RAC-MIG e Tikhomirov planejam o sucessor do MIG 31BM

E.M.Pinto

 (imagem meramente ilustrativa)

Segundo a Ria Novosti, a Rússia pretende iniciar os trabalhos no novo programa do interceptador substituto do Mikoyan MiG-31 Foxhound a partir de 2017, a agência de notícia afirma que esta declaração foi dada por ninguém menos que o comandante da Força Aérea Russa, General Viktor Bondarev.

Em 2015, Bondarev declarou a RIA Novosti que a Força Aérea Russa esperava receber um novo interceptador de longo alcance até 2020. Agora, nesta nova declaração Bondarev ressalta que a Rússia espera que o novo interceptador entre em serviço em 2025.

Bondarev havia dito em 2013 que a Força Aérea esperava iniciar a substituição MiG-31 até 2020. Obviamente, as mudanças no cenário geopolítico, econômico e em decorrência de outras urgências como os programas PAK FA, SU 35 e MIG 35 determinaram o atraso de pelo menos cinco anos no desenvolvimento deste novo vetor.

A Rússia ainda tem pelo menos 122 MIG-31, que devem ser retirados do serviço até 2028, algumas células poderão ainda operar para além disso pois estão sendo submetidas a um extenso programa de atualização.

O Foxhound foi originalmente desenvolvido a partir do caça MIG 25 Foxbat, capaz de voar  a Mach 3. Ao contrário do MiG-25, o Foxhound é capaz de vôos supersônicos em baixa altitude sustentado a velocidades de Mach 2,83.

O caça é armado com o míssil ar-ar Vympel R-33 de longo alcance embora as aeronaves melhoradas possam ser armadas com o R-77 e os mísseis novos R-37. A aeronave entrou em serviço pela primeira vez nas Forças de Defesa Aérea Soviéticas em 1982. O último MiG-31 deixou a linha de produção em 1994.

Para alguns analistas, o substituto do MIG-31 bem que poderia ser uma aeronave derivada do programa PAK-FA, apesar de a VKS já ter declarado que tal hipótese é improvável dado aos perfis e especificidades de ambos os vetores.

Segundo o  vice-primeiro-ministro russo Dmitry Rogozin, uma solução para tal, seria a reabertura da linha de produções MiG-31. Rogozin observou que o Foxhound não tem nenhum análogo ocidental direto.  Em muitos aspectos, o design MiG-31 decorre diretamente dos requisitos originais da Rússia para defender sua imensa massa terrestre.

Na matéria Rapidinhas russas: Novidades em Terra, no Mar e no Ar divulguei a informação da intenção do centro de pesquisa Russo Tikhomirov e da RAC-MIG em desenvolver uma proposta de sucessão do MIG 31 BM.

Yuri Beley  diretor da  Tikhomirov Instrument-Making Research Institute, uma subsidiária da Rússia Almaz-Antey Corporation confirmou que há a intenção tanto do instituto quanto da MIG de iniciarem os trabalhos o quanto antes. Segundo ele, o sistema de controle de armamento do avião de combate MiG-31 não tem potencial de atualização após o desenvolvimento do radar Zaslon-AM para o avião MiG-31BM.

Beley reesaltou que as capacidades do MIG31BM  são passíveis de atualização, mas que, no que diz respeito ao futuro dos interceptores, a MiG Aircraft-Manufacturing Corporation e o instituto de pesquisa poderiam iniciar a qualquer momento o desenvolvimento de um novo produto.

2 Comentários

  1. O MIG-31 foi e é um interceptador único, suas características são impressionantes até hoje, mas ficam perguntas quanto a necessidade de um caça das proporções do foxhound.
    O norte da Rússia é colossal, e na direção oriental existem conexões com países como EUA, Japão, que possuem uma força aérea respeitável e eficiente, o que sempre demandou um interceptador rápido, capaz de carregar grandes quantidades de armamento e autonomia pra voar grandes distâncias sem necessitar de REVO, esse foi e é o Mig-31, mas seu sucessor vai demandar novas necessidades, terá exigências mais severas, ainda mais levando em consideração que ele terá que interceptar aviões como F-22, F-35, B-2, etc, e isso diante de poderosos sistemas anti aéreos.

Comentários não permitidos.