Washington pretende criar a ‘OTAN árabe’ para conter o Irã

A nova administração norte-americana, que considerou o Irã como “Estado terrorista”, tenta incentivar os países árabes a criar um bloco militar para conter Teerã.

A administração de Donald Trump negociou com vários países árabes a criação de uma nova aliança militar no Oriente Médio, anunciou o Washington Post citando fontes árabes. 

Baseado no princípio da OTAN segundo qual um ataque contra um membro da OTAN é considerado como um ataque contra todos, a nova organização deve reunir a Arábia Saudita, os Emirados Árabes, o Egito e a Jordânia, tendo como objetivo “fazer frente ao seu adversário comum, o Irã”, indica o Washington Post.

Se acrescenta também que, caso o projeto seja realizado, os EUA e Israel pretendem se comprometer a prestar apoio militar para a aliança e cooperar em matéria de informações com cada país do bloco.

O que se toca à Arábia Saudita e aos Emirados Árabes, a sua intenção de aderir a tal aliança não é desinteressada.

Segundo o Washington Post, estes dois países querem alcançar a anulação por Trump da lei norte-americana que permite a famílias de vítimas de atentados organizados por grupos terroristas processar os países que os apoiam.

Este é um documento que tinha sido adoptado em setembro por Barack Obama e que representa ameaça para Riad, já que autoriza inúmeros cidadãos norte-americanos que perderam membros da família durante o atentado de 11 de setembro a processar o país.

Foto:  Capitólio dos EUA – Prédio do centro legislativo do governo 

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: Sputnik News

4 Comentários

    • …………….não creio que o Al-Sisi vá entrar nessa arapuca……o Egito ainda que compre bastante armamento,quer explorar seus campos de gás numa boa sem participar de conflitos encomendados por Trump o qual sempre diz uma coisa e repentinamente muda pra outra …… outrossim o país atualmente tem bastante rivalidade com a Arábia Saudita……..não acredito nessa “NATO” árabe…………

  1. Bom ,depois os AGRESSORES são os outros , a Síria e o Irã são Ditaduras etc ,agora como isso teriam a Liderança Local da maior Democracia , a Saudita !!

Comentários não permitidos.