Trump prepara medidas para reduzir drasticamente apoio dos EUA à ONU

O governo de Donald Trump prepara ordens executivas para reduzir de forma drástica o apoio dos Estados Unidos às Nações Unidas e outras organizações internacionais, segundo antecipou nesta quarta-feira (25) o jornal “The New York Times”.

Segundo o jornal, que cita funcionários do governo sob condição de anonimato, as medidas implicam que os EUA cortarão todo o financiamento a agências da ONU e organismos que tiverem a Palestina como membro de pleno direito ou que tenham programas que financiem abortos, entre outros critérios.

Uma das ordens pede a redução de pelo menos 40% dos recursos que o país destina a organizações internacionais, o que a priori prejudicará de fortemente as operações das Nações Unidas, que têm os EUA como principal contribuinte.

O texto, segundo a publicação, estabelece a criação de uma comissão para recomendar onde devem ser efetuadas essas reduções e pede que sejam estudados possíveis cortes no financiamento das operações de paz, do Tribunal Penal Internacional (TPI), do Fundo de População da ONU e da cooperação com países que se oponham a “políticas importantes dos Estados Unidos”.

A segunda ordem executiva pede uma revisão de todos os tratados multilaterais em vigor e pendentes dos quais o país faz parte, sempre que não estiverem “diretamente relacionados com segurança nacional, extradição ou comércio internacional”.

Em uma explicação anexa, o documento menciona dois tratados da ONU a serem revistos: a Convenção para a Eliminação da Discriminação contra a Mulher e a Convenção sobre os Direitos da Criança.

Trump se caracterizou por ser muito crítico em relação às Nações Unidas e a vários tratados internacionais, como o recente Acordo de Paris sobre a mudança climática.

Em seus primeiros dias como presidente, o magnata utilizou ordens executivas para avançar em algumas promessas eleitorais em diferentes áreas.

Os Estados Unidos fornecem atualmente mais de 20% do orçamento das Nações Unidas, das quais é um dos cinco membros permanentes do Conselho de Segurança.

 

Fonte: UOL

6 Comentários

  1. A ONU conduz algumas politicas humanitárias e pesquisas de IDH que nem sempre agrandam os EUA e alguns aliados. O fato é que Trump pode acabar dando uma boa oportunidade para a China, que diga-se de passagem não morre muito de amores pelas agencias vinculadas a ONU, se tornar a principal mantenedora dessas politicas e assumir o papel de boa moça nesse mundo que parece estar caminhando para o fascismo para alegria daquele pessoal que adora uma cidade cinza e um rio poluído (já se vão mais de 25 anos de promessas de limpeza)
    * E o murão no México será que sai ? E só para lembrar a China já deu sinais de que uma parceria econômica com o México é possível, basta Trump dar uma forcinha.
    ** Tenho para mim que a ONU se tornou a pedra no sapato para um vaidoso juiz que aceita denuncias de procuradores que não tem provas mas tem convicções, vai que o Trump corta a verba do setor juridico da ONU (que gosta de ver provas).

    Sds

    • Não é à toa que ele faz isso. Há anos a ONU se reduziu a mais um sindicato do crime. Onde se viu um representante da Arábia Saudita chefiar direitos humanos na ONU? Mulheres muçulmanas encabeçando programas de direitos para mulheres? Que direitos? Barak Hussein Obama acabou. O Trump está governando para os norte-americanos, ótimo. É o que os esquerdopadas sempre quiseram. Isso vai ser bom para os norte-americanos. Os vagabundos que trabalhem pelo seu. ONU se pronuncia sobre Carandirú, mortes em presídios, falso estupro por 30, e fica calada diante dos 170 mortos por dia no Brazil. Milhares de cristãos sendo exterminados mundo a fora, e ONU?
      Trump, Ótimo.! Vai acabar a mamata, o gasto de dinheiro dos outros. Quer pão? Vai ter que trabalhar.

  2. EUA e BRASIL eram os mairres devedores da ONU até uns anos atrás ,hoje não sei como esta essa situação!
    Que me chama a atenção no Trump é a sua facilidade em quebrar acordos, uma coisa que os EUA sempre fizeram e diziam que isso era coisa dos outros, Trump faz isso sem pestanejar oque me faz crer que esse senhor desconhece o quê é geopolítica !

Comentários não permitidos.