Comunidade internacional reage a suposto teste de míssil do Irã

Conselho de Segurança da ONU se reúne em caráter de emergência para discutir possível violação do acordo nuclear iraniano. Netanyahu diz que vai propor a Trump novas sanções a Teerã.

Um suposto teste com mísseis balísticos que teria sido efetuado pelo Irã no último fim de semana deixou a comunidade internacional em alerta. Israel e União Europeia (UE) criticaram a manobra, e o Conselho de Segurança da ONU anunciou uma reunião de emergência para discutir o assunto.

Nesta terça-feira (31/01), o ministro do Exterior do Irã, Mohammad Javad Zarif, se negou a confirmar que o país fez o teste, mas reforçou que a “questão dos mísseis não é parte do acordo nuclear” firmado com grandes potências em 2015.

Zarif acrescentou que os mísseis do Irã não foram “desenhados” para ter capacidade de transportar armas nucleares. “Esperamos que o programa de defesa do Irã não seja usado pela nova administração dos Estados Unidos como pretexto para criar novas tensões”, afirmou. “O Irã nunca vai usar mísseis produzidos no Irã para atacar qualquer outro país.”

A resolução 2231 do Conselho de Segurança das Nações Unidas proíbe o Irã de fazer testes com mísseis de capacidade nuclear. O conselho se reúne em caráter de emergência nesta terça-feira para discutir o suposto teste.

A reunião extraordinária foi convocada pelos Estados Unidos com base num apelo do embaixador israelense na ONU, Danny Danon. “A comunidade internacional não deve enterrar sua cabeça na areia diante dessa agressão do Irã”, afirmou o diplomata.

Já a Rússia argumentou que o suposto teste com mísseis balísticos não contradiz a resolução da ONU sobre o programa nuclear do Irã. “Tais ações, se aconteceram, não ferem a resolução”, disse o vice-ministro do Exterior da Rússia, Sergei Ryabkov. Para ele, a solicitação de uma reunião do Conselho de Segurança da ONU tem o intuito de escalar a situação.

Netanyahu pede resposta

Um dos maiores críticos do acordo nuclear, o primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, disse que vai propôr novas sanções ao Irã em encontro com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, no dia 15 de fevereiro.

“O Irã novamente fez um teste balístico. Isso é uma flagrante violação da resolução do Conselho de Segurança”, escreveu no Twitter. “Uma agressão do Irã não pode ficar sem resposta.”

A União Europeia alertou o Irã contra uma quebra de confiança por meio de testes de mísseis balísticos. “A UE reitera sua preocupação sobre o programa de mísseis do Irã e pede que o país se abstenha de atividades que aprofundam a desconfiança, como testes de mísseis balísticos”, disse Nabila Massrali, porta-voz de assuntos exteriores do bloco.

O ministro do Exterior francês, Jean-Marc Ayrault, expressou preocupação com a continuidade dos testes balísticos, dizendo que são “contrários ao espírito” da resolução da ONU e o acordo nuclear. Para ele, os atos minam o processo de restaurar a confiança no país.

A Otan abriu uma investigação sobre o suposto lançamento de mísseis balísticos. “Estamos investigando a natureza do que aconteceu, os detalhes que cercam o lançamento de mísseis balísticos”, afirmou o secretário-geral da organização, Jens Stoltenberg. Ele afirmou que a Otan vai continuar a desenvolver seu sistema defensivo de mísseis balísticos contra ameaças externas. “Vemos que diferentes nações, incluindo o Irã, estão desenvolvendo diferentes tipos de mísseis balísticos e testando e reforçando seus sistemas”, afirmou.

O acordo nuclear do Irã entrou em vigor em janeiro do ano passado, e as sanções internacionais ao país foram suspensa. A Agência Internacional de Energia Atômica (AIEA) certificou que Teerã havia cumprido suas obrigações de garantir a natureza estritamente pacífica do seu programa nuclear, cumprindo os termos do tratado firmado com os EUA, Rússia, Reino Unido, França, China e Alemanha em julho de 2015.

Foto: Imagem disponibilizada pelo governo iraniano mostra míssil balístico lançado em março de 2016.

Edição: konner@planobrazil.com

Fonte: DW

9 Comentários

  1. Não vou dizer que nunca vi,pois estarei mentindo, já vi sim é nunca me acostumo com a hipocrisia da UE,EUA e Israel! O Irã que prossiga com a defesa de sua soberania e esteja preparado para tudo e todos!

    • César, no caso quem ameaçou de extermínio foi o Irã e não o contrário. No mais, o cerne do problema está na religião. O Islã não aceita o Judaísmo e além disso, tem a missão de ‘converter’ o mundo. Até Jesus Cristo está se “transformando” em muçulmano… E mais: se não fosse o Irã pra fazer o ‘papel de vilão’, seria a Arábia Saudita (que também é contra os tais testes nucleares Iranianos)… é complicado.

