-35 serão adquiridos para substituir os desatualizados F-5 Tiger operacionais na força aérea indonésia desde 1980.

Semelhante ao Brasil, a indonésia opera caças F5 que não foram submetidos a programas de atualização, tal como aqui, a concorrência indonésia o contou com versões dos protagonistas do programa FX-2 Brasileiro, do qual o SU 35 foi desclassificado. Na altura surgiram muitas alegações de que o caça russo pudesse nem chegar a voar por se tratar de um modelo em projeto.
Atualmente, o SU 35 está operacional  com 58 aeronaves entregues em 2016 e outros 50 encomendados num segundo lote para  VKS(força aérea russa) naquele mesmo ano. Informações recentes dão conta da negociação iniciada de um terceiro lote a ser firmada entre 2017 e 2018. Como primeiro cliente internacional, a China tornou-se o seu segundo cliente ao adquirir um pequeno lote de 24 aeronaves dos 04 já foram entregues.

A aquisição chinesa levantou especulações sobre a possibilidade de produção licenciada de outros em seu território de um número de aeronaves indefinido. Sendo assim, a Indonésia se tornaria o terceiro cliente da aeronave de alto desempenho e mais recente modelo da família Flanker da fabricante russa Sukhoi.

3 Comentários

  1. …”caças Su-35 serão adquiridos para substituir os desatualizados F-5 Tiger”…

    Interessante é que vão substituir um caça leve por um pesado, vão encomendar no futuro algum caça leve ?

    Sds

Comentários não permitidos.