América Latina: México extradita El Chapo para os Estados Unidos

El Chapo em maio de 2016

Depois de duas fugas espetaculares de penitenciárias mexicanas, líder do cartel de Sinaloa é entregue a autoridades americanas. Narcotraficante deve ser levado para Nova York, onde provavelmente será julgado.

O governo mexicano entregou nesta quinta-feira (19/01) às autoridades dos Estados Unidos o narcotraficante Joaquín “El Chapo” Guzmán. O Departamento americano de Justiça confirmou a extradição.

Segundo o Ministério mexicano do Exterior, o líder do cartel de Sinaloa foi entregue às autoridades americanas depois de o Tribunal Superior do México ter recusado os recursos interpostos pelo seu advogado, nos quais o narcotraficante se opunha à extradição.

Em comunicado, o Departamento de Justiça dos Estados Unidos confirmou que El Chapo estava a caminho dos EUA e agradeceu ao México pela cooperação.

Uma fonte da agência americana antidrogas (DEA) disse que El Chapo foi entregue às autoridades americanas em Ciudad Juarez, que fica na fronteira mexicana com El Paso, no Texas. De lá, ele será levado para Nova York, onde, provavelmente, deverá ser julgado.

O traficante enfrenta acusações em seis jurisdições no país. Ele responderá num tribunal do Texas a acusações de associação delitiva, contra a saúde, delinquência organizada, posse de armas, homicídio e lavagem de dinheiro. Em outra corte da Califórnia, Guzmán é acusado de associação para importar cocaína com a intenção de distribuir.

Detido em janeiro de 2016, El Chapo escapou de duas prisões de segurança máxima mexicanas, em 2001 e 2015. Na última ocasião fugiu através de um túnel cavado dentro de sua cela no presídio de Altiplano, ao qual retornou após a captura e permaneceu até maio, quando foi transferido para uma prisão em Ciudad Juárez.

O governo mexicano decidiu extraditar Guzmán para os Estados Unidos em maio a pedido de um tribunal do Texas, mas a defesa do narcotraficante apresentou vários recursos para tentar impedir o processo.

Fonte: DW

1 Comentário

  1. Essa entrega simboliza a entrega da justiça mexicana. Ele deveria cumprir pena no México para o bem do próprio México, um Pais que não consegue enquadrar um quadrilheiro vai enquadrar o que ?
    * Será que a população Mexicana também é vulnerável ao trafico, assim como Índios e Ribeirinhos ? Ou seriam vulneráveis ao trafico populações que vivem em países com baixos índices sócio-econômicos e uma bela (in)justiça seletiva(muito bem remunerada). Em algum lugar desse Planeta a policia pegou um helis com 500 Kg de coca e o dito helis está sem dono, acho que ele voava até sem piloto.
    ** Para quem acha que as FA devem fazer papel de policia deem uma olhada no México, a corrupção de militares esta correndo solta.
    *** Como diz o ditado, pobre México tão perto dos EUA e tão longe de Deus.

    Sds

Comentários não permitidos.