      • Warpath meu caro foi bom você tocar no assunto do Islã,onde Jesus Cristo é refenciado e muitíssimo respeitado! Essa religião prega a paz e o amor,mas infelizmente muitas pessoas por preguiça e ignorância só sabem falar mau estimuladas pela mídia preconceituosa !
        Para quem não sabe existe uma grande comunidade judaica no Irã, so superada no Oriente Médio pelos judeus de Israel, por tanto eu não sei de onde você tirou isso de o Islã não aceitar o judaísmo?
        O Estado de Israel foi criado a partir de uma arbitrariedade da ONU e por um lobby violento que não levou em conta a população que vivia no território em questão, tanto que alguns países até hoje relutam em reconhecer o Estado da Palestina que o BRASIL corajosamente
        reconheceu apesar de tantas pressões!
        Quanto a questão do presidente Armadnejad ter supostamente dito que ia varrer Israel do mapa eu também não posso dizer nada pois não entendo nada do idioma persa e a mesma mídia que lhe imputou isso foi aquela que afirmava ter o Iraque armas de destruição em massa, à mesma que disse que Lula é Erdogan não conseguiram fechar acordo com o Irã e tantas outras coisas que sabemos não ser verdade!

      • Não aceita o Judaísmo pq o mesmo é a base da religião ocidental. E o islamismo quer o domínio religioso do mundo (através da conversão). Jesus Cristo é aceito pelo Islã mas não como o profeta principal e sim como aquele que preparará a vinda do verdadeiro messias de Alá. (eu estou tentando lembar e achar o vídeo que fala sobre isso).
        Nos países islâmicos as igrejas cristãs são aceitas? A Arábia Saudita tem igrejas cristãs? O Paquistão tem? Se não me engano, até em algumas áreas mais ortodoxas de Israel, as igrejas e os símbolos cristãos não são bem aceitos.
        E sobre a comunidade Judaica no Irã, se vc tiver um link pra passar, eu gostaria de dar uma olhada.
        Agora sobre a formação do estado Israelense, a pergunta: por que os Árabes não aceitaram a criação da Palestina sendo que Israel tinha concordado em partilhar o território, isso antes de iniciarem as guerras árabes-israelense?

  2. O que levaria um Pais que recentemente saiu das sanções impostas pela ONU a cometer algo assim? Seriam os Iranianos burros a ponto de dar argumentos para um Trump, não vejo vantagem nenhuma em tal teste. Isso esta me cheirando a historia das armas químicas que existiam as toneladas no Iraque.

    Sds.

  3. Warpath,sua afirmação a respeito de Jesus no Islã está correta eu concordo com você, mas mesmo assim ele possui grande importância dentro da fé islâmica, não é visto como filho de Deus mas tem sim sua importância!
    A respeito de igrejas cristãs em alguns países muçulmanos eu sei que existem no Líbano, Síria e até no Irã ,devo ressaltar aqui que o proprio Khomeine redigiu documentação em que se exige respeito à judeus e cristãos no Irã, quanto a esses outros países que você me perguntou eu não sei dizer. Quanto aos árabes não aceitarem a Palestina? Isso não é bem assim, eles não aceitaram foi a criação de Israel pois a Palestina já existia e a imposição de uma colonização estrangeira em seus territórios era e é inaceitável, é um sentimento ”parecido” com o que temos quando falam em internacionalizar a Amazônia !
    Abaixo um link como você pediu http://m.oglobo.globo.com/mundo/comunidade-judaica-no-ira-reflete-complicada-relacao-com-israel-10246771

    • a Santa Virgem Maria é citada mais no Alcorão do que na Bíblia… é citada 34 vezes no Alcorão…tanto o Cristianismo como o Judaísmo e o Islamismo são interligados…pois são de mesmas origens/raízes…

      • Esse ótimo vídeo explica o por que das similaridade do Islam com o Cristianismo e com o Judaísmo!

        na verdade o filme “O Senhor dos Anéis” mostrou como foi criado o Islam… transformando Elfos pacíficos em Ogros!

        https://www.youtube.com/watch?v=6Jdv8kdhy4I

        PS: Pra quem não sabe inglês, eu montei um curso de inglês completo em apenas 1 ano, via Skype. E sim, 1 ano é suficiente para alcançar a fluência em inglês.

        Quem estiver interessado é só entrar em contato. É mais barato que esses cursos de nome (que investem mais em propagando que em ensino) e ainda vai te poupar 2 anos de enrolação, em média.

Comentários não permitidos.