Putin e Tabaré Vázquez anunciam acordos entre Rússia e Uruguai

O presidente do Uruguai chegou a Moscou na quarta-feira (15), na primeira visita oficial de um chefe de Estado uruguaio à Rússia desde a desintegração da União Soviética.

Os dois líderes realizaram uma conferência de imprensa após o encontro.

O presidente russo ressaltou a necessidade de reforçar os laços com os países da região e anunciou acordos de cooperação em defesa e segurança com o Uruguai. A Rússia também sugeriu ao país latino-americano considerar a compra de aeronaves russas Sukhoi Superjet e MS-21.

O líder uruguaio, por sua vez, destacou a história de amizade entre os dois países e defendeu a cooperação comercial bilateral, afirmando que os investidores russos encontrarão um clima propício aos negócios no Uruguai.

“Temos consolidado e diversificado o vínculo existente com a Rússia e que é de importância estratégica fundamental para o nosso pequeno país”, disse ele.

Os dois líderes assinaram vários documentos bilaterais e discutiram, entre outros assuntos, as perspectivas para o desenvolvimento das relações econômicas, comerciais, culturais e humanitárias entre os dois países.

Moscou é a parada final da turnê oficial do presidente do Uruguai pela Europa, com a qual pretende promover negociações comerciais e buscar investimentos. Vázquez viaja acompanhado por seis ministros e uma delegação empresarial de cerca de 60 empresários de diferentes setores.

Rússia e Uruguai negociaram US$ 125,2 milhões em mercadorias entre janeiro e novembro de 2016, apesar de suas exportações serem pouco diversificadas. Fertilizantes russos representam 90% das suas exportações para o Uruguai, enquanto produtos agrícolas perfazem cerca de 90% das exportações do país sul-americano para a Rússia.

Foto: YouTube/RT en Español

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

 

14 Comentários

    • “Esse papinho com PRETEXTO ideológico já está bastante gasto. O que realmente importa não é nossas Forças Armadas estejam do lado vermelho, do azul ou do verde com bolinhas amarelas. Importa somente que estejam do lado do Brasil.”

      MarceloRj

      • Com a Rússia estaremos ao lado do BRASIL ,se quando fizemos o Acordo com a Ucrânia ,tivéssemos feito com a Rússia ,queria ver os EUA pressionarem os russos para repassarem ou não tecnologias ,o que tivessem assinado cumpririam !!

      • o alto valor do Pantsir se explica por ser a única proposta com total transferência de tecnologia o que explica o valor dele… e nos daria a Licença para produção do IGLA S…

  1. Falamos que a RUSSIA nos queria vender Pantsir a preços de S-400, e a que preço estão saindo os nossos Scorpene, a preços de que? De um Kiló, um Tridente. O grande problema dos nossos 4 estrelas é a etiqueta dos produtos ou melhor dos equipamentos, é como diz aquele ditado: Não importa que a calça seja confeccionada no Paraguai, desde que venha com a etiqueta da Lee ou da Pierri Cardan.

  2. Aos infelizes que nada sabem, mas que no entanto, insistem em nos brindar com estultícies e absurdos sem fim:

    1- A Federação Russa é uma nação onde o sistema econômico vigente é o Capitalismo.

    2-A Rússia é uma nação envolvida em vários projetos de transferência de tecnologia.

    3-O projeto de aquisição de três baterias completas do sistema Pantsyr-S1 envolvia transferência de tecnologia dos vetores, aquisição de uma quantidade considerável de vetores para pronto uso, homologação de plataformas nacionais, além de duas outras baterias de MANPADS Igla-S, com transferência de tecnologia desta arma. Uma planta específica seria levantada para a execução deste projeto, sendo a empresa depositária da transferência de tecnologia a Odebrecht Defesa, mas precisamente a empresa Mectron.

    4-Os valores envolvidos estão bem a´quem daqueles verificados no PROSUB, ou mesmo no que tange ao projeto do Submarino Nuclear Álvaro Alberto.

    • Pelo valor do Pantisr deveriam montar uma linha de produção aqui e fabricar dezenas. E não iglas que são fáceis de copiar por muito menos.

      Iriam pagar por 03 pantisr 500 milhões de dólares mais caro que os 05 S-300 do Irã?

      Um bilhão de dólares em transferência de tecnologia é muito mais dinheiro do que o Brasil gastaria em um projeto conjunto ou até projeto próprio. Proporcionalmente muito mais caro e com menos retorno econômico que o projeto do Gripen.

      Aí para outros projetos que as forças armadas precisam mais não tem dinheiro. Por isso que o exército foi contra.

      • Não sou contra o Pantsir, sou contra o custo absurdo.

        Se fossem 15 ou 20 sistemas, mais o suporte, talvez fosse um bom negócio.

        Se for para pagar um US$ 1, 2 billhões então poderiam comprar 4 S-400 e proteger o Brasil de verdade.

    • “Não precisamos ser subservientes aos Estados Unidos para sermos capitalistas, os EUA não são os inventores e nem os donos do capitalismo”

      Professor

Comentários não permitidos.