Protótipo da aeronave cargueira militar Il-112V entrou na fase de montagem final

Montagem da asa na planta da VASO em Janeiro de 2017.

  Leia também

Rússia planeja primeiro voo do avião de transporte militar Il-112V para 2017

AVIAÇÃO DE TRANSPORTE RUSSA: Ilyushin insiste no projeto do avião de porte médio Il-214; militares aguardam voo inaugural do bimotor leve Il-112V que levará paraquedistas

Altos e baixos do programa Ilyushin 112

Novo avião militar russo levantará voo em 2017

Russia engaveta o Ilyushin Il-112

O primeiro protótipo da aeronave de transporte militar Ilyushin Il-112V que se encontra em estágio de montagem final na Voronezh Aircraft Plant (VASO), está prestes a ser finalizada com as asas já acopladas à fuselagem.

Os atrasos e o embargo tecnológico imposto a Rússia, foram contornados com o desenvolvimento de dispositivos produzidos pela indústria Russa.

O projeto da nova asa é crucial para o desenvolvimento da aeronave, o projeto da nova asa de uma só peça tornou o processo de produção mais rápido e fiável, além disso a asa é mais leve e portanto diminui a massa total da aeronave, sendo adicionalmente capaz de transportar mais combustível o que segundo o fabricante aumentou de sobremaneira o alcance a capacidade de carga do avião.

A estrutura do primeiro protótipo do Il-112V será concluída antes do final de fevereiro e, em seguida, dar-se –a  a instalação dos motores, sistemas e equipamentos todos construídos a partir de componentes fabricados na Rússia, isto inclui a  aviônica baseada apenas em componentes eletrônicos Russos. Ao mesmo tempo, está em andamento a construção de um segundo protótipo para testes estruturais e de resistência.

Em fevereiro iniciou-se os testes do novo motor que impulsionará o protótipo da Aeronave.

Ilyushin Il-112V atende a um pedido do ministério da Defesa Russo para um programa de um cargueiro leve capaz de operar a qualquer tempo em pistas despreparadas e em regiões de difícil acesso, o programa que teve atrasos em função de prioridades orçamentais e em decorrência dos embargos tecnológicos impostos à  Rússia em função do conflito na Crimeia. O cargueiro militar possui capacidade para 5 toneladas  é projetado para transportar tropas, equipamento de combate e carga e substituir os cargueiros movidos à turbopropulsores Antonov An-24  e An-26 do inventário russo.

A nova asa feita de uma só peça é bem mais leve e resistente e possui uma maior capacidade de combustível.

O vôo inaugural do Il-112V, cujo contratante principal é a VASO, está programado para 1 de julho de 2017. De acordo com o gerente do programa Il-112V Dmitry Savelyev, a Força Aeroespacial russa sozinho precisa de pelo menos 35 aviões do tipo. A VASO por sua vez informou que é capaz de construir cerca de 12 aeronaves por ano.

email: contato@planobrazil.com