Contrariando a onda “mi mi mi” dos derrotados na eleição dos EUA Henry Kissinger diz que Donald Trump tem razão sobre a Rússia

Tradução: E.M.Pinto

Stephen Gandel -Fortune.

20 de janeiro de 2017

Henry Kissinger*  afirmou estar de acordo com “romance” entre Donald Trump e Valdmir Putin. Na verdade, ele disse que espera que os dois líderes se aproximem ainda mais.

Em discurso ao vivo no Forum econômico Mundial de Davos, Suíça, na sexta-feira, pouco antes do discurso inaugural de Trump, Kissinger disse que concorda com a “atitude geral” de Trump em relação à Rússia.

O ex-secretário de Estado disse que a América precisava ser menos conflituosa com a Rússia, e que isso deveria ser uma prioridade para Trump.

“Espero que seja feito um esforço para um diálogo sério que tente evitar a deriva para o confronto e no qual a Europa, a América e a Rússia cheguem a algum acordo sobre os limites dentro dos quais a pressão militar é levada a cabo”, sublinhou Kissinger.

Kissinger também criticou o presidente Obama, dizendo que ele se retirou de áreas do mundo das quais não deveria. Em um ponto, Kissinger disse

“O líder russo Putin garantiu o equilíbrio ao mundo”.

No início deste mês, o governo divulgou um relatório que dizia que Putin havia tentado diretamente influenciar a eleição. A campanha russa envolveu hackers, vazamentos estratégicos de informações confidenciais, divulgação de notícias falsas e o uso de trolls da Internet, afirma o relatório. Os esforços pareciam ter como objetivo ajudar Trump, concluiu o relatório.

* Henry Alfred Kissinger é um diplomata que desempehou um papel importante na política externa dos Estados Unidos da América, entre 1968 e 1976. Kissinger foi conselheiro de relações exteriores de todos os presidentes dos EUA, de Eisenhower a Gerald Ford, sendo Secretário de Estado dos Estados Unidos (cargo equivalente ao de Ministro das Relações Exteriores, no Brasil), conselheiro político e confidente de Richard Nixon. Em 1973, ganhou, com Le Duc Tho, o Prêmio Nobel da Paz, pelo seu papel na obtenção do acordo de cessar-fogo na Guerra do Vietnam. Le Duc Tho recusou o prêmio. Alem disso Kissinger esteve envolvido em uma intensa atividade diplomática com a República Popular da China, o Vietnã, a União Soviética e a África.

1 Comentário

  1. Henry Kinssiger é o cara nos EUA tudo que ele fala é levado em consideração é também um dos casos bizarros criados pela Academia de Estocolmo embora sempre estivesse envolvido em guerras também levou Nobel da paz(sic) !

Comentários não permitidos.